Shadow Ban: Conheça a punição do Instagram
Se você cuida do Instagram da sua empresa ou de várias empresas, uma preocupação constante é com os resultados dos conteúdos que compartilha. Curtidas, comentários, posts salvos, encaminhamentos, alcance, sabemos que tudo isso conta e muito para garantir, e até aumentar, o famoso engajamento. Mas e quando essas métricas diminuem drasticamente da noite para o dia? Sempre culpamos o algoritmo, né? Mas nem sempre é culpa dele! Conheça o Shadow Ban, a punição do Instagram.
O shadow banning, ou shadow ban, significa livremente “banido à sombra”, uma referência direta à própria punição que se aplica: a plataforma oculta ou, até mesmo, bloqueia as suas publicações do feed para os seus seguidores, e o seu perfil também não pode ser encontrado na pesquisa por hashtags. O perfil punido pode ficar “fora do radar” de novos seguidores de 24h até uma semana.
Essa punição surgiu em 2006 e não é algo que nasceu no Instagram, mas nas redes sociais como um todo, porém, só a partir de 2017 a medida passou a ser vinculada à plataforma.
O shadow ban funciona como um controle de qualidade sobre o que é postado na plataforma, garantindo, assim, uma experiência segura e agradável para todas as pessoas usuárias. Além de garantir que algumas diretrizes básicas sejam respeitadas.
Mas afinal, o que faz com que a sua conta leve o shadow ban?
As principais práticas que podem levar o seu perfil ao shadow ban são:
1) Hashtags inapropriadas - sabemos que as hashtags são ótimas aliadas para nichar e segmentar o seu conteúdo, mas existem hashtags banidas ou proibidas de serem divulgadas no Instagram.
Vale a pena se atentar se a hashtag que você escolheu também não quer dizer outra coisa em inglês, o idioma matriz da plataforma. Por exemplo, a hashtag #sextou que muitos podem gostar de usar, significa em inglês um tipo de gíria: sex to u, o que faz conotação sexual e é considerado assédio. Palavras que tenham relação com algum comportamento nocivo ou autodestrutivo também são bloqueadas. Veja o exemplo abaixo, ao pesquisar a #mia, que tem relação ao distúrbio alimentar bulimia, o Instagram bloqueia os resultados e já apresenta uma mensagem de ajuda:
Fonte: print próprioComo saber se a sua hashtag é liberada ou não? Pesquise-a na lupa do Instagram, se aparecerem vários resultados, não tem problema em usar!
2) Palavras nas legendas - você já deve ter visto nas legendas dos perfis de notícias que algumas palavras sofrem alteração no seu conjunto de letras, como m0rt3, ass4lt0 etc. Isso é porque alguns perfis também já sofreram shadow ban pelos termos presentes na legenda. Claro que nem preciso comentar que termos preconceituosos e ofensivos também entram nessa, né?
3) Automação de compra de seguidores e de curtidas - robôs que compram curtidas e seguidores parecem o paraíso de qualquer empresa que está iniciando o seu perfil no Instagram, mas na verdade eles são o caminho mais rápido para cair no banimento. Fuja e nunca contrate!
4) Spamming - pode parecer uma ótima ideia reservar um momento do seu dia para responder todos os comentários e mensagens privadas, seguir novos perfis, interagir com a sua audiência e tudo mais, mas cuidado com a intensidade dessa interação! Ações repetidas várias vezes em um curto espaço de tempo podem configurar prática de spam, e isso também leva ao banimento. E como spamming o Instagram também entende o uso de várias hashtags, viu? Limite aí na sua conta! Eu gosto sempre de orientar que o número máximo para você ter resultados é 10!
5) Denúncias - e por último e o mais óbvio, se o seu perfil for denunciado por um grande número de usuários, existe também a chance de que ele caia em shadow ban!
Agora, se você já fez um ou mais itens dessa lista e está com a desconfiança de que o seu perfil foi banido, calma! Não precisa deletar a sua conta e começar tudo do zero, existem algumas práticas testadas por outros usuários que caíram no banimento que podem dar certo com você. Veja:
Diminua ou pause as suas atividades por um tempo, o banimento é temporário mas a sua conta continua ativa. Deixe de postar por um dia ou mais, e aí faça o teste do seu número de alcance e impressão. Se o resultado da sua métrica de alcance for a metade do resultado de um período anterior, muito possivelmente seu perfil ainda está sob punição.
Troque seu perfil de comercial/criador de conteúdo para pessoal por um tempo. Sim, vai ser ruim perder as suas métricas e insights, mas é uma forma de você não comprometer a entrega do seu conteúdo para os seus seguidores. Lembre: o shadow ban é uma prática destinada a contas comerciais.
Remova qualquer aplicativo vinculado ao Instagram, seja de automação de robôs, programação de postagem, e faça o teste novamente dos seus números de métricas.
Revise o seu conteúdo, principalmente as hashtags. Se os problemas forem elas, será necessário editar o texto ou excluir a publicação.
Se nada disso der certo e você continuar se sentindo penalizado(a) pela plataforma, o último recurso é entrar em contato com o suporte e tentar entender onde está o erro do seu perfil.
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