O VBA ainda é relevante? Ou está obsoleto?
O VBA está obsoleto?
Em uma resposta rápida: na minha opinião, não, o VBA não está obsoleto.
Muitas pessoas estudantes me perguntam a todo momento se é interessante aprender VBA ou se a tecnologia já está ultrapassada.
Tenho que confessar duas coisas: em primeiro lugar, eu sou fã do BV e uso essa linguagem para muitas coisas no meu dia a dia.
O segundo ponto é que eu produzo conteúdos de VBA há muitos anos e tenho vários alunos e alunas que se beneficiaram e beneficiam do uso do VBA nos seus trabalhos diários.
É importante lembrar que o VBA é uma linguagem de programação fácil de usar em comparação com outras linguagens.
Além disso, ela permite ao usuário trabalhar com diferentes níveis de complexidade, dependendo das necessidades de automação. Essa facilidade de uso foi a grande responsável pela popularização do VBA.
Dito isso, o VBA tem vantagens muito grandes para pessoas que já usam o Excel no seu dia a dia e precisam de uma forma fácil e rápida de começar a automatizar tarefas e melhorar a produtividade.
Vale a pena aprender a programar em VBA?
Imagine a seguinte situação: você faz muitas tarefas da sua rotina no Excel e, a cada dia, a complexidade dessas tarefas aumenta.
Se algumas dessas tarefas forem repetitivas, você pode começar a automatizá-las e deixar mais tempo livre para as tarefas mais complexas.
Muitas organizações optam por utilizar o Excel e o VBA por causa da sua acessibilidade e facilidade de uso.
Essa ferramenta permite que o próprio usuário faça automações sem a necessidade de um vasto conhecimento de programação.
Vale ressaltar que não se recomenda essa linguagem para desenvolvimento de sistemas. Indica-se para processos de automação dentro dos próprios aplicativos da Microsoft.
Além disso, investir em aprender VBA pode abrir portas para oportunidades de carreira.
O conhecimento dessa linguagem pode destacar um profissional no mercado de trabalho, já que muitas empresas valorizam pessoas colaboradoras capazes de otimizar processos e aumentar a eficiência operacional.
Por isso, dominar o VBA não apenas melhora a eficiência no dia a dia, mas também pode impulsionar o desenvolvimento profissional e abrir novas possibilidades de atuação em diversas áreas.
Office (Microsoft 365) online
Outro ponto importante é a possibilidade de trabalhar com aplicativos da Microsoft diretamente na nuvem, ou seja, totalmente online.
Com isso, a Microsoft tem um produto bem mais competitivo e o Excel online pode ser facilmente usado como uma alternativa para construir planilhas e fazer tarefas rotineiras.
Em relação à colaboração, ainda é difícil dizer que o compartilhamento e a edição simultânea são tão fluidas como nos aplicativos do Google.
Mas as funcionalidades do pacote office (atualmente Microsoft 365) já estão mais completas nos aplicativos em nuvem da Microsoft — e é justamente aí que está a possível tecnologia que pode substituir o VBA.
A Microsoft possui uma linguagem que é um superconjunto de JavaScript, o TypeScript.
Essa tecnologia permite criar “scripts” de automação mais ou menos como fazemos no VBA e por isso é a tecnologia que têm maior potencial para substituí-lo.
Embora isso possa levar um bom tempo. Afinal de contas, o VBA existe no Excel desde 1993. É inevitável que essa nova funcionalidade comece a substituir o VBA aos poucos.
Além disso, o uso de uma linguagem amplamente conhecida no ambiente da programação facilita o processo de automação para aqueles que não querem aprender uma nova linguagem que funciona apenas dentro dos aplicativos do Microsoft 365.
Vale ressaltar que para os profissionais que utilizam a assinatura do “Microsoft 365” também é possível usar as alternativas de “script” com o TypeScript mesmo no aplicativo desktop (aquele que está instalado no seu computador).
Sendo assim, é importante salientar que o TypeScript (em conjunto com o JavaScript) é uma tecnologia que você deveria aprender porque, é provável, que seja bastante útil em várias situações.
VBA ou Python?
O Excel vem possibilitando integração de automação com outras linguagens de programação, entre elas está o JavaScript e o Python.
Isso colabora para o “renascimento” do Excel e a utilização de novas tecnologias integradas.
Aprender outras linguagens pode abrir portas para começar a decidir qual é a linguagem mais adequada para cada situação.
O Python, nesse sentido, é uma linguagem muito flexível para tratar dados, principalmente em razão da sua enorme quantidade de bibliotecas.
O JavaScript, por outro lado, pode ser usado em diversas aplicações do tipo Front-end.
A ideia de ser uma linguagem nativa do Excel e da Microsoft, faz com que a utilização do VBA ainda seja interessante em vários contextos, mesmo quando existem outras linguagens mais efetivas.
O Python pode ser uma excelente ferramenta quando estamos trabalhando com diversas bases de dados que não estão apenas no Excel.
No entanto, quando as bases de dados estão exclusivamente no Excel, o VBA passa a ser a opção mais óbvia.
Inteligência Artificial e VBA
Uma vantagem bastante significativa do VBA é que, por ser uma tecnologia muito consolidada e em uso há muito tempo, existe mais material disponível para treinamento de inteligência artificial.
Com isso, os chatbots podem gerar códigos bastante funcionais com pouco esforço de criação do “prompt”.
Pensando na integração nativa com as planilhas, a simplicidade de uso e o entendimento da linguagem, o VBA torna-se um poderoso aliado de quem que precisa criar suas automações de forma rápida e talvez com pouco conhecimento especializado.
Conclusão
Por isso tudo, posso dizer que opto por usar o VBA justamente porque uso o Excel com frequência para fazer várias atividades.
Para quem já tem familiaridade com a sintaxe do JavaScript e precisa de apenas algumas coisas simples com automação em Excel Online, pode ser mais interessante buscar se aprofundar nessa tecnologia ao invés de começar a aprender o VBA.
Sem dúvidas, para aquelas pessoas que usam Excel exaustivamente, o VBA ainda é a melhor opção, pois possui um alto nível de integração e funciona com excelência dentro do ambiente da Microsoft.
Nesse caso, recomendo que você não deixe de fazer nossa formação em VBA aqui na plataforma da Alura.
Tenho certeza que você vai aprender bastante e conseguir tirar suas próprias conclusões sobre o quanto é importante aprender VBA para se destacar no mercado de trabalho. Bons estudos!
Créditos
- Conteúdo: Roberto Sabino
- Produção técnica: Daniel Siqueira
- Produção didática: Tiago de Freitas
- Designer gráfico: Alysson Manso