Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso PowerPoint: explorando interatividade e ferramentas avançadas

PowerPoint: explorando interatividade e ferramentas avançadas

Incorporando interatividade - Apresentação

Olá! Tudo bem? Eu sou o Felipe Labouriau, designer e instrutor na Alura, e gostaria de te convidar a participar deste curso sobre Interatividade e Ferramentas Avançadas com o PowerPoint.

Audiodescrição: Felipe se descreve como um homem de pele branca, com cabelo preto liso e curto, bigode preto, e olhos castanho-escuros. Ele veste uma camiseta cinza e está gravando o vídeo de seu escritório. Ao fundo, uma parede clara iluminada em gradiente rosa; à esquerda do instrutor, há uma porta marrom; e à direita dele, uma estante de madeira com livros, enfeites, e um quadro logo acima.

O que vamos aprender?

Neste curso, vamos trazer interatividade para uma apresentação criada em um curso anterior, no qual introduzimos movimento ao material por meio de animações e transições.

Importante! Este curso faz parte de uma formação sobre apresentações de alto impacto com PowerPoint, na qual já apresentamos o PowerPoint anteriormente. Caso não conheça o software, tenha em mente que não o apresentaremos do zero neste curso. Partiremos do princípio de que você já trabalha com a ferramenta.

O curso terá uma carga prática muito grande, onde exploraremos as ferramentas mais avançadas do PowerPoint para incorporar interatividade à apresentação. Também vamos conhecer os suplementos, e entender como avaliar e ajustar a acessibilidade desse material.

Além da prática, teremos algumas discussões teóricas, como as chamadas heurísticas de Nielsen, boas práticas utilizadas por designers em materiais que envolvem usabilidade e interatividade.

Durante o curso, aprenderemos a construir um botão para navegar entre os slides. Também entenderemos como construir hiperlinks, isto é, textos clicáveis, para podermos acessar slides específicos da apresentação a partir de um sumário.

No slide "Desempenho financeiro", por exemplo, há uma tabela, que também será interativa. Assim, será possível clicar sobre determinadas informações. Nesse contexto, discutiremos como deixar nítido para a pessoa usuária que certos elementos são clicáveis.

Além disso, podemos trabalhar com outro botão ("Voltar à visualização normal da tabela") para destacar outras porções específicas da tabela. No canto superior esquerdo, teremos ainda um botão com o ícone de um "S" para retornar ao sumário que conhecemos anteriormente.

Iremos explorar bastante a questão da interatividade, associada também a animações:

Para quem é este curso?

Este curso foi pensado especialmente para quem trabalha com PowerPoint, conhece a ferramenta e deseja avançar em seus conhecimentos para criar um material interativo que possa ser encaminhado para outras pessoas, sem a necessidade de uma pessoa apresentadora.

Conclusão

Teremos discussões técnicas, práticas e teóricas para que você possa gerar esse tipo de material. Esperamos que você tenha gostado da nossa proposta, e nos encontramos no curso!

Incorporando interatividade - O poder da interatividade

Neste curso, teremos a missão de preparar uma apresentação que já está pronta, de modo que ela possa ser aberta por qualquer pessoa que a receba, como, por exemplo, um cliente da Boltfunds, empresa para a qual iremos trabalhar.

O poder da interatividade

A apresentação deriva de outro curso, onde incorporamos movimento ao material inserindo animações e transições. Algumas animações ocorrem mediante clique, pois, inicialmente, o material foi preparado com a expectativa de que haveria uma pessoa conduzindo a apresentação.

Por exemplo: com o slide 3 em tela cheia, a pessoa precisará clicar nele para acessar o conteúdo. Caso não esteja em tela cheia, as informações aparecem de forma diferente.

O primeiro desafio é adaptar a apresentação para que as animações não ocorram da forma original. Quem já trabalha com PowerPoint pode pensar que é fácil: basta remover as animações, salvar como PDF (.pdf) ou PPTX (.pptx) e disponibilizar para as pessoas baixarem.

Assim, elas podem abrir o documento em tela cheia e clicar para avançar nos slides. No entanto, ao fazer isso, perderemos a oportunidade de criar uma experiência mais rica e interativa, tornando a apresentação mais dinâmica e interessante.

Durante esse processo, também revisaremos a acessibilidade do material, garantindo que o maior número possível de pessoas possa consumi-lo.

Informando que a apresentação é interativa

A primeira ação para que a navegação seja o mais usual possível é avisar que a apresentação é interativa. Em alguns momentos do curso, citaremos as heurísticas de Nielsen, que são 10 boas práticas conhecidas por designers de interface para explorar a interatividade.

Não abordaremos essas heurísticas em um vídeo específico, mas disponibilizaremos nesta aula uma atividade Para saber mais com um artigo para aprofundamento.

No slide após a capa, informaremos que a apresentação é interativa, adicionando o seguinte título:

Esta apresentação é interativa

A interação ocorrerá de duas maneiras:

Sendo assim, podemos adicionar o seguinte texto no subtítulo:

Clique ou mova o seu cursor sobre textos sublinhados em negrito ou em objetos marcados pela setinha ao lado para revelar conteúdo.

Textos sublinhados e em negrito indicarão interatividade, e objetos serão marcados por uma seta. Adicionadas essas informações ao slide, podemos configurar o texto conforme as cores da apresentação, destacando as palavras iniciais do título ("Esta apresentação") em verde.

Inserindo um ícone

Para inserir a seta, vamos em "Inserir > Ícones" e selecionamos o ícone desejado. Nesse caso, buscamos por "clique" e escolhemos uma seta preta com preenchimento, alterando-a para branco em "Preenchimento de Gráficos" na seção "Estilos de Gráficos" do menu superior. Feito isso, posicionaremos a seta à direita, abaixo do subtítulo, e aumentaremos um pouco o tamanho.

Adicionando uma animação

Queremos que a seta tenha uma animação de entrada, surgindo do canto inferior direito do slide. A animação que traz esse efeito é a "Surgir", na aba "Animações" do menu superior.

Para alterar a direção, basta clicar em "Opções de Efeito" e selecionar "Do canto direito inferior" nesse caso. Por fim, para que a animação ocorra automaticamente com a transição do slide, em vez de "Ao Clicar" no campo "Iniciar" da seção "Intervalo", selecionaremos "Com o anterior".

Ainda na aba "Animação", ajustaremos a animação para que o surgimento da seta termine com um salto, chamando mais atenção. Com o ícone de seta selecionado, vamos até "Painel de Animação" na seção "Animação Avançada", onde encontraremos o objeto Gráfico 4, correspondente à seta.

Vamos clicar sobre ele com o botão direito e selecionar "Opções de efeito…". Na janela que será aberta, temos a opção "Fim com salto" na aba "Efeito".

Queremos que isso aconteça no final da animação, então se a ela tem duração total de 0,5 segundos, podemos definir 0,3 segundos. Por fim, aumentaremos a duração da animação para 1,5 segundos, proporcionando uma entrada mais suave.

Conclusão

Conseguimos criar um slide para avisar que a apresentação é interativa, porém, ao iniciar a apresentação, temos um primeiro slide da capa. Como saber a forma de passar para o próximo?

No próximo vídeo, aprenderemos a criar setas de navegação para navegar entre os slides!

Incorporando interatividade - Hiperlinks

No vídeo anterior, criamos um slide que informa que a apresentação é interativa e como interagir com ela. Isso atende a uma das heurísticas de Nielsen, que sugere que o sistema — no caso, nossa apresentação — deve estar adaptado a pessoas usuárias com diferentes níveis de conhecimento.

Assim, tanto pessoas que nunca abriram o PowerPoint quanto pessoas especialistas podem acessar a apresentação. Portanto, informamos que o material é interativo e como realizar essa interação.

No entanto, no primeiro slide, não há informação sobre como passar para o próximo slide, o que contraria a heurística mencionada. Afinal, nem todas as pessoas que acessarem a apresentação saberão que, ao clicar no slide em tela cheia, ele avançará para o próximo.

Hiperlinks

Para que a apresentação seja efetivamente interativa, será necessário salvá-la em um formato que a abra em tela cheia automaticamente, o que abordaremos no final do curso.

Ajustando o primeiro slide

Começando com o primeiro slide em tela cheia, observe que, ao clicar nele, o cursor se transforma em uma mão e o vídeo é reiniciado, pois o clique é o gatilho da animação de reprodução.

Se o vídeo avançar até o fim, é possível passar para o próximo slide clicando com o mouse. Isso ocorre porque, na aba "Transições", a opção de avançar o slide ao clicar com o mouse está habilitada.

Contudo, precisamos informar que a apresentação é interativa e que os slides avançam com uma seta. Portanto, vamos desmarcar "Ao Clicar com o Mouse" no campo "Avançar Slide" da seção "Intervalo". Assim, permitimos que a pessoa avance apenas ao clicar na seta que vamos criar.

Como temos dois vídeos distintos, e o segundo vídeo sobre energia eólica foi incorporado apenas para preencher espaço, podemos deletá-lo e trabalhar apenas com um vídeo.

A seta será posicionada no canto inferior direito do slide. Para isso, chamaremos as guias criadas no primeiro curso. No ambiente do PowerPoint, clicamos com o botão direito, selecionamos "Grade e Guias…" e ativamos "Guias". A última guia verde à direita marca o limite da margem.

Inserindo uma seta

Feito isso, vamos até "Inserir > Formas" para desenhar uma seta no rodapé direito do slide. Por padrão, a seta veio muito escura, então vamos aplicar a cor verde da identidade visual e remover o contorno. Também podemos experimentar outras cores, como azul, para diferenciá-la do logo.

Por fim, podemos ajustar o posicionamento do logotipo da Boltfunds e do subtítulo próximos à seta, respeitando a heurística de minimalismo e simplicidade visual.

Inserindo um texto

A seta será acompanhada de um texto. Para isso, voltamos à aba "Inserir" e selecionamos "Caixa de Texto" na seção "Texto". Nessa caixa, escrevemos: "Clique na seta para ir ao próximo slide". O texto será formatado em itálico e alinhado à direita, junto à seta.

Finalizada essa configuração, podemos remover a visualização das guias em "Grade e Guias… > Guias" e ajustar o zoom. Por fim, iremos eliminar textos desnecessários, como o subtítulo "Investimentos dinâmicos no setor energético" e ajustamos o posicionamento do logotipo.

Agora, ao colocar a visualização em tela cheia, teremos a seta no canto inferior direito. Porém, ao clicar nela, ainda não avançamos para o próximo slide, pois precisamos criar essa interatividade.

Criando um hiperlink

Com a seta selecionada, vamos até "Inserir > Ação", onde iremos configurar uma ação de clique do mouse para um hiperlink ao próximo slide. Na aba "Clique do Mouse", selecionamos "Hiperlink para > Próximo slide". Com isso, ao clicar na seta, avançamos para o próximo slide, ativando a animação.

A seta parece grande no momento, então podemos reduzi-la verticalmente.

Inserindo uma segunda seta

Feito isso, vamos copiar a seta ("Ctrl + C") e colar ("Ctrl + V") no próximo slide. Agora, precisamos de uma seta para o slide anterior. Na aba "Transições", vamos primeiro desmarcar a opção de avançar slide ao clicar com o mouse. Em seguida, vamos duplicar a seta, rotacionar para a esquerda, e configurar para retornar ao slide anterior. Para isso, seguimos o mesmo processo de antes:

  1. Com o objeto selecionado, vamos até "Inserir";
  2. Clicamos em "Ação" na seção "Links";
  3. Na aba "Clique do Mouse", marcamos a opção "Hiperlink para";
  4. Definimos a ação como "Slide anterior".

Agora, ao clicar na seta para a esquerda, voltamos ao slide anterior.

Deixaremos como desafio para você a configuração das demais setas, tanto para o próximo slide quanto para o slide anterior, a partir do slide 2. Para replicar as setas nos slides, basta selecionar ambas, copiar com "Ctrl + C" e colar com "Ctrl + V" nos próximos slides.

Como sabemos que a seta branca indica interação, podemos copiá-la para outros slides, como o 3, por exemplo, ajustando o tamanho. Nesse caso, podemos remover a animação na aba "Animações".

Conclusão

Com isso, criamos objetos interativos: as setas que avançam para o próximo slide. Inserimos isso nos primeiros slides, e pedimos que você faça o mesmo nos demais.

No próximo vídeo, aprenderemos a trabalhar com hiperlinks em textos!

Sobre o curso PowerPoint: explorando interatividade e ferramentas avançadas

O curso PowerPoint: explorando interatividade e ferramentas avançadas possui 99 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas