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Uma das habilidades interpessoais que profissionais de qualquer área precisam desenvolver mais do que nunca é a comunicação, principalmente quando se trata da liderança. Peter Drucker, mais conhecido como o “Pai da administração moderna”, dizia que “60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação…”.
Um (a) líder com uma boa capacidade de comunicação pode gerir um time alinhado, com alta produtividade e eficácia nos resultados. Essa pessoa se comunica com clareza, sabe se relacionar com os funcionários e funcionárias, motivá-los e o principal: um(a) bom(a) líder comunicador sabe criar laços de confiança com o time.
Enquanto uma pessoa que atua como liderança que não se comunica e não passa confiança para o time pode prejudicar os resultados e o relacionamento da equipe. Quando não há um gerenciamento eficaz, o time se sente completamente perdido.
Pensando na importância da comunicação na liderança, preparamos algumas dicas para desenvolver a sua habilidade de comunicação e alcançar ótimos resultados.
Muitas lideranças subestimam o poder da comunicação. No entanto, é importante que o (a) líder desenvolva essa competência para não prejudicar de alguma forma a sua carreira, já que a liderança depende da comunicação com as pessoas.
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Existem alguns fatores que podemos listar para conseguir desenvolver uma comunicação eficaz com o time.
Como vimos, uma boa liderança envolve uma comunicação clara e assertiva. No entanto, diversos desafios podem surgir nesse processo de comunicação, tais como:
Para superar esses desafios, as pessoas que atuam como líderes podem investir no desenvolvimento de habilidades, promover uma cultura de transparência, adaptar seu estilo de comunicação para melhorar o diálogo entre equipes, se atentando para as diferentes perspectivas presentes no grupo.
Como vimos, uma comunicação assertiva é fundamental na construção de lideranças bem-sucedidas. Por isso, é importante otimizar essa interação, a fim de transmitir clareza, inspirar confiança e manter uma linha aberta de diálogo entre a liderança e as equipes.
Nesse contexto, é necessário seguir alguns passos estratégicos, que você confere a seguir.
É importante que a equipe tenha o sentimento de pertencimento para melhorar a produtividade. Sendo assim, mostre que você conhece e se importa com os colaboradores e colaboradoras, acompanhando sua evolução individual e deixando claro como cada pessoa contribui com os objetivos e resultados da empresa.
Preste atenção em como você transmite a sua mensagem. Quando o assunto for mais sério, utilize uma linguagem formal, mas não se prenda somente a isso. Você também pode usar um tom coloquial quando achar necessário, e isso não te faz um (a) líder menos profissional.
Garanta que sua mensagem foi transmitida de forma clara e direto ao ponto. Como falamos nos tópicos acima, é importante que a pessoa liderada receba as informações e entenda suas instruções sem nenhuma dúvida para que não haja um retrabalho posterior, evitando sempre causar frustrações às pessoas profissionais.
Saber dar e receber feedbacks é um dos pilares mais importantes para o crescimento em conjunto da organização. Uma liderança comunicadora deve saber emitir a sua opinião de forma assertiva aos funcionários e funcionárias, contribuindo para o desenvolvimento profissional de cada um (a).
Eles podem ser construtivos, negativos e corretivos. Independente disso, saiba como falar e indique ao(a) colaborador(a) as mudanças necessárias, mostre quais são os pontos que precisam ser aprimorados e acompanhe de perto o seu desenvolvimento, isso vai estreitar o laço entre a pessoa que é líder e a que é liderada, gerando mais confiança entre ambas.
Quando este hábito passa a fazer parte do dia a dia do time, as pessoas colaboradoras começam a se sentir motivadas, fazendo com que a produtividade aumente e, consequentemente, os resultados melhorem. Por isso, é importante estimular a cultura do feedback nas organizações.
Em um time bem liderado, a comunicação está presente em todos os sentidos. Uma pessoa que se comunica bem precisa parar para ouvir atentamente o que o (a) profissional está falando, se envolver no assunto e desenvolver um diálogo.
É essencial que a pessoa que atua como líder saiba que antes de tudo, ela é um ser humano, que comete erros e aprende diariamente, assim como cada membro de sua equipe. Por essa razão, é importante ter uma escuta ativa e demonstrar realmente um interesse genuíno na conversa.
Se você atua como líder e deseja aprimorar sua habilidade de comunicação, é importante investir em seu conhecimento e desenvolvimento profissional, já que essa habilidade consegue impactar positivamente no papel da liderança.
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