Boas-vindas! Meu nome é Luiz Lima e serei a pessoa instrutora neste curso sobre Framer, no qual criaremos um CMS com a ajuda de inteligência artificial.
Audiodescrição: Luiz se descreve como uma pessoa morena, com cabelo preto cacheado amarrado para trás, e olhos pertos. Ele veste uma blusa preta, e está sentado em uma cadeira preta em frente a um microfone, com uma parede escura ao fundo iluminada em gradiente roxo e uma prateleira de madeira com livros e enfeites.
Neste curso, vamos discutir como construir um sistema de gestão de conteúdo (CMS) no Framer. Iremos explorar como criar novos artigos e inserir produtos de maneira mais fácil e automatizada na plataforma, com o auxílio da inteligência artificial para otimizar o processo.
No Framer, aprenderemos personalizar espaços no CMS, permitindo a geração de novos artigos de forma simples, tanto por nós quanto por outras pessoas que trabalham conosco.
Para pessoas que possuem portfólio, explicaremos como inserir projetos de maneira rápida e dinâmica, de modo a gerenciar o conteúdo com mais eficiência. Já no caso de um e-commerce, por exemplo, abordaremos como inserir produtos com mais agilidade do que manualmente.
O objetivo do curso é entender como construir esse sistema de gestão de conteúdo.
Este curso é destinado a qualquer pessoa que utiliza o Framer e deseja construir seu portfólio, site, ou página de negócio na plataforma. No entanto, o curso não é indicado para iniciantes no Framer.
Temos um curso na plataforma que aborda como alterar a parte visual, construir o site, utilizar IA no Framer, ajustar layouts e dimensões, e assim em diante. Esse conhecimento prévio é essencial para melhor aproveitamento do curso e gerenciamento da inserção de conteúdo no Framer.
Esperamos que o curso seja útil no seu dia a dia, e que a inteligência artificial utilizada auxilie a tomada de decisões na gestão de conteúdo. Iremos explorar isso gradualmente na ferramenta.
Aguardamos você no próximo vídeo para darmos início a essa jornada. Um abraço!
Vamos dar início ao conteúdo do nosso curso?
Para contextualizar, já trabalhamos com a construção de um site de e-commerce, utilizando como referência a ZOOP Megastore, em um curso anterior desta formação.
Neste curso, utilizamos o Framer para entender como construir um site com IA. Se você ainda não realizou o curso anterior, é importante compreender o Framer para dar continuidade ao conteúdo.
Caso deseje trabalhar com o mesmo projeto que nós, disponibilizamos um link do Framer para acessá-lo. A única diferença é que será necessário acessar o Framer com esse link, acessar sua própria página, e seguir os passos abaixo:
- No canto superior esquerdo, clicar no ícone do Framer e selecionar "Edit > Select All";
- Copiar o conteúdo com "Ctrl + C";
- Clicar no ícone do Framer novamente e criar um novo arquivo em "File > New";
- Colar o conteúdo com "Ctrl + V".
Assim, conseguiremos transferir tudo o que foi construído para o nosso próprio projeto, de modo que possamos dar continuidade à ideia do curso e criar o CMS.
Realizar esse procedimento antes de iniciar o curso é essencial para acompanhar o projeto.
Se você tiver seu próprio projeto e quiser criar o sistema de gerenciamento de blog dentro dele no Framer, sinta-se à vontade para acompanhar o conteúdo teórico e aplicá-lo no seu projeto. Caso contrário, basta seguir as instruções mencionadas acima.
Na sequência, começaremos a entender a importância do gerenciamento de conteúdo em qualquer tipo de site. Te aguardamos no próximo vídeo!
Construímos um site para um e-commerce chamado ZOOP Megastore. A ideia quando temos um site, seja de e-commerce, pessoal ou de serviço, é manter o engajamento com o público.
Através de um sistema de CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), podemos alcançar esse tipo de engajamento.
Por exemplo: ao acessar o site do ClickUp — um sistema de gerenciamento de projetos —, conseguimos observar como ele organiza tarefas e atividades, sendo muito utilizado por equipes maiores, especialmente na área de tecnologia.
O ClickUp precisa vender esse sistema e, para isso, ele possui uma área específica de blog, onde são oferecidas dicas de gerenciamento e métodos eficientes de trabalho. Assim, o ClickUp gera conteúdo relacionado ao serviço que vende, engajando o público-alvo.
Esse tipo de estratégia é essencial para qualquer negócio ou empresa, e até para gerenciar conteúdos pessoais, criando um blog para compartilhar informações e aprendizados. Possuir um sistema de gerenciamento de conteúdo é válido para se posicionar no mercado ou como profissional.
No Framer, trabalharemos com a criação de um pequeno sistema de gerenciamento de conteúdo, facilitando a criação e a organização das postagens no site.
Utilizaremos uma inteligência artificial — neste caso, o Gemini — para dar o primeiro passo no gerenciamento de conteúdo, entendendo quais estruturas são necessárias para criar um blog.
A inteligência artificial nos guia, oferecendo direções e sugestões.
No Gemini, podemos iniciar uma conversa sobre o blog e fixá-la no menu de conversas à esquerda, para desenvolver ideias ao longo do tempo, utilizando a inteligência artificial como referência.
Isso também funciona no ChatGPT, mas utilizaremos o Gemini por escolha pessoal.
Inicialmente, faremos uma pergunta simples com o seguinte prompt:
Como eu posso estruturar um blog para o meu e-commerce, para me auxiliar no engajamento em vendas dos meus produtos?
Ao enviar o prompt, recebemos algumas indicações da inteligência artificial sobre o caminho a seguir para desenvolver nosso sistema de gerenciamento de conteúdo.
Observe um trecho do retorno abaixo:
Como estruturar um blog para impulsionar as vendas do seu e-commerce
Um blog bem estruturado e com conteúdo relevante pode ser um poderoso aliado para aumentar o engajamento e as vendas do seu e-commerce. Ele te permite conectar-se com seu público, construir autoridade no seu nicho e direcionar tráfego qualificado para sua loja virtual.
Defina sua estratégia de conteúdo:
- Público-alvo: Quem você quer alcançar com seu blog? Quais são os seus interesses, dores e desafios?
- Objetivos: O que você deseja alcançar com seu blog? Aumentar o tráfego, gerar leads, aumentar as vendas?
- Temas: Quais temas estão relacionados aos seus produtos e serviços e são relevantes para o seu público?
- Calendário editorial: Crie um planejamento com os temas que serão abordados, a frequência de publicação e as datas de lançamento.
Crie um blog visualmente atraente e fácil de navegar:
- Design: Escolha um tema que combine com a identidade visual da sua marca e seja fácil de navegar.
- Organização: Crie categorias e subcategorias para organizar seus posts e facilitar a busca do leitor.
- Conteúdo de qualidade: Produza textos bem escritos, com informações relevantes e úteis para o seu público.
- Imagens e vídeos: Utilize imagens e vídeos de alta qualidade para ilustrar seus posts e torná-los mais interessantes.
Produza conteúdo relevante e engajador:
- Tutoriais: Mostre como usar seus produtos ou resolver problemas relacionados ao seu nicho.
- Listas: Crie listas com dicas, melhores produtos, tendências, etc.
- Comparativos: Compare diferentes produtos ou serviços do mercado.
- Stories: Conte histórias sobre sua marca, seus produtos e seus clientes.
- Notícias: Compartilhe as últimas novidades do seu mercado.
[…]
Primeiramente, precisamos de uma estratégia, onde definimos público-alvo, objetivos e temas. Embora pareça simples, isso já oferece uma base interessante. Não pensamos antes em incluir temas no gerenciamento de conteúdo, mas em vendas, há muitos aspectos a considerar.
A inteligência artificial também sugere elementos visuais para o blog, como design e organização, além de enfatizar a importância de conteúdo de qualidade.
Os tipos de conteúdo que geram engajamento são fundamentais, como tutoriais, listas e comparativos. Isso nos ajuda a entender quais conteúdos incluir no blog para gerar o engajamento correto, beneficiando nosso serviço, negócio e portfólio.
Esse é um ótimo momento para fazer perguntas e tirar dúvidas com a inteligência artificial, direcionando melhor o que você quer saber.
Agora, podemos aprofundar nos tipos de sistemas ou conteúdos engajantes para criar no blog, além de gerar um planejamento e um calendário de postagens.
No próximo vídeo, utilizaremos a inteligência artificial para criar esse calendário e organizar o sistema de gerenciamento de conteúdo no site. Nos encontramos na sequência!
O curso Framer: construindo um sistema CMS com ajuda de IA possui 95 minutos de vídeos, em um total de 37 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para UX & Design em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.