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Engajamento se tornou termo fundamental no ambiente corporativo. Dessa vez, porém, não estamos falando de likes e curtidas, mas da relação emocional que um profissional tem com a empresa em que trabalha.
A verdade é que o engajamento no trabalho é uma tendência que promete melhorar, não só o desenvolvimento da sua equipe, como os resultados da empresa.
Dessa forma, o engajamento no trabalho acaba contribuindo para um aumento da produtividade da equipe que potencializa uma jornada de sucesso da empresa e do bem-estar de todos.
Nesse artigo, vamos entender os benefícios e os passos necessários para começar a promover um ambiente de trabalho mais engajante.
O termo engajamento é utilizado no contexto empresarial para designar a relação emocional que um profissional possui com o seu trabalho e a empresa em que está inserido. Ou seja, o engajamento são todos os esforços colocados em prática pelo colaborador ao desempenhar a sua função diariamente.
Recentemente, o engajamento no trabalho passou a ser considerado termo-chave para se construir um negócio de sucesso. Afinal, é a partir dele que geramos um ambiente verdadeiramente motivacional. E um ambiente com motivação diária contribui para um sentimento de bem-estar que aumenta o envolvimento dos colaboradores com a empresa.
Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, 69% dos profissionais afirmam que trabalhariam melhor se fossem mais valorizados e empresas que possuem um alto nível de engajamento no trabalho são 21% mais rentáveis.
O engajamento no trabalho promete benefícios para ambos os lados.
De um lado, temos um funcionário mais motivado e satisfeito e, do outro, um aumento considerável no rendimento de uma empresa.
Com uma equipe mais engajada, você consegue transformar o dia a dia da sua empresa e promover um ambiente mais agradável para se trabalhar.
A produtividade está diretamente ligada à motivação.
A falta de motivação em um profissional acaba resultando em um conflito de identificação com aquilo que produz. Trabalhar acaba se tornando uma tarefa desgastante e pode levar a um mau desempenho.
Em contrapartida, quando nos envolvemos com o trabalho, nós nos sentimos parte daquilo que estamos produzindo, reconhecemos a nossa importância dentro da companhia e produzimos com maior empenho gerando melhores resultados para todos.
Empresas que não possuem uma cultura organizacional acabam possuindo maior rotatividade de profissionais. Isso se dá porque, com a falta de engajamento, o profissional não se sente parte daquela equipe e está disposto a não permanecer na sua função.
Empresas que não possuem uma alta movimentação de profissionais indicam para o mercado que são ambientes confiáveis e agradáveis de se trabalhar. E, com menor rotatividade, há também a menor necessidade de contratações, que acabam gerando despesas desnecessárias para a empresa.
O engajamento no trabalho promove um vínculo maior do profissional com a empresa.
Dessa forma, a equipe se compromete ao que entrega, produzindo um serviço de melhor qualidade para os clientes da empresa e, consequentemente, melhorando a sua visibilidade no mercado.
Além disso, um profissional engajado é potencializado e está sempre disposto a mostrar o melhor de si.
Com uma equipe mais engajada, encontramos trabalhadores mais pró-ativos, independentes e inovadores, que conseguem atingir altos níveis de desempenho profissional.
Nós já entendemos que o engajamento no trabalho é essencial para o sucesso de uma empresa, mas engajar uma equipe não é uma tarefa fácil.
É preciso construir planos de ação que constroem envolvimento e motivação dos profissionais a curto e longo prazo.
As estratégias para melhorar o engajamento da sua equipe podem ser diversas e é necessário investir com afinco na cultura da sua empresa para promover uma real mudança no engajamento de uma equipe.
Nunca é tarde para começar. Reunimos aqui algumas dicas para melhorar o engajamento no seu ambiente de trabalho.
Um ótimo passo para começar a engajar mais os colaboradores é desenvolver uma pesquisa de satisfação interna que busca entender quais iniciativas são positivas e quais questões no ambiente de trabalho que se tornaram problemas.
Ouvir queixas e tomar ações para solucionar problemas é colocar o funcionário no centro e mostrar para ele que as suas opiniões são levadas em conta.
Um funcionário que se sente ouvido entende que há transparência e abertura para expor problemas e, também, propor soluções para a melhoria geral de uma empresa.
Um dos fatores mais valorizados por funcionários é encontrar dentro da empresa a possibilidade de evolução e crescimento.
Funcionários que não vêem para onde crescer acabam sendo desestimulados e não sentem necessidade de grandes esforços. Ou seja, quando não há um plano de carreira definido, profissionais tendem a se sentir estagnados, o que pode acabar afetando diretamente a sua motivação diária e produção.
Com isso em mente, caso você esteja em uma posição de liderança, lembre-se sempre que possível de oferecer feedbacks para que os seus colaboradores possam melhorar. Um líder confiante, que entende a equipe com quem trabalha, é peça chave para construir um ambiente de trabalho mais positivo.
Além do plano de carreira, outros benefícios são bem-vindos como ferramentas para engajar o colaborador.
Recompensas pelo esforço do trabalhador podem se manifestar de diversas formas. É importante ressaltar, no entanto, que recompensas não precisam vir necessariamente em formato financeiro, como um aumento de salário ou bonificação. Investimento no colaborador através de cursos e eventos profissionalizantes, por exemplo, é uma ótima forma de gratificar uma equipe pela sua produção.
A importância de recompensas, por fim, é fazer com que o funcionário sinta que há possibilidade de crescimento interno e que o seu esforço colocado em prol da empresa está sendo diariamente reconhecido.
Funcionários associam um bom lugar de trabalho com empresas que permitem o seu desenvolvimento profissional constante. Para isso, é importante que uma empresa invista no autodesenvolvimento dos seus colaboradores.
O desenvolvimento profissional pode acontecer em diferentes formatos. Cursos, palestras, workshops, webinars, são todas ótimas opções de investimento que uma empresa pode fazer para indicar para o seu colaborador que ela também está preocupada com o seu desenvolvimento profissional.
A capacitação dos seus funcionários é uma ótima forma de engajamento no ambiente de trabalho e de atualizar constantemente o profissionalismo e autodesenvolvimento dos colaboradores da empresa, promovendo uma equipe mais inovadora, moderna e feliz.
Não sabe por onde começar para promover o desenvolvimento profissional da sua equipe e criar um ambiente de trabalho mais engajador?
A construção de uma relação engajadora entre uma empresa e os seus colaboradores é um processo contínuo e oferecer possibilidade de auto desenvolvimento é uma ótima forma de começar a mostrar aos seus funcionários a sua preocupação em criar uma equipe mais inspirada, capacitada e produtiva.
A Alura para Empresas oferece um aprendizado imersivo que antecipa demandas do mercado e incentiva o profissional constantemente, construindo um ambiente corporativo mais engajado.
Auxiliamos na elaboração da sua estratégia de treinamento, buscando entender o seu contexto e oferecer uma solução que funcione para a companhia e os seus colaboradores.
Conte com a gente para promover maior bem-estar, motivação e um ambiente mais engajador!
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