Prática: melhore a qualidade do código para evitar uma enchente de bugs

Prática: melhore a qualidade do código para evitar uma enchente de bugs
gas
gas

Compartilhe

Sintoma: o número de bugs novos que são abertos é maior do que o número de bugs fechados a cada iteração. O backlog é dominado por bugs e cada vez menos funções novas são adicionadas ao projeto.

Ação: Por muito tempo acreditou-se que aumentando o número de desenvolvedores aumentaria a produtividade de uma equipe em um projeto, crença hoje combatida pelos métodos ágeis.

O primeiro fator para combater a sensação de fracasso na luta contra os bugs é criar uma medida que incentive a equipe a melhorar a qualidade do código.

Banner promocional da Alura, com chamada para um evento ao vivo no dia 12 de fevereiro às 18h30, com os dizeres

Uma maneira fácil de criar essa métrica é medir o número de bugs novos abertos e de bugs fechados no último ciclo. A cada ciclo novo meça novamente esses valores. A medida pode ser tirada automaticamente através da criação de plugins para determinadas plataformas online ou de maneira bem simples durante o review de seu projeto - manualmente.

Para aqueles que usam o pivotal tracker, o projeto Buggie integra com o processo de build e pode gerar os dados a cada novo build executado no servidor de integração, mantendo o gráfico sempre atualizado. A tabela a seguir mostra o gráfico de um projeto durante as seis meses, gerado com o Buggie:

![Aguardando algo acontecer para testar](assets/pratica-melhore-a-qualidade-do-codigo-para-evitar-uma-enchente-de-bugs/aguardo-300x235.png "aguardo")

Fica visualmente claro que os bugs vinham em um ritmo natural e corrigidos também da mesma maneira. Mas de repente uma avalanche de bugs aparece - e são corrigidos proporcionalmente. O feedback é instantâneo, e o time percebe que algo precisa mudar nessa parte do processo de desenvolvimento para melhorar a qualidade de seu código.

Para melhorar a qualidade do código devemos adotar práticas como o pareamento, mais comunicação com o cliente e evitar adivinhar como as funcionalidades deveriam funcionar. A análise do gráfico de bugs junto com o histórico da equipe nos diz o que acontece e o que podemos fazer.

Desafio para o leitor

1. Cite motivos pelos quais o time acima possui um acúmulo de bugs próximo a iteração 18?

2. Quais motivos levam outro time a ter um gráfico diferente, como o a seguir?

![Fazendo a entrega contínua](assets/pratica-melhore-a-qualidade-do-codigo-para-evitar-uma-enchente-de-bugs/continuo-300x230.png "continuo")

3. E o seu projeto controlado pelo Pivotal? Gere seu gráfico com o Buggie e envie via twitter ou email. Se preferir basta compartilhar o acesso ao pivotal.

Veja também: pontos de bug contam na velocidade de meu time?

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão