Twitter Blue: o novo serviço de assinatura da plataforma

Twitter Blue: o novo serviço de assinatura da plataforma
Yasmin Cunha
Yasmin Cunha

Compartilhe

Você utiliza o Twitter? Se sim, sabe da grande novidade que está por vir? Neste artigo vamos conversar sobre o Twitter Blue, um serviço de inscrição mensal com recursos exclusivos. Mas antes de começar, que tal um breve contexto?

A rede social Twitter é amplamente utilizada por criadores de conteúdo que querem alcançar diferentes públicos entre adolescentes e adultos. Não à toa, os trends topics, assuntos do momento, são o que estão acontecendo no Brasil e no mundo, como notícias ou declarações de líderes famosos.

O Twitter também é uma chance de viralizar na internet - termo utilizado quando um conteúdo que tinha pouco alcance se torna muito divulgado na web - muito conteúdo postado no Instagram, por exemplo, e principalmente no Facebook e Tiktok, vem do twitter ou é um tweet em si.

Com todas essas funcionalidades, o twitter tem o poder de alcance muito alto, por isso muitos criadores de conteúdo focam na plataforma como principal ferramenta de trabalho. Se você cria conteúdos, vale a pena apostar para conseguir mais público. Isso porque no twitter você irá encontrar públicos que não são tão engajados em outras plataformas que não o twitter.

O Twitter é uma ferramenta gratuita, por isso possui algumas limitações, como não poder editar tweets já enviados ou não poder organizar os conteúdos salvos. Mas, calma! A plataforma anunciou em 2021 uma nova modalidade de serviço de assinatura, porém tal possibilidade só estava disponível para a Austrália e Canadá. No ano de 2022 a plataforma anunciou a vinda da assinatura para o Brasil, que ainda está em fase de testes.

Para te preparar e te deixar a par do que está vindo por aí na ferramenta, iremos te mostrar todas as funcionalidades da assinatura do twitter. O preço anunciado em outros países é de $2.99, que é aproximadamente R$16,61. Vale ressaltar que todas as funções que serão listadas a seguir, não acontecem no modelo gratuito da rede social. Agora, vamos às novidades.

Desfaça um tweet já enviado

Uma vez que seu tweet foi publicado, na versão gratuita do aplicativo, não há como corrigir erros. A pessoa criadora de conteúdo no Twitter sabe que esse modelo engessado pode ser perigoso, uma vez que se você esquece de marcar pessoas ou digita errado, não há como editar. Com a assinatura Twitter Blue vai ser possível desfazer o tweet assim que enviado, no tempo definido pelo usuário.

Quer um exemplo? Se você definiu seu tempo de desfazer um tweet em 30 segundos, assim que você publicar, irá aparecer na sua tela, por 30 segundos, a opção de desfazer e editar o tweet que você acabou de publicar com erro.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Organize os conteúdos favoritos em pastas

Todo conteúdo salvo como favorito poderá ser organizado em pastas. Este recurso pode facilitar muito a vida da pessoa criadora de conteúdo, uma vez que ela pode organizar referências, conteúdos publicados, aleatórios, da maneira como preferir.

Captura de tela de um celular, da interface da página de “salvos do twitter”. Na página aparecem pastas com os tweets salvos, as pastas são todos os favoritos, divertidos, threads, fofo, filmes, livros e podcasts, coisas para comprar.

Modo leitura

Quem nunca se perdeu com um thread muito grande no Twitter, sem saber corretamente a linha do tempo de informações? Isso é muito comum até para quem usa a plataforma há muito tempo. O modo leitura irá permitir que o usuário possa ler todos os tweets de uma thread em um único texto corrido, o que deixa a leitura visualmente mais agradável e faz com que a pessoa ganhe tempo lendo tudo de uma vez sem pausas.

Ícones personalizados

Os assinantes do Twitter Blue também poderão mudar a cor do aplicativo, conforme preferir. Também terão acesso a temas para estilizar o feed de maneira diferente. O visual para a pessoa criadora de conteúdo é essencial, então esse recurso pode ser muito útil.

Tchau Anúncios!

Com o Twitter Blue o usuário terá os anúncios removidos, com isso sua interação na plataforma pode ocorrer sem distrações. No modelo gratuito, há a exibição de um número significativo de conteúdos patrocinados que podem atrapalhar sua leitura.

Dica: Para saber sobre todas as novidades do Twitter, você pode acompanhar o Blog oficial da plataforma.

Todas as funcionalidades, segundo a plataforma, foram desenvolvidas de acordo com as opiniões das pessoas que usam o Twitter, então supomos que serão muito úteis. Ainda não há data para o lançamento do Twitter Blue no Brasil, mas o recurso está liberado para alguns usuários para a fase de teste.

Enquanto isso, que tal aprender mais sobre a plataforma no nosso curso sobre estratégias para engajar seu público nas redes sociais?

Até a próxima!

Yasmin Cunha
Yasmin Cunha

Yasmin Cunha é uma profissional apaixonada por marketing digital, com ampla experiência de 4 anos nesse campo dinâmico. Atualmente trabalha como instrutora na escola de Inovação e Gestão, tendo experiência também como social media, designer e analista. Sua formação e vivência em marketing digital, fornecem uma base sólida para suas habilidades e conhecimentos. Ela é uma entusiasta da inovação e está sempre em busca de maneiras novas e criativas de abordar os desafios do mundo digital.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão