Olá! Meu nome é Roberto Sabino e te desejo as boas-vindas a mais um curso de Business Intelligence com Excel!
Roberto Sabino é um homem de pele clara, cabelos curtos ondulados na cor castanho escuro e repartidos na lateral direita. Possui barba e bigode na mesma cor do cabelo, mas o cavanhaque é grisalho. Veste uma camiseta lisa na cor cinza e está sentado sobre uma cadeira preta acolchoada. À sua frente, um microfone na altura da boca. Ao fundo, uma parede lisa, na cor azul.
Para iniciarmos, vamos recapitular alguns aprendizados de cursos anteriores.
Em um dos cursos, trabalhamos com dashboard, onde aprendemos a montá-lo a partir de uma tabela, sem usar tabelas dinâmicas, Power Query ou Power Pivot. Para montar este painel, usamos tabelas completas, com todas as informações de entradas e saídas, por exemplo.
Mais a frente, em outro curso, aprendemos a trabalhar com Power Query. Nele, vimos que há situações em que é mais interessante trabalhar com bases de dados mais íntegras, que utilizam códigos para relacionar as informações. Porém, para fazer um dashboard deste tipo de base, precisamos primeiro relacionar essas informações utilizando Power Pivot.
Sendo assim, já aprendemos a utilizar o Power Pivot e a fazer dashboard. Agora, a intenção é criar um dashboard semelhante ao que criamos anteriormente, porém usando a ferramenta Power Pivot e as tabelas dinâmicas.
É interessante que você faça os cursos anteriores para obter o melhor aproveitamento deste!
Vamos montar um dashboard com a nossa base mais íntegra.
Lembre-se que já temos um dashboard criado anteriormente, sendo assim, já temos noção do que nossa cliente deseja. Precisamos, então, fazer uma adequação da base de dados, já que nós a trocamos no decorrer dos cursos. Porém, as alterações que aplicarmos à base, devem influenciar no dashboard, causando quebras.
A base de dados que utilizamos no Power Pivot precisa ser complementada para podermos utilizá-la como antes. O faturamento, por exemplo, é uma soma de "TB_Saídas" em "Valor de Venda". Na planilha original, porém, tínhamos uma coluna de valor de venda cujo cálculo era o preço unitário multiplicado pela quantidade vendida de determinado produto.
O que precisamos entender, portanto, é que para trabalhar com uma base de dados mais limpa, temos que complementar os dados. Para isso, temos algumas formas:
No caso das funções, poderíamos simplesmente adicionar uma coluna "Valor de Venda" à tabela de saídas e nela incluir uma PROCX que busca o código do produto e o preço unitário.
=PROCX([@Produto];TB_Produtos[Código];TB_Produtos[Preço Unitário];;0)
Em seguida, podemos formatar a moeda para reais (R$).
Saídas (Visualização dos 5 primeiros registros das 4 colunas.)
Data | Produto | Quantidade Vendida | Preço Unitário |
---|---|---|---|
05/01/2022 | 514 | 30 | R$ 6,50 |
06/01/2022 | 510 | 80 | R$ 6,00 |
20/01/2022 | 540 | 50 | R$ 7,50 |
25/01/2022 | 530 | 50 | R$ 8,50 |
05/02/2022 | 540 | 30 | R$ 7,50 |
Com isso, poderemos chegar ao indicador de faturamento que temos no dashboard criado anteriormente. Inclusive, podemos copiar o cálculo de faturamento e colá-lo em uma nova planilha:
=SOMA(TB_Saídas[Valor de Venda])
Note que, ao fazê-lo, a célula assume o valor R$ 439,50.
Mas temos um erro: o valor de venda, na verdade, é resultado da multiplicação com a quantidade vendida, e os dados da coluna trata-se, na verdade, do preço unitário. Sendo assim, vamos renomeá-la como "Preço Unitário".
Saídas (Visualização dos 5 primeiros registros das 4 colunas.)
Data | Produto | Quantidade Vendida | Preço Unitário |
---|---|---|---|
05/01/2022 | 514 | 30 | R$ 6,50 |
06/01/2022 | 510 | 80 | R$ 6,00 |
20/01/2022 | 540 | 50 | R$ 7,50 |
25/01/2022 | 530 | 50 | R$ 8,50 |
05/02/2022 | 540 | 30 | R$ 7,50 |
Agora, criemos uma nova coluna para "Valor da Venda". Nela, usamos o seguinte cálculo:
=[@[Quantidade Vendida]]*[@[Preço Unitário]]
Saídas (Visualização dos 5 primeiros registros das 4 colunas.)
Data | Produto | Quantidade Vendida | Preço Unitário | Valor da Venda |
---|---|---|---|---|
05/01/2022 | 514 | 30 | R$ 6,50 | R$ 195,00 |
06/01/2022 | 510 | 80 | R$ 6,00 | R$ 480,00 |
20/01/2022 | 540 | 50 | R$ 7,50 | R$ 375,00 |
25/01/2022 | 530 | 50 | R$ 8,50 | R$ 425,00 |
05/02/2022 | 540 | 30 | R$ 7,50 | R$ 225,00 |
Ao fazer isso, voltemos à planilha nova para atualizar o cálculo:
=SOMA(TB_Saídas[Valor da Venda])
Note que, agora, a célula assume o valor de R$ 19.042,50, que corresponde ao mesmo dado de faturamento do dashboard que tínhamos que feito.
Aqui, nos baseamos na ideia do dashboard anterior e reproduzimos o indicador de faturamento para nossa planilha atual. Para isso, complementamos os dados da tabela de saída incluindo as colunas de preço unitário e valor de venda, utilizando PROCX.
Na sequência, veremos como fazer este processo utilizando Power Pivot.
Fizemos o faturamento utilizando PROCX. Agora, veremos como fazer pelo Power Pivot.
Lembre-se que incluímos duas colunas, de preço unitário e valor de venda, na tabela de saídas. Mas essa tabela já está no Power Pivot, então vamos acessá-lo.
Note que a tabela de saídas que há na ferramenta difere daquela em que fizemos a PROCX. Basta, então, atualizarmos.
O Power Pivot não possui PROCX, por isso são trazidos somente os resultados dela e não a PROCX em si. Este é, portanto, o primeiro indício de que o processo adotado será diferente.
Vamos retornar à tabela de saídas no Excel e excluir as 2 colunas:
Saídas (Visualização dos 5 primeiros registros das 4 colunas.)
Data | Produto | Quantidade Vendida |
---|---|---|
05/01/2022 | 514 | 30 |
06/01/2022 | 510 | 80 |
20/01/2022 | 540 | 50 |
25/01/2022 | 530 | 50 |
05/02/2022 | 540 | 30 |
Em seguida, a salvamos, acessamos o Power Pivot e atualizamos. Dessa forma, a tabela voltará ao que era.
O resultado do indicador que tínhamos incluído em uma nova planilha agora aparece como "#REF!", ou seja, foi quebrado. Já não será possível calcular a soma por não termos mais o valor de venda.
Lembre-se que estamos trabalhando paralelamente com duas planilhas: as tabelas íntegras, pelas quais acessamos o Power Pivot, e a do dashboard, que usamos meramente como referência.
Embora o Power Pivot não possua PROCX, temos as funções DAX, que nos permitem trabalhar com análise de dados, então são elas que usaremos para realizar o cálculo.
A tabela de saídas já possui um relacionamento com a tabela de produtos. Podemos averiguar essa conexão clicando em "Exibição de Diagrama", no Power Pivot. Essa relação se dá através das colunas código e produto. Sendo assim, quando temos alguma informação na tabela de saída, conseguimos chegar a algum dado da tabela de produtos.
Na tabela de saídas, no Power Pivot, adicionaremos uma nova coluna e nela usaremos a função RELATED
. Essa função trata dos objetos relacionados, portanto, note que ao digitá-la nos é mostrada a tabela relacionada com algumas opções de campos. Optaremos por TB_Produtos[Preço Unitário]
:
=RELATED(TB_Produtos[Preço Unitário])
Ao clicar em enter, os dados são colocados na coluna. Inclusive, vamos nomeá-la como "Preço Produto".
Agora, adicionaremos outra coluna chamada "Valor da Venda" na qual faremos o cálculo da quantidade vendida multiplicada pelo preço do produto:
='TB_Saídas'[Quantidade Vendida]*'TB_Saídas'[Preço Produto]
Clicando em "Enter", os dados devem aparecer. Bastão, então, formatar a moeda em ambas as colunas criadas.
Ao fim da tabela, perceba que há uma linha divisória, responsável por separá-la da área de cálculo. Portanto, nesta área de cálculo, podemos criar uma medida responsável por somar o valor da venda.
Para isso, selecionamos uma célula avulsa desta área e colocamos o seguinte cálculo:
=SUM('TB_Saídas'[Valor da Venda])
Ao clicar em "Enter", a célula assumirá o resultado do cálculo. Neste ponto, é provável que automaticamente o cálculo tenha sido nomeado como "Medida 1", então vamos alterá-lo para "Total de Vendas".
Total de Vendas=SUM('TB_Saídas'[Valor da Venda])
A célula ficará assim:
Total de Vendas: 19.042,5
Note que se trata do mesmo valor que achamos utilizando PROCX.
Criaremos, então, uma tabela dinâmica em uma nova planilha. Nela, selecionamos o campo "Total de Vendas", na tabela de saídas.
Na planilha onde tínhamos colocado o cálculo de faturamento que foi quebrado (#REF!), teclamos o sinal de igual =
, selecionamos a planilha da tabela dinâmica e clicamos na célula que contém o valor 19.042,5. Ao fazê-lo, a célula quebrada assumirá este valor:
R$ 19.042,50
Na barra de fórmulas aparecerá o seguinte:
=INFODADOSTABELADINÂMICA("[Measures].[Total de Vendas]";Planilha3!$b$3)
Este é o jeito mais simples de obtermos o cálculo através da tabela dinâmica, ou seja, pelo Power Pivot! Mas resta a dúvida: quando utilizar cada maneira? É o que veremos na sequência!
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