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Artigo

Atitudes e habilidades essenciais para liderar equipes

Francine Ribeiro

Francine Ribeiro


pessoas conversando em volta de uma mesa de reunião

“Liderança é a arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas.”

É com essa frase escrita por Jim Kouzes e Barry Posner no livro “The Leadership Challenge” (O Desafio da Liderança) que iniciamos nossa reflexão sobre atitudes de liderança. Afinal, ser um(a) líder é, de forma resumida, inspirar, ensinar, guiar e compartilhar conhecimentos com outras pessoas em prol de um objetivo comum.

Mas, quais são os passos para ser um bom líder? Como as empresas podem identificar as qualidades de liderança em um(a) profissional?

Neste artigo, vamos explorar o que um líder precisa ter para se tornar referência dentro das organizações, além de entender como as empresas podem ajudar a desenvolver essas lideranças e quais são os passos essenciais para isso. Continue a leitura!

O que é ser líder?

No contexto empresarial, a pessoa líder desempenha um papel vital na construção de uma cultura organizacional positiva e na condução de equipes para alcançar metas estratégicas da empresa.

Em outras palavras, um(a) líder é o(a) profissional responsável por promover um ambiente colaborativo, oferecer feedback construtivo e reconhecer os esforços individuais e coletivos.

Além disso, líderes devem ser agentes de transformação, o que estimula a inovação, enfrentar desafios com resiliência e liderar pelo exemplo. Essa postura deve inspirar confiança que, por consequência, gera engajamento aos times — elementos fundamentais para o sucesso sustentável de um negócio.

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Qual a diferença entre ser líder e ser chefe?

Antes de prosseguirmos, é essencial abordar a diferença entre ser líder e ser chefe no contexto dos ambientes empresariais. Apesar de o conceito de “chefe” ter adquirido uma conotação negativa ao longo do tempo, é importante reconhecer que ele não se trata necessariamente de algo prejudicial. Na verdade, “chefe” e “líder” representam duas abordagens distintas de gestão, cada uma com características e impactos diferentes. Entenda melhor essa distinção a seguir.

O chefe e sua abordagem tradicional

O(a) chefe é geralmente associado(a) a uma liderança baseada em autoridade hierárquica e foco no controle. Sua gestão se caracteriza por dar ênfase ao cumprimento de tarefas e prazos, e utiliza o poder formal do cargo para garantir resultados. Essa abordagem tende a ser mais direta e orientada para a execução, mas pode limitar a autonomia e a criatividade da equipe.

O líder e sua visão inspiradora

Já o(a) líder, por sua vez, adota uma abordagem mais colaborativa e centrada nas pessoas. Ele utiliza a influência, a empatia e o exemplo como ferramentas para motivar a equipe. Ao valorizar a opinião das pessoas colaboradoras e investir em seus desenvolvimentos, o líder cria um ambiente de confiança, inovação e engajamento, o que gera resultados que vão além dos objetivos imediatos.

Como ser um bom líder? Características principais

Atualmente, o que é importante na liderança não está atrelado apenas às habilidades técnicas, mas também às competências emocionais e sociais. Com isso, essa(a) profissional deve entender a importância de desenvolver talentos, fomentar a diversidade e criar um espaço inclusivo, onde diferentes pessoas e vivências sejam valorizadas.

Ao compreendermos essas habilidades, podemos chegar a alguns hábitos de líderes mais marcantes, conforme mencionaremos a seguir.

Visão estratégica

Uma liderança com visão estratégica é capaz de enxergar além das demandas do dia a dia, e antecipar desafios e oportunidades que podem impactar a organização no futuro. Isso reflete em uma capacidade de planejamento claro, com definição de metas que conduzem a equipe rumo ao objetivo maior.

Além disso, as estratégias são comunicadas de maneira inspiradora, o que conecta o trabalho de cada pessoa colaboradora ao propósito central da organização. Assim, mais do que delegar tarefas, liderar é usar o potencial dos times com assertividade e responsabilidade.

Leia também: Como se tornar uma liderança inspiradora no mercado de tecnologia?

Empatia

A empatia é uma Soft Skill essencial para quem deseja liderar de forma humanizada. Isso porque ela permite que a pessoa líder compreenda as emoções, necessidades e motivações do time ao seu redor — o que cria uma conexão genuína.

Por meio, principalmente, da escuta ativa e do reconhecimento individual, a liderança demonstra interesse real em cada colaborador e colaboradora, o que fortalece os laços de confiança.

A empatia também é um elemento crucial para resolver conflitos e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso, onde todas as pessoas da equipe se sentem valorizadas. Leia também: Como implementar a cultura de colaboração na sua empresa

Comunicação clara e ambiente acolhedor

Uma comunicação clara é indispensável para alinhar expectativas e assegurar que a equipe esteja em sintonia, mesmo com pessoas trabalhando em diferentes frentes. Neste cenário, as pessoas líderes devem transmitir suas mensagens de forma objetiva e sem ambiguidades.

Mas a clareza, por si só, não basta. É preciso criar um ambiente seguro e respeitoso, onde a equipe se sinta à vontade para se expressar abertamente, compartilhar ideias, dúvidas e até mesmo suas vulnerabilidades. Incentivar o diálogo aberto e promover uma troca contínua de feedbacks é essencial para que todos os colaboradores e colaboradoras se sintam parte importante do processo e contribuam para o sucesso da equipe.

Leia também: Quais são os principais desafios de comunicação na liderança?

Capacidade de decisão

A tomada de decisão é uma das responsabilidades mais complexas na busca de como ser uma boa liderança, pois exige equilíbrio entre análise cuidadosa e agilidade. É importante destacar que uma pessoa líder eficaz avalia dados, considera riscos e considera diferentes pontos de vista antes de fazer uma escolha.

No entanto, é igualmente fundamental agir de maneira rápida em situações de pressão, além de garantir que o progresso das atividades não seja comprometido. Após a decisão, o(a) líder assume a responsabilidade pelos resultados, o que demonstra transparência, maturidade e comprometimento com o bem-estar da equipe e da organização.

Adaptabilidade

Em uma empresa de mudanças rápidas, a adaptabilidade é uma das competências mais valiosas para um(a) líder. Ser adaptável significa enxergar as mudanças como oportunidades para inovar e crescer, em vez de obstáculos a serem evitados.

Por esta razão, líderes adaptáveis buscam o aprendizado contínuo, isso inclui a busca por Power Skills atualizadas para lidar com situações inesperadas em que profissionais T-Shaped se destacam.

Leia também: Conheça 9 tipos de liderança e como escolher o melhor para a sua empresa

Afinal, como desenvolver bons líderes?

Desenvolver bons líderes exige uma abordagem holística, que combina o desenvolvimento de habilidades práticas, inteligência emocional e um forte senso de propósito.

Empresas que investem em estratégias para liderança, na verdade, garantem a sustentabilidade e o crescimento de seus negócios no longo prazo.

A pesquisa da Gallup reforça a ideia, pois mostra que equipes com pessoas líderes altamente engajadas têm 21% mais produtividade e 22% mais lucratividade.

Se você faz parte de uma organização que busca incentivar seus colaboradores e colaboradoras a se tornarem esse tipo de profissional, confira a seguir algumas dicas essenciais de como desenvolver bons líderes.

1. Identifique talentos com potencial de liderança

O primeiro passo é identificar as pessoas colaboradoras que já demonstram traços de liderança, como proatividade, capacidade de influenciar os outros membros das equipes e uma visão estratégica.

Para isso, é fundamental observar o desempenho, a postura e a habilidade de trabalhar em equipe do(a) profissional, além de conduzir avaliações estruturadas para mapear competências comportamentais e técnicas.

Leia também: As 15 competências profissionais mais valorizadas no mercado

2. Ofereça treinamentos e cursos

Bons líderes precisam ser profissionais que dominem sua área de atuação. Por exemplo, um CDO (Chief Data Officer), além das habilidades interpessoais , deve dominar a área de dados para ter o conhecimento necessário para auxiliar as pessoas da equipe.

Por este motivo, as empresas devem investir em programas de treinamento especializados que abordam desde habilidades técnicas, como gestão de projetos, até competências comportamentais, como comunicação e gestão de conflitos.

Essa prática incentiva o aprendizado contínuo, promove a inovação e demonstra o interesse da organização pelo desenvolvimento profissional do(a) líder, que se sente mais engajado(a) para contribuir com o sucesso do negócio.

3. Estimule o autoconhecimento e a inteligência emocional

Um(a) líder eficaz precisa conhecer a si para entender e inspirar outras pessoas. Nesse sentido, a organização pode promover feedbacks que ajudam as pessoas líderes a reconhecerem seus pontos fortes e áreas a desenvolver. A inteligência emocional é essencial nesse contexto, pois permite que esses(as) profissionais gerenciem sentimentos, tomem decisões conscientes e mantenham relacionamentos saudáveis no trabalho.

4. Crie oportunidades reais para liderar

Nada substitui a experiência prática. Delegar responsabilidades e permitir que um potencial talento desenvolva a atitude de líder e assuma projetos ou equipes é essencial para fortalecer suas competências.

Esse tipo de exposição proporciona lições valiosas, além de ajudar as futuras lideranças a ganharem confiança e a se adaptarem a diferentes cenários, na prática.

5. Promova uma cultura de liderança

Empresas que desejam formar boas lideranças devem criar uma cultura organizacional que a valorize em todos os níveis.

Isso significa reconhecer e recompensar comportamentos de liderança, mesmo entre profissionais que ainda não ocupam cargos de gestão. Além disso, essa cultura deve reforçar valores como ética, inclusão e colaboração, para que os futuros e futuras líderes sigam esses princípios.

6. Acompanhe o desenvolvimento de líderes

É crucial monitorar o progresso dos programas de desenvolvimento de liderança. Feedback regular, avaliações de desempenho e pesquisas internas ajudam a medir o impacto das iniciativas em relação às equipes e ajustá-las, conforme necessário.

Por fim, como foi possível perceber, desenvolver bons líderes é um investimento que exige tempo, recursos e comprometimento, mas os resultados são claros: equipes mais engajadas, decisões mais assertivas e organizações preparadas para enfrentar os desafios do futuro.

Ao focar no crescimento das pessoas líderes do seu negócio, sua empresa estará no caminho certo para o sucesso sustentável. E se precisar de treinamento especializado para formar esses profissionais, conte com o programa Alura + FIAP Para Empresas.

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Leia também: Quais são os principais desafios de cargos de liderança na atualidade?

Francine Ribeiro
Francine Ribeiro

Analista de Conteúdo da Alura +FIAP Para Empresas. Jornalista de formação, com MBA em Comunicação Corporativa pela Universidade Tuiutí do Paraná (UTP) e MBA em Business Strategy e Transformation pela FIAP. Atua com produção de conteúdo para empresas desde 2009 e com marketing digital desde 2016.

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