Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Programação > Cursos de Computação > Conteúdos de Computação > Primeiras aulas do curso Começando em Programação: carreira e primeiros passos

Começando em Programação: carreira e primeiros passos

Começando em Programação - Apresentação

Olá, meu nome é Jeferson Silva, sou o Head na Escola de Programação e DevOps da Alura. Estou aqui para dar as boas-vindas e também para acompanhar nesses primeiros passos na área de programação.

Audiodescrição: Jeferson é um homem branco, com cabelo escuro bem curto e uma barba cheia. Ele usa óculos, uma camiseta cinza da Alura e está em um dos estúdios de gravação. A parede ao fundo é iluminada por uma luz esverdeada, e à esquerda há uma estante com objetos de decoração variados.

Durante o tempo em que estaremos juntos, vamos falar sobre a área de programação, abordando linguagens, áreas de atuação, carreira, mercado de trabalho, desenvolvimento e também sobre os primeiros passos nessa área, que é bastante ampla, cheia de desafios e oportunidades.

Bons estudos!

Começando em Programação - O que é Programação?

O que é programação?

Programação é a resolução de problemas por meio de instruções que passamos para um computador executar. Para exemplificar, podemos observar nossos celulares, televisores ou computadores. Todos os aplicativos que utilizamos nesses dispositivos envolvem programação.

Por exemplo, ao usar um aplicativo para pedir comida, um aplicativo de GPS, assistir a um filme em um serviço de streaming (transmissão), ou ao utilizar redes sociais, há programação por trás de tudo isso. Estamos resolvendo uma série de problemas diferentes a partir das instruções mencionadas anteriormente.

Linguagens de programação

Assim como nós, seres humanos, utilizamos uma linguagem para nos comunicarmos, ao transmitir essas instruções para um computador, precisamos usar uma linguagem específica que ele entenda. Dependendo do problema que queremos resolver, utilizamos uma linguagem específica para aquela categoria de problema, assim como fazemos com nossos idiomas - se formos para uma determinada região do mundo, utilizamos o idioma falado naquela região para sermos compreendidos.

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em linguagens como Python, Java e JavaScript. Cada uma dessas linguagens possui suas vantagens e desvantagens, dependendo do problema que desejamos resolver.

Existem categorias que podemos associar a cada uma dessas linguagens. Por exemplo, o Python é frequentemente associado a problemas na área de ciência de dados e automação. É uma linguagem mais simples, adequada para esse tipo de problema.

Já o Java é uma linguagem mais robusta, geralmente utilizada para sistemas corporativos e maiores, oferecendo mais segurança para quem está desenvolvendo, "cercando" um pouco mais o que pode ser feito.

Já o JavaScript está presente em muitos lugares. Ao acessar um site na internet, certamente há algo, se não tudo, escrito nessa linguagem.

Lógica de programação

Antes de escolher uma linguagem para aprender, é importante aprender a lógica de programação. A lógica de programação nos permite pegar um problema e estruturá-lo em uma sequência de passos ou, como costumamos chamar, um algoritmo. Esse algoritmo, que resolve o problema em questão, pode ser traduzido para qualquer linguagem. Isso é vantajoso, pois torna-se algo independente: criamos o algoritmo uma vez e, se necessário, podemos adaptá-lo para qualquer linguagem.

Nossa primeira recomendação, após concluir este curso, é buscar a formação Iniciante em Programação, que fornecerá essa base. Assim, você poderá resolver qualquer tipo de problema e, então, escolher uma linguagem, que também terá formações específicas na plataforma.

Começando em Programação - Áreas de atuação

Após aprender a lógica de programação, é importante conhecer as diferentes áreas de atuação na programação para facilitar a escolha do próximo passo. Isso inclui decidir quais linguagens são mais adequadas para o que você está buscando.

Front-end e Back-end

Uma primeira área de atuação bastante conhecida é a de Front-end. Sempre que acessamos um site, temos o primeiro contato visual e interagimos com ele, seja digitando em algum campo, clicando em um botão ou rolando a página. Essa é a parte do Front-end, a interface inicial com a qual o usuário interage.

Nessa área, utilizamos linguagens e tecnologias conhecidas, como HTML para o conteúdo do site, CSS para a estilização visual, e JavaScript para a interação com os elementos do site. Outras tecnologias populares nessa área incluem React e Angular.

Por trás do Front-end, temos o Back-end. Quando realizamos, por exemplo, uma transação bancária por um aplicativo, a operação digitada é enviada para o Back-end, onde é validada. Verificamos, por exemplo, se há saldo na conta e se a conta de destino existe, e, se tudo estiver correto, registramos as informações em um banco de dados, atualizando os saldos das contas envolvidas.

No Back-end, utilizamos linguagens como Java, JavaScript (que pode ser usado tanto no front-end quanto no Back-end), e C#. Além disso, lidamos com bancos de dados, utilizando linguagens como a SQL, que é amplamente utilizada.

Desenvolvimento mobile

Além do Front-end e Back-end, há a área de desenvolvimento de aplicativos móveis, ou Mobile. Essa área é semelhante ao front-end, pois a interação ocorre na tela do aplicativo no celular, exigindo trabalho com a disposição dos elementos na tela e as interações do usuário.

Existem diferentes sistemas operacionais mobile, como Android e iOS. Para desenvolver para Android, utilizamos a linguagem Kotlin, e para iOS, Swift. Caso desejemos criar uma aplicação que funcione em ambos os sistemas, podemos usar a tecnologia Flutter - que inclusive recomendamos para quem quer começar na área -, que permite escrever o código uma única vez em Dart e publicá-lo para Android e iOS.

Outras áreas em programação

Além dessas três grandes áreas, existem muitas outras na programação. Podemos citar o desenvolvimento de jogos para celulares, consoles ou computadores; a área de segurança, que cresce cada vez mais com a preocupação em criar aplicações seguras, evitando e corrigindo vulnerabilidades; e a área de inteligência artificial, que está cada vez mais presente, tanto para criar aplicações com inteligência artificial quanto para aumentar a produtividade, utilizando essas ferramentas para ajudar na construção de outras aplicações.

Sobre o curso Começando em Programação: carreira e primeiros passos

O curso Começando em Programação: carreira e primeiros passos possui 13 minutos de vídeos, em um total de 7 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Computação em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Computação acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas