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Detalhes fazem a diferença. Pesquisar para conhecer!

Para criar produtos e serviços que sejam úteis e tragam uma boa experiência para as pessoas usuárias, precisamos entender as suas dores e necessidades, e para realizar esse trabalho temos diversas técnicas de pesquisa que vão desde ouvir o que o usuário pensa sobre, até entender o comportamento que ele tem usando um produto digital ou serviço. Chamamos essa vertente de UX Research, que fica dentro do guarda chuva de disciplinas de UX Design.

Nesta formação você vai aprender as metodologias de pesquisa mais utilizadas na rotina de quem trabalha como UX Researcher. Você vai conhecer técnicas qualitativas como a entrevista com usuários, pesquisa etnográfica e testes de usabilidade. Vai poder avaliar comportamento e interações mapeando jornadas e documentar estratégias conhecendo o mercado e seus concorrentes com a pesquisa.

Esta formação é uma atualização das formações de UX Research e Pesquisas qualitativas para UX Research. Se você está estudando alguma dessas duas formações e gostaria de continuar, clique nos links e acesse:

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Tuanny Dias

    Eu sou Product Designer Lead, Professora de UX e Palestrante. Tenho formação em banco de dados pela FATEC e especialização em engenharia de requisitos pela IREB. Trabalho a mais de 10 anos com criação de produtos e serviços digitais. Sou apaixonada por educação, tenho 2 gatos e adoro viajar. Meu sonho é conhecer os 10 jardins mais bonitos do mundo!

  • Tuanny Dias

    Eu sou Product Designer Lead, Professora de UX e Palestrante. Tenho formação em banco de dados pela FATEC e especialização em engenharia de requisitos pela IREB. Trabalho a mais de 10 anos com criação de produtos e serviços digitais. Sou apaixonada por educação, tenho 2 gatos e adoro viajar. Meu sonho é conhecer os 10 jardins mais bonitos do mundo!

  • Andre Tardelli

    André é instrutor da Alura na área de UX, além de atuar como Product Designer na Raia Drogasil. Mestrando na Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu a paixão por ensinar desde cedo, buscando sempre transmitir seus conhecimentos de forma dinâmica e inovadora. Atualmente tem como foco de pesquisa implementar conceitos de psicologia aplicados à tecnologia, buscando novas formas de humanizar as interações realizadas no meio digital.

  • Andre Tardelli

    André é instrutor da Alura na área de UX, além de atuar como Product Designer na Raia Drogasil. Mestrando na Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolveu a paixão por ensinar desde cedo, buscando sempre transmitir seus conhecimentos de forma dinâmica e inovadora. Atualmente tem como foco de pesquisa implementar conceitos de psicologia aplicados à tecnologia, buscando novas formas de humanizar as interações realizadas no meio digital.

  • Paula Faria

    Oi, eu sou a Paula Faria! Sou designer gráfica para produtos digitais desde 2001 e já atuei em diversas empresas de TI para clientes privados e governo. Sou mestre em design de informação e interação pela UnB, mentora de UX na aceleradora de startups Cotidiano e dou aula de UX e Design para pós-graduação também! Hoje atuo no Sebrae Nacional como UX Designer e sou mãe da Olívia e da Isabel : ) Espero aprender e ajudar vocês nessa nossa jornada no mundo das interfaces, interações e experiências! ♡

  • Paula Faria

    Oi, eu sou a Paula Faria! Sou designer gráfica para produtos digitais desde 2001 e já atuei em diversas empresas de TI para clientes privados e governo. Sou mestre em design de informação e interação pela UnB, mentora de UX na aceleradora de startups Cotidiano e dou aula de UX e Design para pós-graduação também! Hoje atuo no Sebrae Nacional como UX Designer e sou mãe da Olívia e da Isabel : ) Espero aprender e ajudar vocês nessa nossa jornada no mundo das interfaces, interações e experiências! ♡

  • Mateus Villain

    Product designer, instrutor de UX na Alura, pro player de Figma e especialista em Harry Potter.

  • Mateus Villain

    Product designer, instrutor de UX na Alura, pro player de Figma e especialista em Harry Potter.

  • Gabriela de Lima

    Sou formada em Design Gráfico, e trabalho com UX Writing e UX/UI Design, além das próprias artes gráficas que aprendi na minha formação acadêmica. É um alegria dizer que, hoje em dia, posso compartilhar meu conhecimento com todos vocês através de aulas, artigos e papos. Sempre bom poder contribuir com a carreira profissional de cada futuro designer!

  • Gabriela de Lima

    Sou formada em Design Gráfico, e trabalho com UX Writing e UX/UI Design, além das próprias artes gráficas que aprendi na minha formação acadêmica. É um alegria dizer que, hoje em dia, posso compartilhar meu conhecimento com todos vocês através de aulas, artigos e papos. Sempre bom poder contribuir com a carreira profissional de cada futuro designer!

  • Roberto Sabino

    Sabino é autor dos livros : Excel Básico para o Mundo do Trabalho, PowerPoint 2019, Windows 10, Excel 2019 e Excel 2019 Avançado pela Editora Senac. Pós-Graduado em Mercados Financeiros pelo Mackenzie-SP e Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC-SP, Certificado em Engenharia de Requisitos pelo IREB. Empreendedor no site Office Resolve, é entusiasta do uso das ferramentas Office como aceleradores da produtividade. Tem como hobby criar novas ferramentas automatizadas com a linguagem VBA.

  • Roberto Sabino

    Sabino é autor dos livros : Excel Básico para o Mundo do Trabalho, PowerPoint 2019, Windows 10, Excel 2019 e Excel 2019 Avançado pela Editora Senac. Pós-Graduado em Mercados Financeiros pelo Mackenzie-SP e Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC-SP, Certificado em Engenharia de Requisitos pelo IREB. Empreendedor no site Office Resolve, é entusiasta do uso das ferramentas Office como aceleradores da produtividade. Tem como hobby criar novas ferramentas automatizadas com a linguagem VBA.

  • Alanis Presotto

  • Alanis Presotto

Passo a passo
  1. 1 Imersão no problema

    Neste primeiro passo vamos conhecer as metodologias de pesquisas usadas para coletar dados qualitativos, quantitativos, comportamentais e atitudinais. Antes de começar a pesquisar é importante identificar qual técnica de pesquisa responde as perguntas que você precisa!

    Vamos conduzir duas entrevistas, uma de profundidade para conhecer as dores das pessoas usuárias e outra etnográfica porque todo o contexto em que está inserido importa!

    No final, teremos feito uma imersão aos problemas em profundidade.

    • Artigo UX Research: o que é, o que faz e um Guia para iniciar | Alura

    • Curso UX Research: metodologias e imersão em pesquisa

      10h
      • Conheça as metodologias de pesquisa mais utilizadas em UX Design
      • Estruture um plano de pesquisa
      • Entenda quais metodos de pesquisa podem ser feitas no processo de criação de produtos digitais
      • Desenvolva uma Desk Research
      • Crie um repositório de pesquisa para documentar seus processos e descobertas
    • Site Dos Requisitos ao Design | Alura Cursos Online

    • Alura+ Criando um Roadmap diretamente no Trello

    • Curso Design Thinking: viabilizando soluções

      08h
      • Conduza o processo criativo de ideias de maneira organizada
      • Transforme desafios complexos em soluções tangíveis
      • Priorize as necessidades mais importantes do seu problema de acordo com o escopo
      • Viabilize soluções de acordo com o contexto
      • Aplique o processo de descobertas e definições conduzidas em um portfolio
    • Curso UX Research: entrevistando pessoas usuárias

      10h
      • Saiba como achar oportunidades de efetuar a pesquisa com usuários
      • Crie o roteiro para executar a pesquisa
      • Aprenda a realizar recrutamento de usuários
      • Entenda como conduzir uma entrevista de profundidade
      • Conheça formas de tabular os dados obtidos da entrevista
      • Estruture os resultados da pesquisa para apresentar as partes interessadas
  2. 2 Definição do problema

    Conhecendo a nossa pessoa usuária e as dores relacionadas ao uso de produtos digitais, conseguimos desenhar a jornada de atuação, etapa importante para identificar e priorizar quais problemas que queremos resolver.

    Como nem só de pesquisa com pessoas usuárias vive um ux researcher, nessa etapa vamos conhecer o benchmarking com o olhar estrátegico para o mercado e perceber como estudar os concorrentes é importante para o produto e para a solução que vamos construir.

    • Curso UX Research: mapeando a experiência da pessoa usuária

      10h
      • Entenda como realizar o processo de mapeamento de experiências dos usuários
      • Saiba como desenvolver personas para seu projeto a partir de entrevistas de profundidade
      • Construa o mapa de jornada do usuário completo e identifique oportunidades de atuação e melhoria
      • Entenda como usar os fluxos de uso para desenhar funções em produtos digitais
      • Conheça formas de documentar os artefatos de pesquisa em seu projeto
    • Site Prototipação – Layers ponto tech #81

    • Curso UX Research: construindo o Benchmarking estratégico

      08h
      • Construa o benchmarking realizando o planejamento, a execução e a exibição de resultados
      • Compreenda quais são os 3 tipos de ténicas de benchmarking mais utilizadas dentro do universo de produto digital
      • Saiba como o benchmarking pode ser usado como visão estratégica
      • Identifique as etapas do Double Diamond que você pode utilizar na análise de concorrentes
      • Conheça formas de documentar um benchmarking
  3. 3 Desenvolvendo soluções a partir de pesquisas

    A construção de artefatos para fortaceler os dados e informações são de extrema importância no processo de pesquisa como um todo. Vale ressaltar que no momento de desenvolvimento ideias e telas, também realizamos pesquisas, mas dessa vez voltadas para o produto e não apenas para a pessoa usuária.

    Nesta etapa vamos dar um passo em direção a solução e conhecer de forma rápida quais artefatos podem nos ajudar a melhorar a experiência do produto e conhecer técnicas que auxiliam no desenvolvimento de telas como card sorting e Tree Testing.

    Ah, também vamos falar de acessibilidade, afinal devemos criamos produtos para todas as pessoas e pesquisadores são fundamentais e responsáveis por isso!

    • Curso UX Research: imersão em artefatos de pesquisas quantitativas

      08h
      • Conheça as vantagens dos métodos quantitativos de pesquisa
      • Aprenda como planejar e aplicar os métodos de Formulários, Card Sorting e Teste A/B
      • Entenda como utilizar boas práticas para esses três métodos de pesquisa
      • Conheça pontos importantes para documentar e apresentar os resultados para stakeholders
    • Site Desafios UX/UI | Crie um portfólio encarando um cenário profissional real | Alura Cursos Online

    • Alura+ Currículo Criativo: Dá pra fazer?

    • Curso UX Research: trazendo a acessibilidade para projetos digitais

      12h
      • Aprenda o que é acessibilidade de um produto digital
      • Entenda quem, quando e como considerar acessibilidade em um time de produto digital
      • Conheça mitos e verdades em relação a acessibilidade e barreiras
      • Entenda os aspectos a serem avaliados em uma interface em relação a acessibilidade
      • Saiba como você e seu time podem começar a agir pela acessibilidade na sua organização
      • Conheça as ações e atuações de UX em um produto acessível
  4. 4 Testes e validações para entrega

    E para fechar nosso processo de pesquisa, vamos conhecer as etapas que validam nossas criações, é o momento de colocar o produto na mão da pessoa usuária e fazer os testes de usabilidade, afinal projetamos o produto digital para ela! Aprenderemos a coletar feedbacks e avaliar se a interface criada realmente tem usabilidade ou não.

    Quando o produto já está em produção e rodando nos celulares e telas de computadores, também podemos fazer pesquisas e testes, é nesse hora que a avaliação de interface com heuristicas é mais utilizado.

    Fechando assim, o ciclo de desenvolvimento de produto digital voltado para especialidade de UX Research.

    • Curso UX Research: avaliando interfaces com heurísticas

      08h
      • Aprenda o que são as heurísticas de Nielsen
      • Entenda quem, quando e como aplicar a avaliação heurística
      • Conheça cada uma das 10 heurísticas e aprenda como identificá-las
      • Aprenda a avaliar uma interface usando heurísticas
      • Saiba como preparar o relatório de entrega para os stakeholders e para o time do projeto
    • Curso UI Design: teste de usabilidade

      06h
      • Aprenda a aplicar testes de usabilidade em produtos digitais
      • Conheça as diferentes formas de aplicação de teste de usabilidade
      • Entenda as vantagens e desvantagens dos modelos presenciais e remotos
      • Saiba como definir os objetivos para realização do teste
      • Saiba como se portar antes, durante e após o teste
      • Aprenda a tabular todas as informações identificadas
    • Artigo Ux Research: como fazer testes remotos? | Alura

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UX & Design

Além dessa, a categoria UX & Design conta com cursos de Usabilidade e UX, Vídeo e Motion, 3D,e mais...

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nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Inicialmente não tinha conhecimento sobre essa metodologia, mas com certeza vou aplicar nas minhas tarefas diárias! Muito bom o conteúdo, recomento muito =)

Design Thinking: viabilizando soluções

Renan Fialho Do Nascimento

Comece a estudar agora na maior escola de tecnologia do país

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