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Técnicas de aprendizagem: construindo seu planejamento de estudos

Técnicas de aprendizagem - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Técnicas de Aprendizagem. Meu nome é Daniela Soares e serei sua instrutora.

Audiodescrição: Daniela se declara uma mulher de pele parda. Tem cabelos cacheados castanho-escuros na altura dos ombros. Está usando uma blusa preta e brincos grandes. Ao fundo, um ambiente de iluminação rosa e laranja e uma estante com itens de decoração.

Para quem é esse curso?

Este curso é destinado a quem busca construir um planejamento de estudos para aprimorar seus conhecimentos.

O que aprenderemos?

Ao longo deste curso, aprenderemos técnicas de memorização, gerenciamento de tempo e aprendizagem, além de formas de construir metas eficientes.

Vamos elaborar um projeto em quatro passos, aplicando cada uma dessas técnicas para o planejamento individual de estudos.

Também conheceremos quais hábitos adotar e quais evitar em momentos de fadiga mental e estagnação.

Você terá à disposição uma variedade de atividades para te ajudar a colocar em prática tudo o que abordaremos ao longo do curso.

Desejamos bons estudos e nos encontraremos na próxima aula.

Técnicas de aprendizagem - Técnica Pomodoro

Você gosta de estudar? Imaginamos que sim!

Uma pesquisa realizada no Brasil revela que 80% de mil entrevistados afirmam gostar de estudar, mas 40% dessas pessoas indicam que o tempo é um obstáculo para continuar estudando (Instituto Real Time Big Data, 2022).

Outra pesquisa (Porvir, Estudo faz pessoas mais felizes, 2013) aponta que:

"As pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas de sua vida. Esse nível de satisfação pessoal é de, em média, 18% a mais para quem tem nível superior, em relação àquelas que pararam no ensino médio."

Essas pesquisas mostram que, em geral, as pessoas gostam de estudar e que o estudo traz benefícios. Mas isso não significa que estudar seja fácil.

O que pode ajudar nessa jornada de aprendizado? Conhecer técnicas de aprendizagem é uma ferramenta útil para manter a motivação.

Gerenciando o tempo de estudos entre foco e pausas...

Antes de discutir as técnicas, vamos fazer um exercício mental. Imagine que queremos construir um portfólio. A primeira ação é pesquisar no Google como construir um portfólio. Em seguida, perguntamos a colegas que já têm um portfólio sobre como o construíram e o que consideram importante.

A partir dessa pesquisa, entendemos ser necessário estabelecer objetivos, determinando o que desejamos alcançar com o portfólio. Também precisamos definir as ações para atingir esses objetivos, fazendo uma lista de tarefas específicas. Além disso, é preciso escolher um design para o portfólio, incluindo cores e layout.

Para colocar isso em prática, podemos separar 25 minutos para revisar projetos antigos, levantando o que já fizemos ao longo da nossa jornada profissional. Após esses 25 minutos, fazemos uma pausa. Depois, retornamos por mais 25 minutos para escolher o projeto a ser incluído no portfólio, garantindo que ele esteja alinhado com os objetivos.

Após essa etapa, fazemos uma nova pausa. Em seguida, dedicamos mais 25 minutos para revisar o projeto, questionando se a escolha foi adequada ou se foi uma escolha emocional. Depois disso, fazemos outra pausa. Por fim, dedicamos os 25 minutos finais desse tempo de dedicação para documentar o projeto, registrando quem trabalhou nele, os resultados alcançados e o impacto gerado.

Essas são algumas atividades para aprender a construir um portfólio, mas outras ações também são necessárias, como pesquisar portfólios de referência na nossa área, esboçar o layout inicial e refinar o layout escolhendo cores e fontes detalhadamente. Diversas ações podem ser realizadas para aprender a construir um portfólio, segmentando cada atividade em períodos de 25 minutos e pausas.

Outro exemplo é o uso de uma tabela com quatro colunas para dispor as suas tarefas em blocos de foco, pausa, foco, pausa.

Imagine, por exemplo, que queremos estudar a técnica STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado) para aprender a responder perguntas de entrevistas de emprego. No primeiro bloco de foco, de 25 minutos, vamos pesquisar sobre a STAR e depois fazer anotações sobre os pontos-chave da técnica. Em seguida, fazemos uma pausa.

No segundo bloco de foco, continuamos com as atividades, que são diferentes, mas ainda relacionadas ao objetivo de conhecer e aplicar a técnica STAR em entrevistas: ler exemplos de respostas STAR e estudar diferentes tipos de perguntas de entrevistas. Ao fim, fazemos outra pausa.

Teremos uma tabela parecida com a seguinte:

FocoPausaFocoPausa
Pesquisar sobre técnica STAR-Ler exemplos de respostas com STAR-
Anotações sobre pontos-chave da técnica-Estudar diferentes tipos de perguntas de entrevistas-

A técnica Pomodoro

A técnica utilizada nesses dois exemplos é chamada Pomodoro. Trata-se de um método de gerenciamento de tempo aplicado ao aprendizado, elaborado por Francesco Cirillo em 1980.

A ideia é que pausas frequentes, entre blocos de 25 minutos de atividade, podem aumentar e melhorar o foco e a produtividade, sendo mais eficiente do que estudar por uma hora sem pausas.

O site da técnica Pomodoro afirma que mais de 2 milhões de pessoas já a utilizaram, observando resultados relevantes em suas vidas pessoais e profissionais.

Para utilizar a técnica do Pomodoro, é necessário escolher tarefas específicas para cada bloco de foco. Por exemplo, revisar projetos antigos, documentar projetos, fazer uma pesquisa e assim por diante.

É importante usar um cronômetro para respeitar o tempo de 25 minutos e fazer pausas curtas, de 5 a 10 minutos. O processo pode ser repetido até quatro vezes, seguido de uma pausa mais longa de 30 a 40 minutos.

É possível ajustar o tempo conforme necessário. Por exemplo, se você concluir as tarefas mais rapidamente, reduza o tempo do bloco. Se você não conseguir finalizar a tarefa proposta em 25 minutos, aumente o tempo do bloco. Mas não aumente o tempo de pausa!

A técnica permite flexibilidade, mas é importante respeitar sua estrutura para obter resultados.

Técnicas de aprendizagem - Técnica de Feynman

A técnica Pomodoro foi utilizada para a construção de portfólios e aplicação da técnica STAR. Agora, apresentaremos uma nova abordagem, capaz de validar o conhecimento adquirido e auxiliar na aquisição de novos conhecimentos.

Explicando o que aprendemos

A técnica será explicada de forma diferente do primeiro vídeo, pois é mais detalhada. O exemplo utilizado ainda será a construção de um portfólio.

Para validar o que aprendemos ou para aprender a construir um portfólio, podemos elaborar uma explicação clara sobre o assunto, como se fosse direcionada para uma criança. Uma primeira tentativa seria a seguinte:

Título: Como construir um portfólio

O portfólio é como um álbum onde você mostra os trabalhos que fez, seja na escola ou em um emprego. Ele serve para mostrar o que você sabe fazer, como você trabalha e o que você já aprendeu. Por exemplo, se você sabe programar, pode mostrar os sites ou aplicativos que fez. As competências são as coisas que você sabe fazer bem, como resolver problemas ou programar. As qualificações são os cursos ou certificados que você tem, mostrando que você estudou para aprender aquelas coisas. O portfólio pode ajudar a conseguir clientes, fechar negócios ou arrumar um emprego. Para começar, você precisa decidir qual é o objetivo do seu portfólio - se você quer atrair clientes, conseguir um emprego ou usar para estudos. Criar um design para o seu portfólio é como escolher a capa e as páginas de um álbum de fotos. Você quer que ele seja bonito e fácil de navegar. Pense cores, fontes e layout que vão destacar seus projetos.

Na primeira tentativa de explicação, incluímos um título e estruturamos o texto fazendo uma analogia com um álbum de fotos. Ou seja, explicamos de maneira bem mais simplificada do que explicaríamos para uma pessoa que já possuem uma boa noção sobre o que é um portfólio.

No entanto, essa explicação ainda possui alguns pontos de melhoria. Por exemplo, o uso do termo "layout" pode ser um pouco específico e avançado para pessoas sem familiaridade com o assunto. Portanto, seria importante explicar o que é um layout.

Além disso, mencionamos no nosso texto a importância de decidir o objetivo do portfólio, mas não temos uma boa explicação do que significa um objetivo de portfólio.

Ou seja, precisamos refazer essa primeira tentativa pensando nesses pontos. Poderíamos resolver da seguinte maneira:

  1. O portfólio é como um álbum onde você mostra os trabalhos que fez, seja na escola ou em um emprego. Ele serve para mostrar o que você sabe fazer, como você trabalha e o que você já aprendeu. Por exemplo, se você sabe programar, pode mostrar os sites ou aplicativos que fez.

  2. As competências são as coisas que você sabe fazer bem, como resolver problemas ou programar. As qualificações são os cursos ou certificados que você tem, mostrando que você estudou para apren essas coisas. O portfólio pode ajudar a conseguir clientes, fechar negócios ou arrumar um emprego. .

  3. Para começar, você precisa decidir qual é o objetivo do seu portfólio. O objetivo é o que você quer alcançar, como atrair clientes, conseguir um emprego ou usar para estudos. Para definir um objetivo, pense no que você quer mostrar e para quem.

  4. Depois, é preciso escolher um design. Criar um design para o seu portfólio é como escolher a capa e as páginas de um álbum de fotos. Você quer que ele seja bonito e fácil de usar. Pense nas cores, nas letras e na organização das páginas. Isso é chamado de layout. O layout é como as coisas estão arrumadas na página, como as fotos e os textos.

Na segunda tentativa de explicação, o texto é dividido em quatro parágrafos. O primeiro parágrafo mantém a descrição do portfólio como um álbum. O segundo parágrafo define competências e qualificações. No terceiro parágrafo, são incluídos detalhes sobre objetivos, explicando que é necessário pensar no que mostrar e para quem. O quarto parágrafo detalha o design e layout, explicando que layout é a organização das páginas.

Podemos fazer o mesmo para o método STAR de entrevistas de emprego, começando por explicar cada letra da sigla, junto de um exemplo concreto de aplicação. A primeira tentativa seria algo como o seguinte exemplo:

Título: Utilização do método STAR para entrevistas de emprego.

O método STAR é uma técnica para responder a perguntas de entrevista que pedem exemplos específicos de suas experiências. Sendo que o S significa situação; o T significa tarefa; o A significa ação; e, por fim, o R que significa resultado. Ele funciona assim:

Por exemplo, imagine que você está contando uma história sobre ajudar um colega a criar uma planilha no Google Sheets:

O que é a Técnica de Feynman?

A técnica Feynman é apresentada como uma alternativa à técnica Pomodoro. Enquanto a técnica Pomodoro foca na gestão do tempo e produtividade, a técnica Feynman é voltada para compreensão e validação de novos conhecimentos adquiridos.

A técnica Feynman envolve:

Ou seja, o foco dessa técnica é validar se realmente compreendemos aquilo que estudamos, identificando lacunas de entendimento. Afinal, muitas vezes não conseguimos explicar algo para alguém porque nós mesmos não entendemos completamente o tópico em questão.

A técnica Feynman é ideal para uma comunicação eficaz, pois busca tornar termos complexos mais simples. É uma abordagem de aprendizagem contínua, permitindo revisitar materiais e buscar novas explicações se necessário.

A técnica pode ser combinada com a técnica Pomodoro para validação de conhecimentos adquiridos nos estudos realizados com um bom gerenciamento de tempo.

Uma pesquisa nas Filipinas demonstrou que a técnica Feynman resultou em aprendizagem mais significativa e maior pontuação em um grupo experimental em comparação ao grupo de controle que utilizou métodos tradicionais.

Portanto, a técnica Feynman é uma aplicação valiosa, dependendo dos objetivos e metas de aprendizado.

Sobre o curso Técnicas de aprendizagem: construindo seu planejamento de estudos

O curso Técnicas de aprendizagem: construindo seu planejamento de estudos possui 122 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ensino e Aprendizagem em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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