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Em um ambiente empresarial, lidamos diariamente com cobranças e processos. Mas o que diferencia as empresas é como as figuras de liderança se posicionam na supervisão de um fluxo de trabalho.
Assumir um papel de liderança significa ser responsável pela motivação da equipe e pelo comprometimento nas entregas que impactam positivamente a equipe. Contudo, nem todas as pessoas nessa posição estão preparadas para ela.
Uma pesquisa realizada pela Gallup com mais de 2.5 milhões de profissionais em cargos de gestão de todo o mundo, concluiu que 70% dessas pessoas não estão preparadas para assumir cargos de liderança. Isso não gera impacto apenas para o desempenho individual de equipes. Na verdade, o prejuízo é de mais de US $300 bilhões para a economia global.
E o que a empresa pode fazer nesses casos? Afinal, a busca por bons líderes continua, como aponta Ram Charan:
”Vivemos uma era em que a demanda por liderança excede em muito a oferta. Sinais desse desequilíbrio estão por toda parte. A maioria das edições do The Wall Street Journal traz notícias sobre grandes corporações contratando altos executivos de fora da organização. Empresas de headhunting especializadas em encontrar profissionais qualificados estão prosperando por causa da grande procura por talentos de liderança.”
Como transformar, então, cargos organizacionais em perfis de liderança? Como liderar de forma eficaz?
Hoje em dia, companhias conscientes que procuram soluções para criar verdadeiras culturas empresariais engajadoras, estão cada vez mais próximas de conseguir responder essa pergunta.
Vamos entender, neste artigo, o conceito por trás de liderança e definir quais são as características principais de um bom líder.
Liderança, segundo o dicionário, significa função de líder; pessoa que revela autoridade e espírito de ascendência. Quando pensamos o que é liderança de trabalho, nos referimos a quem atua em cargos de liderança, profissionais com a capacidade de decidir e influenciar nas ideias e ações de outras pessoas.
Logo, a liderança é uma habilidade que pode (e deve) ser constantemente desenvolvida entre profissionais em cargos de supervisão, gestão e outras ocupações relacionadas.
**O conceito de liderança compreende o lado social de assumir uma posição de influência e incentivo dentro de uma organização, transformando a gestão de pessoas em algo muito além de simplesmente tomar decisões pragmáticas.
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Muito mais do que utilizar frases de liderança e motivação para as equipes, por trás da função de liderança, está o empenho em assumir um papel de inspiração positiva para todas as pessoas que constroem a empresa.
Quem lidera não assume uma posição de poder, mas está em um local de orientação.
Também conhecida como Leadership Pipeline, a principal premissa desta teoria é de que o trabalho de gestão e liderança são diferentes, conforme o nível organizacional, e exige competências específicas para se obter êxito.
Diversas pesquisas abordam as habilidades necessárias para os cargos de liderança, conforme as diferenças hierárquicas. No ano de 1959, pesquisadores identificaram 10 dimensões de habilidades de gestão, em que líderes de diferentes níveis de hierarquia continham todos os aspectos, em maior ou menor proporção.
Essas habilidades foram divididas em 3 principais grupos: interpessoal, informacional e decisão. Além do nível organizacional, com o passar do tempo, também passou a ser considerado relevante o tipo de trabalho.
Em resumo, Pipeline de Liderança é uma teoria que defende que as skills necessárias para liderar, variam conforme o nível hierárquico de gestão. Ou seja, as habilidades para pessoas que atuam em cargos de liderança, como CEO, Supervisão, Gestão, entre outros, diferem conforme a hierarquia dentro da organização.
Ser líder significa estar ao lado das pessoas colaboradoras, dividindo responsabilidades e promovendo uma rede de confiança. O líder deve ser orientado à equipe, utilizar o incentivo como principal motor de motivação e estar disposto a promover mudanças em prol dos objetivos e benefícios de todos.
Liderar significa acompanhar de perto o time, construindo um relacionamento saudável e comunicativo.
Quem lidera atua como guia. Para isso, deve-se entender que o engajamento dos funcionários é a melhor forma de criar uma cultura organizacional saudável e eficiente. Para um líder, a sua equipe é tão importante quanto os resultados.
Segundo Chiavenato, são funções da liderança:
Dentre todas essas, se formos citar quais as 4 atividades da liderança mais importantes no dia a dia de uma organização, podemos ressaltar:
Apesar do que se compreende como dever de quem é líder, existem diferentes tipos de liderança. E as qualidades para desempenhar uma boa liderança, também variam conforme o papel que se deseja exercer à frente de uma equipe.
Conhecer os diferentes estilos de liderança, portanto, ajuda a entender o que é preciso desenvolver para chegar no local desejado.
Qual tipo de liderança você deseja ser para o seu time?
Confira a seguir, quais são os 7 tipos de liderança mais comuns:
Como podemos ver, a liderança, além de ser um cargo dentro de uma empresa, é uma habilidade que pode ser adquirida ao trabalhar Soft Skills importantes para a sua concretização. Ser um bom líder é saber agir da melhor maneira possível frente às demandas, pessoas e, acima de tudo, conflitos.
Dessa forma, as 5 qualidades listadas a seguir, representam o que um líder deve ter, ou seja, quais skills são importantes para definir uma liderança positiva dentro do ambiente corporativo e o sucesso na gestão de pessoas:
Um bom líder possui confiança não só em seu time, como também em si mesmo.
É preciso confiança na capacidade da sua equipe em realizar entregas que respeitem prazos e mantenham a qualidade. Ao nutrir um ambiente de segurança, o seu time se sente confortável em entender os próprios erros, identificar conquistas e incentivar um espaço de engajamento com aquilo que produz.
Pode parecer curioso exigir de um líder a autoconfiança, mas, por possuir um papel de orientação, você precisa se sentir capaz de tomar decisões assertivas. Se atente, porém, em não exibir confiança demais: outros podem acabar lendo suas atitudes como arrogância e criar uma barreira de comunicação, que pode até mesmo danificar determinados processos.
Como escreve Adam Grant:
“Todo mundo tem pontos cegos em seu conhecimento e suas opiniões. Eles podem nos cegar para nossa cegueira, nos dando uma falsa confiança em nosso julgamento e nos impedindo de repensar as coisas, mas, com o tipo certo de confiança, podemos aprender a enxergar a nós mesmos com mais clareza e atualizar nossas crenças.”
Responsabilidade pode ser um assunto delicado dentro do ambiente de trabalho. Erros acontecem e encontrar pessoas para acusar pode, muitas vezes, ser um caminho mais fácil para lidar com equívocos.
O pensador americano Arnold H. Glasow relata que “um bom líder recebe um pouco mais do que sua parcela da culpa e um pouco menos da sua parcela de crédito”. Acreditamos que essa afirmação não poderia resumir melhor o papel da responsabilidade de um bom líder.
Um verdadeiro líder entende que parte dos erros realizados pela equipe dizem respeito a si mesmo. Afinal, o seu papel é assegurar que não haja ruídos de comunicação entre o time e que todos os colaboradores se sintam confortáveis em pedir ajuda quando precisarem. Ao garantir esse cenário, um líder promove, naturalmente, um ambiente em que erros ocorrem com menos frequência.
Empatia é uma característica que, com certeza, não se restringe a uma liderança, mas deveria ser incentivada em todo e qualquer ambiente, seja profissional ou pessoal.
Empatia é aquilo que nos torna humanos. Ela se apresenta através da capacidade de escutar o outro, de construir um canal de comunicação e de se enxergar para além de nós mesmos. Um mundo sem empatia é um lugar hostil, que promove o egocentrismo e constrói uma sociedade individualista.
Um líder com empatia é um líder que consegue se colocar no lugar do outro. Esse espelhamento conecta a liderança ao seu papel de orientação. Afinal, através da empatia, o líder se torna capaz de entender o que o outro está passando e traçar um caminho melhor para que todos possam seguir.
O bom líder reconhece as melhores características dos membros de sua equipe e incentiva que cada um explore o seu melhor.
Um líder consegue delegar as tarefas certas para aqueles que irão exercer a função da melhor maneira possível, oferecendo aos seus colaboradores a oportunidade de se apropriarem da sua produção individual de forma positiva.
Um funcionário empoderado se sente confiante, disposto e, acima de tudo, responsável por aquilo que produz. Empoderar a sua equipe é dar as ferramentas necessárias para que eles consigam oferecer o melhor de si, sem grandes empecilhos em seu caminho.
Integridade diz respeito à maneira com que as nossas ações se espelham em nossas palavras.
Uma liderança que tem a integridade como um norte, se responsabiliza por fazer com que todas as suas ações reflitam no que pensa e fala. Ela se coloca frente ao seu próprio discurso e acredita que as suas convicções e crenças são essencialmente o que a caracterizam.
Um bom líder entende que todas as suas ações possuem consequências, que podem se mostrar positivas ou negativas. Em ambos os casos, ele se torna consciente das suas decisões e entende que a ética deve ser o caminho a se seguir, criando um ambiente de trabalho regido por essa filosofia.
Como vimos, para ser uma liderança eficaz, é fundamental ter as skills necessárias e cumprir diversas tarefas essenciais para o cargo. Para atender às demandas, é importante contar com algumas ferramentas de apoio. Confira abaixo algumas dessas ferramentas, eficazes nas rotinas de gestão:
Essa é uma ferramenta de liderança essencial para a integração de pessoas nas equipes. Ela é importante, pois ajuda não apenas a acolher o novo colaborador ou colaboradora, como também exerce o papel de transmitir a cultura organizacional, as regras gerais de convivência, o funcionamento de processos internos, entre outros detalhes relevantes.
Essas são duas importantes ferramentas de liderança, pois estão relacionadas à motivação e ao desenvolvimento de profissionais. O feedback, consiste em dar um retorno a respeito do desempenho profissional de alguém. Já o feedforward, é focado em apontar as melhorias que podem ser desenvolvidas pelos colaboradores e colaboradoras, como novas habilidades técnicas ou pessoais.
Para identificar esses pontos, pode ser interessante utilizar uma Análise SWOT, bastante eficaz para apontar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças nas equipes de trabalho. Ela permite avaliar os times e identificar as forças e o potencial de cada profissional, apontando também pontos fracos que podem ser aprimorados. Vale lembrar que além de identificar, é importante criar um plano de ação para adotar melhorias.
Essa ferramenta de liderança consiste na formação de equipes estratégicas, que reúnem profissionais qualificados e comprometidos com os objetivos da empresa. O papel da liderança é desenvolver a confiança mútua e a união nas equipes, para que as pessoas trabalhem em prol das metas da organização e de seus próprios objetivos de desenvolvimento profissional.
A mentoria é uma ferramenta bastante eficaz para identificar profissionais com espírito de liderança. Dessa forma, através da mentoria, as pessoas que lideram podem ajudar tais profissionais a desenvolverem as skills necessárias para se tornarem futuros líderes, além de auxiliar nesse processo de transição de cargo.
Ninguém nasce um verdadeiro líder. Um Product Leader, por exemplo, precisa se desenvolver para se tornar uma liderança. O mesmo vale para um QA Lead, um Design Lead, e assim em diante.
As cinco qualidades citadas acima, podem ser desenvolvidas e aprimoradas. As características necessárias para liderar vão se desenvolvendo com paciência e autodesenvolvimento.
Estabelecer uma cultura de líderes, e não de chefes, é instituir em sua empresa uma visão de colaboração e engajamento entre toda a equipe.
Quer ajudar a sua empresa a estabelecer uma cultura de liderança? Conte com a gente!
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