Formações Inovação & Gestão Comunicação para líderes
Formação Comunicação para líderes
Exerça uma liderança assertiva e acessível
* Esta formação faz parte dos nossos cursos de Inovação & Gestão
Quero Estudar na AluraA Formação Comunicação para líderes é um guia de aprendizado que visa contribuir para o autoconhecimento e o desenvolvimento das principais competências comunicacionais dos líderes.
A comunicação é a base para estabelecer o vínculo que todos que exercem liderança precisam ter com sua equipe. Nesse sentido, o ideal é gerar oportunidades para acalmar e motivar o grupo quando necessário.
Dialogar com sua equipe, ter interesse nas preocupações, permanecer acessível quando necessário são algumas atitudes essenciais para desenvolver nossas habilidades de liderança e estabelecer uma boa conexão e a comunicação é uma habilidade fundamental nesse processo.
Lembre-se que desenvolver a sua comunicação é um processo de aprendizado contínuo, afinal de contas a forma como nos comunicamos influencia nossa liderança e, por sua vez, como lideramos está relacionado com a forma como nos comunicamos. As pessoas fazem parte de um sistema onde tudo está conectado, não podemos trabalhar liderança sem trabalhar ao mesmo tempo confiança, gestão emocional, autoestima, assertividade, firmeza e uma longa lista de competências.
Você, como líder, sabe perfeitamente o que cada membro de sua equipe faz e quais são as suas principais responsabilidades, mas você se conhece o suficiente para gerenciar os conflitos e as mais diferentes situações que podem (e vão) surgir em seu dia a dia como líder?
Esse é um convite a refletir sobre as principais competências comunicacionais que podem fazer a diferença na sua liderança.
Quando uma mensagem é transmitida de forma confusa, é provável que grande parte da equipe não se engaje. Consequentemente, a falta de um bom canal de comunicação estabelecido pode tornar mais lentas a troca e a construção de conhecimento entre os diferentes departamentos e profissionais da organização, reduzindo a capacidade de ação frente a um obstáculo ou problema e, portanto, dificultando sua solução.
Porque isso possui alto valor estratégico. Em muitas empresas, a comunicação é praticada de forma intuitiva, quando deve ser entendida como um processo abrangente e sistêmico que, se bem administrado, resultará em novos contatos, comprometimento e engajamento das equipes.
Desenvolver a capacidade de falar com o grupo e com os profissionais de modo individual com eficácia e clareza é um ponto fundamental para a liderança. A chave é saber identificar em quais situações é necessária uma reunião em grupo e em quais uma conversa individual. Em ambos os casos, confie e ouça atentamente os interlocutores.
Lembre-se que a comunicação é um processo de mão dupla, você enquanto líder precisa falar claramente, mas também é necessário ouvir com respeito a outra pessoa. Reservar um tempo para ouvir os argumentos de cada profissional e focar no que foi dito é fundamental para transmitir confiança ao iniciar uma conversa e encontrar as soluções adequadas para todos os públicos.
Percebeu que tem bastante coisa para você estudar, não é mesmo? Isso não é nem metade do universo da comunicação dentro da perspectiva da liderança! Mas não se preocupe, esta Formação da Alura vai te preparar para tudo isso.
Conteúdos pensados para facilitar seu estudo
Formação completa para o mercado
Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse
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Conheça os planosSabino é autor dos livros : Excel Básico para o Mundo do Trabalho, PowerPoint 2019, Windows 10, Excel 2019 e Excel 2019 Avançado pela Editora Senac. Pós-Graduado em Mercados Financeiros pelo Mackenzie-SP e Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC-SP, Certificado em Engenharia de Requisitos pelo IREB. Empreendedor no site Office Resolve, é entusiasta do uso das ferramentas Office como aceleradores da produtividade. Tem como hobby criar novas ferramentas automatizadas com a linguagem VBA.
Sabino é autor dos livros : Excel Básico para o Mundo do Trabalho, PowerPoint 2019, Windows 10, Excel 2019 e Excel 2019 Avançado pela Editora Senac. Pós-Graduado em Mercados Financeiros pelo Mackenzie-SP e Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC-SP, Certificado em Engenharia de Requisitos pelo IREB. Empreendedor no site Office Resolve, é entusiasta do uso das ferramentas Office como aceleradores da produtividade. Tem como hobby criar novas ferramentas automatizadas com a linguagem VBA.
Cintia Amianti é educadora, especialista em educação corporativa e desenvolvimento de carreira, formada em Gestão estratégica de pessoas pela FGV. Atua há 13 anos em programas de aprendizado, desenvolvimento, liderança, e comunicação interna - em nível internacional, nos seguimentos educacional, industrial, varejo e financeiro.
Cintia Amianti é educadora, especialista em educação corporativa e desenvolvimento de carreira, formada em Gestão estratégica de pessoas pela FGV. Atua há 13 anos em programas de aprendizado, desenvolvimento, liderança, e comunicação interna - em nível internacional, nos seguimentos educacional, industrial, varejo e financeiro.
Sergio Carvalho é life coach, trainer de oratória, instrutor do curso "Oratória para líderes: Como se comunicar profissionalmente" e um dos líderes da Escola Inovação & Gestão da Alura. Conta com a experiência de mais de 500 vídeos gravados com impacto de 1 milhão de pessoas pelo YouTube e Instagram. Liderou o planejamento, criação e implantação da área de treinamentos da Saraiva Educação e atualmente é o responsável pela área de novos projetos da empresa.
Sergio Carvalho é life coach, trainer de oratória, instrutor do curso "Oratória para líderes: Como se comunicar profissionalmente" e um dos líderes da Escola Inovação & Gestão da Alura. Conta com a experiência de mais de 500 vídeos gravados com impacto de 1 milhão de pessoas pelo YouTube e Instagram. Liderou o planejamento, criação e implantação da área de treinamentos da Saraiva Educação e atualmente é o responsável pela área de novos projetos da empresa.
Educadora corporativa, especialista em desenvolvimento de liderança, coach, escritora, conteudista, facilitadora de treinamentos. Pedagoga Empresarial pela FMU e Comunicadora Social pela Fundação Cásper Líbero. Coach Executive pela SBC desde 2010 com mais de 3000 horas de atendimento. É coautora do livro: ser+inovador em RH: ideias criativas e novas propostas para o desenvolvimento do capital humano com o tema “coaching como aprendizagem transformacional”.
Educadora corporativa, especialista em desenvolvimento de liderança, coach, escritora, conteudista, facilitadora de treinamentos. Pedagoga Empresarial pela FMU e Comunicadora Social pela Fundação Cásper Líbero. Coach Executive pela SBC desde 2010 com mais de 3000 horas de atendimento. É coautora do livro: ser+inovador em RH: ideias criativas e novas propostas para o desenvolvimento do capital humano com o tema “coaching como aprendizagem transformacional”.
Marianne acredita que treinar e desenvolver as pessoas é a chave de sucesso para qualquer equipe bem sucedida, possui especialização em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e em Liderança e Gestão de Pessoas. Desde 2017,atua como líder de equipe, o que despertou a paixão por liderança e gestão de pessoas, hoje ajuda times e organizações a melhorarem seus processos de trabalho.
Marianne acredita que treinar e desenvolver as pessoas é a chave de sucesso para qualquer equipe bem sucedida, possui especialização em Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação e em Liderança e Gestão de Pessoas. Desde 2017,atua como líder de equipe, o que despertou a paixão por liderança e gestão de pessoas, hoje ajuda times e organizações a melhorarem seus processos de trabalho.
A Comunicação Assertiva é uma ferramenta que favorece a comunicação efetiva entre os interlocutores. Ao colocá-la em prática, estamos promovendo o respeito próprio e pelos outros envolvidos.
Curso Comunicação assertiva: reduzindo conflitos e frustrações
06hCurso Oratória para líderes: como se comunicar profissionalmente
06hAlura+ Como se apresentar no mundo virtual
Alura+ Liderança Influente \ Comunicadora
A Comunicação Participativa procura fazer das pessoas envolvidas em uma determinada situação um elemento indispensável do desenvolvimento de novas ideias e iniciativas, propiciando assim um meio de comunicação para relatar os seus problemas e buscar soluções. Esse tipo de diálogo é extremamente enriquecedor para uma organização, porque se concentra em reconhecer as opiniões de seus profissionais e partir para ações que atendam as questões levantadas por elas.
Curso Comunicação participativa: liderança eficaz e motivadora
10hAlura+ Como falar de improviso
Tanto nas relações pessoais quanto nas profissionais, as pessoas precisam chegar a acordos. Embora pareça fácil, é um processo complexo que envolve muitos fatores.
Aqueles que mais sabem negociar partem do princípio que uma negociação não acontece para mudar as outras pessoas, mas sim para entender e analisar a situação para encontrar uma solução positiva que atenda às necessidades todas as partes.
Curso Negociação para líderes: desenvolva a habilidade e consiga bons acordos
08hAlura+ Como ter energia na fala
Alura+ Controle do medo em apresentações
Uma liderança bem administrada é a plataforma para melhorar a produtividade de uma equipe. Nesse sentido, é a base principal para um desenvolvimento saudável de uma organização. Com isso, quem exerce uma liderança pautada na comunicação estratégica conta com a capacidade de direcionar seus esforços para projetos de bem-estar da própria organização e da equipe onde atua, potencializando a comunicação corporativa da melhor forma.
Curso Comunicação estratégica na liderança: como engajar e influenciar pessoas
08hArtigo Quais são os principais desafios de comunicação na liderança? | Alura Cursos Online
Curso Comunicação corporativa: usando PowerPoint de forma efetiva
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Além dessa, a categoria Inovação & Gestão conta com cursos de Métodos Ágeis, Softskills, Liderança e Gestão, Startups, Vendas,e mais...
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