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Service Design na prática: do entendimento ao sucesso do serviço em negócios digitais

A formação “Service Design na prática” é um guia para profissionais que desejam compreender e aplicar as metodologias e ferramentas do Service Design no desenvolvimento de serviços de sucesso.

A jornada começa com a compreensão dos fundamentos do Service Design, com uma visão geral aplicável para quem deseja ter um conhecimento mais generalista sobre o tema. Na sequência, passa por um aprofundamento em processos que promovem a identificação das necessidades do usuário, mapeamento da jornada do usuário e criação de personas, até a geração e prototipação de ideias, teste do protótipo, implementação e gestão de projetos, guiados por essa ótica.

Com esta formação, te convidamos a evoluir seu conhecimento e habilidades, por meio do domínio de abordagens e práticas avançadas do Service Design.

POR QUE CONHECER ABORDAGENS E PRÁTICAS AVANÇADAS DO SERVICE DESIGN É IMPORTANTE PARA O MEU DIA A DIA?

Aprender Service Design pode ser um diferencial para profissionais que desejam se destacar em sua atuação e atender às demandas cada vez mais complexas do mercado digital.

Além de se aprofundar na essência do Service Design, é importante saber entender o ponto de vista das diferentes partes interessadas, saber dialogar com profissionais de desenvolvimento e outras áreas do negócio, com foco na construção de processos que proporcionem boas experiências para pessoas usuárias, colaboradores e por consequência, valor para o negócio.

POR QUE DEVO INVESTIR EM ABORDAGENS E PRÁTICAS AVANÇADAS DO SERVICE DESIGN?

A formação oferece orientações práticas para lidar com os desafios da criação e do desenvolvimento de negócios pela lógica de serviços, a partir de uma narrativa que contextualiza o desenvolvimento e a evolução de produtos digitais. Ao investir neste conhecimento, você adquire mais insumos para analisar e melhorar a experiência do usuário e a performance do serviço na organização em que atua.

Percebeu que tem bastante coisa para você estudar, não é mesmo? Mas não se preocupe, a Formação “Service Design na prática” da Alura vai te preparar para tudo isso.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Gabriela de Lima

    Sou formada em Design Gráfico, e trabalho com UX Writing e UX/UI Design, além das próprias artes gráficas que aprendi na minha formação acadêmica. É um alegria dizer que, hoje em dia, posso compartilhar meu conhecimento com todos vocês através de aulas, artigos e papos. Sempre bom poder contribuir com a carreira profissional de cada futuro designer!

  • Gabriela de Lima

    Sou formada em Design Gráfico, e trabalho com UX Writing e UX/UI Design, além das próprias artes gráficas que aprendi na minha formação acadêmica. É um alegria dizer que, hoje em dia, posso compartilhar meu conhecimento com todos vocês através de aulas, artigos e papos. Sempre bom poder contribuir com a carreira profissional de cada futuro designer!

  • Deise da Luz

    Olá! Sou professora nas áreas de Design e Marketing. Atualmente, trabalho como professora na Escola de UX e Design da Alura. Sou publicitária de formação e tenho mestrado em Design Estratégico. O Design Estratégico permite transitar no mundo dos negócios, design e inovação, ampliando a dimensão empresarial para uma construção que se baseia no usuário, na organização, no ecossistema e na sociedade. No mercado, atuo como mentora de carreira através da metodologia do LifeDesign.

  • Deise da Luz

    Olá! Sou professora nas áreas de Design e Marketing. Atualmente, trabalho como professora na Escola de UX e Design da Alura. Sou publicitária de formação e tenho mestrado em Design Estratégico. O Design Estratégico permite transitar no mundo dos negócios, design e inovação, ampliando a dimensão empresarial para uma construção que se baseia no usuário, na organização, no ecossistema e na sociedade. No mercado, atuo como mentora de carreira através da metodologia do LifeDesign.

  • Aline Roque Klein

    Aline é professora e consultora nas áreas de marketing e design com foco em inovação , transformação digital e estratégias para negócios digitais. É formada em Administração de Empresas, Marketing, Mestra em Design pela Unisinos, Especialista em Educação pela PUCRS e Arquiteta de Soluções pela FIAP. Atualmente, integra o time da Alura como Head das Escolas de Gestão e Design, além de liderar o Chapter de Agilidade da área de conteúdo da empresa.

  • Aline Roque Klein

    Aline é professora e consultora nas áreas de marketing e design com foco em inovação , transformação digital e estratégias para negócios digitais. É formada em Administração de Empresas, Marketing, Mestra em Design pela Unisinos, Especialista em Educação pela PUCRS e Arquiteta de Soluções pela FIAP. Atualmente, integra o time da Alura como Head das Escolas de Gestão e Design, além de liderar o Chapter de Agilidade da área de conteúdo da empresa.

  • Bárbara Mendonça

  • Bárbara Mendonça

  • Tuanny Dias

    Eu sou Product Designer Lead, Professora de UX e Palestrante. Tenho formação em banco de dados pela FATEC e especialização em engenharia de requisitos pela IREB. Trabalho a mais de 10 anos com criação de produtos e serviços digitais. Sou apaixonada por educação, tenho 2 gatos e adoro viajar. Meu sonho é conhecer os 10 jardins mais bonitos do mundo!

  • Tuanny Dias

    Eu sou Product Designer Lead, Professora de UX e Palestrante. Tenho formação em banco de dados pela FATEC e especialização em engenharia de requisitos pela IREB. Trabalho a mais de 10 anos com criação de produtos e serviços digitais. Sou apaixonada por educação, tenho 2 gatos e adoro viajar. Meu sonho é conhecer os 10 jardins mais bonitos do mundo!

Passo a passo
  1. 1 Service Design: da compreensão do usuário à melhoria contínua em negócios digitais

    Nessa etapa, você irá compreender os fundamentos do Service Design, aprendendo sobre como enxergar o design de produtos digitais pela lógica de serviços e a importância das diferentes partes interessadas na construção do processo. Serão apresentados de forma prática os fundamentos de Service Design e suas aplicações em negócios digitais, além de como colocar o usuário no centro do processo. Nos passos seguintes, poderá experimentar um mergulho profundo nas diferentes etapas, buscando um conhecimento avançado em cada uma delas.

  2. 2 Service design: explorando o universo do usuário com técnicas avançadas de pesquisa

    Nessa etapa, você irá mergulhar no contexto do usuário, identificando suas necessidades, desejos e expectativas em relação à experiência com o negócio em diferentes pontos de contato. Será apresentado como mapear a jornada do usuário, criar personas para representar suas necessidades e como dar visibilidade a essa construção para a tomada de decisões de negócio a partir delas.

    • Curso Service Design: exploração em Design de Serviço

      08h
      • Aprenda a estruturar planejamentos de pesquisa que sejam objetivos e assertivos
      • Realize a construção e aplicação de processos de pesquisa com os métodos de Observação Não Participativa e Grupo Focal
      • Saiba como organizar e analisar dados complexos
      • Entenda como montar Mapas de Rede de Valor e Mapas de Ecossistema
      • Aprenda como fazer apresentações de resultados para stakeholders
    • Artigo Jornada do usuário em Service Design: guia prático | Alura

  3. 3 Service design: criando protótipos com Service Blueprint

    Nesta etapa, você irá explorar com profundidade a ferramenta Service Blueprint aplicada a um projeto digital. Aprenda a mapear processos e otimizar experiências com o uso de técnicas poderosas.

    • Curso Service Design: criando o Blueprint de um serviço digital

      08h
      • Demonstre compreensão dos princípios e conceitos fundamentais do service blueprint
      • Utilize o service blueprint para mapear e visualizar processos de serviço existentes, identificando pontos de falha, oportunidades de melhoria e possíveis impactos nas experiências dos clientes
      • Avalie criticamente os diferentes elementos do service blueprint, como linhas de interação, evidências físicas e pontos de contato, para identificar áreas de atrito, ineficiências ou lacunas na prestação de serviços
      • Projete e desenvolva service blueprints eficazes para novos serviços ou melhorias em serviços existentes, considerando as necessidades e expectativas dos usuários, a viabilidade técnica e os requisitos de negócios
      • Avalie a eficácia e a usabilidade dos service blueprints, utilizando critérios e indicadores relevantes, para determinar o impacto das melhorias propostas nos processos de serviço e nas experiências dos clientes
    • Artigo As melhores práticas para criar protótipos de Service Design | Alura

  4. 4 Gerenciando projetos com Service Design: da concepção à implementação de soluções centradas no usuário

    Nesta etapa, você irá aprender os conceitos e ferramentas de gestão de projetos em Service Design, incluindo definição do escopo e objetivos, desenvolvimento de plano de ação e implementação de soluções centradas no usuário. Aprenderá a monitorar e avaliar os resultados do projeto promovendo ações de melhoria contínua, pela ótica do service design.

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UX & Design

Além dessa, a categoria UX & Design conta com cursos de Usabilidade e UX, Vídeo e Motion, 3D,e mais...

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