Logo Alura para Empresas
Compre agora Fale com especialistas
Artigo

Polywork: saiba tudo sobre essa tendência

Athena Bastos

Athena Bastos


mulher trabalhando no notebook

Talvez você ainda não tenha ouvido falar do termo polywork, mas provavelmente já conheceu alguém que trabalhava em dois empregos ou que possuía um serviço fixo e atuava como freelancer em outros momentos, não é mesmo?

A tradução de polywork é exatamente isso: “politrabalho”, ou seja, ter mais de um emprego ou atividade de maneira profissional. O termo em inglês ganhou destaque nos últimos anos no Brasil por conta da Geração Z — um dos grupos que mais atuam nessa abordagem.

Para entender mais sobre o polywork, conceito e características, além dos benefícios e desafios, tanto na visão das pessoas profissionais como das empresas, continue a leitura deste artigo!

Polywork: o que é?

O conceito de polywork é uma abordagem moderna de trabalho que representa quem possui mais de um emprego. Nesse modelo, as pessoas podem combinar diferentes projetos, funções ou carreiras, como trabalhar em tempo integral em uma empresa, desenvolver um negócio próprio, realizar consultorias, criar conteúdos digitais ou participar de projetos voluntários.

Essa prática tem ganhado força devido à flexibilidade proporcionada por tecnologias digitais e ao desejo (ou necessidade) de diversificar fontes de renda e experiências profissionais, principalmente para quem está no início da carreira.

Assim, o polywork (tradução “politrabalho”, em português) permite que as pessoas explorem diferentes interesses e habilidades, e construam uma carreira mais rica e personalizada. Além disso, promove uma maior retenção de experiências profissionais em um prazo curto — o que pode ser considerado um diferencial competitivo no mercado atual.

VEJA TAMBÉM

Polywork: como funciona?

Para deixar mais claro como funciona o polywork, imagine uma pessoa profissional de marketing que trabalha fixo em uma agência como estrategista de conteúdo, mas que nas demais horas do seu dia atua com projetos freelancers de redes sociais. Essa pessoa pratica o conceito de polywork.

Ou seja, o polywork funciona como um modelo que permite aos profissionais combinarem diferentes atividades e projetos em sua rotina, o que permite criar uma carreira multifacetada e diversificada.

Vantagens e desvantagens dos trabalhos polyworks

Como todo modelo de trabalho, existem prós e contras que podem variar conforme a área de atuação, perfil comportamental do(a) profissional, entre outros fatores individuais.

Porém, de modo geral, a seguir, vamos explorar quais são as vantagens e desvantagens que cercam o polywork.

Vantagens

  • Diversificação de renda: por trabalhar em mais de uma função, as pessoas que praticam o polywork podem ter múltiplas fontes de renda, o que reduz a dependência de um orçamento único.

  • Exploração de interesses variados: trabalhar em mais de um emprego permite que as pessoas explorem diferentes habilidades, e assim construam uma carreira multifacetada — o que é muito interessante para quem deseja se tornar um(a) profissional T-shaped.

  • Transição de carreira: o polywork é uma excelente opção para quem deseja mudar de área ou função, pois permite adquirir experiência em um novo setor enquanto mantém a estabilidade financeira do emprego atual. Essa "experimentação" possibilita conhecer novas áreas, desenvolver habilidades e construir uma nova rede de contatos, o que facilita na transição de carreira.

  • Flexibilidade: principalmente para profissionais que trabalham freelancer, o polywork oferece liberdade para organizar o tempo e escolher os projetos que mais lhe interessam. Essa flexibilidade permite conciliar vida profissional e pessoal com mais harmonia.

  • Amplo networking: por conta de trabalhar em diferentes projetos, possivelmente, com times diferentes, é possível aproveitar as oportunidades para fazer networking, e isso também amplia as oportunidades futuras.

  • Desenvolvimento de habilidades: como mencionamos, o polywork acelera e diversifica a aquisição de experiências e habilidades. Para a Geração Z, que está iniciando sua carreira, essa vantagem se torna um diferencial competitivo na busca por posições mais elevadas.

Desvantagens

  • Sobrecarga de trabalho: para que o cansaço e o estresse não prejudiquem a vida pessoal, e acabem resultando em um burnout, gerenciar empregos exige uma atenção redobrada com prazos, expectativas, horários e outras singularidades de cada função.

  • Dificuldade em equilibrar responsabilidades: para conciliar múltiplos empregos com sucesso, a pessoa profissional precisa de inteligência emocional, profissionalismo e, principalmente, organização. A organização é fundamental para gerenciar o tempo, as demandas e o fluxo de trabalho, para garantir a qualidade das entregas, evitar a sobrecarga, além de proteger a sua reputação profissional.

  • Incerteza financeira: a instabilidade na renda é um fator a se considerar ao optar por múltiplos empregos, especialmente em trabalhos freelancers. Para contornar essa questão, por exemplo, profissionais freelancers podem focar em construir uma base sólida de clientes e negociar contratos de longo prazo.

  • Falta de benefícios tradicionais: muitos trabalhos independentes não oferecem benefícios como plano de saúde ou férias remuneradas. Portanto, o(a) profissional precisa saber gerenciar seu orçamento pessoal para emergências e para cuidar da saúde.

  • Isolamento profissional: em trabalhos temporários ou freelancers, a rotatividade de equipes e projetos pode limitar o desenvolvimento do senso de pertencimento a um grupo. Para profissionais que buscam vínculos e identificação com uma cultura organizacional, essa característica pode ser um fator a se considerar.

Com base nesses apontamentos, podemos refletir que o polywork não é para todo mundo. Para manter essa rotina de trabalho que, muitas vezes, pode demandar muitas horas do dia de um(a) profissional, é necessário ter resiliência para lidar com imprevistos, quantidade elevada de demandas, estresses, entre outros fatores que, com o tempo, podem ser prejudiciais para a saúde mental.

Contudo, para quem prefere esse tipo de abordagem no trabalho, os benefícios também são grandes e muito atrativos — principalmente em relação ao desenvolvimento pessoal e de novas competências profissionais. Dito isso, mesmo que a pessoa seja workaholic, destacamos que o importante é conhecer seus limites e priorizar seu bem-estar.

Leia também: Quais os benefícios da estratégia de job rotation para as empresas?

Polywork e a Geração Z

Atualmente, o polywork tem se destacado como uma tendência profissional, especialmente entre a Geração Z, que demonstra grande afinidade com a flexibilidade e a diversidade de interesses proporcionadas por esse modelo de trabalho. Nascidos(as) na era digital, esses(as) jovens cresceram em um ambiente onde a tecnologia e as redes sociais fazem parte de suas vidas.

Essa realidade se reflete na forma como essas pessoas, jovens adultas, encaram suas carreiras: em vez de se limitarem a uma única ocupação, muitas optam por combinar projetos, trabalhos autônomos, iniciativas criativas e até mesmo empreendimentos próprios. De acordo com dados da PNAD Contínua, publicados em 2023 pelo Valor, mais de 500 mil profissionais brasileiros, que possuem entre 14 e 29 anos de idade, possuem dois empregos.

É importante reconhecer que, em alguns casos, a escolha pelo polywork não se dá por preferência, mas por necessidade. Para jovens profissionais, os salários iniciais podem ser insuficientes para cobrir todas as despesas, o que os(as) leva a buscar fontes alternativas de renda.

Independentemente da motivação, a familiaridade com a tecnologia torna essa geração altamente capacitada para navegar em plataformas digitais que facilitam a busca por trabalho, networking, além de facilitar o acesso a ferramentas de automação de processos — o que otimiza o tempo de trabalho e a produtividade.

O impacto da Inteligência Artificial no trabalho polywork

A tecnologia, como abordado no tópico anterior, desempenha um papel central no polywork, pois atua tanto como facilitadora quanto impulsionadora dessa abordagem profissional.

Nesse contexto, a Inteligência Artificial se destaca como uma aliada indispensável, já que ela é capaz de auxiliar profissionais a gerenciar múltiplos projetos de forma mais eficiente. Além de otimizar a organização das demandas e apoiar a priorização de atividades, a IA automatiza tarefas administrativas, o que libera tempo para que o(a) profissional foque em suas competências principais e estratégicas.

Sob a perspectiva das empresas contratantes, profissionais que utilizam a IA com responsabilidade ética devem ser vistos(as) como pessoas que acompanham as transformações do mercado e aplicam essas inovações à sua realidade. Isso porque expertise em IA agrega valor às demandas, além de oferecer uma visão mais atualizada dos processos organizacionais.

Leia também: 10 ferramentas de IA para aumentar a produtividade da sua empresa

Como o polywork beneficia as empresas?

Além dos benefícios individuais que cada profissional pode adquirir com o polywork, essa abordagem de trabalho também pode refletir em pontos positivos para as empresas que contratam esse tipo de serviço. Saiba quais são os principais a seguir.

Acesso a talentos especializados

Para empresas focadas em projetos, contratar pessoas que praticam o polywork sob demanda pode reduzir custos associados à contratação tradicional. Isso garante maior flexibilidade e agilidade para a organização, que pode montar equipes altamente qualificadas conforme as necessidades de cada cliente.

Maior agilidade

As pessoas que têm mais de um trabalho costumam trazer soluções rápidas e inovadoras, especialmente em projetos que exigem criatividade ou conhecimento técnico atualizado. Como atuam em diferentes funções, esses(as) profissionais desenvolvem uma grande capacidade de adaptação e resolução de problemas em prazos curtos.

Diversidade de perspectivas

Ao contratar profissionais com diferentes experiências de trabalho, a empresa se beneficia de uma visão mais ampla. Essa diversidade de perspectivas estimula a criatividade, a inovação e a busca por soluções disruptivas — o que impulsiona o crescimento e o sucesso da empresa.

Leia também: Qual a importância de uma equipe multidisciplinar nas empresas?

Flexibilidade organizacional

Em momentos de alta demanda, a empresa pode contar com a expertise de profissionais polyworkers para reforçar a equipe e garantir a entrega dos projetos no prazo. Da mesma forma, projetos de curta duração ou que exigem habilidades específicas podem ser conduzidos de forma mais eficiente com a contratação de profissionais sob demanda.

Foco em resultados

Como essas pessoas profissionais costumam ser contratadas para realizar tarefas específicas, elas tendem a ser mais focadas em resultados. Isso porque elas conhecem seus objetivos e prazos, e se comprometem a entregar o que foi acordado com mais agilidade, o que é muito benéfico para os resultados do projeto.

Como lidar com pessoas colaboradoras que praticam o polywork?

Segundo o relatório “State of the Hybrid Work 2023”, realizado pela empresa Owl Labs, 46% das pessoas entrevistadas possuem um trabalho adicional ou atuam como freelancers. Isso reflete a ascensão do polywork, que ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Com base nisso, é possível que algumas pessoas colaboradoras da sua empresa pratiquem esse tipo de abordagem. Então, como as organizações podem lidar com essa realidade?

Em vez de encarar essa situação com uma perspectiva negativa, por presumir que o colaborador ou colaboradora não esteja totalmente comprometido(a) com a empresa, veja o lado positivo: essa pessoa está adquirindo diversas experiências e conhecimentos que podem ser valiosos para o seu negócio.

Nesse sentido, incentive o aprendizado contínuo com formações e treinamentos especializados, tanto em Hard Skills como Soft Skills.

Além disso, ofereça benefícios diferenciados, que podem gerar maior segurança e engajamento para as pessoas adeptas do polywork, motivando-as a entregar resultados ainda mais positivos e se comprometer cada vez mais com o seu negócio.

Por fim, adotar uma postura aberta e acolhedora em relação ao polywork pode ser um diferencial para as empresas que desejam atrair e reter talentos, como profissionais da Geração Z, para impulsionar a inovação e o crescimento das empresas.

E se a sua empresa precisa de auxílio para criar um plano estratégico e educacional para seus times, conte com a parceria Alura + FIAP Para Empresas. Com nosso ecossistema, seus colaboradores e colaboradoras terão acesso a cursos e treinamentos especializados, que vão ajudá-los a desenvolver novas skills alinhadas às metas do seu negócio!

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saiba mais!

Leia também: O que é workaholic? Saiba mais sobre os Impactos e como evitar!

Athena Bastos
Athena Bastos

Coordenadora de Comunicação da Alura + FIAP Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Digital Data Marketing pela FIAP. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=