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Nenhuma jornada de sucesso ocorre ao acaso. O sucesso, independentemente de qual seja a meta, vem de esforço, de experiência e de aprendizados. E a melhor forma de começar a traçar este caminho é por meio da escuta sobre quem foi lá e fez acontecer. O podcast Like a Boss oferece essa oportunidade.
Ao longo de 10 temporadas, Paulo Silveira, CEO da Alura, e Rodrigo Dantas, CEO da Vindi, conversam com fundadores de startups e grandes corporações, sobre gestão, funding, market fit e outros temas que conectam você às estratégias do mercado.
Para Paulo Silveira:
“Inovação e tecnologia são desafios que passam por todos os tipos de empresa: de startups a grandes corporações. Aqui na Alura a gente decidiu aprender mais com quem realmente faz a diferença no Brasil e no mundo: criando um podcast para aprender com essas empresas. Bancos digitais, Health Techs, empresas de comida, HR Techs, consultorias com dezenas de anos e até startups que estão dando seus primeiros passos.”
No Spotify, você encontra mais de 100 episódios com convidados como David Velez, do Nubank, e Lincoln Ando, da idwall, .
Mas em sua décima temporada, o Like a Boss traz duas novidades. Além de fazer parte do BJ Podcasts, os novos episódios também estão disponíveis no canal do Like a Boss no YouTube.
Deixamos 7 dicas de episódios que você precisa conferir:
A Gupy é uma empresa que diariamente se reinventa e se destaca como a principal HR Tech do Brasil.
No primeiro episódio da décima temporada, Mariana Dias e Robson Ventura, co-fundadores da Gupy, fazem um paralelo com a fundação e o futuro da companhia. Por isso, abordam temas como o desafio de jornada e construção de cultura de uma empresa que nasceu com um simples produto.
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Hoje, o desafio é unir a estratégia de diferentes produtos. Sobre isso, Mariana Dias ressalta:
“Como é que, numa estrutura de multiprodutos, a gente vai vender para os clientes? A gente está montando uma máquina bem poderosa de farmer, onde tem toda uma estrutura de papéis de CS, de papéis de venda, de células de farmer, de times centralizados. Parece simples, mas design organizacional é super complexo, porque como você estrutura os OKRs das pessoas que lideram os produtos pode impactar para fazer esse farmer funcionar ou não.”
Confira, então, como foi o início dessa jornada: do planejamento do produto e conquista dos primeiros cases de sucesso à ampliação das atividades, com processos de M&A.
A Medway é um ótimo exemplo de como a tecnologia dialoga com outras áreas.
Alexandre Remor, Micael Hamra e João Vitor Fernando, todos da área médica, uniram-se com o propósito de oferecer cursos que realmente preparam novos profissionais de medicina.
Aprovados em algumas das residências mais concorridas do país, eles se tornaram, desse modo, referência para outras pessoas.
Conta Alexandre Remor:
“A gente quis ajudar o médico a encontrar esse caminho dele nessa jornada de residência médica. E hoje a gente vê que consegue ser um parceiro muito além disso”. De mentorias através do YouTube e pequenos eventos online e presenciais, o MVP simples logo cresceu. Foi assim que surgiu a plataforma onde alunos e alunas de medicina de todo o país encontram cursos preparatórios para concursos de residência.
Você descobre mais sobre essa jornada no Like a Boss:
A jornada de transformação digital veio com força em todos os setores. Mas como um banco tradicional conduziu esse processo?
Focado em crédito para pessoas físicas e financiamento de veículos, o Banco PAN, adquirido pelo BTG em 2011, vem fazendo um grande trabalho em agilidade digital nessa mudança.
Carlos Eduardo Guimarães fala sobre esse processo para o Like a Boss:
“Lá em 2017, início de 2018, nós decidimos fazer um movimento estratégico importante que era passar a ser muito mais um banco de cliente do que um banco de produto. A gente, naquele momento, decidiu dar uma boa mudada na nossa estratégia, onde a gente foi muito para a nossa transformação digital, que envolve não só uma transformação digital dos nossos produtos, mas também no tipo de lidar com os clientes.”
Junto a essa transformação, veio também o lançamento do banco digital. E hoje, com mais de 12 milhões de clientes, há diversidade de produtos que atendem as necessidades dessas pessoas.
Liderado por Carlos Eduardo Guimarães e por times de tecnologias e de negócio de ponta, o Banco PAN é, portanto, um case único de transformação digital real no Brasil.
Durante uma temporada de trabalho em Palo Alto (São Francisco, USA), Gilberto Mautner ficou fascinado com o nascimento da web. E ao voltar ao Brasil, ele queria aplicar todo o conhecimento adquirido.
A primeira tentativa deu errado, mas não era o fim. Foi um laboratório. A partir da infra, outras estruturas puderam se desenvolver, dando origem ao que hoje conhecemos da Locaweb.
O co-fundador da Locaweb conta:
“A gente imediatamente começou a ter uma receita das hospedagens. No começo, a gente reinvestia todo o resultado tanto em tecnologia, para mais servidores, quanto em publicidade e marketing, para que a gente pudesse se tornar conhecido.”
Desde então, já se passaram mais de 20 anos na vanguarda da digitalização de milhões de negócios brasileiros. Produtos novos foram lançados. E em 2020, a Locaweb passou por uma forte transformação após um IPO bem-sucedido.
Hoje, são mais de 400 mil clientes, uma gestão profissional com novos executivos e um DNA empreendedor dos fundadores. E a expansão continua com processos de M&A.
Ouça mais no episódio do Like a Boss.
A Gympass foi fundada em 2012, para melhorar a relação entre as academias e as pessoas com interesse nesse serviço. Porém, o negócio mudou de rota com o tempo.
Priscila Siqueira, CEO da Gympass no Brasil, comenta:
“Foi aí que a gente mudou o modelo de negócio, que saiu de vender entradas na academia para poder ser um benefício para o RH. A gente fez uma parceria com um cliente. E foi aí que surgiu o B2B.”
Depois de se reinventar, veio a pandemia de COVID-19. E então, uma nova mudança. Afinal, o principal produto estava comprometido.
Mas com um movimento ágil, a equipe decidiu antecipar um projeto que combinava com o objetivo de levar o bem-estar às pessoas, online ou offline. Assim, passaram a oferecer acesso a aplicativos de bem-estar via Gympass. Além disso, ajudaram o ecossistema de academias a levar as aulas para o formato online.
Hoje, a Gympass está presente em 11 países. E a líder em saúde, qualidade de vida e bem-estar no Brasil revela um case de mudança de rota (pivot), fundraising e impacto direto na vida de quem usa o serviço.
Filha de radialista e com uma história profissional forte em telecomunicações, Fiamma Zarife começou no Twitter, rede social mundialmente conhecida, como Head de Agência. Em 2017, foi convidada, então, para assumir a liderança de operação no Brasil. E hoje é um dos principais nomes por trás da rede social no país.
Com um modelo de negócio baseado em publicidade, a cultura tem um papel importante para o Twitter. Fiamma Zarife comenta:
“A cultura come a estratégia no café da manhã. Então, você pode traçar a estratégia, mas se o tom não vier de cima, se a cultura não estiver alinhada, se ela não for vivida de maneira genuína pelo líder e por todas as pessoas, você não consegue andar com a empresa.”
A cultura é algo vivido por todos as pessoas colaboradoras. Entre os aspectos mais valorizados por essa cultura, está a colaboração, como Fiamma conta para o Like a Boss. E quando o assunto é liderança, ela revela: são mais de 10 áreas reportadas a ela, em uma liderança pela influência e não pela autoridade.
O Twitter conta com mais de 4 mil pessoas colaboradoras e 35 escritórios ao redor do mundo. E Fiamma Zarife não apenas zela pela cultura. Também atua para trabalhar em parceria a stakeholders com foco nos objetivos de negócio e no reforço ao posicionamento da empresa no Brasil.
O último episódio da décima temporada de Like a Boss inverte as posições. Rodrigo Dantas, CEO da Vindi, é quem ocupa a cadeira de convidado. Entrevistado por seu, então, co-host, Paulo Silveira, ele conversa sobre temas como fundação de startup e marketing.
“Dantas”, como é chamado no mercado, saiu de um grande banco para seguir sua vontade de empreender.
Apesar de ainda não conhecer muito, à época, sobre engenharia de software, produto ou design, ele sabia o que queria: criar uma solução que automatizasse cobranças. Este foi o início da Vindi, fundada em 2013.
Funding, crescimento, aquisição de concorrentes (Smartbill e Aceita Fácil), venda para a Locaweb, em 2021. Foram diversas as fases de negócio. E hoje, são mais 320 pessoas colaboradoras na plataforma de pagamentos aberta: com recorrência, mundo físico (POS) e e-commerce.
Desde então, Rodrigo Dantas escreveu um livro sobre o tema de assinaturas, “Economia do Acesso”, e a Vindi ainda lidera a economia das assinaturas no Brasil.
Todos os episódios do Like a Bossa estão disponíveis nas plataformas:
E a última temporada você pode conferir de perto também no canal do Like a Boss no YouTube.
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