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UX Lead: promovendo inovação continua no produto

Como e quando inovar? - Apresentação

Boas-vindas! Meu nome é Tuanny Dias, sou instrutora de UX na Alura e design lead na RD Saúde, e estaremos juntos neste curso para discutir sobre liderança, especificamente no universo de UX.

Audiodescrição: Tuanny se descreve como uma mulher de pele negra, com cabelo escuro longo e ondulado, que está amarrado em um rabo de cavalo, e olhos castanho-escuros. Ela usa um batom roxo, óculos de armação transparente, brincos dourados, e veste uma camisa branca. Ao fundo, uma parede clara iluminada em lilás, com um sofá preto logo atrás da instrutora.

Para quem é este curso?

Este curso é destinado a quem está na posição de sênior e quer dar o próximo passo rumo à liderança. Assim, ao longo das aulas, falaremos sobre liderança voltada para a inovação.

Se você já é liderança e deseja entender como outras lideranças podem ter uma visão sobre inovação, este curso também será interessante.

O que vamos aprender?

Neste curso, vamos elaborar um projeto onde mostraremos o processo de facilitação que um UX Lead realiza para aproximar as pessoas da inovação, principalmente de maneira prática.

A inovação pode ser disruptiva, como a criação de uma startup, ou incremental, onde inovamos em um produto digital de forma sustentável.

O projeto será voltado para aprender e liderar um processo de visão alongada. Como UX Lead, você poderá conduzir uma dinâmica de visão alongada, integrando áreas de produto, tecnologia e agilidade, para que as pessoas olhem criativamente para um problema e gerem ideias inovadoras.

O objetivo é construir soluções inovadoras, trazendo lucro e novas propostas de valor.

A ideia é que você saia deste curso com a habilidade de facilitação, um projeto criado, e o entendimento de como fazer isso, além de uma proposta de roadmap.

Queremos que você aprenda a discutir um problema, seguir o processo, e gerar ideias inovadoras até chegar a um roadmap para desenvolver as ideias.

Conclusão

Todos os cursos da Alura são feitos para serem colocados em prática. Todos os exemplos foram pensados para serem reproduzidos. Portanto, lembre-de que temos um fórum e uma comunidade no Discord onde você pode — e deve — compartilhar suas ideias.

Esperamos que você aproveite o conteúdo! Vamos começar o nosso curso?

Como e quando inovar? - Minha empresa quer inovar

Neste vídeo, vamos conhecer o projeto do nosso curso de forma mais detalhada e, principalmente, o nosso cliente: o e-commerce Zoop Megastore.

Minha empresa quer inovar

A Zoop Megastore é uma empresa que atua no varejo. Na parte física, ela possui poucas lojas em uma região específica, mas há um site e um aplicativo que ela deseja expandir para aumentar suas vendas e melhorar a relação com clientes.

Sabendo que a Zoop busca aumentar vendas e fidelizar clientes, compreendemos que ela precisa inovar. É nesse ponto que nós, como profissionais UX Lead, entramos.

Neste curso, trabalharemos com a inovação no dia a dia, mas não se trata de uma inovação disruptiva, como criar uma startup do zero.

O foco do projeto deste curso é compreender o que acontece no cotidiano das empresas e entender como integrar a inovação no dia a dia para solucionar problemas.

Conhecendo a estrutura da Zoop

A Zoop possui uma estrutura que trabalha com inovação e inteligência artificial. Temos squads específicas para isso, e outras squads relacionadas à venda de produtos no aplicativo, produto digital com o qual trabalharemos. Nessa estrutura, encontramos squads para:

Essas squads estão integradas ao processo que desenvolveremos no projeto do curso: a criação de uma visão alongada. Nesse grupo, que podemos chamar de tribo vertical, temos também atuações cross, que servirão como pares nessa jornada. São elas:

Nós, como Design Leads, lideramos essas pessoas e, ao longo do curso e do projeto, mencionaremos elas. Por isso as apresentamos logo no início.

Como a inovação acontece no dia a dia da Zoop?

Agora que conhecemos a empresa e o time, vamos entender como surge o pedido de inovação e como ele acontece no dia a dia de uma pessoa que trabalha em uma empresa, seja ela grande, média ou pequena, como a Zoop.

Na Zoop, a inovação não surge de um dia para o outro; ela está ligada à resolução de problemas, que podem estar associados a métricas, pesquisas ou situações do cotidiano.

Importante! A inovação sempre vem para resolver alguma dor, e a ideia criativa que temos é a forma como colocaremos a inovação em prática.

Como Design Leads, atuamos na resolução de problemas de usabilidade, facilitando as áreas e centralizando informações. Somos o ponto focal para entender o pedido de stakeholders, bem como pesquisas e problemas do time.

No caso da Zoop, a diretoria identificou problemas relacionados a métricas de negócio que não estão sendo atingidas, o que está diretamente ligado à necessidade de inovar e resolver problemas. No entanto, poderiam surgir outros pedidos, como aumentar vendas ou se destacar no mercado.

Por exemplo: se a Zoop é conhecida apenas em uma região, como expandir o conhecimento do aplicativo para todo o Brasil? Ou como inovar para que uma parceria estratégica seja efetiva, aumentando vendas e visibilidade?

Por onde começar?

Com isso, a liderança segue com o pedido e se junta ao time, que já acompanha métricas e atualiza funcionalidades, olhando para o mercado e entendendo os problemas de usabilidade.

Assim, somos responsáveis por promover dinâmicas para que as pessoas tragam suas ideias e resolvam problemas, ou tratem outros assuntos por meio da inovação. Embora pareça abstrato, abordaremos esses temas na prática a seguir.

Conclusão

Agora que entendemos de onde vem o pedido por inovações, quem somos na empresa, e onde estamos nesse cenário, podemos partir próximo vídeo, onde olharemos mais para a inovação!

Como e quando inovar? - Olhando para inovação

No vídeo anterior, discutimos que a pessoa UX Lead atua como intermediária entre a área de negócios e sua equipe. Ela é responsável por monitorar o que a equipe está fazendo, ouvir os planos da área de negócios, e entender as métricas, transitando constantemente entre diferentes lados.

Agora, precisamos entender por que a pessoa UX Lead é responsável por olhar para a inovação, em vez de delegar essa tarefa para alguma pessoa da equipe.

Olhando para a inovação

Talvez você pense o seguinte:

"Quando eu era UX sênior, eu cuidava da inovação na minha squad e no meu produto. Por que agora, como UX Lead, devo focar na inovação em vez de delegar isso para pessoas lideradas?".

Analisando o cenário da Zoop

Observe o organograma abaixo:

Organograma de equipe com a inscrição 'Tribo Jornada de compra' na parte superior. Apresenta o ícone de UX Lead seguido por duas categorias: 'Especialistas → Atuação Cross' e 'Squads'. Na primeira categoria, há três cartões de membros da equipe com fotos, nomes, funções e tempo de experiência. Na segunda, há seis subcategorias intituladas 'Inovação e IA', 'Checkout', 'Avaliações e comentários', 'Detalhes do produto', 'Wishlist' e 'Cashback', cada uma contendo cartões de membros da equipe com designações similares.

Temos um time formado por pessoas lideradas e por pessoas que cuidam de cada squad. Essas pessoas possuem atividades específicas que, particularmente, gostamos de gerenciar no Notion.

O link do Notion preenchido está disponível para acesso nesta aula.

A ideia é acompanhar o que cada pessoa liderada está executando, não para microgerenciamento, mas para entender os projetos em andamento, tanto a nível de design quanto a nível de squad.

Ao observar os projetos, identificamos 13 em andamento e 5 para começar no próximo trimestre, ou seja, nos próximos quatro meses. Isso significa que as pessoas lideradas têm trabalho para executar nesse período, e esse trabalho pode estar fechado, com uma ideia elaborada, ou próximo de fechar.

É difícil encontrar uma ideia no Notion que seja uma inovação completa, pois se trata de um roadmap pensado, com base nos processos criados. São melhorias esperadas para o produto ou inovações que queremos desenvolver. Chamamos isso de tocar a operação, executar projetos para atender as features e OKRs do dia a dia, atingir metas, e aumentar a receita.

Lembre-se! Cada squad possui suas metas específicas.

Quando mencionamos um backlog ou atividades para os próximos quatro meses, significa que nossas pessoas lideradas possuem atividades planejadas. Observe o roadmap abaixo:

Linha do tempo de projeto com marcos distribuídos entre outubro e fevereiro, mostrando as datas e atividades planejadas, tais como 'Market Research' em 28 de outubro, 'Update User Interface' em 4 de novembro, 'Enhance User Experience' em 18 de novembro, 'Implement New Payment Gateway' em 9 de dezembro, 'Optimize Database Performance' em 23 de dezembro, 'Integrate Customer Feedback' em 2 de janeiro, 'Bug Fixes and Testing' em 9 de janeiro, 'Prepare Marketing Campaign' em 14 de janeiro, 'Monitor Performance Metrics' em 21 de janeiro e 'Launch New Features' em 27 de janeiro. A linha do tempo é representada por uma linha horizontal azul com setas que liga pontos azuis associados a cada evento, destacados por caixas de texto azuis-claras.

Durante este período, as pessoas lideradas podem pensar em inovação e melhorias, mas não teremos tempo para aprofundar nelas ou realizar pesquisas.

Onde entramos nesse caso? A pessoa Design Lead precisa pensar em onde ninguém olha, ou seja, de 6 a 12 meses, até no máximo 2 anos à frente. Precisamos criar dinâmicas para que as áreas entendam a importância de pensar no futuro. No entanto, esse trabalho não é feito sozinho.

Em algumas empresas, a pessoa GPM (Group Product Manager) pode liderar a visão de longo prazo do produto, com a participação de PMs, do pessoal de tecnologia, de designers do dia a dia, entre outras pessoas da empresa.

O profissional UX Designer, com suas habilidades em facilitação, em criação de design sprints, e também em inovação, possui um papel importante. Designers, especialmente com experiência em serviço ou ilustração, conseguem juntar ideias para construir coisas.

É isso que fazemos diariamente: transformamos ideias em palavras para criar telas. Por isso, frequentemente, designers são chamados para facilitar, juntar ideias e pessoas, e organizar dinâmicas e eventos para obter resultados palpáveis.

Em outras palavras, UX Leads são facilitadores dinâmicos. Por isso, junto a outras lideranças, precisamos olhar para o futuro. Isso demanda tempo, experiência e atividades que não podemos delegar ao time, pois eles já têm suas demandas.

Conclusão

Nas próximas aulas, discutiremos como gerenciar agendas e dinâmicas, promovendo inovação e olhando para o futuro. Nos encontramos na sequência!

Sobre o curso UX Lead: promovendo inovação continua no produto

O curso UX Lead: promovendo inovação continua no produto possui 138 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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