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Excel estratégico para RH: automação, macros e planejamento avançado

Introdução às Macros - Apresentação

Olá, meu nome é Daniel Siqueira, instrutor de Data Science na Alura, e hoje queremos te convidar a começar o projeto do curso de Excel Estratégico para o RH: Automação, Macros e Planejamento Avançado.

Audiodescrição: Daniel Siqueira é um homem de pele cara. É careca, tem olhos castanhos e usa óculos com armação retangular. Está com uma camiseta marrom. Ao fundo, ambiente com iluminação verde, onde há um teclado, uma estante e uma poltrona.

O que vamos aprender?

Este projeto elevará nosso conhecimento em tecnologia de Excel para outro nível. Vamos aprender o que é uma macro, como desenvolvê-la, gravá-la e como ela automatiza nosso trabalho no Excel.

Iniciaremos com a criação de uma macro para automatizar a formatação de dados. Usaremos poucos dados para focar mais na gravação da macro.

Imagine que sempre realizamos esse trabalho repetitivo de formatar os dados brutos que recebemos. Com a macro, podemos fazer essa formatação de forma bastante automatizada com apenas um atalho do teclado.

Além disso, aprenderemos a trabalhar com código VBA para poder programar dentro do Excel. Basta acessar a guia "Desenvolvedor" e clicar em "Visual Basic", podemos desenvolver código. Você aprenderá a escrever esse código e obter resultados automáticos.

Desse modo, conseguimos automatizar a inserção de uma imagem ou logotipo para nosso relatório, por exemplo. Com o código VBA, aprenderemos também a fazer uma ordenação dos dados e a criar uma formatação condicional.

Também trabalharemos com a parte de análise de dados do teste de hipóteses. Na guia "Dados", podemos acessar a opção "Teste de hipóteses > Atingir meta". Trabalharemos com uma tabela de dados, uma ferramenta muito poderosa que nos faz ganhar muito tempo com a automação. Assim, conseguimos analisar cenários e entender quais são os possíveis caminhos para tomada de decisões.

Além disso, aprenderemos a trabalhar com o Solver. O Solver é um suplemento disponível no Excel, gratuito e muito poderoso. Ele nos permite trabalhar com otimização - seja para maximizar ou minimizar dados.

Para finalizar, faremos uma análise gráfica, criando um gráfico de linhas e trazendo uma previsão com a linha de tendência. Temos muito conteúdo a explorar neste projeto!

Além de assistir aos vídeos, te convidamos a realizar todas as atividades e ler com atenção todos os "Para Saber Mais".

Este curso foi montado com muito carinho para elevar suas habilidades no uso do Excel dentro do contexto do RH. Vamos começar?

Introdução às Macros - Conhecendo as Macros

Vamos começar o nosso projeto. Nós trabalhamos no RH da Meteora, um e-commerce que está crescendo cada vez mais, e precisamos realizar uma série de tarefas repetitivas, como formatar tabelas e dados que recebemos de outra área, criar novas colunas, inserir gráficos ou até mesmo criar outros relatórios.

O problema é que isso é custoso, ou seja, leva tempo. Além disso, estamos suscetíveis a erros e também é bastante tedioso fazer sempre a mesma tarefa.

Será que conseguimos automatizar esse processo de formatação? A resposta é sim, através de um recurso fantástico do Excel chamado macro. Vamos descobrir que esse famoso recurso é muito fácil de se utilizar.

Habilitando guia "Desenvolvedor"

O primeiro passo é habilitar o Excel para utilizar macros. Precisamos fazer alguns ajustes para que esse recurso fique disponível.

Antes disso, repare que existe uma guia chamada "Desenvolvedor" no menu superior do Excel. Caso ela não aparece no seu Excel, faremos um ajuste para acrescentá-la a sua faixa de opções.

Para isso, clicamos na guia "Arquivo" no menu superior. Em seguida, clicamos em "Opções", localizado no canto inferior esquerdo.

Na janela das faixas de opções, existe uma série de abas no lado esquerdo. A aba "Geral" vem selecionada por padrão, mas podemos selecionar também as abas de fórmulas, dados, entre outras. Nesse caso, vamos selecionar a aba de "Personalizar faixas de opções".

No lado direito, podemos personalizar os comandos e a faixa de opções. Na parte da faixa de opções, há uma série de caixas de seleção que podemos marcar para habilitar diversas guias, uma delas é a guia "Desenvolvedor".

Se não estiver habilitado, basta marcar essa caixa e clicar no botão "OK". Fazendo isso, a guia deve aparecer automaticamente na faixa de opções. Caso isso não aconteça, experimente fechar o Excel e abrí-lo novamente.

Conhecendo macros

A guia "Desenvolvedor" possui várias opções para quem vai trabalhar com Excel de forma mais avançada. O primeiro grupo de opções que aparece nessa guia é o grupo do código, onde encontramos o Visual Basic e as Macros, os quais vamos utilizar para automatizar nosso trabalho.

Podemos gravar macro, usar referências relativas e configurar a segurança das macros, entre outras opções que exploraremos no nosso projeto para entender como usá-las e como podem nos beneficiar.

Toda vez que trabalhamos com macros, estamos também trabalhando com Visual Basic, conhecido também como VBA.

A sigla VBA vem de Visual Basic for Applications. É uma linguagem de programação simples, objetiva e poderosa.

Estamos dando um passo além do nosso conhecimento do Excel, aprendendo a trabalhar com código, mas sempre com um objetivo muito prático: automatizar e melhorar nosso trabalho.

Próximos passos

Agora que já habilitamos a guia "Desenvolvedor", vamos criar nossa primeira macro no próximo vídeo.

Introdução às Macros - Automatizando a formatação

Um dos trabalhos repetitivos que temos no RH da Meteora é a formatação de tabelas. Isso porque recebemos dados brutos de outras áreas e sempre precisamos formatá-los com a identidade do departamento.

Para automatizar essa tarefa, utilizaremos uma macro. Por isso, vamos descobrir como gravar uma macro de formatação e, de forma automática, aplicar essa formatação a todos os dados.

Para isso, usaremos uma planilha com que incluem nome, cargo, departamento e salário de 3 pessoas colaboradoras. São poucos dados, pois queremos focar na macro em si.

NomeCargoDepartamentoSalário
João SilvaAnalistaFinanceiro5000
Maria CostaCoordenadorRecursos Humanos7000
Pedro SantosGerenteMarketing10000

Queremos dar uma aparência diferente a esses dados, com a identidade do nosso departamento.

Gravando macro

Para gravar a nossa primeira macro, clicamos na guia "Desenvolvedor" na faixa de opções do Excel. Em seguida, clicamos na opção de "Gravar macro".

Na janela de gravação, podemos nomear a macro. Assim, podemos gravar macros diferentes com nomes distintos. Nesse, chamaremos essa macro de FormatarTabelaRH - sem espaços. Escolhemos um nome bem explícito, assim, outras pessoas que trabalhem nesse projeto também entenderão do que se trata.

Um recurso interessante é a tecla de atalho, que começa com "Ctrl" mais a tecla escolhida. Nesse caso, vamos definir a letra e minúscula. Assim, toda vez que pressionamos "Ctrl + E", a macro será chamada.

Caso já haja uma macro atribuída à tecla escolhida, o Excel nos avisará ao salvar a macro. Basta escolher outra tecla e salvar novamente.

No campo "Armazenar macro em", vamos manter a opção "esta pasta de trabalho" para salvar na mesma pasta da planilha.

Por fim, podemos adicionar uma descrição - importante para organização e trabalho em equipe. A descrição será "Macro que formata a tabela seguindo os padrões do RH da Meteora".

Após fazer essas configurações, clicamos no botão "OK" e a macro começar a gravar. Sabemos disso porque aparece a opção "Parar gravação" na guia "Desenvolvedor".

Automatizando a formatação

Agora, fazemos as alterações necessárias na aparência da tabela. Na guia "Página inicial", selecionamos todos os dados e alteramos a fonte para Calibri e aumentamos o tamanho para 12.

Em seguida, pintamos a primeira linha da tabela de azul-claro, clicando no ícone de "Cor de preenchimento" com símbolo de balde de tinta. Ainda com a primeira linha selecionada, deixamos o título em negrito.

Por fim, selecionamos todos os dados e criamos uma borda externas espessa para os dados.

Após as alterações, voltamos à guia "Desenvolvedor" e clicamos em "Parar gravação". Assim, gravamos a macro e a salvamos no atalho "Ctrl + E".

Conclusão

Isso significa que, ao pressionar "Ctrl + E", a macro executa as alterações de fonte, destaque de cabeçalho e adição de borda automaticamente em qualquer tabela.

Isso automatiza muito o trabalho e nos faz economizar tempo. Uma vez que gravamos as transformações, usamos o atalho e obtemos o resultado final formatado.

Sobre o curso Excel estratégico para RH: automação, macros e planejamento avançado

O curso Excel estratégico para RH: automação, macros e planejamento avançado possui 77 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Excel em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

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