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O rápido desenvolvimento de ecossistemas e plataformas na área da tecnologia não é exatamente uma novidade. É só prestar atenção na agilidade de processos de inovação: realidade aumentada, inteligência artificial e daí por diante.
No entanto, junto a essas mudanças em setores e indústrias, a transformação digital também está modificando a própria área de TI.
É por isso que se diz que “os grandes desafios das lideranças de tecnologia se relacionam justamente ao futuro da tecnologia”.
Antes disso, a área de TI podia trabalhar de forma mais independente, desde que existisse um mínimo de colaboração. Mas hoje, essa colaboração com outros times é cada vez maior nas empresas.
As mudanças exigiram atualizações nas formas de trabalhar, especialmente demandando novas habilidades de pessoas da área tech — e não apenas habilidades técnicas (hard skills).
É só pensar na seguinte situação: principalmente a partir da pandemia, os ambientes de trabalho se tornaram essencialmente remotos e híbridos e, cada vez mais, as empresas estão migrando suas informações para cloud computing.
Esse contexto demanda novas habilidades (técnicas ou não!) de profissionais de TI. Um exemplo disso é a necessidade imediata de investir tempo e dinheiro na segurança das informações.
Como consequência, essas novas formas de trabalhar trazem novos desafios e a oportunidade de as equipes de TI fazerem parte de áreas responsáveis pelos objetivos estratégicos do negócio.
Na Eaton, por exemplo, denominam essa transformação na área de TI de “a próxima fronteira”.
Pensando nesse cenário, o objetivo deste artigo é abordar a importância da estrutura de equipes de TI para empresas modernas, para fornecer insights e orientações para lideranças tech que buscam construir times eficientes e alavancar a produtividade no ambiente tecnológico.
Antes de almejar ter uma equipe de sucesso, é essencial compreender quais as atribuições de um time de Tecnologia da Informação (TI).
Ele desempenha um papel muito importante nas empresas, sendo responsável por gerenciar e manter os sistemas de tecnologia que suportam as operações da empresa, contribuindo para a eficiência operacional e a segurança da informação.
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Suas funções e responsabilidades podem variar conforme o tamanho da organização e suas necessidades específicas, mas geralmente incluem:
Na era de transformações digitais, justificar a importância de equipes de TI para o sucesso empresarial pode parecer até pleonasmo.
Mesmo assim, uma forma de compreender a importância estratégica da equipe de TI é simplesmente refletir sobre o nível de relevância que as tecnologias têm para os resultados das empresas.
Nesse ponto, é importante ter em mente que as funções de um time de TI compreendem, de forma geral, o trabalho de suporte, a melhoria e a otimização de processos, a instalação e verificação de ferramentas, o desenvolvimento de softwares e a gestão de dados.
Ou seja, nem sempre as tecnologias são o próprio produto final da empresa, mas sempre estão envolvidas nos processos, na operação e nas tomadas de decisões.
Assim, fica claro que investir em uma equipe de TI pode representar muitos benefícios em relação à otimização dos processos e ao aumento de produtividade da empresa.
Além do mais, a importância da equipe de tecnologia acompanha a relevância da análise de dados para a tomada de decisões estratégicas do negócio.
Afinal de contas, é nessa área que se faz o tratamento dessas informações e o uso de tecnologias, como Big Data.
A estrutura de um equipe de TI deve considerar as necessidades e as particularidades de cada empresa. Então, não funciona como uma receita de bolo.
No entanto, o primeiro ponto é que esse desafio de realmente refletir sobre a estrutura do time pode fazer a diferença para alcançar um time de alta performance.
Além do mais, você pode seguir algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
A busca pela eficiência operacional compreende um olhar mais profundo para os processos da empresa.
É comum que as organizações estejam perdendo tempo e dinheiro com alguns processos desnecessários, com produções de relatórios inúteis ou com erros no registro de dados.
Assim, alguns passos podem melhorar esses pontos:
Diante de tudo isso, as lideranças tech precisam ser eficientes e assertivas, para garantir que as equipes de TI também estarão no mesmo caminho.
É aí que entra a importância das lideranças na otimização das equipes de TI.
Em primeiro lugar, em relação à parte técnica, a liderança tech é um cargo responsável por ajudar e tirar dúvidas de pessoas desenvolvedoras. Diante de sua experiência, também deve prever, identificar e resolver erros de produto.
Além disso, deve criar o roadmap e o pipeline, que são ferramentas que orientam e definem próximos passos no desenvolvimento do produto.
Mas, muito além de lidar com a parte técnica, a função principal das lideranças tech é fazer a gestão das pessoas desenvolvedoras.
Então, dentro de suas funções, é uma pessoa que deve orientar as equipes de TI, muito mais do que executar.
Isso significa que precisam promover o alinhamento entre a equipe e distribuir as prioridades do backlog, além de garantir o respeito à autonomia e explorar as habilidades de cada pessoa do time.
Certamente, quando falamos de lideranças de equipes de TI, não faltam desafios. No entanto, o gerenciamento eficaz dos talentos é um fator essencial para reter e motivar talentos.
Para te ajudar nisso, aqui estão algumas estratégias para superar os principais desafios da gestão de TI:
É fundamental definir metas claras e alinhadas aos objetivos globais do negócio. Isso faz com que a equipe de TI e a empresa se dirijam para a mesma direção e na velocidade necessária.
A diretora administrativa da consultoria de tecnologia da Protiviti, Sharon Stufflebeme, reconhece que o papel atual das lideranças de TI é antecipar, influenciar e cumprir a estratégia de negócios.
Assim, elas só poderão antecipar, influenciar ou entregar coisas se souberem quais são essas necessidades. Por isso, é necessário que haja um alinhamento TI-negócios em toda organização.
Em uma pesquisa de 2019, a Content Trends constatou que as empresas que acompanham periodicamente suas estratégias são 50% mais bem-sucedidas do que aquelas que não acompanham.
Afinal de contas, qual caminho escolher se a equipe não sabe onde quer chegar? É através do acompanhamento dos indicadores que as lideranças podem compreender exatamente quais estratégias estão funcionando, quais merecem mais atenção e quais precisam de ajustes.
São exemplos de indicadores de performance o LTV (lifetime value — valor do ciclo de vida de um (a) cliente dentro da empresa) e o ROI (return on investments — retorno sobre o investimento– indicador do resultado financeiro de um investimento).
Além do mais, os indicadores de performance são importantes porque analisam dados concretos sobre a realidade, não mera suposições. Sendo assim, eles apresentam um diagnóstico da empresa e aumentam a previsibilidade do seu desempenho.
Promova uma cultura organizacional que:
Por fim, o aprendizado contínuo deve ser uma meta da área de tecnologia. Sendo assim, é extremamente necessário investir no treinamento e desenvolvimento das equipes de TI.
Ainda que os treinamentos sejam pontuais – para superar alguma dificuldade técnica ou desenvolver alguma Soft Skill, por exemplo – a equipe de TI deve refletir sobre como expandir e manter a aprendizagem como parte de sua cultura.
De um lado, uma cultura de aprendizagem contribui para gerar um clima mais positivo e maior satisfação entre as pessoas colaboradoras. Por outro lado, traz benefícios à rotina e à estratégia da empresa, na medida em que promove mais agilidade, produtividade e inovação.
Ou seja, para alcançar as metas e os objetivos necessários, é fundamental manter os times atualizados e capacitá-los para os desafios do negócio. Só assim, a estrutura da equipe de tecnologia poderá alcançar seu máximo potencial.
Quais habilidades e conhecimentos a sua equipe de TI precisa desenvolver para superar algum desafio?
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