Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Empreendedorismo e Startups > Conteúdos de Empreendedorismo e Startups > Primeiras aulas do curso Freelancer de sucesso: construa uma carreira autônoma

Freelancer de sucesso: construa uma carreira autônoma

Trabalho autônomo: mapeando o terreno - Apresentação

Boas-vindas ao curso Freelancer de Sucesso: como construir uma carreira autônoma!

Sou o Francisco Santos, publicitário, professor, pesquisador e serei seu instrutor nesse curso.

Audiodescrição: Francisco é um homem de pele clara, cabelo e barba curtos e pretos. Usa óculos com armação redonda preta e camiseta também preta. Ao fundo, duas estantes com livros e uma pequena planta iluminados por uma luz alaranjada.

Aqui você aprenderá como desenvolver sua carreira na área de Tecnologia.

Esse curso é destinado para você que deseja atuar no setor de tecnologia ou que está migrando para essa área e deseja empreender nesse mercado.

A proposta é te ajudar a construir sua própria carreira, gerenciando o seu próprio tempo.

Ao longo dessa jornada, você aprenderá a importância do trabalho autônomo, seus respectivos tipos, além de dicas iniciais de como iniciar a sua jornada nesse meio.

Em seguida, discutiremos o propósito, como implementá-lo e desenvolvê-lo na sua carreira. Para isso, aprenderemos sobre o círculo dourado e a meta SMART.

Aprenderemos sobre nosso valor no mercado de trabalho, os conceitos de Marketing Pessoal e Personal Branding.

Você irá descobrir como colocar sua marca pessoal em evidência a partir de uma boa identidade visual e desenvolver um currículo e portfólio de destaque.

Para finalizar, orientaremos como organizar um plano de ação com a metodologia 5W2H, além de entender as adversidades em sua carreira e desenvolver o seu plano de carreira.

O projeto prático desse curso será o desenvolvimento do seu portfólio profissional. Assim, você estará pronto para conquistar novos clientes, apoiadores e futuros parceiros.

Ao longo do curso, você poderá compartilhar suas dúvidas no Fórum do curso e no Discord da Alura.

Prepare-se, a partir de agora vamos nos aprofundar muito mais nesse conteúdo.

Vamos lá?

Trabalho autônomo: mapeando o terreno - Por que ser autônomo?

Antes de entendermos o universo do trabalho freelancer bem-sucedido, precisamos entender a vida da pessoa trabalhadora autônoma.

Contexto do mercado de trabalho

Suponhamos que você está na faculdade ou em seu curso técnico, desenvolvendo seus trabalhos e queira entrar para o mercado de trabalho ou então esteja migrando de carreira.

O primeiro passo é entender o contexto desse mercado. Nesse caso, nosso foco é o mercado de tecnologia, então, vamos analisar as notícias atuais sobre.

Nessa pesquisa, encontramos vários assuntos, como demissões em massa, contratações em baixa, salários menores e pouco aquecimento de mercado.

Quando observamos esse cenário, começamos a entender que o setor, mesmo com a queda, continua em crescimento. Apesar das demissões em massa e salários menores, ainda há um certo crescimento.

Mas, então isso significa que não há emprego no Brasil?

Existem algumas opções que você precisa considerar quando deseja direcionar sua carreira profissional.

Uma das primeiras decisões a se tomar é:

Você quer trabalhar em uma empresa como contratado ou autônomo?

Existe o trabalho CLT, que rege o contrato de trabalho entre funcionários, pessoas físicas e empresas. E também o trabalho autônomo, também conhecido como freelancer.

Prós e contras

Vamos analisar os prós e contras de cada um. Os prós de um emprego CLT inclui:

Isso significa que, se ocorrer algum problema, a empresa provavelmente poderá te dar o apoio necessário para superar determinadas situações.

Em contrapartida, nesse sistema de trabalho também existem alguns contras, que são:

Já no trabalho autônomo, os prós são os seguintes:

Isso significa que você pode trabalhar para qualquer empresa que desejar e da maneira que achar melhor.

Ser autônomo tem suas vantagens e pode ser interpretado como ter a liberdade de gerir o próprio trabalho.

No entanto, há contrapontos que devem ser considerados. Trabalhar como autônomo pode levar a um lucro variável.

Há uma grande competitividade, portanto, é necessário pensar em formas de se destacar

Além disso, em um trabalho autônomo, você é a pessoa responsável por todas as ações, você terá que lidar integralmente com todas as questões.

Já sabe qual dessas opções escolher?

Ao longo desse curso vamos explorar todas essas questões e possibilidades juntos.

Até o vídeo seguinte!

Trabalho autônomo: mapeando o terreno - Tipos de trabalho autônomo

Nesse vídeo, conheceremos quais são os tipos de trabalho autônomo existem. Mas, antes, vamos refletir.

Será que é preciso abandonar o emprego para se dedicar integralmente ao trabalho autônomo? É preciso fazer uma escolha entre um ou o outro?

É possível administrar as duas coisas com organização e conhecimento. Para isso é preciso compreender o mercado e as possibilidades de abrir uma empresa ou atuar como pessoa física.

Trabalho autônomo

O trabalho autônomo pode ser realizado por pessoa física ou jurídica. Se for pessoa física, basta ter um CPF e, nessa situação, como prestador de serviço, não é preciso emitir nota fiscal e sim o RPA, um recibo de pagamento autônomo.

Geralmente quem faz isso é a empresa que contrata, então ela fará sua remuneração, considerando também um número de impostos que incidem, relacionados ao imposto de renda e à previdência.

Portanto, preste muita atenção quando for executar seu trabalho ou freelancing como pessoa física.

Já se você deseja atuar como pessoa jurídica, precisa de CNPJ e emitir nota fiscal. Para isso, há formas de construir o PJ. Existem três possibilidades:

ME

ME é a sigla para Microempresa. Esse é um formato utilizado por pequenos negócios.

MEI

Outra opção é constituir um MEI, Microempreendedor Individual.

Porém, o MEI não é recomendado para a área de tecnologia, para quem trabalhará com programação, Full Stack, ou design, por exemplo.

Existe um cadastro na Receita Federal de profissões e atividades econômicas que podem constituir esse tipo de empresa. Entre essas atividades, encontramos a profissão de editor de vídeo e fotógrafo.

Porém, não é um problema. Isso ocorre, pois com uma formação técnica específica, como no caso de programação, há profissões que demandam um esforço intelectual, por isso, são consideradas profissões de profissionais liberais.

Nesse sentido, é possível fazer diversos cadastros como profissional liberal para conseguir projetos e contratos com valores que podem ser até mais altos para a demanda.

Profissional Liberal

Você pode se cadastrar como profissional liberal se for uma pessoa profissional da área de TI, designer, profissional da área de educação, entre outros.

Para isso, é necessário ter uma formação técnica específica regulamentada e fiscalizada por órgãos ou entidades de classe.

O profissional liberal pode acumular vínculos, então ele pode ser um profissional empregado (CLT) e pode também ter uma pessoa jurídica para atuar no mercado. Isso, inclusive, é o que geralmente acontece com as pessoas profissionais de tecnologia.

Além disso, em algumas profissões é preciso ter registro no respectivo conselho profissional. Portanto, é necessário se informar se sua área se aplica ou não.

A pessoa profissional liberal, pessoa jurídica, também pode se cadastrar como Empresário Individual (EI).

Micro-empresa

Você também pode montar uma micro-empresa com outros profissionais. Essa opção possui algumas exigências, como ter no máximo 9 colaboradores na área de comércio e serviços e no máximo de 19 para indústrias e construção civil. No nosso caso o que se encaixa é a primeira opção.

Vamos descobrir como fazer essa escolha juntos!

Sobre o curso Freelancer de sucesso: construa uma carreira autônoma

O curso Freelancer de sucesso: construa uma carreira autônoma possui 113 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Empreendedorismo e Startups em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Empreendedorismo e Startups acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas