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Mais do que conhecer suas próprias realidades, as empresas também precisam saber o que está acontecendo lá fora: no mercado da sua área de atuação.
Isso significa, por exemplo, olhar para as empresas concorrentes, conhecer seu público-alvo, saber quais são as tendências de consumo do momento e daí por diante.
É aí que entra a inteligência de mercado, como uma ferramenta para conhecer, de fato, a realidade do cenário e atuar de forma assertiva e inteligente.
Nesse contexto, sobretudo após os processos de transformação digital, a inteligência de mercado passou a ter um papel fundamental, especialmente para facilitar a tomada de decisões e desenvolver o potencial competitivo dos negócios.
Pensando nisso, o objetivo central deste artigo é refletir sobre a importância da inteligência de mercado para as empresas, especialmente como um diferencial para manter a competitividade por meio da análise de dados.
Na definição da Forrester Research, a inteligência de mercado é “um conjunto de metodologias, processos, arquiteturas e tecnologias que transformam dados brutos em informações significativas e úteis”.
Em outras palavras, é um sistema estruturado de ferramentas tecnológicas que traduz os dados externos em insights importantes.
O objetivo da inteligência de mercado é, portanto, fornecer informações relevantes para pessoas tomadoras de decisões, a partir da análise de dados.
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Sendo assim, a inteligência de mercado compreende diferentes tipos de análises como, por exemplo, tendências de um setor, comportamentos e expectativas do público consumidor, concorrentes de uma empresa e análise de precificação de soluções.
É importante esclarecer que inteligência de mercado não é sinônimo de inteligência de negócios (ou business intelligence).
A principal diferença entre esses dois conceitos é que o BI coleta, processa e analisa dados internos da empresa. Ou seja, os dados que a própria empresa gera.
Enquanto que, por outro lado, a inteligência de mercado capta e analisa dados externos — do mercado, como o próprio nome sugere.
Não é nenhuma novidade que, atualmente, os dados são um dos insumos mais relevantes da cultura digital, especialmente para tomar decisões estratégicas e melhorar os resultados do negócio.
Não por menos, a The Economist classificou os dados como “o recurso mais valioso do mundo”.
No entanto, apesar do grande volume de dados recolhidos pelas empresas (a Forbes estima que seja cerca de 2,5 milhões de terabytes por dia), cerca de 60% e 73% desses dados não fazem parte das análises das empresas.
Ou seja, as empresas simplesmente não dão conta de analisar a enorme quantidade de dados que recolhem. E, por consequência, também não conseguem aproveitar os insights que eles poderiam gerar.
De fato, a importância dos dados está, especialmente, na possibilidade de compreender padrões e prever o que vai acontecer — seja para evitar um problema ou para aproveitar uma oportunidade.
Entretanto, os dados só geram valor e são, de fato, aproveitados se eles forem devidamente processados e analisados.
Então, a partir da inteligência de mercado, é possível ter uma visão geral e realista de como está o segmento do negócio, indo além da perspectiva individual da empresa.
É possível, por exemplo, conhecer de maneira profunda as necessidades do público-alvo ou estudar os números e as estratégias das empresas concorrentes.
A inteligência de mercado compreende a análise de dados de forma mais assertiva, colocando-a como parte do processo do negócio.
Então, em primeiro lugar, a partir de técnicas de estatística e análise preditiva, permite identificar históricos e prever comportamentos futuros nos dados.
Em outras palavras, responde às seguintes perguntas: “por que isso aconteceu no mercado ou em área X? O que tende a acontecer no futuro?”
Para respondê-las, a inteligência de mercado aplica modelos e algoritmos, e traduz os resultados em uma linguagem mais acessível.
Então, compreende mineração de dados, análise preditiva, análise aplicada e estatísticas para oferecer análises do mercado e possibilitar a tomada de decisões.
Inteligência não é sinônimo de produtividade. Mas é uma ferramenta importante para alcançá-la. Afinal de contas, quanto mais conhecimento, maior a segurança para tomar decisões.
A partir disso, é possível ter mais agilidade nas tarefas, diminuir os erros operacionais e reduzir os desperdícios de recursos.
Assim como todas as estratégias da empresa, não existe uma receita única de como analisar dados de mercado. Todas as etapas dependerão das necessidades específicas de cada empresa.
De todo modo, alguns passos podem auxiliar nesse processo, tais como:
Os dados capturam a realidade de uma empresa ou de um contexto macroeconômico. Então, a partir do processamento desses dados, as lideranças conseguem compreender, de forma completa, o que está acontecendo.
Além disso, também podem analisar dados dos movimentos de mercado e entender quais são as previsões macroeconômicas.
Essas informações servem de base para gerar relatórios atualizados e completos, que entregam perspectivas seguras para as lideranças.
Com isso em mãos, as pessoas gestoras podem tomar decisões com maior clareza, a partir de embasamentos sólidos e claros.
Para entender melhor sobre a inteligência de mercado, aqui estão alguns exemplos práticos de como aplicá-la nas empresas:
De forma geral, o objetivo central da inteligência de mercado é que, por meio do conhecimento profundo da realidade do mercado, as lideranças possam tomar decisões mais assertivas e inteligentes.
Nesse contexto, fornece vantagens competitivas para as empresas, tanto em relação à maior inteligência para tomar decisões, quanto à otimização da eficiência e da colaboração entre os times.
Na prática, a inteligência de mercado tem muitas vantagens. As principais são:
Não há dúvidas que construir uma cultura digital é a garantia para o futuro das empresas. Especialmente se considerarmos que, a partir das Digital Skills, as empresas podem ser mais eficientes, inovadoras e estratégicas.
Na prática, as competências digitais são habilidades essenciais para lidar com a presença da tecnologia no ambiente de trabalho.
Esse movimento pode (e deve!) ser liderado e apoiado pelos times de tecnologia. Mas não deve ser algo exclusivo dessa área. Ele precisa incluir toda a empresa.
Nesse contexto, é imprescindível criar trilhas de aprendizagem que orientem diferentes times no desenvolvimento em Data Science e inteligência de mercado.
Afinal, todas as áreas precisam estar atentas aos movimentos do mercado para prever possibilidades, gerenciar riscos e entregar soluções mais inovadoras.
Agora que você já sabe a importância da inteligência de mercado para a tomada de decisões estratégicas, que tal preparar seu time para isso? Fale conosco e conheça nossos cursos e soluções para a sua empresa.
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