UX Design e sua relação com a área de negócios
A área da User Experience, ou Experiência do Usuário, tem como grande responsabilidade cuidar de todos os aspectos do contato entre o público e o produto ou serviço. Todas as ações desde as ideações até os testes finais são feitas para garantir a melhor experiência possível. Mas será que todo esse processo é apenas baseado nas pessoas usuárias?
Existe um pensamento, presente principalmente entre iniciantes da área, de que a UX Design é apenas sobre ajudar as pessoas usuárias acima de qualquer outro fator e criar produtos e serviços que atendam apenas a elas. Com o passar do tempo, essa afirmação vai se revelando ser incorreta.
Quando uma pessoa especialista cria uma experiência, ela pensará na pessoa usuária e na empresa, agindo como uma ponte que liga os interesses de ambos. Ou seja, a UX Design tem a função principal de trazer as dores e necessidades do público para o processo de criação e alinhá-los com os objetivos de negócio.
Relação entre UX Design e Negócios
Vivemos em um momento no mercado em que as pessoas são mais seletivas em relação ao que consomem. Elas querem encontrar valor, não apenas financeiro, no produto ou serviço para tomarem a decisão de adquiri-los. Querem algo que seja verdadeiramente útil e que faça sentido para suas vidas. Antigamente, para consumir algo, havia uma necessidade maior de deslocamento entre um local e outro para encontrar o que desejava. Hoje em dia, há milhares de opções para a mesma coisa na palma da mão.
Apesar do mercado estar repleto de negócios oferecendo os mesmos produtos e serviços, isso não significa que todos estejam de fato conseguindo se manter nele. Tudo dependerá da experiência que está sendo oferecida ao público, ela muitas vezes será o fator definitivo entre o sucesso ou o fracasso de uma empresa.
Para a UX, experiência vem a ser tudo o que uma pessoa sentiu em algum momento em que viveu. Então se ela utilizou um produto e se sentiu bem, a experiência será definida como positiva, caso acontecer o contrário, será dita como negativa. Logo, para que uma empresa consiga se manter bem no mercado, é necessário olhar para as pessoas e entender como oferecer a melhor experiência possível. E é nesse ponto que a UX Design pode auxiliar!
A UX Design tem essa missão de conectar as necessidades das pessoas com os objetivos que a empresa deseja alcançar e assim criar experiências positivas com os produtos ou serviços.
A importância da UX Design para os negócios
Então como é possível se destacar em um mercado que está tão cheio de opções e evoluindo cada vez mais rápido? A UX Design pode ajudar! Entender melhor o público ajuda a criar experiências únicas com o produto, serviço e/ou a própria empresa, além de auxiliar o negócio a encontrar oportunidades de investimento no mercado.
Ao ter entendimento sobre as necessidades que as pessoas possuem e trabalhar se baseando nelas, você tem maiores chances de se destacar entre o público escolhido, porque você cria uma solução personalizada que vai diretamente de encontro com o que precisam e, assim, as pessoas enxergam um maior valor na experiência que está sendo oferecida.
Por exemplo, a empresa de streaming de música Spotify se beneficia bastante dos conhecimentos da área da UX para utilizar em seu aplicativo. Existe um site da própria marca chamado Spotify Design onde a equipe que cuida da plataforma posta informações sobre processos feitos para melhorar a experiência das pessoas usuárias.
Benefícios que a UX Design pode trazer para os negócios
A utilização dos conhecimentos, artefatos e processos da UX Design podem gerar muitos efeitos positivos para os negócios! Visto que há uma melhora na experiência, a empresa terá clientes mais satisfeitos e mais dispostos a se tornarem “advogados(as)” da marca, divulgando bons feedbacks e gerando visibilidade.
As pessoas especialistas em UX Design possuem habilidades para gerar um bom equilíbrio entre o que é uma boa solução para as pessoas usuárias, o que é rentável para a empresa, e o que é viável ser feito pela equipe de desenvolvimento. Então há grandes chances do processo resultar em produtos agradáveis, mais seguros financeiramente e que não esgotam fisicamente e nem mentalmente os(as) profissionais.
Como a maioria dos produtos feitos com a presença de UX Designers são baseados nas dores e necessidades das pessoas usuárias, então é possível obter produtos e processos mais humanizados e saudáveis, pontos esses que geram grandes impactos na experiência que o público viverá.
Conclusão
Podemos dizer que, para crescer e se manter no mercado atual, qualquer negócio precisa andar de mãos dadas com a UX Design, pois será essa área que se encarregará de incluir as pessoas usuárias nos processos que envolvem o produto/serviço e criarão experiências únicas entre o público e a marca.
Então, no final de tudo, a UX acaba cuidando não apenas da pessoa usuária em si, mas se preocupa também com a empresa e toda a equipe que está ligada ao produto de alguma forma.
Revisão
Neste artigo, conversamos sobre:
- A relação entre a UX Design e a área de negócios;
- A importância do uso dos conhecimentos da UX Design dentro das empresas;
- Os benefícios da UX Design dentro do ambiente de negócios.
Curtiu a nossa conversa? Aqui na Escola Alura temos esse e muitos outros conteúdos para te ajudar a se desenvolver no mundo da tecnologia. Vamos deixar algumas sugestões por onde você pode começar:
- Curso UX Design: entenda a área da User Experience, ministrado pela instrutora Gabriela de Lima;
- Formação de Product Design;
- Curso Design Thinking: viabilizando soluções, ministrado pelo instrutor André Tardelli;
- Artigo Design Thinking: conheça essa metodologia de criação de produtos.
Vamos mergulhar em tecnologia?
Créditos:
- Conteúdo e redação: Gabriela de Lima Silva
- Revisão didática: Cinthia Bregola