De acordo com a Amazon, “Observabilidade” descreve o quão bem você pode entender o que está acontecendo em um sistema, frequentemente instrumentando-o para coletar métricas, logs ou rastreamentos.
Na nuvem, a observabilidade pode ser difícil de alcançar devido à grande complexidade do sistema. Seja em data centers ou na nuvem, para atingir a excelência operacional e atender aos objetivos de negócios, você precisa entender o desempenho de seus sistemas.
Nesse sentido, as soluções de observabilidade permitem que você colete e analise dados de aplicativos e infraestrutura, para que possa entender seus estados internos e ser alertado, solucionar e resolver problemas a partir da disponibilidade e performance de aplicativos para melhorar a experiência do usuário final.
Os containers proporcionam uma maneira padrão de empacotar código, configurações e dependências de seu aplicativo em um único objeto.
Um container contém tudo o que é necessário para que o aplicativo seja executado de maneira consistente, independentemente do ambiente em que está sendo implantado.
Os containers são baseados na tecnologia de virtualização a nível de sistema operacional, em que o sistema operacional do host é compartilhado entre os containers. Isso permite que os containers sejam mais leves e rápidos do que as máquinas virtuais tradicionais, além de consumirem menos recursos.
Ao utilizar containers, os desenvolvedores podem criar ambientes consistentes de desenvolvimento, teste e produção. Os containers permitem que os aplicativos sejam implantados facilmente em diferentes plataformas, como servidores locais, data centers ou provedores de nuvem, garantindo a portabilidade do software.
Além disso, os containers fornecem isolamento entre os aplicativos, o que significa que cada container é executado de forma independente, sem interferência uns com os outros. Isso permite que várias aplicações coexistam no mesmo sistema, sem conflitos de dependências ou configurações.
Os containers são gerenciados por plataformas de orquestração, como o Docker ou o Kubernetes, que facilitam a implantação, o escalonamento e o gerenciamento de um grande número de containers em um ambiente distribuído. Essas plataformas oferecem recursos avançados, como balanceamento de carga, auto escalabilidade e recuperação automática de falhas.
O que você vai aprender nesta formação?
Nesta formação, você terá a oportunidade de aprender a utilizar os serviços ECS e EKS da AWS, adquirindo habilidades para escalar suas aplicações de maneira eficiente e ágil. Além disso, será introduzido à ferramenta CloudWatch, capacitando-se a melhorar a performance de seus aplicativos, usuários e infraestrutura.