Logo Alura para Empresas
Compre agora Fale com especialistas
Artigo

Como trabalhar como especialista em inteligência artificial

Athena Bastos

Athena Bastos


homem segurando um tablet representando especialista em IA

Já não é mais novidade que a inteligência artificial (IA) está revolucionando o modo como as empresas operam, trazendo mudanças significativas em diversos aspectos da gestão estratégica.

Integrada aos processos empresariais, a IA permite otimizar as operações por meio da automação de processos, melhorar eficiência operacional e tomar decisões com base na análise de dados.

No entanto, para implementar essas soluções inovadoras, as empresas precisam contar com especialistas em IA em seu quadro de talentos. Tais profissionais desempenham um papel fundamental em traduzir as complexidades da IA em estratégias práticas e garantir que elas sejam utilizadas conforme as necessidades específicas da organização.

Por isso, o objetivo deste artigo é orientar profissionais que planejam trabalhar com inteligência artificial ou empresas que buscam profissionais que atuem na área para compor o seu time.

Impacto da IA nas empresas

A inteligência artificial já está atuando no ambiente corporativo de maneira profunda e multifacetada, com impactos significativos em diversos aspectos. Alguns estudos mostram o tamanho desse impacto: uma pesquisa recente da McKinsey apontou que o ano de 2023 marcou a descoberta da Gen AI, já 2024 seria o ano em que as empresas começariam a usá-la.

Enquanto muitas organizações ainda estão iniciando sua jornada e testando a tecnologia em diferentes áreas, outras já começam a escalar e transformar o impacto da IA em ganhos. Cerca de 5% das companhias pesquisadas que afirmam usar a Gen AI em seus negócios, já atribuem mais de 10% do seu EBIT à utilização eficaz dos modelos.

Isso só é possível em empresas que contam com uma equipe capacitada para implementar essas soluções. A quinta edição do State of AI in the Enterprise, da Deloitte, indicou que 94% das lideranças empresariais acreditam que a IA é essencial para sua estratégia de sucesso nos próximos cinco anos. A pesquisa também indica que, espera-se que o mercado de IA generativa dobre a cada dois anos pelos próximos 10 anos.

No campo da análise de dados, a IA tem se mostrado uma ferramenta essencial para a tomada de decisões estratégicas. A capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real permite às empresas identificar padrões e tendências que podem informar decisões críticas.

Segundo uma matéria da Forbes, escrita por Neil Sahota — consultor de negócios especialista em IA —, a inteligência artificial impacta não apenas a eficiência operacional e a automação de processos, mas está interferindo até mesmo na reformulação das lideranças. A integração da IA nas estratégias corporativas inaugura uma era de tomada de decisões baseada em dados e análises preditivas, visando a inovação e o sucesso.

Quanto ao futuro, as previsões são igualmente impressionantes. Um estudo da IDC, encomendado pela Microsoft traz insights exclusivos sobre como a IA está sendo usada para impulsionar o impacto econômico das organizações. A IDC projeta que a IA generativa adicionará quase US$ 10 trilhões ao PIB global nos próximos 10 anos.

Neste cenário, o que fazer para você, como profissional ou empresa, acompanhar esse movimento — não apenas na retaguarda, mas na linha de frente? É neste ponto que falaremos sobre as pessoas especialistas em IA e o seu papel nessa virada de chave.

VEJA TAMBÉM:

O uso da inteligência artificial por profissionais

Vimos que a IA é utilizada em grande parte das empresas na atualidade. Mas, quem são as pessoas que a utilizam e será que todas elas têm potencial para se tornar especialistas?

O Relatório Anual do Índice de Tendências de Trabalho 2024, elaborado pela Microsoft e LinkedIn, apontou que três em cada quatro pessoas usam IA no trabalho atualmente — e esse uso quase dobrou nos últimos seis meses.

gráfico do Relatório Anual do Índice de Tendências de Trabalho 2024, da Microsoft em conjunto ao LinkedIn, com dados sobre o uso de IA no trabalho

Fonte: https://www.microsoft.com/en-us/worklab/work-trend-index/ai-at-work-is-here-now-comes-the-hard-part

No entanto, as lideranças ainda relatam uma escassez de talentos com aptidão em IA

para funções-chave. Ainda que a maioria dos talentos utilize a IA diariamente, isso não significa que sejam especialistas no assunto.

O que difere tais profissionais é o resultado do uso dessa tecnologia. Enquanto alguns profissionais utilizam para otimizar tarefas do cotidiano, especialistas a utilizam para escalar operações e impactar significativamente os resultados das corporações.

O relatório, citado há pouco, ainda aponta quatro tipos de pessoas usuárias de IA:

  • Céticas: estão um pouco familiarizadas com a IA, mas utilizam apenas algumas vezes por mês e acreditam que a IA economiza cerca de 10 minutos ou menos por dia.
  • Novatas: estão familiarizadas com a IA e a usam apenas algumas vezes por mês. Elas afirmam que a IA economiza 30 minutos ou menos por dia.
  • Exploradoras: estão bem familiarizadas com a IA e a usam algumas vezes por mês, ou pelo menos uma vez por semana. Elas indicam que a IA economiza entre 5 e 30 minutos por dia.
  • Usuárias avançadas: estão muito familiarizados com a IA e a usam várias vezes por semana, afirmando que ela economiza mais de 30 minutos por dia.

Ao avaliar a diferença entre as pessoas céticas e usuárias avançadas, as diferenças são notáveis, não apenas no modo de trabalhar, mas em como se sentem sobre o trabalho.

A pesquisa levantou que 92% dos usuários e usuárias avançados dizem que a IA torna sua carga de trabalho mais administrável e aumenta sua criatividade. Do total de pessoas entrevistadas, 93% afirmam que ela ajuda a se concentrar no trabalho mais importante e 91% afirmam que a IA ajuda a terem mais engajamento e motivação para focar em atividades mais estratégicas no trabalho.

Especialista em inteligência artificial: quem é?

Uma pessoa especialista em IA domina os princípios fundamentais da inteligência artificial — tanto na teoria quanto em suas aplicações. Este talento precisa ter uma compreensão sólida de algoritmos, lógica, programação e, claro, das principais ferramentas de IA.

Além disso, um conhecimento profundo de aprendizado de máquina, redes neurais e linguagens de programação, como Python e outras, também são essenciais. Pessoas especialistas em IA, geralmente, possuem uma formação acadêmica em ciência da computação, engenharia da computação ou campos relacionados.

No entanto, isso não é uma regra, pois profissionais de qualquer área podem se tornar especialistas com a formação certa e a experiência. Contar com especialistas em IA é essencial para empresas que precisam interpretar e analisar grandes volumes de dados, que facilitam a tomada de decisões.

Leia também: O poder dos dados — como o Data Science pode ajudar a sua empresa

O que faz uma pessoa especialista em IA?

Quem atua como especialista em inteligência artificial pode trabalhar em diversas áreas dentro do campo da IA, dependendo de sua especialização e do setor. Algumas das principais atividades incluem:

  • Desenvolvimento de modelos de IA: projetar e treinar modelos de aprendizado de máquina e aprendizado profundo para resolver problemas específicos, como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural ou previsões baseadas em dados.
  • Pesquisa e inovação: conduzir pesquisas para desenvolver novas técnicas, algoritmos e metodologias em IA, como a exploração de novas arquiteturas de redes neurais ou avanços em aprendizado não supervisionado.
  • Análise de dados: trabalhar com grandes conjuntos de dados para extrair insights, identificar padrões e treinar modelos preditivos.
  • Implementação e integração: aplicar modelos de IA em sistemas reais, integrando-os com outras tecnologias e sistemas de software.
  • Avaliação e melhoria de modelos: avaliar o desempenho de modelos de IA e ajustá-los para melhorar sua precisão, eficiência e generalização, por meio de testes e a análise de resultados.
  • Ética e responsabilidade: garantir que as soluções de IA sejam desenvolvidas e utilizadas de maneira ética e responsável, considerando questões como viés, privacidade e impacto social.
  • Consultoria e treinamento: fornecer orientação e treinamento para outras equipes ou empresas sobre como utilizar e aplicar tecnologias de IA, além de oferecer consultoria para resolver problemas específicos com soluções de IA.
  • Desenvolvimento de software: criar e manter software que utiliza algoritmos de IA, incluindo a implementação de interfaces e sistemas que interagem com os modelos.
  • Interpretação de resultados: explicar e comunicar os resultados e o funcionamento dos modelos de IA para stakeholders não técnicos, traduzindo descobertas complexas em informações compreensíveis.

Como ser especialista em IA: o que é necessário para se capacitar?

Que profissionais de diferentes idades já implementaram o uso da IA em seu cotidiano de trabalho nós já sabemos. Sim, seu uso não é apenas direcionado para a Geração Z, como muitas pessoas imaginam.

A IA para cargos executivos e de gestão é cada vez mais comum, uma vez que profissionais de todos os níveis de senioridade e faixas etárias utilizam ao menos uma ferramenta de IA no trabalho. Isso pode ser comprovado pelo gráfico abaixo, apresentado no Relatório Anual do Índice de Tendências de Trabalho 2024, citado anteriormente:

gráfico do Relatório Anual do Índice de Tendências de Trabalho 2024, da Microsoft em conjunto ao LinkedIn, com dados sobre BYOAI

Fonte: https://www.microsoft.com/en-us/worklab/work-trend-index/ai-at-work-is-here-now-comes-the-hard-part

Dessa forma, o passo que falta para tais profissionais darem o salto do uso cotidiano para o uso aprofundado é a especialização. No entanto, tornar-se especialista em inteligência artificial exige uma combinação de alguns pontos, que veremos a seguir.

Educação formal

Uma base sólida em IA começa geralmente com a formação em áreas como Ciência da Computação, Matemática, Engenharia ou áreas relacionadas. Cursos de graduação e pós-graduação focados em IA, aprendizado de máquina, estatística e algoritmos também são interessantes para ampliar o conhecimento na área, assim como programas específicos de mestrado e doutorado em IA.

Cursos online e certificações

Para se tornar especialista em IA os cursos online e as certificações de instituições renomadas podem oferecer uma formação sólida e reconhecida, aprimorando suas habilidades e credenciais na área. Algumas opções incluem:

Google

O Google oferece diversos recursos educacionais gratuitos por meio do Google AI, incluindo cursos e tutoriais sobre aprendizado de máquina e IA. A plataforma Google AI oferece acesso a cursos e material para ajudar a entender e aplicar IA em projetos reais. A Certificação em Machine Learning com TensorFlow, oferecida pela Universidade de Stanford em parceria com o Google, também aborda conceitos de aprendizado de máquina usando TensorFlow, uma das principais bibliotecas de IA.

Microsoft

A Microsoft Learn oferece uma série de módulos e caminhos de aprendizagem focados em IA, incluindo cursos sobre Azure AI e Machine Learning. Uma das certificações mais conhecidas é a Microsoft Certified: Azure AI Engineer Associate, que valida habilidades em design e implementação de soluções de IA usando o Azure. Além disso, também é possível encontrar cursos que abordam visão computacional, processamento de linguagem natural e chatbots.

IBM

O IBM AI Engineering Professional Certificate é um programa que fornece um conhecimento abrangente em IA e aprendizado de máquina, incluindo desde conceitos básicos até técnicas avançadas, com foco em ferramentas e frameworks da IBM.

Já o IBM Data Science Professional Certificate, cobre aspectos essenciais de ciência de dados, incluindo IA, uma excelente base para quem busca se especializar no assunto.

Ecossistema Alura

O ecossistema Alura conta com mais de 60 cursos em IA, que cobrem fundamentos de aprendizado de máquina, redes neurais e aplicações práticas. As capacitações de Machine Learning e Deep Learning oferecem conhecimentos específicos sobre aprendizado de máquina e aprendizado profundo, com uma abordagem prática e focada em resolver problemas reais usando ferramentas modernas.

Além disso, a Alura + FIAP Para Empresas disponibilizam uma jornada imersiva de IA focada nas principais necessidades dos negócios. Trata-se de uma jornada de desenvolvimento destinada a profissionais com diferentes níveis de maturidade sobre o tema, além de conteúdos voltados a executivos e altas lideranças.

Os cursos e treinamentos são ideais para capacitar equipes e acelerar os resultados das empresas com o uso da inteligência artificial. Entenda como o ecossistema Alura pode ajudar na capacitação do seu time e a transformar os talentos em especialistas em IA.

Desenvolvimento de habilidades práticas

Adquira habilidades práticas trabalhando em projetos de IA. Participe de competições de data science em plataformas como Kaggle, para contribuir em projetos de código aberto e construir um portfólio com aplicações práticas.

Conhecimento de ferramentas e tecnologias

Familiarize-se com as ferramentas e tecnologias amplamente utilizadas na IA, como TensorFlow, PyTorch, scikit-learn e Keras. Também é útil ter uma boa compreensão das linguagens de programação mais usadas, como Python, Java, R, entre outras.

Entendimento de teoria e algoritmos

Tenha uma sólida compreensão dos algoritmos de aprendizado de máquina e técnicas de IA, como redes neurais, aprendizado profundo, processamento de linguagem natural e algoritmos de otimização. Ler livros, artigos acadêmicos e acompanhar pesquisas atuais, também é fundamental para se manter por dentro das tendências do setor.

Participação em comunidades e redes

Engaje-se com a comunidade de IA por meio de conferências, workshops e meetups. Participar de grupos e fóruns especializados, como os do LinkedIn ou Reddit, pode ajudar a se atualizar e fazer networking.

Experiência profissional

Busque estágios ou posições iniciais em empresas que utilizam IA. Trabalhar em projetos reais ajudará a aplicar seu conhecimento, resolver problemas práticos e entender melhor as necessidades e desafios do setor.

Atualização contínua

A área de IA está em constante evolução, com novas pesquisas e tecnologias emergindo rapidamente. Manter-se atualizado com as últimas tendências, ferramentas e avanços é crucial. Siga revistas acadêmicas, blogs de especialistas e notícias de tecnologia para estar sempre à frente.

Soft skills

Desenvolva habilidades interpessoais, como pensamento crítico, resolução de problemas, inteligência emocional, para lidar com as implicações éticas de trabalho, além de uma boa comunicação.

A capacidade de explicar conceitos complexos de forma clara e eficaz é essencial, especialmente quando se trabalha com equipes interdisciplinares ou clientes não técnicos.

Projetos de pesquisa e publicações

Para quem tem interesse no caminho acadêmico ou de pesquisa, publicar trabalhos em conferências e revistas especializadas pode ajudar a estabelecer uma reputação na comunidade científica e acadêmica de IA.

Seguir esses passos pode ajudar a construir uma carreira sólida e bem-sucedida na área de inteligência artificial.

Mesmo com tantos recursos, para trabalhar com IA é importante ter preparo e responsabilidade. Dependendo do setor e do tipo de organização, as tarefas comuns incluem projetar e implementar modelos de IA, conduzir pesquisas para melhorar as tecnologias existentes e, até mesmo, criar algoritmos inovadores.

Sabendo que o campo da inteligência artificial é rápido e não para de evoluir, as pessoas especialistas em IA precisam ter um compromisso com o aprendizado contínuo e com a inovação.

Com a escassez de profissionais com a qualificação necessária e a dificuldade em atrair e reter talentos, fica clara a necessidade das empresas apostarem em soluções de educação corporativa e estratégias de Upskilling e Reskilling.

Não basta apenas adotar novas tecnologias, é necessário capacitar seu time. Para isso, conte com a Alura Para Empresas para desenvolver seu time com as competências do futuro, capacitando pessoas em tecnologia e acelerando a transformação digital do seu negócio!

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=