Prática: Prefira terminar a começar outra história
Sintoma: Próximo ao término do ciclo de desenvolvimento (um sprint ou similar) todas as histórias estão marcadas como terminadas, resultando em uma sensação de sucesso. Mas durante a revisão das histórias pelo Product Owner, o número de recusas por detalhes pequenos é muito grande, e o número de aprovações é muito pequeno.
Ação: Mesmo que o ciclo de desenvolvimento seja curto - por exemplo 2 semanas - esperar o último momento para pedir aprovação é adiar as recusas e impedir as correções a tempo, algo potencializado em métodos waterfall.
O momento de pedir o feedback do cliente é assim que a equipe de desenvolvimento colocou a mesma em homologação (veja deploy contínuo e one click homologa).
Para quem utiliza um quadro físico, adicione nesse instante uma coluna de aprovação pelo cliente, para que o critério de pronto dependa da aprovação, que será recebida durante o ciclo de desenvolvimento.
![Quadro físico com coluna de "aguardando aprovação"](assets/pratica-prefira-terminar-a-comecar-outra-historia/DSC05782-225x300.jpg "coluna de aprovado")
Quando utilizar um sistema de tickets, crie um estado equivalente "a aprovar", que mostre a pendência de aprovação:
![Quadros digitais com estado de aprovação](assets/pratica-prefira-terminar-a-comecar-outra-historia/pivotal-300x194.png "Quadros digitais com estado de aprovação")
Quando parar: Após criado esse estado ou coluna, com o passar do tempo, é natural que o processo de pedir aprovação durante o ciclo se transforme em algo cotidiano.
Nesse momento é possível remover tal coluna novamente pois o mesmo já passou a fazer parte do dia a dia da equipe.