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10 ferramentas de IA para aumentar a produtividade da sua empresa

Athena Bastos

Athena Bastos


mulher mexendo no computador com a tela exibindo um código, representando o uso de ferramentas de IA

Atualmente, a Inteligência Artificial - IA deixou de ser um bicho de sete cabeças ou um conceito futurista, e passou a ser uma realidade nas empresas em diversos setores.

Esse impacto é tão grande que, segundo a pesquisa global “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey, 72% das empresas do mundo já adotaram a IA em seus processos, em 2024.

Do atendimento ao cliente à gestão de talentos, passando pela otimização de processos e pela criação de novas oportunidades de negócio, não dá para negar que a IA está redefinindo a maneira como as empresas operam e competem no mercado, não é mesmo?

E se a sua empresa ainda não conhece o potencial das Inteligências Artificiais disponíveis no mercado para o benefício do seu negócio, hoje te mostraremos 10 ferramentas de IA que você pode usar para otimizar processos na sua organização. Continue a leitura!

O que é Inteligência Artificial?

Antes de conferir os exemplos de IA que selecionamos, vamos relembrar o que é Inteligência Artificial e como ela funciona. Afinal, é fundamental entendermos o que estamos implementando em nossa empresa.

Em essência, a Inteligência Artificial é um campo da ciência da computação que se dedica a criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiria inteligência humana. Essas tarefas podem incluir desde o reconhecimento de padrões e a tomada de decisões, até a compreensão da linguagem natural e o aprendizado a partir da experiência.

A IA funciona por meio de algoritmos e modelos matemáticos complexos que permitem que as máquinas processem grandes quantidades de dados, identifiquem relações e tendências, e gerem respostas ou ações com base nesses aprendizados.

É importante ressaltar que a IA não se trata apenas de criar robôs que imitam o comportamento humano, mas sim de desenvolver ferramentas e tecnologias que possam ampliar nossas capacidades, automatizar tarefas repetitivas, e nos auxiliar na resolução de problemas complexos, como veremos adiante.

Mas, antes de irmos para o próximo tópico sobre como usar IA, é preciso ficar claro que ela não é uma tecnologia que pensa, mas sim que compara informações existentes para dar respostas mais assertivas com base na análise de dados. Com isso, ela não é capaz de nos substituir, mas sim de nos ajudar.

VEJA TAMBÉM

Como as ferramentas de IA podem aumentar a produtividade das empresas?

Por ser uma tecnologia capaz de aprender e reproduzir o que foi ensinado por meio de dados, a IA nas empresas pode:

  • Automatizar tarefas: a tecnologia pode assumir tarefas repetitivas e demoradas, como entrada de dados, organização de arquivos e atendimento ao cliente básico, fazendo com que os colaboradores e colaboradoras se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas.
  • Melhorar a tomada de decisões: a IA para empresas pode analisar grandes volumes de dados e identificar padrões e tendências que seriam difíceis de detectar manualmente. Isso permite que as empresas tomem decisões mais informadas e eficazes, baseadas em evidências concretas.
  • Otimizar processos: com a IA, é possível identificar gargalos e ruídos nos processos de um negócio, sugerindo melhorias e automatizando etapas para torná-los mais rápidos e eficientes.
  • Personalizar a experiência do(a) cliente: por conta da sua tecnologia e capacidade de aprender padrões, a IA pode analisar o comportamento e as preferências de clientes para oferecer recomendações personalizadas e antecipar suas necessidades, melhorando a satisfação e a fidelização.
  • Comunicar de maneira mais eficiente: ferramentas de IA podem auxiliar na comunicação interna e externa, melhorando a clareza das mensagens, criando imagens de apoio, organizando tarefas, entre outras funcionalidades.

Exemplos de inteligência artificial no dia a dia:

Em uma única empresa, é possível usar IA no dia a dia em diferentes setores, como: chatbots virtuais para responder perguntas frequentes no atendimento ao cliente, criar campanhas de marketing com o auxílio da IA para segmentar o público-alvo e personalizar as artes do projeto, e até recrutar as melhores pessoas candidatas para uma vaga por meio de ferramentas IA RH.

Leia também: Dicas para o processo de Recrutamento e Seleção em Tecnologia da sua empresa

10 melhores ferramentas de IA para empresas

Quer introduzir mais ferramentas de IA em sua empresa? Então, chegou a hora de conferir as soluções que rankeamos de acordo com seu uso, propósito e facilidade.

1. ChatGPT

Sem dúvidas, a solução de IA mais conhecida pelas empresas é o ChatGPT. Além de ser uma das ferramentas pioneiras, seu sucesso está de acordo com as funcionalidades que ele entrega, já que são muitas! Com essa plataforma de Inteligência Artificial, é possível ter: atendimento ao cliente com chatbots 24/7 para perguntas frequentes, impulsionar o marketing e as vendas, com geração de conteúdo e personalização.

Além disso, o seu negócio pode agilizar processos de RH como a triagem de currículos e oferecer suporte específico para áreas como desenvolvimento de software e análise de dados para a criação de códigos, por exemplo. Ou seja, é uma solução bem funcional e ampla!

2. Gemini

O Gemini é a Inteligência Artificial do Google que, além responder dúvidas e perguntas como se fosse em uma conversa, a solução consegue criar e interpretar planilhas, gráficos, imagens, vídeos e até mesmo interagir com as pessoas por meio de comandos de voz. Com sua capacidade multimodal, o Gemini representa um salto no campo da IA devido à sua eficiência aprimorada e aprendizado contínuo.

Por ser desenvolvida pelo Google, a IA também está sendo integrada a outras soluções da empresa para aumentar a produtividade das pessoas, como o atalho para criação de textos dentro do Google Docs — que pode ajudar a escrever documentos e adicionar outros elementos.

3. Jasper.ai

Entrando em áreas mais específicas, a IA Jasper.ai se destaca entre profissionais de marketing, produção e criação de conteúdo. Isso porque essa solução é como se fosse um “copiloto criativo”, capaz de gerar textos persuasivos, envolventes e otimizados para SEO em questão de minutos.

Entre seus benefícios, ela se destaca por ter templates personalizáveis para redes sociais, gerar insights para profissionais superarem o bloqueio criativo, além de possibilitar o treinamento da ferramenta para escrever no tom de voz da marca.

4. Fireflies

Se a sua equipe participa de reuniões com diferentes clientes e lideranças, então o Fireflies pode te ajudar muito! Ele é um assistente virtual com IA que grava, transcreve e organiza reuniões, permitindo às pessoas envolvidas se concentrarem na troca de ideias e não nas anotações. Com recursos como busca inteligente e resumo automático, a solução aumenta a produtividade e torna a comunicação mais eficiente, já que as ideias podem ser compartilhadas com outros setores sem perda de informações.

5. Synthesia

Para empresas que querem transformar suas ideias em vídeos, seja para redes sociais, para institucionais de site e até para apresentações, o Synthesia pode ser a solução. Essa plataforma de IA que democratiza a criação de vídeos profissionais, permite que as pessoas escolham vozes, criem avatares, façam textos em minutos, além de possuir uma edição intuitiva.

Seu destaque está principalmente no poder da acessibilidade, pois essa IA permite criar legendas automáticas e traduções, de texto e voz, em diversos idiomas, garantindo que diferentes públicos consumam seu conteúdo, impulsionando seus resultados em engajamento.

6. Plus IA

Se a sua empresa não possui um setor de tecnologia, mas você quer criar um bom site para alcançar o seu público-alvo e gerar mais credibilidade ao seu negócio, chegou a hora de conhecer o Plus IA.

Com um editor visual intuitivo, como arrastar e soltar elementos para criar um layout personalizado, é fácil de criar um site inicial para a sua empresa. Além disso, a solução também te dá acesso a sugestões de melhorias para posicionar melhor seu domínio nos resultados em mecanismos de busca (SEO) e integração com chatbot 24h para atendimento ao cliente.

Outro grande benefício, se não for o principal, é que o Plus AI oferece hospedagem segura e confiável para evitar ameaças cibernéticas e roubo de dados. Vale a pena conferir!

7. Chattbase

O Chatbase é uma IA focada em criar chatbots inteligentes para pessoas que não possuem conhecimento em programação. Com recursos como análise de conversas em tempo real e aprendizado contínuo, você pode personalizar e deixar a comunicação cada vez mais natural ao ensinar à solução como é o tom ideal da comunicação da sua marca.

E para completar suas funcionalidades, sua empresa pode acompanhar métricas importantes como taxa de retenção de clientes, tempo de resposta e satisfação das pessoas, gerando insights valiosos para aprimorar seu chatbot e sua estratégia de comunicação.

Leia também: Por que usar Machine Learning na sua empresa

8. LanguageTool

É indispensável que a comunicação das empresas seja feita de forma concisa, clara e objetiva. Para que todos os membros das equipes tenham uma escrita correta ao criar documentos, relatórios e e-mails, por exemplo, o corretor ortográfico LanguageTool pode ser o aliado ideal.

Essa ferramenta de código aberto utiliza algoritmos avançados para analisar a escrita em profundidade, detectando erros gramaticais, ortográficos, de estilo e até mesmo problemas de pontuação, que outros corretores podem ignorar.

O diferencial dele é que você pode criar suas próprias regras ortográficas e integrá-lo como uma extensão em navegadores. Assim, em sites com campos de texto com código aberto, como em caixas de e-mail, ele irá notificar se houver algum erro ortográfico ou gramatical na escrita.

9. Paradox

Usada por grandes empresas, como Amazon, Mc Donald’s e Pfizer, a Paradox funciona como uma assistente de IA conversacional chamada Olivia, projetada especificamente para otimizar e automatizar processos de recrutamento e seleção de RH. Ela visa interagir com pessoas candidatas de forma natural, via chat ou SMS, agilizando tarefas como triagem de currículos, agendamento de entrevistas e até mesmo o onboarding de novos colaboradores e colaboradoras.

Com o uso dela, o setor de Recursos Humanos consegue lidar com um grande volume de arquivos e eliminar tarefas repetitivas, permitindo que as pessoas recrutadoras se concentrem em atividades mais estratégicas.

Leia também: Como e por que a automação no RH é considerada a revolução na gestão de pessoas?

10. Hibob

Por fim, nossa última dica de ferramenta de IA é o Hibob, também conhecido por “Bob”, no mundo da tecnologia. Essa solução, voltada para o setor de RH, visa gerenciar colaboradores e colaboradoras que já trabalham na organização.

O HiBob age, principalmente, na automatização de tarefas administrativas, engajamento dos times e na construção de uma cultura organizacional forte e inclusiva. Isso porque possui diversas funcionalidades, como: recolhimento de feedbacks, reconhecimento das pessoas colaboradoras, gestão de férias e licenças, controle de ponto, murais de comunicação, enquetes e até insights de desempenho de setores.

Como vimos, são muitas as otimizações, funcionalidades e benefícios que a IA e ferramentas derivadas podem trazer para o dia a dia das empresas. Vale destacar que as plataformas citadas possuem versões gratuitas e pagas. Por isso, antes de contratá-las, avalie qual é a melhor opção para a sua organização.

Exemplos de empresas que usam IA no dia a dia

Se engana quem pensa que a tecnologia de IA é usada para otimizar e ajudar somente empresas de pequeno e médio porte. As big techs também utilizam (e muito) a Inteligência Artificial. Veja alguns exemplos:

Tesla

Segundo o próprio site da Tesla, a empresa automotiva aplica a Inteligência Artificial de forma abrangente em suas operações. No desenvolvimento de software, a IA é essencial para a criação de carros autônomos, robôs e outros sistemas inteligentes, área na qual a empresa é referência.

Além disso, a Tesla projeta e fabrica seus próprios chips de IA, garantindo controle total sobre a tecnologia que impulsiona seus produtos. A IA também otimiza o recrutamento e a seleção de talentos, tornando o processo mais eficiente.

Netflix

A Netflix é outro grande exemplo de como a IA pode revolucionar a experiência das pessoas usuárias e impulsionar o sucesso de um negócio. A empresa, pioneira no mundo dos streamings de entretenimento, usa algoritmos sofisticados de aprendizado de máquina para analisar o comportamento das pessoas assinantes. Isso possibilita que ela mostre recomendações personalizadas de obras audiovisuais para seus usuários e usuárias — tudo para criar uma experiência única e satisfatória.


Depois de tantas dicas de ferramentas de IA, antes de começar a implementar a solução escolhida em sua empresa, não esqueça que todas as equipes precisam ter o conhecimento de como usar a plataforma em suas rotinas. Afinal, do que adianta ter a ferramenta sem saber como usá-la, certo?

Para impulsionar seu negócio nesse desafio, conte com o ecossistema da Alura Para Empresas para criar uma estratégia de aprendizado e treinamento personalizado para que seus colaboradores e colaboradoras estejam alinhados com os objetivos da sua empresa. Saiba mais!

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

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