Tendências em vendas: as principais dicas de 2020
Conheça as maiores tendências em vendas do ano
Conhecer as maiores tendências em vendas, em qualquer segmento, é importante durante o ano todo. No mundo dinâmico em que vivemos, as coisas mudam bem rápido, então é fundamental permanecer atento para que os resultados cresçam sempre.
Em 2020, já dá para ver que muita coisa está ou vai ficar diferente. Atualizar-se agora é estar preparado para o restante do ano e para os seguintes, que serão moldados por tudo o que estamos vivendo no presente.
Tendências na área de vendas
Ao falarmos sobre vendas, estamos nos referindo ao mercado como um todo. É claro que você deve analisar como está a situação no seu segmento e adaptar as dicas a seguir para ele, mas o fato é que cada uma delas pode ser aproveitada, de uma forma ou de outra.
Automação
Já ouvimos falar que tempo é dinheiro, certo? Atualmente, esse ditado vale mais do que nunca. Processos repetitivos e que não agregam a clientes nem a profissionais de vendas só servem para ocupar tempo, por mais que sejam necessários. Por isso, inúmeras empresas estão adotando programas e serviços de automação.
O mais comum é o uso desse tipo de ferramenta na prospecção de clientes e ao "pescar" de volta aqueles leads mais frios. Em vez de fazer isso manualmente, é possível utilizar softwares que disparam emails programados para determinados públicos, conseguindo até mesmo funcionar com base no que a pessoa faz com a mensagem recebida: se abre, tem um tipo de retorno depois; se não abre, tem outro.
Humanização
No mundo real ou no virtual, todo mundo aprecia um bom atendimento. Mais do que isso, é essencial que os clientes se sintam à vontade para tirar dúvidas, fazer críticas e receber apoio. A palavra da vez, nesse caso, é humanização. Talvez pareça contraditório, mas não é.
A automação existe para poupar tempo em alguns processos, mas a conversa individual continua dependendo da atuação de profissionais. Não adianta se aproximar com o único objetivo de fechar a venda: é preciso demonstrar o real desejo de ajudar. Colaboradores que se engajam terão ainda mais facilidade nesse sentido.
E-commerce
Nem dá para falar sobre tendências em vendas e não mencionar o e-commerce. Ao longo dos anos, o número de compradores digitais só cresceu, tanto que a previsão atual é de que mais de 2 bilhões de pessoas façam compras online até 2021. Nesse cenário, há na verdade diversas tendências que estão sendo testadas e ampliadas no mercado virtual. Entre elas podemos destacar o uso de chatbots, a integração entre canais de comunicação, a junção do físico com o online através de sistemas compensatórios conjuntos, por exemplo, e muito mais.
Comece a inovar
O melhor de descobrir novas tendências em vendas é saber que, ao aplicá-las, você já estará inovando no seu negócio. Se tem algo que sustenta uma empresa é a junção de inovação e gestão acertadas. Boa sorte e boas vendas!