Reuniões online para vendas: como elas podem ser mais produtivas?
Com uma boa preparação, você pode vender qualquer ideia, produto ou serviço em reuniões online.
Você não precisa estar no mesmo local físico para fazer uma boa apresentação de vendas e convencer qualquer pessoa a adquirir seu produto ou serviço. Na verdade, as reuniões online com clientes em potencial podem ser importantes para apresentar sua oferta e evoluir as negociações antes de encontros presenciais para assinar algum contrato.
Ainda mais no momento atual, em que mais pessoas estão trabalhando em home office, conduzir boas reuniões online é uma habilidade importante. Com preparação e organização, você pode tornar esses encontros ainda mais produtivos e fazer com que eles ajudem sua empresa a fechar mais negócios.
1. Faça a lição de casa antes da reunião
O primeiro segredo para ter reuniões de vendas mais produtivas é marcar horário apenas com pessoas que tenham probabilidade de comprar seu produto ou serviço.
Estude a persona do cliente para identificar quando um contato tem fit ou está pronto para uma reunião de vendas.
Caso você identifique uma oportunidade, pesquise bastante as informações mais importantes sobre o contato antes da reunião. Por exemplo, acessar o site e as redes sociais da empresa (principalmente o LinkedIn) pode trazer dados importantes. Assim, você consegue adaptar seus argumentos de venda de acordo com as necessidades desse contato.
2. Comece a reunião online com o "pé direito"
Assim que seu contato atender à ligação ou videochamada, você pode começar, de maneira simples, a se apresentar e explicar (ou recapitular) o motivo da reunião. O mais importante é falar com firmeza, sem gaguejar ou fazer muitos "rodeios", transmitindo segurança para quem está do outro lado da linha.
Depois disso, um pouco de bom humor e uma conversa rápida sobre amenidades ou questões gerais do mercado podem ajudar a "quebrar o gelo" e começar bem a reunião. Uma boa ideia é fazer um gancho com essa conversa inicial, para introduzir sua apresentação de vendas.
3. Prepare sua apresentação com antecedência
Além de preparar o apoio visual da apresentação — em *slides, documentos ou outro material — você também precisa saber exatamente o que falar**. Escreva em tópicos ou frases quais assuntos você necessita abordar. Se possível, revise essas anotações e pratique suas falas antes da reunião.
Assim, você consegue se programar para dizer tudo que precisa, passando de um tópico a outro de forma natural e dedicando o tempo necessário para cada um, sem tornar a reunião longa demais.
4. Escutar também é importante
Mesmo quando você está apresentando, é importante reservar um tempo e ter paciência para ouvir o que os outros participantes têm a dizer.
Faça perguntas interessantes, em meio às falas, para que as outras pessoas também exponham suas ideias sobre os assuntos abordados na reunião. Assim, você pode aproveitar o que essas pessoas disseram para embasar seus argumentos, algo como: “"Isso que você disse tem tudo a ver com o nosso próximo slide" ou “Você disse que a sua empresa tem problema X. É interessante, pois a nossa solução resolve isso de forma Y*”.
Por fim, é importante manter contato com clientes em potencial após a videochamada ou ligação. Mande um e-mail para a pessoa logo após a reunião, agradecendo-o pela presença e se colocando à disposição para tirar dúvidas. Você também pode aproveitar para mandar os materiais de apoio ou divulgação que utilizou durante esse encontro online.
Além disso, também é de bom tom sugerir os próximos passos das negociações, pois assim é mais garantido que o seu contato não vai "esfriar" e a reunião terá algum resultado futuro.
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