Técnica Pomodoro: gerencie seu tempo com simplicidade
No meu dia a dia na Alura reviso roteiros de cursos, exercícios, aulas já gravadas, acompanho e auxilio os instrutores em diversas atividades. Tudo isso para garantir a qualidade que tanto prestamos.
Hoje tenho 3 roteiros para revisar, 2 cursos já prontos para serem assistidos, 2 reuniões e escrever este artigo.
A ideia é fazer tudo isso hoje, para não atrasar o trabalho de ninguém. Tenho tempo de sobra para completar essas atividades. Mas já notei que muitas vezes deixo uma ou duas para o dia seguinte. Isso acontece por 3 razões:
- Tendo a me dispersar facilmente com coisas não relacionadas ao trabalho (papo com colegas, redes sociais, etc);
- No meio de uma atividade, começo a fazer outra e não termino a primeira;
- A pior de todas: a procrastinação, vira e mexe essa velha e conhecida senhora bate em nossa porta.
Utilizarei uma técnica que me auxiliará para manter meu foco durante cada atividade. E ainda permitirá que eu tenha mais disciplina e mitigue a procrastinação. Essa é a Técnica Pomodoro. Sim! A Técnica do Tomate (“Pomodoro” é tomate em italiano)!
E não! Não vou parar tudo que estou fazendo para preparar uma macarronada. Mas sim utilizar um cronômetro e marcar o tempo das minhas atividades!
Os fundamentos
Acompanhe comigo, a técnica é simples:
Escolha uma tarefa que precise ser feita e anote num papel.
Pode ser uma tarefa pequena, uma tarefa grande. Ou até mesmo aquela tarefa que você anda postergando por dias. Não importa! O que importa é que esta tarefa seja aquela que necessite de sua atenção total. Você tem mais de uma? Já anote tudo, então.
Coloque seu cronômetro para tocar daqui 25 minutos. Jure de pés juntos para si mesmo: ˜vou passar 25 minutos nesta tarefa e não vou me interromper˜. Eu sei que você consegue!
Trabalhe nessa tarefa até o cronômetro tocar. Se entregue a essa tarefa nos próximos 25 minutos, não se esqueça do juramento! Se por acaso você se lembrar de outra tarefa importante, anote-a logo abaixo daquela que você está fazendo e volte a trabalhar.
Quando o cronômetro tocar, risque essa tarefa no papel. Parabéns! Você ficou 1 Pomodoro inteiro, sem interrupções, em uma tarefa! (cada período de 25 minutos corresponde a 1 Pomodoro).
Faça uma pausa breve. Medite, caminhe, tome um café, troque uma ideia com um colega (que também esteja na sua pausa). O importante é: não faça nada relacionado ao trabalho por no máximo 5 minutos. Seu cérebro irá agradecê-lo depois!
A cada 4 Pomodoros faça uma pausa maior. Depois de completar 4 Pomodoros, você pode fazer uma pausa mais longa, de 20 a 30 minutos. Seu cérebro usará esse tempo para assimilar novas informações e descansar antes da próxima rodada de Pomodoros.
Algumas dicas e informações
Acho que até aqui já deve ter ficado claro para você: utilize o aparelho que quiser, não precisa ser um timer de cozinha no formato de um tomate. Eu utilizei meu celular.
Aliás, o celular só servirá para a contagem do tempo, ok? Perceba que nos itens 5 e 6 acima eu não citei em nenhum momento Facebook, Twitter ou Whatsapp. Deixe as redes sociais para a hora do almoço. Caso seja de extrema importância usar um meio de comunicação, utilize seu chat de preferência ou ligue.
Lógico, existem situações em que não tem jeito, você terá que interromper sua tarefa no meio, ou para uma reunião de urgência, ou para ajudar um colega. Enfim, haverá casos externos que estão fora do seu controle. Ao voltar a se concentrar no seu trabalho, zere o cronômetro! Isso porque você terá perdido o tempo que está sendo cronometrado. E mesmo que você pause o cronômetro, voltará menos concentrado.
Tenha em mente que essa medida de tempo Pomodoro é um valor estimado. É um tempo bom porque é curto, as pessoas costumam conseguir manter o foco num período de no máximo 30 minutos. Com a prática, você poderá usar sua própria unidade de medida dependendo de suas tarefas e concentração.
Adapte a técnica de acordo! Ela existe para ser sua aliada. Não tenha medo de ir modificando-a quando notar que o principal você já conquistou: disciplina e foco para completar suas tarefas diárias.
Agora é sua vez
A ideologia por trás dessa técnica não é, de modo algum, para nos transformar em robozinhos programados a fazer tarefas de tempos em tempos, mas sim de nos ajudar a completar tarefas em ciclos pequenos e aumentarmos nossa produtividade. A promessa de se concentrar por um dia inteiro em diversas coisas é muito mais difícil de ser cumprida do que a de se concentrar em uma coisa a cada 25 minutos.
Vamos lá. Pegue uma folha de papel sulfite, ou seu caderno de anotações e escreva uma ou mais tarefas que você deve completar hoje. Posicione o cronômetro para tocar daqui 25 minutos e força, foco e disciplina!
Eu escrevi este artigo usando a Técnica Pomodoro e valeu muito a pena! Para conseguir concluir minhas atividades, fui fazendo esses blocos de 25 minutos, respeitando as pausas e, com o tempo, o trabalho começou a fluir. Espero que também seja de grande ajuda para você!
Veja também: