Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Inteligência Artificial > Cursos de IA para Dados > Conteúdos de IA para Dados > Primeiras aulas do curso Excel e ChatGPT: analisando dados

Excel e ChatGPT: analisando dados

ChatGPT e Excel - Apresentação

Olá, sou Roberto Sabino, instrutor na Alura. Estamos aqui para falar um pouco mais de Excel com o ChatGPT. Desta vez, vamos praticamente realizar uma programação usando inteligência artificial.

Para fins de acessibilidade, farei minha autodescrição.

Audiodescrição: Roberto Sabino se identifica como um homem de pele clara, rosto oval e olhos castanhos. Tem cabelos castanhos curtos e barba grisalha. Está com uma camiseta escura, sentado em uma cadeira também preta e usa um microfone de mesa. No fundo, há uma parede clara sobre a qual incide uma iluminação mesclada em tons de azul.

Vamos iniciar um curso para discutir sobre a integração do chat GPT com o Excel, e também sobre inteligência artificial, porque também vamos nos divertir um pouco com o Bard.

Para quem é este curso?

Este curso é projetado para você que precisa aplicar a inteligência artificial no cotidiano e procura algumas ideias de como realizar isso com um exemplo prático, com algo que você pode já começar a fazer em seu dia a dia usando as ferramentas disponíveis. De modo que é possível agregar valor e lucro no trabalho que você realiza.

O que vamos fazer neste curso?

Criaremos um agendador de reuniões, no qual teremos uma lista de salas de reunião. Solicitaremos que a inteligência artificial programe essas reuniões, gerando uma resposta final para a pessoa que a solicitou.

O interessante é que nós vamos aprender a ler dados. Vamos ter uma tabela de reuniões e fazer com que a inteligência artificial possa interpretá-la, compreender o que tem nela e gerar informações a partir disso.

Depois, criaremos outra tabela, por exemplo, com algumas regras que devem ser seguidas para este agendamento. A inteligência artificial também será capaz de entender isso.

Será muito interessante juntar as informações de tabelas diferentes.

Este curso foi desenvolvido para você ter uma aprendizagem ativa, ou seja, você interagirá com o conteúdo. Haverá, por exemplo, um Fórum onde poderá conversar com outras pessoas estudantes, tirar suas dúvidas e, quem sabe, até responder dúvidas de outras pessoas. Você fará isso de uma forma bastante direta e trabalhando com esses conhecimentos no cotidiano.

Temos muitos conteúdos a abordar, mas será muito interessante. Portanto, esperamos por você na primeira aula.

ChatGPT e Excel - Conhecendo o projeto a ser feito

Vamos iniciar o nosso trabalho de análise de dados com inteligência artificial e é importante que nós entendamos aonde isso nos levará. A pergunta é: para que serve analisar dados com inteligência artificial?

Há várias aplicações, mas veremos um exemplo: uma planilha no Excel capaz de agendar salas de reuniões. Na verdade, seria possível agendar qualquer equipamento, mas estamos utilizando salas de reunião como exemplo.

Vamos imaginar que uma pessoa da chefia ou a clientela necessita de um agendador de salas de reuniões. Na aba "Lista de Salas" do nosso arquivo Excel, temos uma lista das salas disponíveis no prédio, características de cada sala, a capacidade máxima de pessoas, em qual andar se localiza, se possui projetor e se possui sistema de videoconferência.

Código da SalaNome da SalaLotaçãoAndarProjetorVideoconferência
SL101Diretoria 011510SimSim
SL102Diretoria 020510SimNão
SL081Gerência 01158SimSim
SL082Gerência 02208SimSim
SL061Coordenação 01256SimSim
SL062Coordenação 02156NãoNão
SL063Coordenação 03506NãoNão
SL051Sala de Reunião 01505SimSim
SL052Sala de Reunião 02305NãoSim
SL053Sala de Reunião 03505NãoSim
SL054Sala de Reunião 041005SimSim
SL055Auditório2505SimNão

Além dessa lista de salas, na aba "Reuniões" possuímos a lista de solicitações de reuniões, contendo o nome da reunião, quantidade de participantes e o horário de realização.

ReuniãoParticipantesHorário
Apresentação Diretoria1212:00
Apresentação Gerência1113:00
Apresentação Diretoria0512:00
Reunião de Equipe5015:00

Nesse caso, o objetivo é organizar a agenda do dia. Na aba "Regras", existem algumas regras a serem observadas no momento do agendamento, que serão discutidas mais adiante.

Regras de AgendamentoInformações do Agendamento
1 - A quantidade de participantes deve ser menor ou igual à capacidade da sala;Nome Reunião
2 - Não podem ocorrer duas reuniões na mesma sala, no mesmo horário;Hora
3 - Caso não haja uma sala disponível, coloque a reunião na lista, mas indique "Não há sala":Nome Sala
4 - A sala SL081 não pode ser usada;Capacidade Sala
-Participantes

Se fosse apresentado a você esses três conjuntos de dados, como procederia para montar uma agenda de utilização das salas de reuniões?

Considerando que já tenhamos realizado diversos cursos de Excel, você provavelmente pensaria em várias opções como Power Query, VBA e funções. É possível realizar essa tarefa por meio de várias funcionalidades do Excel.

No entanto, vamos utilizar inteligência artificial para programar e gerar o resultado abaixo.

Nome ReuniãoHoraNome SalaCapacidade SalaParticipantes
-------------------------------------------------------------------------
Apresentação Diretoria12:00SL101 (10 andar)1512
Apresentação Gerência13:00SL102 (10 andar)511
Apresentação Diretoria12:00SL062 (6 andar)155
Reunião de Equipe15:00SL063 (6 andar)5050

Analisando o resultado obtido, temos as informações que queremos:

Essas informações estão na aba "Regras", correspondendo à coluna B. Se alterarmos essa coluna, retirando, por exemplo, a informação "Participantes" da célula B6 para excluir a quantidade de participantes, o resultado se atualizará na planilha gerada pela IA, que deixará de exibir essa informação.

Nome ReuniãoHoraNome SalaCapacidade Sala
Apresentação Diretoria12:00Diretoria 01 (SL101)15
Apresentação Gerência13:00Não há salaNão há sala
Apresentação Diretoria12:00Não há salaNão há sala
Reunião de Equipe15:00Sala de Reunião 03 (SL053)50

Existe um detalhe que veremos durante o curso: utilizar inteligência artificial é diferente de programar ou usar funções. Temos que ser cautelosos, pois, às vezes, a informação que estamos requisitando influencia na organização da resposta pela inteligência artificial.

Remover a quantidade de participantes, por exemplo, complicou a tarefa da inteligência artificial de organizar as salas. Não podemos simplesmente excluir informações das outras planilhas sem considerar as consequências.

Isso é uma parte importante do trabalho com a inteligência artificial. Vamos retornar à aba "Regras" e devolver a informação da célula B6, mas isso não significa que a IA acertará de primeira.

Veremos ao longo do curso que existem momentos nos quais é necessário prestar atenção em detalhes menores. Contudo, a resposta da planilha gerada pela IA ficou um pouco melhor e se ajustou bem à situação.

Nome ReuniãoHoraNome SalaCapacidade SalaParticipantes
Apresentação Diretoria12:00Diretoria 011512
Apresentação Gerência13:00Gerência 022011
Apresentação Diretoria12:00Não há sala-5
Reunião de Equipe15:00Sala de Reunião 035050

As regras da aba "Regras" podem tanto auxiliar quanto dificultar o processo. Teremos que aprender a escrever essas regras, lembrando um pouco das regras dos prompts para inteligência artificial. O conjunto de informações que estamos fornecendo são prompts.

Como fazemos isso? Aprenderemos passo a passo, mas a diretriz inicial é transformar esses dados em prompts. O nosso trabalho principal é transformá-los nos melhores prompts possíveis. Faremos isso com prompts dinâmicos.

Já discutimos bastante sobre isso e há vários conteúdos na plataforma abordando prompts. Com os prompts dinâmicos, a ideia é que, ao alterarmos a quantidade de participantes de uma reunião, alteramos um prompt que será enviado para a inteligência artificial, e isso será utilizado na hora de fornecer a resposta.

Aqui, fizemos uma integração entre o Excel e o chat GPT via API. Vamos entender isso com calma.

Temos o Excel, o chat GPT (nosso motor de inteligência artificial) e algo no meio, que é a API. Utilizaremos essa API para trazer as respostas do chat GPT para o Excel. Eu, Sabino, já dei cursos explicando isso, mas vamos rapidamente ver como isso é feito.

Na primeira aula, vamos fazer uma breve revisão da tecnologia que estamos utilizando para facilitar o entendimento. Ao longo do curso, veremos em detalhes como obter esse resultado, além de alguns pontos importantes que podem alterar a maneira como a inteligência artificial recebe essas informações.

A seguir, começaremos a analisar as respostas, entender como elaboramos essa planilha e como você pode adaptá-la para uso prático no seu dia a dia.

ChatGPT e Excel - Integrando o chatGPT no Excel

Antes de prosseguirmos, detalharemos algumas informações importantes sobre a conexão que estamos estabelecendo entre o ChatGPT e o Excel.

Nós já temos cursos na plataforma Alura e algumas pessoas estudantes ficaram com dúvidas sobre a diferença entre a conta paga e a conta gratuita.

O primeiro ponto importante é que essas tecnologias estão avançando muito rapidamente. Por isso, constantemente há alterações em relação a recursos disponíveis nas versões pagas ou gratuitas. Nós precisamos tomar cuidado e observar bem quais são os parâmetros, onde estamos nos cadastrando, o que iremos pagar e o que não iremos pagar.

Vamos verificar alguns pontos importantes da utilização que vamos utilizar neste curso.

Nós estamos trabalhando com o chat GPT, especificamente o ChatGPT com Excel. Ainda não estamos utilizando o Copilot. Para isso, fizemos o download de um suplemento acessando a barra de menus superior do Excel, clicamos em "Inserir > Suplementos > Obter suplementos". Na janela de suplementos exibida, digitaremos "labs" no campo de busca à esquerda e buscaremos pelo resultado Excel Labs.

Esse suplemento foi desenvolvido por profissionais da Microsoft, é uma iniciativa experimental e não possui suporte, mas está funcionando perfeitamente.

Quando clicamos no botão "Adicionar" à direita do nome do suplemento e o adicionamos no nosso Excel, veremos um ícone de frasco chamado "Excel Labs" na guia "Página Inicial" da barra superior. Ele representa um grupo de funções ou suplemento.

Quando clicamos nesse ícone, ele exibe uma aba lateral à direita da tabela com algumas opções, entre as quais uma função chamada LABS.GENERATIVEAI. Essa é uma função nova que adicionaremos ao Excel.

Vamos clicar no botão "Open" abaixo da descrição dessa função. Com isso, ela pedirá uma configuração de chave de API. Essa seção, denominada "Configure API key" (configurar chave de API) é a única coisa que precisamos configurar para usar esta função. Se não configurarmos uma chave de API, ela não funcionará.

Vamos fechar a aba do Excel Labs para explicar melhor o que é a chave de API.

O Excel não possui essa função nativamente. Essa função foi criada para buscar uma resposta no ChatGPT. Para isso, precisamos adicionar uma tecnologia que conecte o Excel ao ChatGPT. Para isso, temos que ir até o ChatGPT e permitir que essa conexão seja feita — sobretudo porque, talvez, essa seja uma função paga.

Por meio do navegador, vamos à página do ChatGPT, na seção "API keys" (Chaves de API). Disponibilizaremos uma atividade explicando esse passo a passo, mas é importante verificarmos esse processo juntos.

Esta página permite criar uma nova chave secreta. Com essa chave, qualquer pessoa consegue usar o ChatGPT à distância em outros aplicativos, como o Excel. Portanto, devemos manter essa chave em segredo.

Ao clicar no botão "Create new secret key" (Criar uma nova chave secreta), copiaremos a sequência de caracteres gerada e colaremos no campo "OpenAI API key" dentro da seção de chave de API que vimos no Excel Labs.

Entretanto, não é apenas isso. Isso faz parte da versão paga. Recentemente, o ChatGPT começou a disponibilizar alguns recursos na versão paga e outros na versão gratuita. Neste caso, não utilizamos uma assinatura do ChatGTP, mas sim um crédito exclusivamente para usar a API. Como faremos isso?

Na página da plataforma da OpenAI, dentro da mesma seção onde nos encontramos atualmente, vamos acessar a aba lateral esquerda. Entre as opções dessa aba, clicaremos em "Billing" (Cobranças). Após o clique, expandiremos as seguintes subseções dessa opção:

Dentre essas, a opção "Overview" estará selecionada e a porção principal da tela exibirá seu conteúdo, que apresenta todas as opções de pagamento. Neste local, podemos adicionar um cartão de crédito e configurar o pagamento da maneira que acharmos mais adequada. Com essa configuração, podemos usar a API.

Vamos voltar à aba lateral e verificar a subseção "Usage limits". O que significa isso? É um recurso essencial para evitar surpresas indesejáveis.

Após adicionar o cartão de crédito, a plataforma começa a liberar consultas no ChatGPT e, após um tempo determinado, cobra o valor utilizado no cartão de crédito. Portanto, tenha cuidado!

Geralmente, a plataforma libera um crédito de 120 dólares, algo em torno de 600 reais, que pode acabar rapidamente caso haja uso frequente.

Na seção "Usage limits", é possível configurar dois campos: "Soft limit" (limite suave), que atualmente possui o valor de 10 dólares — e "Hard limit" (limite rígido), que possui o valor de 5 dólares.

O "Soft limit" alerta, através de um e-mail, quando você atinge determinado valor de gastos - neste caso, 5 dólares. Já o "Hard limit" bloqueia o uso da plataforma quando um determinado valor é atingido - neste caso, 10 dólares —, cessando o uso e também a cobrança. Essa funcionalidade é extremamente importante para evitar surpresas indesejáveis no futuro.

Agora, você deve estar se perguntando: quanto custa uma pergunta para o ChatGPT?

O valor pode variar. Para exemplificar, vejamos a subseção "Usage" com o histórico de uso.

Apesar de não conseguir especificar quantas consultas foram realizadas nessa conta, podemos constatar por meio do gráfico exibido nessa tela que houve um gasto de 58 centavos de dólar no dia 24 de julho. Isso equivale a mais ou menos 3 reais. Nesse dia, houve a gravação da maior parte de um curso, o que implica em uma quantidade de consultas semelhante à que realizaremos neste curso.

Portanto, todas as perguntas feitas no ChatGPT via API neste curso custaram aproximadamente 3 reais. As demais utilizações do gráfico não chegam a 50 centavos de dólar por dia, mas é importante lembrar que o custo pode se acumular após um tempo de uso. Até agora, nesta conta, houve um gasto de 1 dólar e 37 centavos.

É crucial entender e conhecer bem o funcionamento da plataforma e o uso que se faz dela. Se você não desejar pagar nada e preferir usar a versão gratuita, vamos mostrar como você pode fazer as mesmas tarefas usando os prompts na web.

Portanto, é possível realizar tudo isso sem gastar nada, ainda que seja necessário um pouco mais de esforço. Vamos aprender como fazer isso e continuar a entender o funcionamento da planilha. Logo após, veremos como criar uma planilha similar a essa.

Sobre o curso Excel e ChatGPT: analisando dados

O curso Excel e ChatGPT: analisando dados possui 122 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Dados em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda IA para Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas