Segurança psicológica: o que é e sua relevância no trabalho

Segurança psicológica: o que é e sua relevância no trabalho
Daniela Soares
Daniela Soares

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O que é segurança psicológica?

Já ouviu falar em segurança psicológica?

Timothy R. Clark define segurança psicológica como uma condição na qual as pessoas se sentem (1) incluídas, (2) seguras para aprender, (3) seguras para contribuir e (4) seguras para desafiar o status quo — tudo isso sem medo de serem envergonhadas, marginalizadas ou punidas de alguma forma.

Esse conceito enfatiza a importância do respeito e da permissão dentro das unidades sociais, aceitando o envolvimento de forma plena e autêntica, sem a ameaça de repercussões negativas.

Já a Amy C. Edmonson define a segurança psicológica como uma crença que uma pessoa não será punida ou humilhada, seja por expressar suas preocupações, suas ideias ou até mesmo seus erros e, que, além disso, como diz a autora: “a equipe é segura para assumir riscos interpessoais”.

Nas palavras de Clark: “A segurança psicológica é um ambiente no qual a vulnerabilidade é premiada e não punida".

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O que não é segurança psicológica?

Segurança psicológica não é estar livre das consequências de ações ou decisões.

Ela não implica simplesmente em ser gentil, muito menos é uma característica de personalidade individual ou sinônimo direto de confiança.

Também não se trata de permitir um ambiente "vale-tudo", sem regras; pelo contrário, envolve um espaço onde se pode falar e colaborar abertamente, respeitando limites e responsabilidades.

Clark enfatiza que a segurança psicológica não é caracterizada por medo ou ansiedade. Ao ter medo de falar, cometer erros ou expressar suas ideias, isso indica falta de segurança psicológica.

O medo pode congelar a iniciativa, sufocar a criatividade e levar à conformidade em vez do compromisso.

Ambientes paternalistas e exploratórios não promovem a segurança psicológica, na verdade, ambos a minam, criando desequilíbrios de poder e fomentando o ressentimento.

Podemos concluir que a segurança psicológica, conforme definida por Timothy R. Clark, é a antítese do medo, do silêncio, da negligência e da aceitação condicional.

Ela prospera em ambientes caracterizados pela confiança, respeito e inclusão genuína, permitindo que os indivíduos se envolvam de forma plena e autêntica.

Quais são os aspectos da segurança psicológica no ambiente de trabalho?

Os aspectos da segurança psicológica no ambiente de trabalho envolvem práticas que promovem um espaço onde todas as pessoas se sintam seguras para expressar ideias, assumir riscos e enfrentar desafios sem medo de julgamento ou repercussões negativas.

Esses aspectos podem incluir:

  • Cuidado mútuo e com o ambiente;
  • Valorização de apoio, apreciação e aceitação de riscos;
  • Comunicação aberta e diálogo estruturado;
  • Normalização dos erros e aprendizado;
  • Curiosidade e humildade;
  • Compartilhamento de anseios e preocupações.

Por fim, a segurança psicológica no trabalho envolve práticas que promovem um ambiente de respeito e apoio mútuo, onde é possível se expressar e assumir riscos sem receio de julgamento.

Entre os aspectos principais estão a comunicação aberta, aceitação de erros e inclusão nas decisões.

Isso fortalece a confiança e o engajamento da equipe. Por isso que nos ambientes que carecem de segurança psicológica, as pessoas tendem a evitar compartilhar feedback, admitir erros ou expressar a verdade para seus líderes.

Esse clima de medo inibe a inovação, já que os colaboradores(as) não se sentem à vontade para propor novas ideias ou desafiar o status quo.

O que torna uma equipe eficaz?

No artigo What Google Learned from Its Quest to Build the Perfect Team, publicado no New York Times, através de um estudo conduzido pelo Google – o chamado Projeto Aristóteles–, percebeu-se que elementos como segurança psicológica, confiabilidade, estrutura e clareza, significado e impacto do trabalho são muito mais importantes para o desempenho da equipe do que qualquer característica individual de seus membros.

No início, a empresa esperava que ao combinar habilidades técnicas ou até características de personalidade pudessem determinar o sucesso de um time, mas a resposta encontrada foi outra.

Esta descoberta incentivou o Google a desenvolver práticas que fortalecem os fatores relacionados a segurança psicológica e promovem a confiança e o respeito dentro das equipes, mudando a visão da empresa sobre o que realmente sustenta o sucesso de uma equipe de alta performance.

Estágios da segurança psicológica

Nesse contexto, os estágios da segurança psicológica:

Segurança de inclusão

Para Clark, existem 4 estágios da segurança psicológica. Vamos conhecer um pouco de cada um. O primeiro estágio envolve a aceitação informal de uma pessoa no grupo, onde ela se sente parte da equipe e é reconhecida como um membro.

A segurança de inclusão é baseada na aceitação humana, independentemente de diferenças como gênero, raça ou status.

A necessidade de aceitação precede a necessidade de ser ouvido. Sem a inclusão, as pessoas podem sentir-se alienadas e desmotivadas.

Segurança de aprendizagem

No estágio da aprendizagem, as pessoas se sentem seguras para se envolver no processo de aprendizado, fazer perguntas, experimentar e cometer erros sem medo de represálias ou ridicularização.

A segurança de aprendizagem é crucial para o desenvolvimento da confiança e da resiliência, permitindo que as pessoas se tornem participantes ativas em vez de meros espectadores.

Segurança de contribuição

Já no estágio da segurança de contribuição, permite-se que as pessoas contribuam de forma autônoma e esperada, com a suposição de que elas podem desempenhar suas funções de maneira competente.

A segurança de contribuição é concedida com base na demonstração de habilidades e resultados.

Além disso, este estágio de segurança é um sinal de que a pessoa colaboradora está pronta para assumir responsabilidades e ser um membro ativo da equipe, promovendo um ambiente de desempenho.

Segurança de desafio

Por último, no estágio da segurança de desafio é permitido que os indivíduos desafiem o status quo sem medo de retaliação. Isso envolve a capacidade de propor ideias inovadoras e críticas construtivas.

A segurança de desafio é essencial para a inovação, pois permite que as pessoas expressem suas opiniões e questionem práticas estabelecidas, contribuindo para um ambiente de criatividade e adaptação.

Como criar a segurança psicológica?

Para criar segurança psicológica, conforme definida por Timothy R. Clark, líderes e organizações devem focar em promover um ambiente caracterizado por respeito e permissão que passarão pelos quatro estágios citados acima.

Vejamos como isto se dá na prática.

Segurança de inclusão

Garanta que todas as pessoas se sintam aceitas e incluídas no grupo, independentemente de sua origem ou status. Isto inclui ações como:

  • Convidar ativamente e acolher diversas perspectivas e indivíduos na equipe.
  • Criar uma cultura onde todos sejam tratados com respeito e dignidade, simplesmente por serem humanos.
  • Abordar qualquer comportamento que marginalize ou exclua os outros, promovendo um senso de pertencimento.

Segurança de aprendizagem

Estabeleça um ambiente onde todos se sintam seguros para se envolver no aprendizado, fazer perguntas e cometer erros sem medo do ridículo ou punição. Algumas ações neste sentido são:

  • Promover uma atitude aberta ao aprendizado.
  • Fornecer feedback construtivo e apoio, enfatizando que erros fazem parte do processo de aprendizado.
  • Criar oportunidades para que a equipe compartilhe conhecimentos e aprendam uns com os outros, reforçando que o aprendizado é um esforço coletivo.

Segurança de contribuição

Permita que as pessoas contribuam com suas habilidades e ideias de forma autônoma, com a expectativa de que possam desempenhar suas funções com competência. Neste estágio é indicado:

  • Conceder autonomia e responsabilidade à equipe com base em sua competência demonstrada.
  • Reconhecer e celebrar as contribuições, reforçando que a contribuição de cada um é valorizada.
  • Fornecer os recursos e o suporte necessários para permitir que os indivíduos tenham sucesso em suas funções.

Segurança de desafio

Por último, crie um espaço onde as pessoas se sintam empoderadas para desafiar o status quo e propor ideias inovadoras sem medo de retaliação, isto inclui ações como:

  • Encorajar ativamente o questionamento.
  • Proteger a equipe de consequências negativas quando expressarem suas opiniões ou desafiarem práticas existentes.
  • Modelar humildade e receptividade ao feedback, demonstrando que todas as ideias são bem-vindas e a inovação é um objetivo compartilhado.

Cultura de feedback

Outro elemento importante quando falamos de segurança psicológica é a cultura de feedback.

Quando o feedback é constante e feito de forma respeitosa e empática, ele reforça a confiança e a abertura, incentivando o aprendizado com erros, o crescimento e o desenvolvimento.

Você pode saber mais sobre o tema no artigo Guia para te ajudar a criar a cultura de feedback na sua empresa.

Qual é o papel das lideranças para promover a segurança psicológica?

Para Clark, a liderança tem um papel fundamental em estabelecer a segurança psicológica, promovendo um ambiente livre do medo e o diálogo aberto.

Para promover este ambiente é necessário que a liderança, por exemplo, demonstrem vulnerabilidade, incentivando que a equipe se sinta segura ao expressar suas incertezas e erros.

Esta abertura ajuda a desmantelar o medo e promove uma cultura de aprendizagem. Além disso, a liderança, ao incentivar o diálogo aberto, pode criar um espaço para feedback construtivo e perspectivas diversas.

Isso envolve solicitar ativamente contribuições e valorizar as contribuições de todas as pessoas.

Por fim, reconhecer e recompensar as contribuições da equipe, ou seja, reconhecer os esforços e sucessos individuais reforça a ideia de que as contribuições são valorizadas, o que aumenta o envolvimento e o comprometimento entre o time.

Qual é a importância da segurança psicológica nas empresas?

A segurança psicológica não consiste apenas em evitar o medo, mas em criar ativamente um ambiente estimulante onde as pessoas possam prosperar.

Clark, por exemplo, observa que as organizações sem segurança psicológica correm o risco de estagnação ou declínio, especialmente em mercados competitivos.

O medo pode inibir a criatividade e a iniciativa, levando à conformidade em vez do comprometimento da equipe.

Como medir a segurança psicológica?

Agora que você já sabe o que é segurança psicológica e sua importância, vamos entender como medi-la.

Para isso, é possível utilizar um modelo proposto por Garvin, Edmondson, & Gino, no artigo Is Yours a Learning Organization?, no qual avaliamos algumas perguntas que podem ser feitas, como:

  1. Nessa unidade é fácil falar abertamente o que se tem em mente?
  2. Se você comete um erro na unidade, geralmente ele é usado contra você?
  3. As pessoas nessa unidade com frequência se sentem à vontade para falar sobre problemas e divergências?
  4. As pessoas nessa unidade estão ansiosas para compartilhar informações sobre o que não funciona e, também, sobre o que funciona?
  5. Guardar segredo é a melhor maneira de progredir nessa unidade?

No curso Segurança Psicológica você encontra mais informações de como medir o nível de segurança psicológica a partir destas cinco perguntas e como o nível de satisfação no trabalho é afetado por ela.

Como aprender sobre segurança psicológica

Para saber e aprender mais sobre segurança psicológica e seu impacto no ambiente de trabalho, tanto na geração de colaboração quanto da inovação, confira:

Cursos da Alura

Dicas de livros sobre segurança psicológica

Daniela Soares
Daniela Soares

Daniela é formada em Filosofia e Pós-graduanda em Neurociência, Saúde Mental e Educação. É instrutora na Alura, integrando uma equipe dinâmica na qual produz conteúdo sobre Aprendizagem, Gestão, Agilidade e Inovação. Comprometida em fomentar aprendizado e crescimento contínuo para os estudantes, sua formação filosófica a proporciona habilidades críticas e de resolução de problemas aplicadas na superação de desafios do Ensino em Tecnologia.

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