Logo Alura para Empresas
Compre agora Fale com especialistas
Artigo

Liderança inclusiva: conheça os benefícios de promover a diversidade no ambiente de trabalho

Livia Marilia Mattos

Livia Marilia Mattos


Muito se fala sobre inclusão. Em razão disso, assuntos relacionados à diversidade e à humanização são cada vez mais reconhecidos no mercado de trabalho. Com a automatização dos processos e a evolução tecnológica, as pessoas passaram a ser substituídas por máquinas, deixando de ocupar funções que são meramente produtivas. Assim, a única alternativa foi chamar a atenção para o fato de que somos seres humanos, não robôs.

Desse modo, notou-se a necessidade de rever um lado mais humano no trabalho, também para buscar alternativas para quem não tem acompanhado essa mudança ou foi atropelado por ela.

Somado a isso, a saúde mental do trabalhador virou alvo de preocupação, já que a principal tendência do setor de Recursos Humanos, nos últimos anos, é focar no capital humano.

Hoje compreende-se que profissionais felizes garantem benefícios para as empresas. Portanto, garantir a felicidade da pessoa colaboradora é a base para o sucesso.

As organizações, então, têm se dedicado à formação de um ambiente de trabalho diverso. Entretanto, somente garantir diversidade não é o bastante nem o suficiente para fomentar os benefícios que essa diversidade tem a oferecer. Para isso é necessário promover mudanças nas atitudes, agir para que diversidade e inclusão sejam parte da cultura da empresa.

E uma liderança inclusiva pode garantir e estimular esse processo, pois a diversidade só prospera se houver inclusão.

Por essas razões, a gestão humanizada vem se destacando e ganhando espaço na cultura das empresas, assim como a prática de uma liderança inclusiva: competência comportamental que garante que a diversidade humana seja respeitada e reconhecida. Afinal, líderes têm um papel importante no desenvolvimento de pessoas e devem servir como referência.

Neste artigo, abordaremos a importância da liderança inclusiva, além de mostrar quais são seus principais traços característicos e os benefícios dessa competência nas empresas. Vamos entender mais sobre o assunto?!

Fotografia de cinco pessoas lado a lado, em pé e rindo entre si. São três mulheres e dois homens, sendo uma mulher e um homem afrodescendente, uma mulher com traços do leste asiático e um homem e uma mulher de pele clara. O ambiente é uma sala corporativa.

O que é a Liderança Inclusiva?

A liderança inclusiva é o conjunto de atitudes inclusivas que ajudam a criar um espaço no qual todas as pessoas sintam segurança e acolhimento, promovendo o sucesso e incentivando o desenvolvimento.

Como o nome indica, o comportamento inclusivo de liderança visa, principalmente, à inclusão das pessoas, independentemente de diferenças, ouvindo opiniões e garantindo que elas contribuam nos processos de tomada de decisão. Líderes devem fazer “com as pessoas”, não fazer “pelas pessoas”; essa é a chave, incluir, não excluir.

VEJA TAMBÉM:

As ações e as estratégias inclusivas de liderança permitem que profissionais cresçam e se desenvolvam nas empresas como profissionais únicos. Entretanto, não se trata necessariamente de igualdade, pois é erroneamente entendido que atitudes de liderança inclusiva têm a ver com tratar as pessoas como iguais.

O foco da pessoa líder é respeitar a individualidade, valorizando seus próprios comportamentos, origens, heranças culturais e backgrounds. Essa gestão propicia a formação de equipes diversas nas quais as pessoas se complementam. Reconhecer que cada indivíduo é único e possui diferentes pontos fortes e fracos tem a ver com equidade.

Aprimore a sua atuação como liderança tech e aumente a performance do seu time. Baixe nosso kit de materiais exclusivos

Qual a importância da diversidade?

Para proporcionar um ambiente inclusivo, você deve, primeiramente, compreender a importância da diversidade, mas, antes, convido você a refletir e a pensar se há diversidade em sua vida.

Quão diversa é a sua comunidade? Como são seus colegas, grupos de amigos, parentes, pessoas autoras de suas leituras, artistas que você assiste e ouve, pessoas com as quais se relaciona, profissionais com quem trabalham na sua empresa?

A diversidade assume muitas formas: gênero, raça, crença, orientação sexual, idade, cultura, perfil socioeconômico, etc., e todos esses elementos contribuem para a vivência única do indivíduo no mundo.

Vivenciar a diversidade em nosso dia a dia é entrar em contato com culturas, tradições e práticas diferentes das nossas, seja viajando para um novo país, trabalhando com colegas, realizando novas amizades ou até resolvendo problemas.

Por meio dessas ações, aprendemos novas habilidades e conceitos com os quais não éramos familiarizados e, com isso, obtemos uma percepção mais ampla da vida, dos processos, dos nossos lugares no mundo. Dessa forma, tanto promovemos nosso desenvolvimento social como aumentamos nossa compreensão sobre a vida, nos preparando para fazer parte da sociedade.

Cada pessoa tem sua maneira de encarar e reagir às adversidades, e isso depende de sua experiência pessoal. Portanto, não seria melhor que, ao lidar com um problema, existissem várias explicações e métodos ao invés de todos colaborarem com as mesmas ideias e conclusões?

Por que investir em uma liderança inclusiva?

A diversidade de experiências também pode promover a empatia, porque ouvir a experiência de outra pessoa fornece novas perspectivas.

Quando comparamos dificuldades, prioridades e valores, conhecemos um pouco sobre os hábitos e as experiências dos outros e, a partir disso, entendemos condutas e atitudes além das nossas. Isso pode até mudar a forma que pensamos, nos levando a considerar novas possibilidades, ou pelo menos nos permitindo entender as motivações e as dificuldades das outras pessoas.

Equipes de trabalho diversificadas têm uma percepção ampla e empática dos fatos e têm mais capacidade de inovação do que qualquer outra equipe. Ao reunirmos pessoas de diferentes raças, classes sociais, visões de mundo, gêneros e culturas com o mesmo propósito, dobramos as chances de sucesso de um projeto.

A melhor situação acontece precisamente no encontro das diferenças e dos objetivos comuns. Ou seja, juntar pessoas de diferentes origens e experiências de vida pode despertar ideias ou opiniões que poderiam nunca ser consideradas ou ouvidas.

Incentivar a diversidade não é apenas o primeiro passo para a tolerância, mas também o primeiro passo para a aceitação. Ao aumentar o contato e a comunicação entre novas pessoas com ideias originais, podemos notar que temos mais em comum do que pensávamos. Ou podemos ser completamente diferentes, e está tudo certo! Ampliar a relação com essas diferenças pode transformar as perspectivas e promover o conhecimento, reduzindo mal-entendidos e preconceitos.

Os 6 Cs (pilares) da Liderança Inclusiva: quais as características

Segundo a pesquisa “Os seis traços característicos da liderança inclusiva”, publicada pela empresa Deloitte, 4 fatores globais estão remodelando os negócios e influenciando as prioridades das empresas:

  1. diversidade de mercados;
  2. diversidade de clientes;
  3. diversidade de ideias; e
  4. diversidade de talentos.

A demanda de novos mercados cresce a todo momento, e as empresas que estiverem atentas e prontas para se adaptarem às demandas sempre terão boas oportunidades de crescimento. Em decorrência da grande diversidade de clientes, é cada vez mais esperada a possibilidade de personalização de produtos e de serviços, logo, as empresas também devem estar atentas aos novos hábitos de consumo.

Graças à tecnologia, temos a oportunidade de estarmos mais conectados, por isso, a inovação sempre será peça importante para obtermos destaque no mercado. Para tudo isso, o mais importante é garantir a diversidade de talentos, pois um ponto de vista apenas não é o suficiente diante de tantas transformações.

É evidente que equipes multidisciplinares e diversas são essenciais para enfrentar os atuais e os futuros desafios do trabalho. Além disso, a inclusão está diretamente relacionada ao crescimento das práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG), as quais têm como propósito principal promover ações mais saudáveis, conscientes e responsáveis.

Criar vínculos de confiança a partir da construção de um ambiente no qual as pessoas possam se sentir confortáveis de ser quem são é uma das ações que fazem parte de uma liderança inclusiva. Apesar de todos sermos responsáveis por estabelecer um ambiente inclusivo, a pessoa líder tem um papel vital no empoderamento e no acolhimento, buscando alcançar o potencial máximo dos indivíduos.

Para atingir esse objetivo, considerando comportamento e pensamento, as pessoas que possuem a habilidade de liderança inclusiva demonstram 6 características que as permitem alcançar resultados eficazes.

Conheça cada uma dessas características:

1. Comprometimento

A preocupação com a inclusão deve ser genuína, deve ir além do compromisso da empresa, precisa ser uma prioridade, um valor pessoal.

2. Coragem

Para encarar os desafios, reconhecer suas próprias limitações, questionar temas difíceis e combater certas culturas enraizadas na sociedade é preciso coragem para transformar o ambiente de trabalho e estimular outras lideranças a fazerem o mesmo.

3. Conhecimento

Líderes inclusivos têm o conhecimento de seus próprios preconceitos e combatem seus vieses, conhecem também as barreiras implícitas pelo ambiente corporativo e, por meio do conhecimento de estratégias, atuam contra falhas do sistema.

4. Curiosidade

Mostrar interesse e manter a mente aberta é extremamente necessário para praticar compreensão, escuta ativa e empatia, garantindo entrosamento e mais conexão com as pessoas. A curiosidade também é uma aliada na construção de novas ideias e no aprendizado.

5. Inteligência Cultural

Ter tato para demandar tarefas, aceitar ambiguidades, conversar e lidar com profissionais de diferentes perfis comportamentais. Líderes também precisam agir efetivamente em diferentes cenários e se adaptar conforme o necessário, mudando comportamentos verbais e não verbais conforme a pessoa ou a situação.

6. Colaboração

Entender e repassar a ideia de que resultados são conquistas coletivas é importante para empoderar os times, fortalecer laços e conexões por meio da honestidade e fazer com que o ambiente de trabalho seja um espaço de cooperação, discussões saudáveis e aprendizagem.

Mais sobre as características da Liderança Inclusiva

É importante destacar que a autenticidade também é algo essencial para a liderança. Cada pessoa líder tem características que as tornam únicas. De qualquer forma, para entender até que ponto a liderança tem impactado positivamente é interessante usar a ferramenta do feedback. Líderes também podem e devem ser avaliados.

Essa prática difere da tradicional, em que a avaliação ocorre de cima para baixo, mas um líder inclusivo deve ter a mentalidade aberta, aceitar que nem sempre estará certo, estar disposto a escutar, entender o que os liderados têm a dizer e não deve omitir vulnerabilidades, porque quando mostramos vulnerabilidades é que somos mais humanos.

Liderança em Tecnologia: DevLeaders – Hipsters Ponto Tech #318

Os benefícios da Liderança Inclusiva

Uma pesquisa da Boston Consulting Group (BCG) demonstrou que a priorização das questões relacionadas à diversidade melhora o desempenho dos negócios.

Além disso, conforme a cultura de diversidade e de inclusão se fortalece, mais as pessoas se sentem como parte da empresa. É essencial que profissionais tenham o pensamento de conjunto, de time, promovendo um ambiente satisfatório no qual todos acreditem nas motivações e nos objetivos da organização.

Ações como essas geram alguns benefícios para a sua empresa em aspectos como:

Agilidade

Com apoio e segurança, profissionais que se sentirão mais felizes, consequentemente, participarão mais das atividades e dos processos da empresa, aumentando a produtividade e o engajamento em novas atividades e projetos.

Desenvolvimento

Investir em uma liderança inclusiva é dar espaço para todos, possibilitando o desenvolvimento e o crescimento de talentos. Além do amadurecimento comportamental em relação a temas como respeito, colaboração e empatia.

Maior escola de tecnologia do país - saiba mais

Resiliência

Mudanças ocorrem o tempo todo, e um ambiente inclusivo permite que as pessoas se adaptem com mais facilidade e aprendam com essas mudanças. Isso envolve uma comunicação objetiva sobre razões e benefícios que a mudança trará e como ela será implementada, garantindo que as pessoas se sintam acolhidas e parte de todo o processo.

Criatividade

Segundo estudo da Forbes, a diversidade é uma impulsionadora de inovação. A troca de experiência entre as pessoas é algo rico. Por meio dessa convivência, novas perspectivas surgem, despertando novas ideias.

Clima organizacional

A liderança inclusiva também impacta a cultura organizacional. Quando há valorização profissional, cultura de transparência e incentivo, a sinergia do grupo aumenta e o espaço para conflitos diminui. Mas está errado quem pensa que em um ambiente inclusivo não há “tempo ruim”, a diferença é que, nesse cenário, as pessoas sentem confiança para expor suas opiniões e suas insatisfações.

Marca empregadora

Por fim, todas essas ações sem refletem em Employer Branding. É comum que, espontaneamente, as pessoas compartilhem suas experiências profissionais com outras pessoas. Quando essas experiências são positivas, a empresa ganha uma boa reputação. Além disso, as iniciativas de inclusão reforçam o compromisso da empresa em relação aos segmentos minoritários da população e à erradicação da desigualdade.

A gestão humanizada é o caminho para o sucesso das empresas, não há dúvidas. Organizações que implementam ações relacionadas à inclusão estão focadas no futuro e são bem avaliadas por clientes e parceiros.

A tendência é que essas empresas sejam cada vez mais diversas e que abram discussões importantes sobre o papel da liderança inclusiva dentro e fora de suas equipes, promovendo uma mudança em todos os níveis organizacionais, pois o conceito precisa ser propagado e não existe inclusão sem colaboração.

Quer saber mais sobre a habilidade de liderança? Confira:

Espero que tenha curtido a leitura! Bora incluir!

Quer receber conteúdos sobre liderança e novidades do mercado de tecnologia? Receba a newsletter da Alura Para Empresas direto em sua caixa de entrada.

Livia Marilia Mattos
Livia Marilia Mattos

Designer de aprendizagem da Alura, apaixonada pela aprendizagem por acreditar que uma educação de qualidade, estimulante e criativa tem o poder de transformar a sociedade. Profissional de Letras e Educação, atualmente graduanda de Design Digital e UX, apaixonada por ensino, narrativas, design e tecnologia. Fã de Rihanna, chora assistindo à quase qualquer filme e adora um refrigerante de cola geladinho.

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=