Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Front-end > Cursos de React > Conteúdos de React > Primeiras aulas do curso React: escreva testes end to end com Cypress

React: escreva testes end to end com Cypress

Conhecendo o Cypress - Apresentação

Boas-vindas! Meu nome é Neilton Seguins, você pode me chamar de Nei. Serei seu instrutor ao longo deste curso de React, em que aprenderemos sobre testes de ponta a ponta, utilizando o Cypress.

Autodescrição: sou um homem negro cisgênero, tenho cabelos curtos e encaracolados e olhos castanhos escuros. No momento, estou usando óculos com lentes retangulares e vestindo um camiseta amarela sem estampa. Ao fundo, há uma parede com iluminação degradê de lilás até azul.

A aplicação

A aplicação que testaremos é a nossa start-up de banco digital, o ByteBank. Com o projeto aberto no navegador, notaremos que nossa aplicação continua crescendo e temos novas funcionalidades.

Na página inicial, no canto superior direito, podemos clicar no botão "Abrir minha conta" para acessar um modal de cadastro para preencher um formulário com nome, e-mail e senha e criar uma conta.

Também no canto superior direito, há o botão "Já tenho conta". Ao clicar nele, podemos preencher um formulário com e-mail e senha cadastrados para fazer o login.

Assim, somos redirecionados para a página "Home", em que podemos conferir o histórico de transações, bem como o saldo da conta. A partir do menu na lateral esquerda, é possível acessar as áreas: "Cartões", "Serviços" e "Investimentos".

Os testes

Para realizar os testes, utilizaremos o Cypress. Para saber mais sobre ele, podemos acessar o site oficial do Cypress. Trata-se de uma ferramenta muito popular entre as pessoas desenvolvedoras que escrevem testes de ponta a ponta.

Com o Cypress, é muito fácil instalar, configurar e depurar testes em tempo real, utilizando a interface de usuário do próprio Cypress. É uma ferramenta muito útil e popular nessa comunidade.

Neste curso, aprenderemos:

Segundo uma pesquisa do The State of JS de 2022, o Cypress é muito popular entre as pessoas desenvolvedoras que escrevem testes de ponta a ponta. As pessoas que ainda estão buscando uma ferramenta também têm bastante interesse no Cypress, de modo que ela aparece à frente de outras concorrentes, como o Puppeteer.

Pré-requisitos

Para acompanhar este curso de Cypress, é recomendável ter um conhecimento razoável em JavaScript e saber construir aplicações em React.

Vamos estudar!

Conhecendo o Cypress - Iniciando a aplicação

Agora que já baixamos tanto o projeto ByteBank quanto a API que usaremos neste curso, vamos iniciar a aplicação.

Instalando dependências

Nosso primeiro passo será instalar as dependências necessárias. Com nosso projeto aberto no VS Code, vamos abrir o terminal — no menu superior, basta acessar "Terminal > New Terminal" ou usar o atalho "Ctrl + J".

No terminal, rodaremos o seguinte comando:

npm install

Essas instalações podem demorar um pouco, a depender da sua máquina.

Executando a aplicação

Finalizado o processo, vamos compilar e subir a aplicação no navegador, executando o seguinte comando no terminal integrado do VS Code:

npm start

Uma nova aba será aberta no navegador, na página inicial do ByteBank, a aplicação de banco digital que testaremos ao longo deste curso. Na parte superior direita dessa página, temos os botões "Abrir minha conta" e "Já tenho conta".

Ao clicar no primeiro botão, será exibido um modal no centro da tela, onde podemos preencher o formulário com nome, e-mail e senha para fazer o cadastro. Ao clicar no segundo botão, abrimos outro modal no centro da tela, onde podemos preencher os campos de e-mail e senha para realizar o login.

No momento, não conseguiremos fazer o login, pois nosso servidor não está ligado. Vamos iniciá-lo.

Executando o servidor

Anteriormente, baixamos e descompactamos a pasta "api-bytebank", que representa nossa API. Vamos acessá-la no explorador de arquivos. Na barra de pesquisa do explorador, digitaremos "cmd" para abrir o terminal nessa pasta.

No terminal, vamos executar o seguinte comando para inicializar nossa API:

npm run start-api

Como resultado, temos as seguintes mensagens:

api-bytebank@1.0.0 start-api

node server.js

Servidor escutando em http://localhost:8000

Subimos nosso servidor e ele já está escutando na porta 8000. Para manter o servidor rodando, não podemos fechar esse terminal, então vamos apenas minimizá-lo. Podemos fechar o explorar de arquivos.

Acessando nossa conta

Agora, voltaremos ao navegador e clicaremos no botão "Já tenho conta". Vamos preencher o formulário com nosso e-mail e senha cadastrados e acessar nossa conta.

Seremos redirecionados para página "Home", em que é possível conferir as transações, o extrato e o saldo da conta. No menu lateral à esquerda, podemos acessar as áreas de "Cartões", "Serviços" e "Investimentos". No canto superior direito, podemos clicar no botão "Sair" para voltar à página inicial da aplicação.

Página inicial da aplicação Bytebank em tons de branco e verde. No topo, cabeçalho preto com a logotipo da empresa alinhado à esquerda e nome do usuário e botão de "Sair" alinhados à direita. Logo abaixo, na lateral esquerda, menu de navegação com as opções 'Início', 'Cartões', 'Serviços' e 'Investimentos'. No centro, seção de 'Bem-vindo de volta' com data atual e saldo da conta corrente  e seção de 'Nova transação' com campo para digitar um valor e botão para 'Realizar transação'. Na lateral direita, painel de extrato com informações de depósitos e transferências com valor e data da operação.

Nossa aplicação já está funcionando. Na sequência, faremos a instalação do Cypress, a ferramenta de testes end-to-end que utilizaremos nesse curso.

Conhecendo o Cypress - Instalando o Cypress

Agora que já instalamos a aplicação e subimos o servidor, vamos instalar o Cypress, a ferramenta que usaremos para escrever testes end-to-end.

Instalando o Cypress

De início, vamos acessar a documentação do Cypress.

O Cypress é uma ferramenta de testes front-end de ponta a ponta (end-to-end). Ele visita uma guia no navegador e executa ações, por meio da interface do usuário, simulando o uso de uma pessoa usuária tsetando a aplicação.

Com o Cypress, além de escrever testes, também podemos configurá-lo, executá-los no navegador e fazer a depuração deles em tempo real. Ele é utilizado por diversas pessoas, principalmente pessoas desenvolvedoras ou engenheiras de qualidade de código (os famosos QAs).

Essa ferramenta permite a escrita de:

Para instalar o Cypress, vamos abrir o terminal integrado do VS Code, pressionando "Ctrl + J". Em seguida, executaremos o seguinte comando:

npm install cypress --save-dev

Finalizada a instalação, precisamos subir a interface de usuário do próprio Cypress para explorarmos como ele funciona. Para tanto, rodaremos o seguinte comando:

npx cypress open

A janela da interface de usuário do Cypress será aberta. Nessa tela inicial, temos duas opções. À esquerda, "E2E Testing". À direita, "Component Testing".

Como comentamos há pouco, é possível realizar vários tipos de testes com Cypress. No caso, focaremos nos testes end-to-end (também chamado "E2E"), então vamos clicar na opção à esquerda.

Configurando o Cypress

A seguir, vamos fazer algumas configurações. De início, temos alguns arquivos de configuração:

Podemos clicar nas setas à direita de cada item listado para conferir o conteúdo de cada um deles. Para prosseguir, clicaremos no botão "Continue" na parte inferior esquerda.

Na sequência, vamos escolher o navegador. A lista de opções dependerá dos navegadores instalados no seu computador. No caso do instrutor, temos as opções "Chrome", "Edge" e "Electron". Se você tiver outros navegadores que são suportados pelo Cypress (à base do Chromium, como Firefox e Safari), eles aparecerão nessa lista também.

Vamos selecionar o Chrome e pressionar o botão "Start E2E Testing in Chrome", logo abaixo. Assim, uma nova guia será aberta no navegador Chrome.

Na lateral esquerda, temos um menu com três opções:

Na área central da tela, temos duas opções. À esquerda, "Scaffold example specs" para selecionar exemplos de especificações preexistentes. À direta, "Create new topic" para criar especificações.

Na parte superior direita, encontra-se a versão atual do Cypress. No caso, 12.3.0. Também podemos alternar em tempo real o navegador. Depois, temos um link para a documentação e um botão de login.

Voltando ao VS Code, notaremos que uma nova pasta chamada "cypress" foi criada no diretório raiz da nossa aplicação. Dentro dela, temos os arquivos de configuração que listamos anteriormente. Mais adiante, vamos explorá-los mais detalhadamente. No diretório raiz do projeto, também temos o arquivo cypress.config.js que estudaremos mais a fundo em breve.

Agora que já instalamos a aplicação e o Cypress, começaremos a escrever nossos testes, na sequência.

Sobre o curso React: escreva testes end to end com Cypress

O curso React: escreva testes end to end com Cypress possui 108 minutos de vídeos, em um total de 56 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de React em Front-end, ou leia nossos artigos de Front-end.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda React acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas