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“Cuidar da carreira das pessoas começa com o cuidado com o desenvolvimento de suas habilidades”. Assim inicia o especialista Josh Bersin, em seu Guia Definitivo para o Aprendizado, ao falar sobre desenvolvimento de pessoas e culturas de growth.
Josh Bersin continua:
“Ao construir as experiências de aprendizado certas e habilidades futuras críticas, as organizações que aprendem podem ajudar os trabalhadores a ampliar seu potencial de crescimento futuro. O aprendizado é o eixo – a peça mais crítica para desenvolver habilidades, permitir o crescimento, promover talentos futuros e resolver a crise de talentos de hoje.”
“Crise de talentos” ele menciona. Um relatório da Brasscom, por exemplo, afirma que a estimativa é de uma de 797 mil talentos em tecnologia entre 2021 e 2025. Porém, prevê também um déficit de 530 mil talentos em 5 anos.
Então, as empresas precisam encontrar novas estratégias para atrair e reter talentos, bem como continuar crescendo.
Por essa razão, falamos mais sobre desenvolvimento de pessoas, neste artigo: objetivo, conceitos, tipos, métodos, ferramentas, estrutura organizacional estratégica e sua importância para o mercado tech.
O desenvolvimento de pessoas pode ter conceitos diferentes a depender da organização e da fonte.
Contudo, o importante é ter em mente o porquê de desenvolver pessoas.
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Como Idalberto Chiavenato nos apresenta:
“Muitas empresas exigem apenas um desempenho razoável de seus membros, quando poderiam ter um desempenho muitíssimo melhor se fossem adequadamente treinados e capacitados. Uma questão de cultura, missão e visão de futuro, e também de treinamento e orientação, maestria e liderança. E o desempenho e excelência organizacional dependem disso tudo.”
Com treinamentos mais pontuais ou com uma estratégia de educação corporativa que foque em despertar e aperfeiçoar competências, esta é uma área que vem crescendo, sobretudo no setor tech.
Por isso, trabalharemos algumas opções de treinamentos para você adotar em sua empresa.
No contexto dinâmico e competitivo das empresas, diversas iniciativas de desenvolvimento de pessoas têm ganhado destaque. Entre os exemplos mais efetivos, podemos citar:
O desenvolvimento de pessoas é uma estratégia de preparação, aprendizado e até mesmo capacitação de pessoas. Pode estar atrelado, assim, a planos de carreira, mas também a outras aspirações pessoais e profissionais.
A pergunta que fica, no entanto, é: por que as organizações devem se preocupar com isso?
Na medida em que as pessoas expandem seu conhecimento, também aumentam as chances de serem mais inovadoras e mais produtivas. Tarefas que, antes, representavam uma dificuldade podem se tornar mais fáceis.
Pensamentos complexos tornam-se mais comuns. A crítica fica mais apurada. E, consequentemente, o pensamento de crescimento.
Portanto, o desenvolvimento de pessoas tem como objetivo, também, o crescimento corporativo.
Novas habilidades são desenvolvidas, de modo que as pessoas assumam também novas funções. Sobre isso, recomendamos que leia nosso artigo sobre Upskill.
Mas existe outro objetivo por trás do desenvolvimento de pessoas: as pessoas buscam por isso. E satisfazer essa necessidade é uma forma de conquistá-las.
Não é novidade que o setor de tecnologia está superaquecido.
Enquanto a crise se agrava em algumas áreas, com alto índice de desemprego, no setor tech o cenário é de escassez de talentos. Há vagas abertas, há pessoas interessadas, mas não há pessoas qualificadas para isso.
Em conjunto, as pessoas querem se desenvolver, querem novas experiências e oportunidades. Neste viés, o desenvolvimento de pessoas ganha dois novos objetivos.
De um lado, ajuda na retenção de talentos. A falta de desenvolvimento é, para 41% das pessoas, um dos principais motivos para deixar um emprego, segundo pesquisa da McKinsey & Company.
Portanto, investir nessa área, com estratégias de educação corporativa e T&D, é uma forma de satisfazer esse desejo e criar uma relação mais forte com as pessoas.
Por outro lado, o desenvolvimento de pessoas tem sido utilizado para capacitar pessoas mais juniores para as suas funções. Assim, contribui para nivelar times e preparar pessoas para os desafios da organização.
Investir no desenvolvimento de pessoas é um fator crucial para o crescimento e a excelência organizacional. Mas também podemos falar de outros benefícios do investimento no desenvolvimento de pessoas.
Um ambiente que incentiva o desenvolvimento pessoal estimula a motivação dos colaboradores, aumentando seu engajamento e satisfação com o trabalho realizado. Isto, consequentemente, também contribui para a redução da rotatividade, como vimos antes.
Uma cultura de aprendizado também gera inovação, tal qual abordamos. E essa inovação é fundamental para empresas que desejam se manter competitivas no mercado.
A partir dos benefícios e objetivos almejados, as empresas podem aplicar diferentes tipos de estratégias. A seguir, vamos falar sobre os tipos de desenvolvimento de pessoas.
Treinamento e desenvolvimento estão relacionados, mas não são sinônimos. O desenvolvimento de pessoas inclui, muitas vezes, o treinamento delas, mas não é a única medida.
Segundo Chiavenato, por exemplo, a área de treinamento e desenvolvimento de pessoas:
“Pode ser dividida em educação e treinamento: o treinamento significa o preparo da pessoa para o cargo, enquanto o propósito da educação é preparar a pessoa para o ambiente dentro ou fora do seu trabalho.”
Nesse sentido, o desenvolvimento de pessoas tem enfoque amplo e a longo prazo. Visa o crescimento geral do indivíduo e se dedica tanto a competências comportamentais (Soft Skills), quanto habilidades técnicas (Hard Skills).
Já o treinamento de pessoas pode ter foco mais específico e imediato, atendendo a necessidades pontuais. Seu enfoque é maior em habilidades necessárias para funções específicas.
No aspecto dos conteúdos, os treinamentos podem ser:
É importante ter em mente que os tipos de treinamento podem ser utilizados em conjunto. Por exemplo: ao criar um programa de desenvolvimento de habilidades, podem-se incluir informações sobre a empresa, como referências à cultura, a um produto, ou ao próprio mercado.
Desenvolver pessoas é um processo contínuo. E embora possa ser frustrante, não há uma resposta fechada. Há, sim, estratégias bastante reconhecidas pelo mercado que se provam eficazes no desenvolvimento de colaboradores e colaboradoras, tais como:
Há diferentes ferramentas de desenvolvimento de pessoas voltadas a objetivos diferentes.
Por exemplo, algumas plataformas no mercado permitem a construção de planos de desenvolvimento individual e o acompanhamento de feedbacks. Então, facilitam o acompanhamento por parte da liderança e a estruturação de um plano de ação.
Já os LMS e os LXP oferecem escala ao aprendizado corporativo. Através dessas plataformas, as empresas disponibilizam cursos, treinamentos e outros materiais com foco no desenvolvimento estratégico.
Uma opção é contar com outras soluções de educação corporativa para desenvolver pessoas, as quais, muitas vezes, podem se combinar às plataformas de LMS e LXP utilizadas.
A Alura Para Empresas é um exemplo. Além do catálogo de mais de 1300 cursos, a solução conta com uma plataforma de gestão para acompanhamento do engajamento e construção de trilhas de estudo. Os dados e relatórios também podem ser integrados, via API, a outras plataformas.
Nem todas as empresas possuem estrutura para uma área exclusiva de T&D. Porém, isto não significa que as funções da área não possam ser absorvidas pelos times de Recursos Humanos.
O RH deve atuar como uma área parceira e estratégica da organização, ajudando a alcançar os objetivos de negócio através da gestão de pessoas, um dos principais ativos da organização.
Tanto em uma área própria de T&D quanto na absorção dessas funções pelo RH, o primeiro passo é realizar um diagnóstico da empresa. Isto é, entender quais as demandas das áreas, os processos internos e como as pessoas poderiam se beneficiar das estratégias de desenvolvimento de pessoas.
O segundo passo é planejar. Isto significa definir prioridades e conteúdos, estabelecer prazos, delimitar formatos e identificar os grupos que serão alcançados pelo planejamento.
O terceiro passo é a implementação. Colocar em prática requer entender qual a ferramenta ou o programa mais adequado, assim como as variáveis desse processo. Serão realizados, por exemplo, cursos à distância? Se forem presenciais, onde será? Se forem treinamentos corporativos online, mas síncronos, qual será a dinâmica?
Por fim, mas não menos importante, está uma etapa de avaliação. As estratégias de T&D precisam acompanhar, também, algumas métricas de people analytics. Como está o engajamento no aprendizado? Quais os obstáculos que a estratégia enfrentou na prática? De que modo o desenvolvimento de pessoas está colaborando para os resultados do negócio?
Um plano de desenvolvimento de pessoas eficaz é fundamentado em etapas bem definidas:
O desenvolvimento de pessoas, como vimos, é uma emergência, sobretudo no setor de tecnologia.
Relatório recente do LinkedIn aponta:
”[...] um investimento em habilidades é um seguro obrigatório contra a irrelevância e um poderoso motor para o sucesso futuro. [...] a maioria dos profissionais de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) classificam a qualificação e a requalificação como sua prioridade mais urgente. Quase dois terços dizem que o T&D não é mais um “bom de se ter”, mas sim uma força motriz para a transformação.”
O desenvolvimento de pessoas permite acelerar profissionais, permite mobilidade interna - e o Reskilling é uma das grandes tendências da atualidade.
Desenvolver pessoas, portanto, é mais que um benefício individual. É uma estratégia de impacto significativo na corporação, principalmente se pensarmos em um mercado superaquecido.
Quer conhecer as soluções da Alura Para Empresas no desenvolvimento de pessoas? Fale conosco e saiba mais sobre os benefícios!
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