O que é marketing digital?
Definindo conceitos
Podemos dizer que o marketing digital tem o objetivo de que o produto ou serviço seja encontrado pelo potencial cliente através de canais digitais. Ele utiliza estratégias diferentes do marketing tradicional, que hoje é conhecido como outbound marketing, ou seja, acontece fora da Internet.
Há investimento em diferentes ações online para que a empresa, marca e/ou produto sejam encontrados na internet pelo potencial consumidor, atingindo boas posições nas pesquisas dos buscadores, aumentando a credibilidade do negócio.
Benefícios
Apesar de novo, o marketing digital é uma grande oportunidade de crescimento para seu negócio, afinal, ele está diretamente ligado à internet, que faz parte do dia a dia das pessoas. Dentre seus benefícios e vantagens em relação ao marketing tradicional estão:
Resultados em tempo real: vamos pensar em um outdoor. Seria muito difícil medir, de forma assertiva, quantas pessoas viram esse anúncio, certo? No marketing digital, através de mecanismos para calcular dados, é possível verificar, em tempo real, o alcance de cada uma das ações;
Menor investimento inicial: embora haja investimento mínimo na internet, este investimento é menor em relação aos meios tradicionais (tv, jornal impresso, revistas);
O cliente vai até a marca/empresa/produto: O processo de compra não é intrusivo, onde a oferta vai até o cliente, sem conhecer seu perfil e suas necessidades;
Conhecimento do público: é possível atender o público certo para cada tipo de produto, a possibilidade de enviar algo que não seja do interesse do cliente é menor;
Feedback do usuário: através das redes sociais, é possível obter retorno do cliente, com sugestões, elogios e críticas construtivas, para conhecer os diferentes perfis e criar relações de confiança.
Estratégias do marketing digital
Além da definição e dos benefícios, traremos aqui outras estratégias de marketing digital, que são: inbound marketing, SEO e marketing de conteúdo.
Inbound Marketing
Também conhecido como “marketing novo”, o inbound marketing tem como objetivo fazer com que a empresa ou serviço seja encontrada pelas pessoas, sendo conhecido também como o marketing de atração. Através de seus mecanismos, ele atrai um público-alvo específico com conteúdos atraentes e relevantes através dos mecanismos de busca digitais.
Diferente do outbound marketing (que é o marketing tradicional), o inbound não interrompe o consumidor no processo de compra, e sim o atrai com bons conteúdos. Essa personalização atrair potenciais clientes para atingir o objetivo final.
Os pilares do Inbound Marketing são: atrair, converter, vender e encantar, e estes fundamentos facilitam o diálogo entre a marca e o cliente, possibilitando continuidade no relacionamento, uma vez que o conteúdo chega ao cliente de acordo com seus interesses pessoais e profissionais.
Search Engine Optimization (SEO)
SEO pode ser traduzido como Otimização de Mecanismo de Busca. SEO é um conjunto de técnicas para ajudar os sites a terem posições melhores nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, com base na palavra-chave que foi pesquisada.
Essa estratégia é importante pois faz com que o site da empresa/marca/produto fique em destaque, alcançando boas posições nos rankings de pesquisa, sendo encontrados por clientes, afinal, 90% das pessoas só clicam em sites que aparecem na primeira página de pesquisas.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem como finalidade educar os clientes sobre uma marca ou segmento, atraindo o público certo. Utilizando essa estratégia, você entrega conteúdo relevante ao público.
Além disso, com o marketing de conteúdo é possível descentralizar a relação com o cliente na venda, para focar em suas reais necessidades. Isso quer dizer que você pode apresentar ao seu consumidor um benefício na compra, pois você o conhecerá e entenderá suas dores reais.
Criando esses conteúdos certos, nas horas certas e para as pessoas certas, você superará as expectativas de seu público, tornando-os promotores da marca.
Redes Sociais
Com a criação e ascensão da internet a forma de se comunicar mudou. Hoje, há um número imenso de pessoas ativas nas redes sociais, e através delas é possível divulgar um negócio/marca/produto e se comunicar com os clientes e potenciais clientes.
É importante a presença da empresa nas redes sociais, pois muitas vezes é onde o público está. Por meio destas redes, é possível criar um relacionamento contínuo com os clientes e fazer com que estas redes sejam uma porta de entrada para seu site/empresa.
Além disso, muitas pessoas medem a confiabilidade do negócio por meio de suas redes sociais e dos resultados nas buscas do Google.
E-mail marketing
O e-mail marketing tem a função de construir um relacionamento e reter clientes. Estes e-mails são enviados para uma lista pré-definida de clientes ou potenciais clientes, que foram gerados por outras estratégias do marketing digital.
No e-mail marketing, o público é dividido em grupos que possuem características comuns para receberem comunicados personalizados de acordo com seus interesses pessoais.
Com a segmentação, é possível evitar erros, tais como: enviar um conteúdo que não seja relevante para aquela pessoa e/ou grupo de pessoas, ou enviar um conteúdo que já tenha sido enviado.
Mídia paga
Mídia paga é um investimento monetário para impulsionar conteúdos e materiais para divulgação do negócio. Outro objetivo da mídia paga é aumentar a visibilidade da empresa diante do público na Internet.
Ela tem o objetivo de alcançar estes resultados num tempo menor, e é possível escolher em qual meio estes serviços serão divulgados, e por quanto tempo. Após a divulgação, é possível mensurar o alcance, o número de cliques e acessos.
Fique por dentro e saiba mais
Marketing Digital acontece na internet, e juntamente à outras ferramentas, pode aumentar a visibilidade do negócio no Google e alavancar vendas e acessos. Entendemos, também, como o cliente pode ser impactado positivamente e fidelizado.
Nesse post trouxemos a definição básica do marketing digital, suas estratégias e seus benefícios, porém, há outros conceitos envolvidos. Para se aprofundar nesse universo, é preciso se atentar aos próximos artigos sobre marketing digital e aos cursos da Formação Marketing Digital da Alura.