Mão na massa: como fazer um bom portfólio na área de tecnologia
Vamos direto ao ponto: esse artigo reúne dicas práticas de como fazer um bom portfólio na área de tecnologia.
Se você está procurando o emprego na área de tecnologia, antes de qualquer coisa, comece a fazer o seu portfólio.
Apenas faça. Neste caso, a pior coisa que você pode fazer é não fazer um portfólio.
Afinal de contas, como as pessoas vão saber o que você já sabe fazer ou qual o seu potencial se não virem seu trabalho?
Mas não é porque tem que fazer, que você vai fazer mal feito. Não é exagero quando dizem que o portfólio pode ser decisivo para você conseguir (ou não!) a vaga dos seus sonhos.
Mas eu sei que não é uma missão fácil tirar essa tarefa do papel. Por isso, esse artigo reúne dicas práticas de como fazer um bom portfólio na área de tecnologia.
Vamos lá? :)
O que é um portfólio?
De forma geral, um portfólio é uma coletânea dos principais trabalhos de uma pessoa. Então, serve como uma amostra do que a pessoa já fez e sabe fazer.
Essas características podem aproximar portfólio e currículo. Mas são se pode confundir. O currículo é a apresentação da pessoa e de suas experiências profissionais.
O portfólio, como você já sabe, é um conjunto de amostras do trabalho que a pessoa já fez. São exemplos práticos dos trabalhos.
Para quê serve um portfólio?
O portfólio é, portanto, uma vitrine que pessoas programadoras, designers, redatoras e profissionais de muitas outras áreas mostrarem seu trabalho.
Então, ele serve principalmente para mostrar para as empresas (e para o mercado, em geral) uma visão ampla sobre as habilidades, as qualificações e as experiências da pessoa: especialmente, o que ela está estudando e os projetos que está desenvolvendo.
Ou seja, o portfólio serve para mostrar o seu racional: como você está colocando em prática o que você aprendeu nos cursos que fez, nos livros que leu, nos podcasts que ouviu.
Qual é a importância de um porftólio na área de tecnologia?
Sendo assim, o portfólio é uma excelente ferramenta para te ajudar a se destacar em um processo seletivo — e eu sei que, ao mesmo tempo, pode ter outras centenas de pessoas participando da mesma seleção.
Afinal de contas, se você estivesse em uma posição de escolher entre dois serviços, qual você escolheria: o que você não conhece e não sabe qual é ou o que você conheceu um pouco e gostou?
Aí está a importância do portfólio: a capacidade que ele tem de chamar atenção das pessoas recrutadoras e te fazer ganhar um espaço mais atencioso nas entrevistas.
Como fazer um portfólio na área de tecnologia?
Agora que você já sabe o que é um portfólio e a importância que ele tem para conseguir uma vaga de emprego, é hora de colocar a mão na massa.
Talvez você esteja se perguntando: "mas, e aí, como fazer um bom portfólio?". Eu trouxe algumas dicas pra te ajudar nisso :)
Inclusive, nesse episódio do #HipstersPontoTube, o Digo Pires e o Paulo Silveira deram dicas muito valiosas:
Escolha uma área de estudo para focar
O ponto de partida é escolher uma área para focar. Especialmente se você está começando na área de tecnologia.
Claro que a exploração inicial entre as áreas é importante. Mas, assim que você se identificar com alguma área, se aprofunde nela.
Pratique
Coloque em prática o que você está estudando nos cursos e ouvindo nos podcasts. Pode ser um projeto pessoal. Não precisa ser, necessariamente, algum projeto empresarial.
Esse movimento faz com que você entenda alguns pontos importantes da sua carreira: o que você precisa ajustar? Em quais temas você precisa se aprofundar? Quais assuntos você já domina?
Menos é mais
Para você ter uma ideia, o tempo médio em que as pessoas gastam em cada portfólio é 2 minutos.
Por isso, vá direto ao ponto. Mostre, logo de cara, porque a pessoa precisa se interessar pelo seu trabalho.
Não caia na cilada de colocar tudo que você já fez na vida. Opte por mostrar quais são os projetos mais importantes da sua carreira. Prefira qualidade à quantidade.
Crie critérios de organização
Organize seus trabalhos a partir de algum critério. Veja o que faz mais sentido: ordem cronológica? ordem de importância?
Cuide da sua marca pessoal
Pense que a apresentação do seu portfólio é uma espécie de vitrine sobre sua trajetória. Então, cuidar da sua marca pessoal será indispensável.
Diante disso, é preciso selecionar uma foto com aspecto profissional (deixe aquela com uma peruca e óculos engraçados longe disso), escrever sua biografia de forma correta e interessante e ter atenção ao e-mail para contato.
Se o seu e-mail é algo como lindinha7534@hotmail, é melhor criar outro mais sério. Ter um domínio próprio é também um elemento que demonstra profissionalismo.
Um outro ponto especial é o seu nome. Evite usar apelidos, termos estrangeiros, siglas ou abreviações. O seu nome é a sua marca. Mantenha-o o mais claro e direto possível: isso ajudará no contato com futuros clientes e empresas.
Seja formal e informal na medida certa
A área de tecnologia é bastante conhecida pela informalidade, seja no processo de criação de projetos ou na flexibilidade de horários e dresscode.
Claro que não existe problema nisso. Na verdade, é bem interessante. Só que o portfólio precisa dosar bem o formal e o informal.
Se você for formal demais, pode correr o risco de ficar deslocado. Se for informal demais, pode parecer imaturidade.
Por isso, a dica é ser sutil, preferir a elegância e o bom gosto, sem exageros. Dessa forma, a chance de agradar a mais pessoas é maior.
Mantenha as informações sempre atualizadas
Entenda o seu portfólio como um organismo vivo: você precisa alimentá-lo para crescer e dar frutos. Mantenha as informações sempre atualizadas.
Deixe que saibam o que você fazendo, no que você está trabalhando nas últimas semanas, o que você está estudando e quais as tecnologias mais recentes está usando.
Além do mais, talvez a primeira versão não tenha ficado tão boa (ou, então, ainda tenham alguns pontos para ajustar). Se você atualizá-lo de forma constante, pode alcançar um alto nível de qualidade de forma mais rápida.
Outro ponto importante é verificar se todas as imagens, links e endereços de sites e e-mails ainda estão funcionando.
Seja honesto (a) ao incluir as informações
Não existe um momento certo para começara se candidatar para as vagas. Existe o momento que você está confortável para se aplicar.
No entanto, não espere cumprir todos os requisitos da vaga para se sentir confortável. Muitas vezes, a descrição da vaga é apenas uma sugestão ou não está bem escrita.
Se você já cumpre algum dos requisitos, já se candidate para a vaga com honestidade. Você pode falar sobre o que você está aprendendo e mostrar o seu portfólio para deixar claro como é o seu processo de aprendizagem.
Considere as especificidades de cada vaga
Não use o mesmo portfólio e os mesmos projetos para se candidatar em todas as vagas. Considere as especificidades da empresa e as expectativas sobre a vaga.
Nesse ponto, considere: quais são as tecnologias que a empresa usa? Quais os projetos têm relação com o negócio dela?
Monte seu portfólio pensando na empresa. Isso aumenta muito as chances de chamar atenção.
Encare a tarefa como um trabalho
Eu sei, fazer e atualizar portfólio é uma tarefa difícil e trabalhosa. Por isso, você precisa encarar como um trabalho.
Faça com esse processo o que você faz com todas as suas tarefas importantes: separe um tempo para fazê-la, estabeleça um prazo e coloque na sua agenda.
Qual é a melhor ferramenta para criar um portfólio na área de tecnologia?
Não existe uma única resposta para essa pergunta. Escolher a ferramenta ideal para criar o seu portfólio é uma decisão que envolve muitos fatores (desde que a que você se adapta melhor até a que se encaixa mais com a vaga que você quer).
No entanto, é importante fazer testes. Faça seu cadastro, busque entender melhor a plataforma e peça ajuda e opinião em fóruns.
Fora isso, escolha uma ferramenta que você consiga atualizar com facilidade e que ofereça um design funcional, bonito e profissional, de acordo com sua área de atuação.
Para ajudar nessa missão, listamos a seguir algumas ferramentas que são usadas por muitos profissionais para criar um portfólio na área de tecnologia.
Github
Na área de programação, sem dúvidas, o Github é uma das plataformas mais usadas.
Em geral, o GitHub serve para compartilhar e divulgar códigos, projetos, programas com a comunidade formada, principalmente, por entusiastas do open source.
Utilizada desde os mais novatos até os profissionais experientes da área, permite que várias pessoas trabalhem conjuntamente no mesmo projeto.
Os projetos no Github são organizados por pastas, que comportam um grande variedade de arquivos, tais como: html, documentos de texto, php, css, pdf, jpeg, gráficos, entre vários outros.
Para usá-lo, não há limite de upload de arquivos. No entanto, na conta gratuita, todos os arquivos das pastas são públicos. Ou seja, todas as pessoas podem acessar.
Quem quer manter projetos mais privados e acessíveis apenas a um grupo específico, precisa fazer um upgrade para a conta paga.
O Linkedin não é exatamente uma ferramenta para criar portfólios online, mas que atende muito bem a necessidade de divulgação de jobs e projetos. E o melhor, serve para todas as áreas.
O LinkedIn é considerado a maior rede social do mundo para assuntos profissionais.
Na plataforma, é possível relatar toda a sua experiência e receber recomendações de colegas e ex-chefes. Além disso, é permitido divulgar links, vídeos, fotos e documentos.
Por fim, há a opção de escrever artigos e publicar na rede, sendo um excelente portfólio para demonstrar suas ideias e opiniões, principalmente para quem atua com diretamente com texto, como os profissionais de marketing digital.
Carbonmade
Outra plataforma interessante para criar um portfólio na área de tecnologia. A exemplo do Behance, o Carbonmade também permite organizar os trabalhos por meio de álbuns, divididos por temas e com descrições específicas.
O seu uso é muito fácil: basta fazer um cadastro e escolher um layout preferido. Há diversos prontos; determine aquele que mais tem a ver com seu estilo e área de atuação.
Os templates não são muito customizáveis, ou seja, é indicado para quem não quer ter muito trabalho pensando em layout e deseja concluir seu portfólio o mais rápido possível.
Além disso, a versão gratuita só permite o upload de imagens. Se tiver vídeos e áudios, é necessário usar a versão paga, que é mais completa e com mais opções de layout.
Se quiser essa opção, sai 6 dólares por mês para até 10 projetos, 12 dólares para até 50 e 18 dólares na versão ilimitada.
Cargo Collective
Você tem conhecimentos técnicos e deseja usá-los na criação de seu portfólio? Então o Cargo Collective é para você!
A ferramenta conta com boas opções de customização para quem entende de CSS e HTML, ou seja, para deixar sua página do jeitinho que você quiser, completamente exclusiva.
Mas, se você não tiver o básico de programação, fique tranquilo, o Cargo também é para você. A plataforma tem mais de quarenta opções de templates à disposição dos usuários, que permitem uma apresentação dos trabalhos de forma bonita e funcional. Basta escolher aquele que mais gosta e seguir em frente.
Em poucos passos, e sem muito trabalho, a sua página profissional estará pronta para ser divulgada a quem interessar. Tudo simples e de graça!
DevianArt
O DevianArt não é assim tão conhecido como o Behance, mas tem orgulho em ostentar o título de maior comunidade do mundo para divulgação de trabalhos artísticos. E, realmente, é muita gente que o utiliza — são mais de 20 milhões de usuários.
Os templates disponibilizados têm aparência profissional e são fáceis de usar. No plano gratuito, é permitido apenas o upload de até cem imagens por usuário.
Porém, veja pelo lado positivo: a comunidade é grande, então mesmo com essa quantidade há boas chances de conseguir visualizações.
Mas se desejar uma opção mais completa, existem planos pagos com mais funcionalidades e possibilidades de personalização. Por fim, se tiver um domínio próprio, pode usá-lo para criar um site com seu próprio nome.
Wordpress
O Wordpress, apesar de não ser exatamente uma ferramenta específica para a criação de portfólios online, atende muito bem a essa demanda. Ele é uma das maiores plataformas para criação de sites e blogs do mundo.
A plataforma oferece uma grande quantidade de temas, basta escolher aquele que está de acordo com sua área e estilo. Alguns deles com mais de 700 mil instalações ativas, como o tema Twenty Seventeen, mas como o layout é customizável cada site fica completamente diferente do outro.
O Wordpress permite incluir diversas extensões e widgets, que deixam a página mais completa e repleta de funcionalidades. Como a comunidade que trabalha na plataforma é muito ampla, sempre tem atualizações e correções de bugs.
Além disso, em seu site é possível postar fotos, vídeos e textos de forma prática e organizada, ou seja, é uma ferramenta que ser usadas por programadores, designers e profissionais de marketing, entre outros. Se tiver um domínio próprio e desejar usá-lo nesse projeto, será muito bem-vindo.
O que incluir em seu portfólio?
Depois que você escolher a plataforma, vem a parte mais importante: o conteúdo. É hora de mostrar realmente o seu trabalho e vender seu peixe. Afinal, não basta um layout bonito em uma ferramenta incrível se não tiver algo bacana para mostrar, certo?
Aqui estão alguns pontos que você deve considerar para escolher os trabalhos que devem entrar no seu portfólio para a área de tecnologia:
Ordem de apresentação
Pense na ordem de apresentação dos trabalhos. Aqui vale a máxima a primeira impressão é a que fica. Por isso, dê destaque a algo realmente incrível, seja na primeira página ou nos primeiros álbuns.
A ideia é que, logo no primeiro momento, você consiga impressionar ou gerar um sentimento positivo.
Qualidade
Escolha apenas peças de alta qualidade. Essa é sua vitrine profissional e deve constar só o que tem de melhor.
É extremamente comum ter trabalhos que não ficaram ótimos ou que não têm mais nada a ver com os dias atuais. Esse tipo de trabalho pode ficar de fora.
Cuidado com os direitos autorais
Será que posso colocar tudo que já fiz na vida? Essa é uma dúvida comum e há algumas considerações a respeito. Antes de alimentar seu portfólio, é preciso ponderar sobre as questões dos direitos autorais.
Há empresas e agências que estabelecem em seus contratos que o material criado pelas pessoas colaboradoras é de propriedade delas.
Isso inviabiliza publicá-lo em qualquer outro meio, mesmo que não tenha fins comerciais e publicitários. Nesse caso, o trabalho não poderá ser exposto em sua página na internet, sob o risco de gerar um processo judicial.
Mas se você criou tudo e não há nada formalizado em contrato sobre a exclusividade de veiculação, pode incluir sem problemas.
Anote essa dica: mantenha as portas abertas e a boa educação com as empresas, agências e clientes a quem prestou atendimento. Informe-os sobre a publicação e inclua as respectivas informações sobre nome da empresa e ano de realização.
Quem está em começo de carreira, como faz?
Para quem já tem anos de estrada é mais fácil preencher um portfólio. Mas e quem está no começo da carreira?
Nesse caso, a única solução é praticar muito para aprender técnicas, desenvolver métodos e ganhar experiência. Você não precisa colocar no seu portfólio apenas projetos comerciais.
Vale criar programas, aplicativos e sites que não serão publicados, mas que poderão ser um terreno fértil para muitas ideias. Busque referências na web para suas criações.
Além disso, os trabalhos do período da faculdade são muito bem-vindos. Os melhores devem compor a página.
O fundamental é ter atitude e não ter preguiça para desenvolver. Lembre-se de que isso pode ajudar a conseguir um bom emprego.
O que evitar no portfólio?
Se existe o que deve ser incluído, também há o que deve ser terminantemente evitado. Nesse momento, autocrítica é fundamental e muito valorizada no mercado.
Como você já sabe, a qualidade dos projetos é essencial. Então, não inclua nada só para encher espaços e aparentar volume e grande produção.
O efeito disso será justamente o contrário: qualquer pessoa recrutadora perceberá que algo ali não está legal.
Se, em algum momento, você participou de um projeto que gerou polêmica e que pode ser mal interpretado na atualidade, é melhor não divulgá-lo também. A ideia é mostrar tudo o que tem de melhor.
Pode ter ousadia na criação do portfólio?
É preciso ter cautela. Buscar algo não convencional é bacana, mas é necessário discernimento. Você tem certeza que consegue fazer algo com qualidade? Para sua área de atuação, isso conta como um ponto positivo? Trabalhar com algo diferenciado assim combina mesmo com você ou só fez porque achou divertido? Vale o esforço?
Por fim, trate seu portfólio com carinho e atenção, faça revisões e, sempre que puder, peça a opinião de outros.
Às vezes, allguém de fora pode dar ideias ou ter sacadas brilhantes, que só vão acrescentar ao seu material. Agora, mãos à obra e comece já a construir sua página!