Minority Report e as interfaces naturais de usuário

Minority Report e as interfaces naturais de usuário
natan.souza
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Quando surgiu a necessidade de interagimos com máquinas há sei lá quantos anos, pensamos primeiramente em passar as instruções via comandos de texto (CLI - command line interface) e depois com uma interface gráfica (GUI - graphic user interface).

Há também outro tipo de interface, a chamada NUI - Natural User Interface, e é desse cara que quero focar nesse post.

O que é NUI?

É uma interface invisível. Simples assim. Mas terá o futuro já chegado? Impossível uma interface não existir! Como o usuário interagiria com um aplicativo sem um botão, por exemplo?

Banner promocional da Alura, com chamada para um evento ao vivo no dia 12 de fevereiro às 18h30, com os dizeres

Te pergunto: como você dá zoom no aplicativo do Google Maps? Provavelmente usa a movimento de pinça, sem precisar clicar em nenhum botão.

gesto-pinca-zoom interface-natural-usuario-exemplos

E um vídeo que o Paulo Silveira me mandou há uns dias que mostra uma interface para o Oculus Rift, muito bacana por sinal:

Vantagens

Fácil de aprender NUIs são projetadas para usar o comportamento natural de nós usuários, o que acaba diminuindo a curva de aprendizado.

Fácil de usar Pegando o movimento de pinça como exemplo novamente, ele tenta remeter a ideia de quando precisamos ver algo melhor, simplesmente aproximamos esse objeto de nós. Ou seja, uma metáfora ao mundo real.

Desvantagem

Por ser algo mais aberto, a NUI pode vir a não ser muito precisa. Pensando em interfaces de voz, elas ainda possuem alguns problemas em reconhecer o que o usuário diz, ainda mais com o obstáculo idioma em jogo. Creio que essa falta de precisão, tende e encostar em 0, conforme o tempo vai passando.

Características de uma NUI

Dan Saffer, autor do livro "Designing Gestural Interfaces" listou 12 princípios básicos de design NUI, que acho que vale um post à parte. Destaco rapidamente os seguintes:

  • Projete para dedos, e não cursores
  • Conheça a tecnologia
  • Quanto mais difícil o gesto, menos pessoas conseguirão executá-lo
  • Ative as ações no "soltar", e não no "pressionar"

Como pensar em NUI

É fato que uma interface mais limpa, que dê um aspecto clean, um ar mais sofisticado. Sem aqueles quinze botões que você pretende (pretendia!) colocar no seu app, o usuário ficará perdido?

Tente tirar os botões, pense em como os gestos por touch (swipe, double tap, etc) o ajudariam a usar seu aplicativo. Vá eliminando os elementos de interface e faça testes, não esquecendo de mensurar tudo.

swipe-inbox

O futuro? OUI!

Há ainda outro tipo de interface, a chamada Organic User Interface, ou Interface de Usuário Orgânica, que se refere a interfaces em telas não planas, que podem dar um feedback visual mudando sua forma física, daí que vem o nome de "orgânico". Acredito que por enquanto é um pouco complicado falar disso, pois não enxergo isso como realidade prática hoje. É como se fossêmos pensar em apps sem ter smartphones em mãos.

flexible-screen

 

Termino esse post com uma frase de um dos diretores de Design / UX da Microsoft:

O conteúdo é a interface -- Sam Moreau

Nós falamos de UX e interfaces em geral no curso de UX e Usabilidade aplicados em Mobile e Web aqui na Caelum.

E você? Como imagina o futuro quando pensa em interfaces? Minority Report mesmo?


 

Imagem do destaque.

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