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Com a explosão do digital, gerar e armazenar dados tornou-se muito mais fácil. Antigamente, qualquer objeto de catalogação estava submetido ao acompanhamento humano. Hoje em dia, essa coleta pode ser facilmente realizada com a ajuda de tecnologia.
Mas o que são dados?
Vamos ilustrar com um exemplo simples do nosso cotidiano: observe as ferramentas que temos dentro de nossos celulares. Os aplicativos de pedidos de refeições conhecem os restaurantes que mais pedimos, o que pedimos, quando pedimos e quanto gastamos. Redes sociais identificam nossos interesses ao analisar quem seguimos, o que curtimos e o que consumimos.
Nesse contexto, já não nos é estranho realizar uma pesquisa, por exemplo, de lugares para viajar e passar a receber propagandas de diversas empresas de turismo sobre o local em específico.
Diariamente, estamos alimentando bancos de dados com informações que, a princípio, podem não parecer relevantes, mas, na verdade, são ouro para qualquer empresa.
Não é à toa que a The Economist classificou dados como: “O recurso mais valioso do mundo”.
Por isso, vamos abordar, neste artigo, o que é Data Science e por que ela é tão importante para as empresas.
Data Science é uma área interdisciplinar que usa a estatística, a programação e o conhecimento de negócios para encontrar informações valiosas em grandes conjuntos de dados. É uma das áreas mais importantes da tecnologia atual, pois ajuda as empresas a tomarem decisões mais inteligentes e eficazes.
Por meio da análise de dados, a Data Science permite descobrir tendências, padrões e correlações que podem ser utilizados para entender melhor os clientes, melhorar processos internos e aumentar a eficiência operacional.
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As aplicações da Data Science são amplas e incluem setores como finanças, saúde, marketing e logística.
Por isso, as empresas têm investido cada vez mais em profissionais de Data Science e em tecnologias relacionadas, como inteligência artificial e machine learning.
Mas não são apenas os profissionais de Data Science (cientistas de dados) que precisam saber sobre a área. Toda a empresa deve ter conhecimentos básicos nesta que é uma das principais Digital Skills.
Ao utilizar as informações encontradas nos dados, pessoas de diferentes áreas podem tomar decisões mais informadas, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente.
Como vimos, nesse fluxo de informações constante, a profissão Cientista de Dados se torna importantíssima.
A verdade é que todo dado conta uma história. E o papel de profissionais Data Scientist está em extrair exatamente qual história esse dado está contando, interpretá-lo e gerar insights que buscam ajudar na tomada de decisões para o futuro.
Mas como utilizar dados para solucionar problemas em sua empresa? Como aproveitar dados de forma inteligente? Como prever tendências? Redefinir estratégias?
Mikaeri Ohana, em uma conversa recente no Hipsters Ponto Tube, associou a essência da Ciência de Dados ao Círculo Dourado de Simon Sinek. Assista à entrevista:
Segundo Mikaeri, a função de Data Scientists está em encontrar o propósito por trás dos dados que recebe. Para isso, é preciso se fazer três grandes perguntas: Por que, Como e O quê.
Na base desse discurso de Golden Circle, está o fato de que muitas vezes nós esquecemos o "porquê" por trás dos nossos problemas, apesar dele ser a espinha dorsal para a solução de todos os nossos questionamentos.
Entender a capacidade analítica por trás do Círculo Dourado é observar que ele também funciona em contextos para além do Data Science.
O Círculo contribui para que você tome uma ação e aja, impulsionando a tomada de decisões fundamentadas. Ele pode ser usado em outros campos de conhecimento dentro de uma empresa, mas, como ferramenta para Cientistas de Dados, se torna muito proveitoso.
Cientistas de Dados olham para um problema, elaboram o seu “porquê” e buscam soluções através de análises e interpretações de informações.
E toda essa criação de storytelling que poderíamos deixar de lado por julgar desnecessário, na verdade, funciona como um norte para dar sentido à nossa pesquisa. Sem um storytelling, investigar dados acaba sendo uma tarefa perdida.
É preciso reconhecer a importância do percurso, de traçar um itinerário e entender as etapas que direcionam à conclusão. Quase como a narrativa em três atos, comum em peças de ficção.
O profissional de Data Science é responsável por coletar, analisar e interpretar grandes conjuntos de dados para extrair informações valiosas que possam ser utilizadas para tomar decisões estratégicas.
Entre as principais tarefas do profissional de Data Science estão:
Como falamos, a área de Data Science é interdisciplinar. Ou seja, requer conhecimentos de linguagens de programação, mas também requer uma visão de negócio.
No Tech Guide, você pode ver melhor algumas das habilidades necessárias para se tornar uma pessoa cientista de dados, como:
E claro, não podemos nos esquecer de algumas Soft Skills, como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.
O mercado de Data Science cresceu muito nos últimos anos e continua a expandir, com muitas empresas investindo em tecnologias e profissionais de dados.
A pandemia de COVID-19 acelerou a digitalização de muitos setores, tornando a análise de dados ainda mais crucial para as empresas. Isso tem aumentado a demanda por profissionais de Data Science, tornando essa uma das áreas mais promissoras em tecnologia.
No entanto, não é apenas a busca externa por profissionais da área que aumentou. Aumentou também a busca pelo desenvolvimento interno de pessoas em Data Science.
É o caso, por exemplo, da Suzano, que criou uma Academia Digital para a formação de Cientistas de Dados. Veja o relato de Thais Simões, formanda da Academia Digital de Agilidade de 2021, anteriormente Engenheira de Processos Industriais e atual Tech Partner do time de DigitalTech:
“O produto que desenvolvemos foi um dashboard em PowerBI com atualização diária. Além das visões do dia, conseguimos consultar a visão mensal e anual, sempre em relação à meta orçada dos químicos da unidade. Ter esse dashboard facilitou muito nossa rotina, pois os engenheiros de processos tinham que abrir diversas planilhas e atualizá-las com cálculos muitas vezes demorados, já depois do projeto tínhamos que apenas abrir uma página web. Isso acelerou nossa tomada de avaliação em caso de algum desvio e tomada de decisão para correções necessárias.” Saiba mais sobre o case de sucesso da Suzano.
Agora que já entendemos o que é Data Science, vamos observar como seu uso pode ser realizado para mudar a forma com que empresas tomam decisões no dia a dia. Seja qual for a sua indústria, você poderá encontrar usos interessantes para as informações que obtém.
Vamos às vantagens:
Ter acesso a dados é poder analisá-los para que façam sentido dentro de um contexto pré-estabelecido. Mas, melhor do que isso, é entender que momento exato do fluxo podemos alterar para que geremos informações diferentes.
Com os dados ao nosso lado, conseguimos compreender onde exatamente o problema se encontra, desenvolver soluções nos departamentos certos, alterar diretamente as respostas e fornecer entregas mais assertivas.
Segundo a pesquisa realizada pela Bain & Company, empresas que adotam o Data Science possuem três vezes mais chances de executar tarefas conforme o esperado no planejamento.
Esse resultado está diretamente relacionado à facilidade de encontrar problemas e soluções ao encarar dados. Quando olhamos para o todo e não para o individual, conseguimos tomar decisões mais assertivas e coerentes.
Existe um caminho muito interessante para a análise de dados que é observar tendências onde nunca imaginaríamos que fosse possível.
Essa oportunidade de pensar fora da caixa e olhar para a informação com uma mente aberta, contribui para encontrarmos relações onde, antes, não encontraríamos. Ao partir especificamente de um problema, e não de um dado em si, podemos nos distanciar da solução e buscar saídas não convencionais.
É o que chamamos de correlação impossível.
Uma história bastante interessante que pode ser utilizada para exemplificar o assunto é o caso que ocorreu nos Estados Unidos chamado: “Cerveja e Fraldas”.
Em 1992, Thomas Blischok, analista de dados de uma rede de supermercados, ao problematizar as vendas do estabelecimento percebeu que Cerveja e Fraldas eram muitas vezes comprados em conjunto. Tentando entender essa relação, ele desenvolveu uma teoria bastante pertinente: por terem filhos pequenos, os pais costumavam sair menos de casa para se divertir, o que levava a compra de bebidas em supermercados.
É importante lembrar que Cientistas de Dados não são milagrosos. Ultimamente, têm se vendido a ideia de que a utilização de dados para tomar decisões é o caminho certo para o futuro. Em muitas empresas, o fator humano é crucial e certas tendências são imprevisíveis, mesmo com muita análise.
Além da profissão de Ciência de Dados estar passando por um momento de destaque, seu trabalho está sendo constantemente atualizado. Dia após dia, surgem novas tecnologias que estão contribuindo para essa extração e análise.
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