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Os últimos anos mudaram a realidade do mercado de trabalho. Os acontecimentos globais aceleraram processos, de modo que as empresas precisaram revisitar alguns conceitos como Employer Branding, Employee Experience e EVP (Employee Value Proposition) para também se adequar a esse contexto.
Segundo dados publicados pela McKinsey & Company:
“O que estamos vendo é um descompasso fundamental entre a demanda de talentos das empresas e o número de trabalhadores dispostos a fornecê-lo. Os empregadores continuam a contar com alavancas tradicionais para atrair e reter pessoas, incluindo remuneração, títulos e oportunidades de avanço. Esses fatores são importantes, principalmente para um grande reservatório de trabalhadores que chamamos de “tradicionalistas”. No entanto, a pandemia do COVID-19 levou mais e mais pessoas a reavaliar o que querem de um trabalho – e da vida – o que está criando um grande grupo de trabalhadores ativos e potenciais que estão evitando o caminho tradicionalista.”
Por essa razão, analisaremos, neste artigo, tudo sobre Employee Value Proposition: o que é, o conceito de EVP, significado, como fazer e medir, bem como seu impacto nas empresas, como na retenção e atração de talentos.
EVP (Employee Value Proposition) é o conjunto de benefícios (tangíveis e intangíveis) que a empresa oferece às pessoas colaboradoras. Isto pode significar bons salários, benefícios corporativos, Employee Experience e clima organizacional positivos.
O EVP pode ser, então, uma vantagem competitiva para as empresas, principalmente se pensarmos em um mercado de talentos altamente concorrido. Quando o Employee Value Proposition é mais atrativo, as pessoas bem qualificadas possuem maior interesse em trabalhar para a empresa.
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Portanto, o EVP é estratégico no combate ao turnover.
A especialista Josh Bersin escreve:
“O mercado de trabalho é um “mercado” e os funcionários não virão trabalhar para você se sua EVP geral (proposta de valor ao empregado) não for forte o suficiente.
Sabemos pela nossa pesquisa que os salários não são a única razão pela qual alguém aceita um emprego. Na verdade, o crescimento, a cultura e o ajuste da equipe são fatores muito maiores para a satisfação no trabalho. Mas hoje, em um mercado onde as pessoas estão preocupadas com a inflação, você simplesmente tem que se adaptar. Portanto, não tenha medo de fazer ajustes.”
O termo em inglês Employee Value Proposition (EVP), pode ser traduzido para o português como “proposta de valor às pessoas colaboradoras”. Ela se refere à combinação de benefícios tangíveis e intangíveis que uma empresa oferece aos seus funcionários e funcionárias.
Tendo em mente o que significa EVP, o primeiro passo é reconhecer que toda empresa possui um, seja ele positivo ou não. Então, é preciso identificar o atual EVP. Mas como fazer isso?
As pesquisas de clima organizacional, por exemplo, podem conter questões sobre a percepção das pessoas sobre o valor que a empresa oferece.
Algumas perguntas sobre EVP que podem ser feitas:
A partir dos dados coletados, é hora de repensar o EVP. As perguntas com indicadores negativos apontam os focos de melhoria. Já as sugestões podem oferecer ideias de como inovar para trazer maior valor à relação de trabalho e à gestão de pessoas.
O importante é entender o que as pessoas da sua empresa entendem por valor. Afinal, o valor pode mudar de lugar para lugar, e de pessoa para pessoa.
Além das pesquisas de clima rotineiras, você pode contar com canais de feedback. Assim, as pessoas se sentirão ouvidas em todos os momentos.
Contudo, é importante prestar atenção ao retorno sobre essas avaliações às pessoas. É responsabilidade da empresa não apenas ouvir as demandas e entender as necessidades, mas dar uma resposta ao que foi endereçado. Ou seja, revise o EVP, planeje e promova mudanças, ainda que pequenas.
Comunique, enfim, as pessoas sobre como a opinião delas faz diferença para as propostas e pergunte o que elas acham da mudança.
No EVP, é essencial destacar os aspectos que tornam a empresa um bom lugar para se trabalhar, como oportunidades de crescimento profissional, ambiente de trabalho colaborativo, programas de desenvolvimento e treinamento, flexibilidade de horários, entre outros.
Ele também pode mencionar a missão da empresa, seus projetos e clientes de destaque, bem como as oportunidades de contribuir para a sociedade ou causas sociais.
É importante que o EVP seja atrativo e persuasivo, destacando os diferenciais da empresa e o que ela oferece aos colaboradores e colaboradoras para terem motivação e engajamento em fazer parte da organização.
Além das pesquisas de clima, há outras formas de medir o EVP. Veja, então, algumas ferramentas:
Análises como a da McKinsey & Company e a de Josh Bersin indicam um movimento multifacetado no mercado de trabalho. Desse movimento, três tendências se destacam:
Como o EVP se conecta, então, a esse cenário?
Os valores estão mudando e a percepção sobre o que as pessoas desejam de um emprego está diferente. Talvez elas não queiram os mesmos benefícios de antes. Pode ser que elas queiram um trabalho remoto ou, pelo menos, híbrido, para que possam ter mais tempo para si. Talvez elas tenham vontade de mudar de carreira, e estejam em busca de uma empresa que apoie esse movimento.
Tudo isso pode fazer parte do Employee Value Proposition.
E a resposta das empresas a essas tendências reflete em seu Employer Branding. Consequentemente, reflete em seu clima organizacional, em suas taxas de turnover e retenção de talentos e, principalmente, na capacidade de atrair talentos.
Ter um EVP bem definido, em primeiro lugar, impactam o clima organizacional.
Quando a empresa avalia a percepção das pessoas sobre o dia-a-dia e o valor da organização, ela consegue promover mudanças que refletem direta ou indiretamente no exercício dos colaboradores e das colaboradoras.
Segundo artigo da Culture Amp sobre um estudo da Columbia University, a probabilidade de turnover é de 48,4% em empresas onde as pessoas não estão satisfeitas com a cultura organizacional, contra 13,9% em empresas onde a satisfação é mais alta.
Com uma entrega de valor mais adequada às aspirações das pessoas e uma cultura organizacional que as satisfaça, a probabilidade de deixarem a empresa, como visto, é menor.
Em um mercado competitivo como o de tecnologia, estes números fazem diferença. Isto porque, perder pessoas é custoso para qualquer empresa. Entretanto, quanto maior a dificuldade e o tempo em preencher uma vaga, maiores os custos também.
Por essa razão, focar em ter - e mostrar - um bom EVP pode fazer a diferença na retenção de talentos.
E não apenas isso: o Employee Value Proposition contribui para fidelizar e motivar as pessoas, tornando-as mais produtivas e despertado nelas do sentimento de crescimento que tantas empresas querem estimular.
Por fim, o EVP não é atrativo somente para quem está dentro da empresa, mas também para quem está fora. Oferecer valor às pessoas, desse modo, é uma forma de investir em Employer Branding e na atração de novos talentos.
Como aborda a pesquisa da McKinsey & Company citada no início deste artigo:
“[...] nenhuma solução vai atrair pessoas suficientes para preencher todas as vagas de emprego e reter uma força de trabalho produtiva. Em vez disso, os empregadores podem adotar uma abordagem multifacetada para alcançar diferentes grupos de talentos. Isso não significa que as organizações precisam mudar sua missão, valores ou propósito. Em vez disso, eles podem mostrar diferentes facetas de sua proposta de valor de funcionário para um número maior de funcionários e ser mais criativos em suas ofertas para funcionários atuais e potenciais.”
Os modelos tradicionais de trabalho estão mudando. As necessidades, tanto individuais quanto corporativas, também estão.
Por isso, é preciso não apenas compreender o que é Employee Value Proposition, mas também revisitar constantemente o EVP e entender como adequá-lo ao contexto e aos diferentes objetivos da organização.
Mas também é necessário comunicá-lo, tornandor visível o que a empresa oferece. Somente assim, será possível contemplar os benefícios que o investimento em pessoas pode trazer.
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