Boas-vindas! Meu nome é Tuanny Dias, sou instrutora de UX na Alura e design lead na RD Saúde, e estaremos juntos neste curso para discutir sobre liderança, especificamente no universo de UX.
Audiodescrição: Tuanny se descreve como uma mulher de pele negra, com cabelo escuro longo e ondulado, que está amarrado em um rabo de cavalo, e olhos castanho-escuros. Ela usa um batom roxo, óculos de armação transparente, brincos dourados, e veste uma camisa branca. Ao fundo, uma parede clara iluminada em lilás, com um sofá preto logo atrás da instrutora.
Este curso é destinado a quem está na posição de sênior e quer dar o próximo passo rumo à liderança. Assim, ao longo das aulas, falaremos sobre liderança voltada para a inovação.
Se você já é liderança e deseja entender como outras lideranças podem ter uma visão sobre inovação, este curso também será interessante.
Neste curso, vamos elaborar um projeto onde mostraremos o processo de facilitação que um UX Lead realiza para aproximar as pessoas da inovação, principalmente de maneira prática.
A inovação pode ser disruptiva, como a criação de uma startup, ou incremental, onde inovamos em um produto digital de forma sustentável.
O projeto será voltado para aprender e liderar um processo de visão alongada. Como UX Lead, você poderá conduzir uma dinâmica de visão alongada, integrando áreas de produto, tecnologia e agilidade, para que as pessoas olhem criativamente para um problema e gerem ideias inovadoras.
O objetivo é construir soluções inovadoras, trazendo lucro e novas propostas de valor.
A ideia é que você saia deste curso com a habilidade de facilitação, um projeto criado, e o entendimento de como fazer isso, além de uma proposta de roadmap.
Queremos que você aprenda a discutir um problema, seguir o processo, e gerar ideias inovadoras até chegar a um roadmap para desenvolver as ideias.
Todos os cursos da Alura são feitos para serem colocados em prática. Todos os exemplos foram pensados para serem reproduzidos. Portanto, lembre-de que temos um fórum e uma comunidade no Discord onde você pode — e deve — compartilhar suas ideias.
Esperamos que você aproveite o conteúdo! Vamos começar o nosso curso?
Neste vídeo, vamos conhecer o projeto do nosso curso de forma mais detalhada e, principalmente, o nosso cliente: o e-commerce Zoop Megastore.
A Zoop Megastore é uma empresa que atua no varejo. Na parte física, ela possui poucas lojas em uma região específica, mas há um site e um aplicativo que ela deseja expandir para aumentar suas vendas e melhorar a relação com clientes.
Sabendo que a Zoop busca aumentar vendas e fidelizar clientes, compreendemos que ela precisa inovar. É nesse ponto que nós, como profissionais UX Lead, entramos.
Neste curso, trabalharemos com a inovação no dia a dia, mas não se trata de uma inovação disruptiva, como criar uma startup do zero.
O foco do projeto deste curso é compreender o que acontece no cotidiano das empresas e entender como integrar a inovação no dia a dia para solucionar problemas.
A Zoop possui uma estrutura que trabalha com inovação e inteligência artificial. Temos squads específicas para isso, e outras squads relacionadas à venda de produtos no aplicativo, produto digital com o qual trabalharemos. Nessa estrutura, encontramos squads para:
- Página de checkout;
- Página de avaliações e comentários, referente às avaliações que pessoas usuárias deixam ou consomem ao comprar um produto;
- Página de detalhes do produto;
- Seção de favoritos (wishlist);
- E sistema de cashback, relacionado à fidelização.
Essas squads estão integradas ao processo que desenvolveremos no projeto do curso: a criação de uma visão alongada. Nesse grupo, que podemos chamar de tribo vertical, temos também atuações cross, que servirão como pares nessa jornada. São elas:
- UX Writer;
- Principal Product Designer;
- E Service Designer.
Nós, como Design Leads, lideramos essas pessoas e, ao longo do curso e do projeto, mencionaremos elas. Por isso as apresentamos logo no início.
Agora que conhecemos a empresa e o time, vamos entender como surge o pedido de inovação e como ele acontece no dia a dia de uma pessoa que trabalha em uma empresa, seja ela grande, média ou pequena, como a Zoop.
Na Zoop, a inovação não surge de um dia para o outro; ela está ligada à resolução de problemas, que podem estar associados a métricas, pesquisas ou situações do cotidiano.
Importante! A inovação sempre vem para resolver alguma dor, e a ideia criativa que temos é a forma como colocaremos a inovação em prática.
Como Design Leads, atuamos na resolução de problemas de usabilidade, facilitando as áreas e centralizando informações. Somos o ponto focal para entender o pedido de stakeholders, bem como pesquisas e problemas do time.
No caso da Zoop, a diretoria identificou problemas relacionados a métricas de negócio que não estão sendo atingidas, o que está diretamente ligado à necessidade de inovar e resolver problemas. No entanto, poderiam surgir outros pedidos, como aumentar vendas ou se destacar no mercado.
Por exemplo: se a Zoop é conhecida apenas em uma região, como expandir o conhecimento do aplicativo para todo o Brasil? Ou como inovar para que uma parceria estratégica seja efetiva, aumentando vendas e visibilidade?
Por onde começar?
- Oportunidades de aumento nas vendas;
- Problemas relacionados a métricas de negócio;
- Estudos de potencial no mercado;
- Parcerias estratégicas;
- Pensamento olhando para o futuro.
Com isso, a liderança segue com o pedido e se junta ao time, que já acompanha métricas e atualiza funcionalidades, olhando para o mercado e entendendo os problemas de usabilidade.
Assim, somos responsáveis por promover dinâmicas para que as pessoas tragam suas ideias e resolvam problemas, ou tratem outros assuntos por meio da inovação. Embora pareça abstrato, abordaremos esses temas na prática a seguir.
Agora que entendemos de onde vem o pedido por inovações, quem somos na empresa, e onde estamos nesse cenário, podemos partir próximo vídeo, onde olharemos mais para a inovação!
No vídeo anterior, discutimos que a pessoa UX Lead atua como intermediária entre a área de negócios e sua equipe. Ela é responsável por monitorar o que a equipe está fazendo, ouvir os planos da área de negócios, e entender as métricas, transitando constantemente entre diferentes lados.
Agora, precisamos entender por que a pessoa UX Lead é responsável por olhar para a inovação, em vez de delegar essa tarefa para alguma pessoa da equipe.
Talvez você pense o seguinte:
"Quando eu era UX sênior, eu cuidava da inovação na minha squad e no meu produto. Por que agora, como UX Lead, devo focar na inovação em vez de delegar isso para pessoas lideradas?".
Observe o organograma abaixo:
Temos um time formado por pessoas lideradas e por pessoas que cuidam de cada squad. Essas pessoas possuem atividades específicas que, particularmente, gostamos de gerenciar no Notion.
O link do Notion preenchido está disponível para acesso nesta aula.
A ideia é acompanhar o que cada pessoa liderada está executando, não para microgerenciamento, mas para entender os projetos em andamento, tanto a nível de design quanto a nível de squad.
Ao observar os projetos, identificamos 13 em andamento e 5 para começar no próximo trimestre, ou seja, nos próximos quatro meses. Isso significa que as pessoas lideradas têm trabalho para executar nesse período, e esse trabalho pode estar fechado, com uma ideia elaborada, ou próximo de fechar.
É difícil encontrar uma ideia no Notion que seja uma inovação completa, pois se trata de um roadmap pensado, com base nos processos criados. São melhorias esperadas para o produto ou inovações que queremos desenvolver. Chamamos isso de tocar a operação, executar projetos para atender as features e OKRs do dia a dia, atingir metas, e aumentar a receita.
Lembre-se! Cada squad possui suas metas específicas.
Quando mencionamos um backlog ou atividades para os próximos quatro meses, significa que nossas pessoas lideradas possuem atividades planejadas. Observe o roadmap abaixo:
Durante este período, as pessoas lideradas podem pensar em inovação e melhorias, mas não teremos tempo para aprofundar nelas ou realizar pesquisas.
Onde entramos nesse caso? A pessoa Design Lead precisa pensar em onde ninguém olha, ou seja, de 6 a 12 meses, até no máximo 2 anos à frente. Precisamos criar dinâmicas para que as áreas entendam a importância de pensar no futuro. No entanto, esse trabalho não é feito sozinho.
Em algumas empresas, a pessoa GPM (Group Product Manager) pode liderar a visão de longo prazo do produto, com a participação de PMs, do pessoal de tecnologia, de designers do dia a dia, entre outras pessoas da empresa.
O profissional UX Designer, com suas habilidades em facilitação, em criação de design sprints, e também em inovação, possui um papel importante. Designers, especialmente com experiência em serviço ou ilustração, conseguem juntar ideias para construir coisas.
É isso que fazemos diariamente: transformamos ideias em palavras para criar telas. Por isso, frequentemente, designers são chamados para facilitar, juntar ideias e pessoas, e organizar dinâmicas e eventos para obter resultados palpáveis.
Em outras palavras, UX Leads são facilitadores dinâmicos. Por isso, junto a outras lideranças, precisamos olhar para o futuro. Isso demanda tempo, experiência e atividades que não podemos delegar ao time, pois eles já têm suas demandas.
Nas próximas aulas, discutiremos como gerenciar agendas e dinâmicas, promovendo inovação e olhando para o futuro. Nos encontramos na sequência!
O curso UX Lead: promovendo inovação continua no produto possui 138 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.