Logo Alura para Empresas
Compre agora Fale com especialistas
Artigo

Geração Z no mercado de trabalho: vantagens e desafios

Athena Bastos

Athena Bastos


mulher sorrindo acenando para um notebook em um ambiente de trabalho representando a geração Z no mercado de trabalho

A geração Z no mercado de trabalho busca novas estruturas nas corporações, como maior flexibilidade, transparência e salários compatíveis, na mesma proporção que desejam independência e trabalhar com o que amam. Assim, para reter esses talentos, é preciso que o mercado acompanhe essas mudanças e invista em inclusão, acessibilidade, capacitação, entre outros diferenciais que chamem a atenção desse público.

Neste artigo, entenderemos o contexto da geração Z e mercado de trabalho, suas vantagens, desafios e como recrutar esse grupo. Continue a leitura para conferir todos os detalhes dos Z’s!

Soluções de desenvolvimento em tecnologia sob medida - saiba mais

Geração Z: idade e diferenciais

A geração Z se define por pessoas que nasceram entre os anos 1997 e 2012. Esse mesmo grupo, que se desenvolveu com a tecnologia, avanços sociais e o “boom” da internet, também coopera para uma drástica mudança no mercado e na forma em que os colaboradores e colaboradoras trabalham.

De maneira geral, essas pessoas são ambiciosas, anseiam por oportunidades de crescimento rápido e adotam uma abordagem prática para solucionar problemas. Adeptos da tecnologia, os Z’s conseguem exercer multitarefas com mais facilidade, o que os torna valiosos em um ambiente de trabalho em constante evolução.

LEIA TAMBÉM:

O que é geração Z no trabalho?

Esta geração cresceu em um mundo onde a tecnologia digital e a internet são partes integrantes de suas vidas — assim, trazem consigo uma nova dinâmica para o ambiente de trabalho, pois são caracterizados por serem nativos digitais, adaptáveis e ávidos por inovação.

Essas características únicas podem desafiar as normas de trabalho tradicionais, mas também oferecem oportunidades para revolucionar as corporações a saírem de suas zonas de conforto — o que no mercado de trabalho é um diferencial.

Leia também: Benefícios e desafios de uma estratégia de mentoria organizacional

Características da geração Z no mercado de trabalho

As características e preferências que predominam e se destacam nesses nativos digitais são:

Preferência a ambientes flexíveis e colaborativos

Essas pessoas optam por espaços flexíveis, em que é possível fazer os seus próprios horários — mesmo que isso signifique trabalhar à noite ou de madrugada, pois podem fazer outras atividades durante o dia.

Porém, mesmo que prezem pelo equilíbrio da vida pessoal e profissional, eles levam as atividades corporativas muito a sério, seja em relação aos seus deveres ou aos seus direitos.

Leia também: Conheça os benefícios do e-learning para as empresas

Transparência e feedback constante

A geração Z é conhecida por prezar pela transparência em corporações e pelo feedback constante. Isso é muito válido para eles, pois podem conhecer melhor o caminho a ser trilhado no meio profissional e se dedicarem com mais assertividade.

Uso de ferramentas tecnológicas

Utilizar inteligência artificial, entre outras soluções tecnológicas no trabalho, é algo comum para os Z’s. Isso porque eles prezam por não gastar tempo com coisas que a tecnologia pode fazer, com isso, se dedicam mais em como trazer inovações e adicionar diferenciais em suas entregas. Além disso, eles são early adopters, ou seja, adoram testar novidades e implementá-las em seu dia a dia.

Leia também: Descubra o potencial da automação de processos na sua empresa

Oportunidades de crescimento rápido

Essa geração procura por oportunidades de crescimento profissional de forma mais rápida, justamente pelo anseio de independência e uma vida equilibrada financeiramente.

Comunicação

Os Z’s costumam ser pessoas que prezam pela expressão e individualidade. Isso faz com que sejam mais dinâmicos e carreguem muita determinação em suas atitudes, além de preferirem lugares que são escutados pela liderança.

Leia também: Cursos para lideranças que transformam carreiras: de tecnologia a comunicação

Comuna Holics

Outra característica é que esse grupo prioriza a diversidade e a inclusão de pessoas. Por transitarem por atividades distintas, fazem parte de diferentes grupos que são levados muito a sério — essa tendência ganhou o nome de Comuna Holics.

Prezam pela acessibilidade

A geração Z requer seu espaço e de outras pessoas na sociedade, como a acessibilidade e a contratação de pessoas com deficiência, o que contempla a sua visão da importância da diversidade.

Quer conhecer um caso da vida real sobre o impacto da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho? Assista o vídeo a seguir e veja o poder da acessibilidade com Alura Para Empresas e Itaú:

Desafios e dificuldades da geração Z no mercado de trabalho

Apesar das facilidades que a geração da tecnologia possui no mercado de trabalho, existem alguns desafios que esse grupo pode enfrentar, como:

  • Instabilidade econômica: por conta de políticas e o difícil mercado atual, a geração Z enfrenta problemas de instabilidade econômica. Com isso, tendem a estar constantemente preocupados(as) com seus empregos e como manter um padrão de vida.
  • Ambiente corporativo competitivo: existem muitos(as) profissionais qualificados no mercado, e todos buscam boas oportunidades. Devido a isso, conseguir boas oportunidades é um desafio, principalmente para quem está no começo da carreira.
  • Exigência crescente de qualificação: as empresas estão, cada vez mais, exigindo qualificações e certificações para determinadas vagas. Isso mostra que, muitas vezes, não basta ter uma formação, mas é necessário ter diferentes tipos de conhecimentos para suprir essa tendência.

Leia também: Conheça os cursos de tecnologia mais buscados pelas empresas

Solução

Para amenizar essas dificuldades, as empresas podem oferecer treinamentos contínuos e promover uma cultura de aprendizado saudável, além de qualificar seus colaboradores e colaboradoras, oferecendo formações especializadas para todas as equipes, como as presentes no ecossistema da Alura Para Empresas.

Leia também: Como manter os colaboradores engajados

Como atrair talentos da geração Z para a sua empresa?

A tecnologia é a chave para engajar e recrutar essa geração. Ao usá-la com sabedoria, o seu negócio poderá atrair e reter talentos da geração Z. Veja como:

Use canais de comunicação na internet

É importante investir em canais de comunicação que conversem com a geração Z. Por conta disso, algumas redes sociais podem ajudar, como LinkedIn, Instagram e Facebook, seja para divulgar as ações do seu negócio ou promover vagas.

Leia também: RH tech e a revolução da área de pessoas

Ofereça salários compatíveis e autonomia

Os Z’s querem crescer no meio profissional, assim como as outras gerações. Mas algo que difere essas pessoas é a busca por trabalhar naquilo que gostam e com salários compatíveis. Para elas, o que importa é encontrar oportunidades que favoreçam o seu crescimento, ao mesmo tempo que seja proporcionado independência e capacitação.

Leia também: 7 formas práticas de acelerar o crescimento profissional do seu time

Proporcione horários flexíveis

A geração Z preza pela sua vida social e bem-estar, por esse motivo, preferem oportunidades flexíveis para equilibrar todas as áreas de suas vidas e poderem dar o seu máximo no meio corporativo — visto que são propensos à dedicação e ao plano de carreira veloz.

Engaje-os(as) em uma causa

Essa geração também preza pelo propósito no que faz. Assim, quando possível, seu trabalho não é apenas pelo retorno financeiro, mas pela satisfação de fazer algo maior para a sociedade.

Geração Z e gestão multigeracional

Apesar de estarmos focados na geração Z neste artigo, é importante ressaltar que, dentro das empresas, é necessário ter uma gestão multigeracional — capacidade de liderar pessoas de diferentes idades —, pois todas estarão trabalhando juntas, porém enxergam suas atividades com visões diferentes.

Por ser um processo que demanda mais atenção, pode-se extrair muitos desafios e benefícios, como:

Benefícios

  • A geração Z pode aprender com a experiência das gerações anteriores, enquanto as gerações mais velhas podem se beneficiar da familiaridade das pessoas mais novas com a tecnologia.
  • A inclusão social é notória, visto que os Z’s são comunicativos e encontram uma forma de se entrosar com diferentes gerações.

Desafios

  • A geração Z traz consigo um conjunto distinto de habilidades, ideias e expectativas que podem entrar em conflito com gerações anteriores no ambiente de trabalho.
  • Conflitos geracionais podem surgir devido à diferença de comunicação, valores e estilos de trabalho. Porém, essas dificuldades também podem abrir novos caminhos para oportunidades de colaboração variadas.

Leia também: Como desenvolver diferentes níveis de senioridade: júnior, pleno e sênior?

Como capacitar a geração Z?

Como já citamos, compreender a geração Z é fundamental para criar programas de treinamentos eficazes. Eles preferem abordagens personalizadas e opções educacionais flexíveis. Neste cenário, as empresas devem investir em:

  • Treinamento de pessoas: a fim de promover as habilidades técnicas, pessoais e comportamentais, como as soft skills, os treinamentos, seja em grupo ou individual, pode ser uma boa maneira de integrar os times e promover o conhecimento a todas as pessoas.
  • Cursos de capacitação: oferecer formações é algo que chama a atenção dos Z’s, isso porque é uma forma rápida e eficaz de adquirir conhecimentos, além de mostrar que a empresa investe em sua equipe.

Se a sua empresa deseja oferecer treinamentos personalizados e formações de diversas áreas para seus colaboradores e colaboradoras, seja da geração Z ou não, faça uma parceria educacional com a Alura + FIAP Para Empresas — o maior ecossistema de ensino em tecnologia, negócios e produtos digitais da América Latina —, e proporcione conhecimento que o seu negócio para transformar seus resultados!

Leia também: Fique por dentro dos 10 principais tipos de treinamentos corporativos

Athena Bastos
Athena Bastos

Supervisora de Conteúdo da Alura Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Branding: gestão estratégica de marcas pela Universidade Castelo Branco - UCB. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=