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Dicas para manter o engajamento no trabalho

Athena Bastos

Athena Bastos


Engajamento no trabalho: a importância por trás de um colaborador engajado.

Engajamento se tornou termo fundamental no ambiente corporativo. Dessa vez, porém, não estamos falando de likes e curtidas, mas da relação emocional que um profissional tem com a empresa em que trabalha.

A verdade é que o engajamento no trabalho é uma tendência que promete melhorar, não só o desenvolvimento da sua equipe, como os resultados da empresa.

Com uma equipe verdadeiramente engajada, é possível atingir melhor desempenho e comprometimento do time.

Dessa forma, o engajamento no trabalho acaba contribuindo para um aumento da produtividade da equipe que potencializa uma jornada de sucesso da empresa e do bem-estar de todos.

mulher trabalhando feliz mostrando engajamento no trabalho

Nesse artigo, vamos entender os benefícios e os passos necessários para começar a promover um ambiente de trabalho mais engajante.

O que é engajamento no trabalho?

O termo engajamento é utilizado no contexto empresarial para designar a relação emocional que um profissional possui com o seu trabalho e a empresa em que está inserido. Ou seja, o engajamento são todos os esforços colocados em prática pelo colaborador ao desempenhar a sua função diariamente.

Recentemente, o engajamento no trabalho passou a ser considerado termo-chave para se construir um negócio de sucesso. Afinal, é a partir dele que geramos um ambiente verdadeiramente motivacional. E um ambiente com motivação diária contribui para um sentimento de bem-estar que aumenta o envolvimento dos colaboradores com a empresa.

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, 69% dos profissionais afirmam que trabalhariam melhor se fossem mais valorizados e empresas que possuem um alto nível de engajamento no trabalho são 21% mais rentáveis.

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Vantagens de uma equipe mais engajada

O engajamento no trabalho promete benefícios para ambos os lados.

De um lado, temos um funcionário mais motivado e satisfeito e, do outro, um aumento considerável no rendimento de uma empresa.

Com uma equipe mais engajada, você consegue transformar o dia a dia da sua empresa e promover um ambiente mais agradável para se trabalhar.

1. Uma equipe mais produtiva

A produtividade está diretamente ligada à motivação.

A falta de motivação em um profissional acaba resultando em um conflito de identificação com aquilo que produz. Trabalhar acaba se tornando uma tarefa desgastante e pode levar a um mau desempenho.

Em contrapartida, quando nos envolvemos com o trabalho, nós nos sentimos parte daquilo que estamos produzindo, reconhecemos a nossa importância dentro da companhia e produzimos com maior empenho gerando melhores resultados para todos.

2. Diminuição de turnover

Empresas que não possuem uma cultura organizacional acabam possuindo maior rotatividade de profissionais. Isso se dá porque, com a falta de engajamento, o profissional não se sente parte daquela equipe e está disposto a não permanecer na sua função.

Empresas que não possuem uma alta movimentação de profissionais indicam para o mercado que são ambientes confiáveis e agradáveis de se trabalhar. E, com menor rotatividade, há também a menor necessidade de contratações, que acabam gerando despesas desnecessárias para a empresa.

3. Uma equipe talentosa

O engajamento no trabalho promove um vínculo maior do profissional com a empresa.

Dessa forma, a equipe se compromete ao que entrega, produzindo um serviço de melhor qualidade para os clientes da empresa e, consequentemente, melhorando a sua visibilidade no mercado.

Além disso, um profissional engajado é potencializado e está sempre disposto a mostrar o melhor de si.

Com uma equipe mais engajada, encontramos trabalhadores mais pró-ativos, independentes e inovadores, que conseguem atingir altos níveis de desempenho profissional.

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Como engajar a sua equipe?

Nós já entendemos que o engajamento no trabalho é essencial para o sucesso de uma empresa, mas engajar uma equipe não é uma tarefa fácil.

É preciso construir planos de ação que constroem envolvimento e motivação dos profissionais a curto e longo prazo.

As estratégias para melhorar o engajamento da sua equipe podem ser diversas e é necessário investir com afinco na cultura da sua empresa para promover uma real mudança no engajamento de uma equipe.

Nunca é tarde para começar. Reunimos aqui algumas dicas para melhorar o engajamento no seu ambiente de trabalho.

Comunicação interna e transparência

Um ótimo passo para começar a engajar mais os colaboradores é desenvolver uma pesquisa de satisfação interna que busca entender quais iniciativas são positivas e quais questões no ambiente de trabalho que se tornaram problemas.

Ouvir queixas e tomar ações para solucionar problemas é colocar o funcionário no centro e mostrar para ele que as suas opiniões são levadas em conta.

Um funcionário que se sente ouvido entende que há transparência e abertura para expor problemas e, também, propor soluções para a melhoria geral de uma empresa.

Recompensas e oportunidade de crescimento

Um dos fatores mais valorizados por funcionários é encontrar dentro da empresa a possibilidade de evolução e crescimento.

Funcionários que não vêem para onde crescer acabam sendo desestimulados e não sentem necessidade de grandes esforços. Ou seja, quando não há um plano de carreira definido, profissionais tendem a se sentir estagnados, o que pode acabar afetando diretamente a sua motivação diária e produção.

Com isso em mente, caso você esteja em uma posição de liderança, lembre-se sempre que possível de oferecer feedbacks para que os seus colaboradores possam melhorar. Um líder confiante, que entende a equipe com quem trabalha, é peça chave para construir um ambiente de trabalho mais positivo.

Além do plano de carreira, outros benefícios são bem-vindos como ferramentas para engajar o colaborador.

Recompensas pelo esforço do trabalhador podem se manifestar de diversas formas. É importante ressaltar, no entanto, que recompensas não precisam vir necessariamente em formato financeiro, como um aumento de salário ou bonificação. Investimento no colaborador através de cursos e eventos profissionalizantes, por exemplo, é uma ótima forma de gratificar uma equipe pela sua produção.

A importância de recompensas, por fim, é fazer com que o funcionário sinta que há possibilidade de crescimento interno e que o seu esforço colocado em prol da empresa está sendo diariamente reconhecido.

Desenvolvimento individual

Funcionários associam um bom lugar de trabalho com empresas que permitem o seu desenvolvimento profissional constante. Para isso, é importante que uma empresa invista no autodesenvolvimento dos seus colaboradores.

O desenvolvimento profissional pode acontecer em diferentes formatos. Cursos, palestras, workshops, webinars, são todas ótimas opções de investimento que uma empresa pode fazer para indicar para o seu colaborador que ela também está preocupada com o seu desenvolvimento profissional.

A capacitação dos seus funcionários é uma ótima forma de engajamento no ambiente de trabalho e de atualizar constantemente o profissionalismo e autodesenvolvimento dos colaboradores da empresa, promovendo uma equipe mais inovadora, moderna e feliz.

Alura Para Empresas, por um ambiente de trabalho mais engajador

Não sabe por onde começar para promover o desenvolvimento profissional da sua equipe e criar um ambiente de trabalho mais engajador?

A construção de uma relação engajadora entre uma empresa e os seus colaboradores é um processo contínuo e oferecer possibilidade de auto desenvolvimento é uma ótima forma de começar a mostrar aos seus funcionários a sua preocupação em criar uma equipe mais inspirada, capacitada e produtiva.

A Alura para Empresas oferece um aprendizado imersivo que antecipa demandas do mercado e incentiva o profissional constantemente, construindo um ambiente corporativo mais engajado.

Auxiliamos na elaboração da sua estratégia de treinamento, buscando entender o seu contexto e oferecer uma solução que funcione para a companhia e os seus colaboradores.

Conte com a gente para promover maior bem-estar, motivação e um ambiente mais engajador!

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Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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