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Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Empreendedorismo e Startups > Conteúdos de Empreendedorismo e Startups > Primeiras aulas do curso Teoria U: desenvolva soluções práticas para problemas complexos

Teoria U: desenvolva soluções práticas para problemas complexos

Teoria U - Apresentação

Boas-vindas! Meu nome é Júlia Viana, sou instrutora de Gestão e Inovação aqui na Alura.

Autodescrição: A Júlia é uma mulher de pele branca, cabelos castanhos compridos e olhos castanhos. Ela está a frente de uma parede branca iluminada por uma luz azul, onde também há uma letra 'A' iluminada por uma luz neon e uma planta decorativa.

Para quem é este curso?

Neste curso, você acompanhará a jornada do José, que está facilitando uma transformação na sua equipe de gerentes de tecnologias. O seu objetivo é desenvolver a organização.

Aqui, você aprenderá sobre:

Mas não se preocupe caso este seja o seu primeiro contato com a Teoria U, pois abordaremos os três movimentos gerais da teoria:

Para que esses três movimentos sejam possíveis e a jornada do U seja bem-sucedida, existem sete maneiras de passar por esse ciclo que atendem à teoria de Otto Scharmer.

Ao fim do curso, você conseguirá:

O nosso mergulho está apenas começando. Vamos lá?

Teoria U - Teoria U

O mundo em que vivemos hoje é chamado de mundo BANI, um acrônimo em inglês para Britle, Anxious, Non-linear, Incomprehensible. Em português, podemos traduzir esses termos como Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível.

Isso significa que vivemos em um mundo no qual as mudanças são constantes e acontecem de forma rápida e imprevisível. Já que é assim, é natural que as soluções acompanhem o movimento das mudanças, ou seja, o que funcionava no passado já não funciona tão bem hoje.

Essas soluções passadas também trouxeram consequências sociais e ambientais para o planeta: vivemos hoje uma crise ecológica e as desigualdades continuam existindo ou se aprofundando.

Para que possamos construir um futuro, é importante pensarmos em soluções para o momento em que vivemos. Isso significa trazer ideias inovadoras e eficazes para os problemas do presente, tendo em mente a rapidez com a qual as coisas mudam.

Como transcender os hábitos do passado e aprender novas práticas que fortaleçam as ações do futuro?

O caso Decathlon

Pensando em responder a essa questão, a Decathlon criou um lema para a sua visão 2030: Tomorrow starts today (em tradução livre, "o amanhã começa hoje").

Com base nisso, a empresa lançou três perguntas para o público em geral:

Com as respostas obtidas, a empresa chegou a áreas ou alvos para a sua visão de 2030:

Por trás de todo esse processo da Decathlon, há uma jornada que passa por etapas como: Inspiração, Exploração, Presença, Cocriação e Coevolução. Com isso, podemos perceber que a empresa fez um movimento em U, que corresponde à Teoria U, usada pela empresa na construção da sua visão 2030.

Mapa em formato de U que resume a visão 2030 da Decathlon. O mapa estabelece um caminho semelhante ao formato da letra U, que contém cinco pontos de parada, indicados com ilustrações de diferentes cores e palavras-chaves em inglês. O ponto inicial, no canto superior esquerdo do mapa, está indicado com as legendas "Comunidade" e "Julho de 2019". O próximo, em laranja, contém a palavra "Inspirar", acompanhada de uma seta em forma de caracol, no centro da qual está escrito "Inspirar, Observar, Sentir". O terceiro ponto da jornada está indicado em amarelo, com a palavra "Explorar", acima da qual há três setas que formam um círculo, entrecortado por três palavras: "Testar", "Medir" e "Aprender". O terceiro ponto do ciclo tem a palavra "Autopresença" em verde, acompanhada de um desenho de boneco palito ao lado do qual se lê "escrita pessoal". O quinto ponto tem a palavra "Cocriação" destacada em azul escuro, acompanhada do desenho de uma espiral e das palavras "Votação", "Emenda", "Consulta" e "Cocriação", listadas na vertical. O sexto e último ponto do caminho contém o texto "Coevoluir" em roxo, além do desenho do símbolo do infinito acompanhado dos dizeres "Espalhe a palavra, viva cada dia". O fim do ciclo é indicado com uma seta para cima, acompanhada da data "Maio de 2020". Logo acima desta, há uma segunda seta que contém a legenda "2030". No canto inferior esquerdo, temos a logo da Decathlon e o título "Visão 2030".

Teoria U

A Teoria U oferece soluções práticas para problemas complexos. Além disso, ela se propõe a implementar mudanças e aumentar a produtividade das organizações.

Para torná-la mais tangível, trouxemos um exemplo: muitas empresas passaram ou estão passando por transformações digitais e ágeis. Para que as pessoas colaboradoras compreendam a importância dessa transformação e se engajem no processo, é preciso que elas entendam por que isso está acontecendo.

Assim, estabelece-se uma jornada em direção ao gerenciamento dessa mudança. Isso leva a uma campanha de conscientização, a suspensão de velhos hábitos e o aprendizado de novos. A Teoria U pode ajudar nesse processo e auxiliar o gerenciamento e a implementação da mudança.

A Teoria U é um processo criado por Otto Scharmer que consiste em cinco fases ou movimentos, os quais veremos a seguir.

Até aqui, você aprendeu sobre:

A seguir, falaremos dos cinco movimentos que compõem a Teoria.

Teoria U - 5 movimentos

A Teoria U consiste em um processo e cinco movimentos ou passos. São eles:

A Teoria U é uma teoria complexa, que abrange diversos aspectos filosóficos. Esmiuçaremos cada um deles neste curso.

Como exemplo, digamos que uma empresa X esteja passando por uma transição para o trabalho remoto. Nesse processo, ela percebe que alguns funcionários estão percebendo questões pertinentes.

Eles se queixam de participarem de muitas reuniões on-line, de terem um volume de demandas muito maior do que antes, da ausência de um horário definido para almoço e para encerrar o dia de trabalho, além de outras questões.

Como aumentar a produtividade de forma saudável?

Já que estamos falando disso, é preciso refletir sobre os limites da produtividade. Existe uma produtividade saudável? Se sim, existe aquela que seja tóxica? Na Alura, temos diversos materiais sobre produtividade que vale a pena serem estudados.

Seguindo adiante, as lideranças se reuniram para debater o problema e buscar possíveis soluções. Elas começaram esse mergulho no problema ouvindo as pessoas colaboradoras.

Em seguida, elas passaram para a criação de uma visão de futuro para a empresa, definindo que tipo de trabalho e de rotina elas querem estabelecer, e se comprometeram com essa visão de futuro.

Por fim, as lideranças começaram a trabalhar em soluções e chegaram à criação de um novo processo para gerir as demandas. Com isso, as pessoas colaboradoras conseguiram obter mais previsibilidade no seu trabalho, priorizar as tarefas e entender o objetivo de cada uma.

Em relação à quantidade de reuniões on-line, a empresa adotou novas ferramentas e a comunicação assíncrona para reduzir as horas de reunião.

Para chegar a essa solução, as lideranças passaram pelas cinco fases da Teoria U. Elas começaram por Coiniciar, que busca encontrar um lugar comum, olharam para as suas práticas e entenderam quais eram os padrões do trabalho e quais hábitos poderiam ser deixados para trás.

Depois, elas seguiram para o Cossentir, que corresponde à observação ativa do ambiente e das relações, entendendo o papel de cada pessoa no ecossistema da empresa. Essas duas primeiras fases estão relacionadas ao mergulho no problema, ou seja, à observação da situação atual.

Na base do U, elas passaram por Presenciar e Sentir. Foi o momento que elas criaram a sua visão de futuro e se comprometeram com ela. É aqui que nos conectamos com o nosso propósito e com o que almejamos para o futuro.

Em seguida, as lideranças foram para a etapa Cocriar, em que realização a criação e a testagem dos protótipos. Assim, tudo o que foi almejado para o futuro é colocado em prática nessa fase. É o momento de aprender com experimentos.

Por fim, chegamos à fase Coevoluir, que corresponde à incorporação das novas práticas no ecossistema.

Assim, novas ferramentas para gerir as demandas foram testadas e isso resultou em um novo processo que foi incorporado à empresa. O protótipo se tornou uma solução utilizada no cotidiano das pessoas colaboradoras.

Para facilitar, podemos resumir os cinco movimentos do U em três movimentos gerais:

A Teoria U nos ajuda a inovar a partir do futuro que desejamos criar. Ela nos auxilia na condução do presente para alcançarmos o futuro, abandonando velhos hábitos.

Até aqui, você aprendeu sobre:

Para que a jornada do U seja bem-sucedida, existem sete maneiras de atender a essa Teoria. Falaremos delas a seguir.

Sobre o curso Teoria U: desenvolva soluções práticas para problemas complexos

O curso Teoria U: desenvolva soluções práticas para problemas complexos possui 47 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Empreendedorismo e Startups em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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