Tableau: ensinando dados para crianças
Vivemos com constantes transformações no mundo e é praticamente impossível não termos contato com a tecnologia e com os dados. Se quisermos ouvir música, vamos até nosso aplicativo favorito. Ele já tem nosso gosto mapeado através de muitos cruzamentos de dados e vai nos indicar a música com a maior probabilidade de gostarmos.
Para abrir uma conta no banco ou fazer operações com o dinheiro, utilizamos o celular para fazer tudo com alguns toques na tela. Quando queremos assistir a algum filme ou série, também acessamos nosso site preferido e ele nos mostra várias sugestões com uma grande probabilidade de acertar em cheio em algo que vamos gostar.
Esses são apenas alguns exemplos da enorme quantidade de dados que estamos em contato diariamente. Com essas tecnologias tão presentes, boa parte das crianças recebe aparatos tecnológicos para se distraírem e brincarem. Nesse ponto, elas aprendem a lidar com essa realidade.
Dentro desse contexto, podemos levantar o seguinte questionamento: por que não iniciar o contato com os dados já na fase inicial da vida da criança? Lembrando que a ideia aqui não é a de colocar uma planilha cheia de informações na frente da criança, mas sim despertar o interesse natural que ela pode ter pela descoberta tão presente nessa fase.
Temos players incríveis que possibilitam a exploração dos dados de forma mágica, intuitiva e visual. Um deles é o Tableau. Com ele podemos, ao mesmo tempo que trabalhamos com os dados, estimular o interesse da criança de forma muito mais encantadora e criativa.
No próprio blog do tableau, em inglês, temos uma análise que mostra a relação entre o humor de uma pessoa e o clima de forma bem interessante para uma criança. Essa atividade foi proposta pela Lisa Chen e faremos uma adaptação para compor este artigo. O objetivo é fazer com que a criança aprenda a coletar dados para responder questões abstratas, encontrar padrões e compreender medidas de tendência central, as médias.
Precisamos de papel (pode ser cartolina) e lápis de cor ou giz de cera. Colocaremos no topo da página o título: “Será que o clima muda nosso humor?” Lembrando que essa atividade é recomendada para crianças de 8 até 13 anos e é importante ter a supervisão de pai, mãe ou responsável.
Vamos incentivar as crianças a usarem 5 minutos por dia, durante uma semana. Cada dia ela vai escrever como se sente, atribuindo uma nota de 1 até 5. Ela também dirá como o tempo está (ensolarado, nublado, chuvoso). Para isso, ela pode desenhar um símbolo que representa seu humor (um sorriso, smiley, uma carinha triste, etc.) e outro para o tempo.
Em outra folha de papel, desenharemos uma tabela contendo: uma coluna para os dias, outra para o tempo e outra para o humor.
Dia | Tempo | Humor |
---|---|---|
Domingo | ||
Segunda-feira | ||
Terça-feira | ||
Quarta-feira | ||
Quinta-feira | ||
Sexta-feira | ||
Sábado |
Agora, a criança vai começar a completar essa tabela, informando como está o clima e dando algumas notas que demonstram como ela se sente naquele dia:
Dia | Tempo | Humor |
---|---|---|
Domingo | nublado | |
Segunda-feira | ensolarado | |
Terça-feira | chuvoso | |
Quarta-feira | ||
Quinta-feira | ||
Sexta-feira | ||
Sábado |
Quando completarmos os sete dias da semana, vamos somar as notas que demos para o humor e acrescentar uma nova coluna, a da média. Vamos supor que tivemos dois dias chuvosos, e em cada um desses dias demos a nota 1 e a nota 2. Somamos essas duas notas: 2 + 1, totalizando 3. Agora dividimos o total, o número 3, pela quantidade de notas, que são duas: 3 / 2, totalizando 1,5. Assim completamos a terceira coluna:
Tempo | Humor | Média |
---|---|---|
Nublado | 2, 1 | 1,5 |
Ensolarado | 4, 5, 3 | 4 |
Chuvoso | 4, 3 | 3,5 |
Com esses resultados, podemos ajudá-la a desenhar um gráfico de colunas:
Aqui temos uma ótima oportunidade de ensinar para a criança sobre como utilizar o eixo X e o eixo Y, marcar as coordenadas e utilizar a régua para construir as barras. Após isso, podemos passar os dados para o Excel e baixar essa planilha em nosso computador. Então, podemos abrir no Tableau e fazer a conexão por arquivo do Excel:
Podemos ensiná-la, então, como utilizar as linhas e colunas no Tableau e gerar o gráfico a seguir:
Além disso, podemos incentivá-la a brincar um pouco com a ferramenta mudando a cor das colunas, por exemplo:
Dessa forma, trabalhamos uma série de habilidades de forma divertida e que podem fazer uma diferença inacreditável no aprendizado da criança. Inclusive, no próprio blog do Tableau temos uma parte chamada Tableau Data Kids na qual podemos encontrar várias atividades propostas para ajudar as crianças a praticar e se interessar pelos dados com coisas do cotidiano.
Dentre elas, damos destaque para a dos Pokémons, em inglês. Nela, a criança pode criar categorias e comparações, identificando qual é o pokémon mais forte, contra quais tipos ele possui vantagem e desvantagem, montar gráficos, entre outras atividades.
Com esses passos, trazendo elementos interessantes misturados com brincadeiras e atividades divertidas, começamos a despertar na criança uma gama de habilidades. Coletar dados, fazer comparação, responder perguntas, visualizar dados são algumas delas e que são super importantes.
Então, incentive as crianças que você conhece para iniciar nesse mundo mágico dos dados. Quem sabe até a iniciarem uma jornada que pode culminar em uma profissão e desenvolvimento de uma carreira no futuro.