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Você já ouviu falar sobre cultura colaborativa no ambiente de trabalho? A cultura colaborativa define como as pessoas em uma organização se comunicam, se relacionam e trabalham umas com as outras em prol de uma direção.
Em outras palavras, a colaboração é o trabalho em equipe. Cultivar uma cultura colaborativa é essencial para atingir os objetivos da empresa. Quando existe uma cultura de colaboração eficaz, os colaboradores trabalham com harmonia, aprendendo uns com os outros e encontrando soluções juntos.
A colaboração amplia os pontos fortes e as capacidades das pessoas, além de melhorar a retenção. Ela aproxima as pessoas, melhora a comunicação e as relações no ambiente de trabalho. Todos esses fatores são responsáveis em aumentar a produtividade das equipes.
Quer aprender como uma empresa cultiva uma cultura colaborativa, quais são as principais vantagens e benefícios da colaboração em uma empresa? Então continue lendo este artigo ;)
O trabalho bem-sucedido em equipe é essencial para qualquer empresa, mas o que torna o trabalho da equipe colaborativo? Pensando rapidamente, podemos dizer que buscar soluções de forma proativa, assumir a responsabilidade e confiar em colegas seja a melhor resposta para essa pergunta.
Além dessas características, uma equipe saudável, bem gerida, excelente e colaborativa também possui os seguintes aspectos:
Boa comunicação do time
Manter uma boa comunicação dentro de um time pode ser um desafio, pois cada pessoa de uma equipe possui suas próprias características, algumas são mais introvertidas, outras mais extrovertidas, e cada uma delas tem o seu próprio ponto forte e fraco.
Existem iniciativas que podem ajudar (e muito) a promover a cultura de colaboração e manter uma boa comunicação do time, por exemplo: realizar reuniões com um “quebra-gelo” para incentivar uma conversa entre as pessoas do time, fazer brainstormings, estimular feedbacks regulares sobre o seu próprio trabalho e o trabalho da equipe como um todo.
Inteligencia emocional
As pessoas de um time colaborativo possuem inteligência emocional, uma das habilidades mais importantes, que além de saber reconhecer e conseguir administrar suas próprias emoções e sentimentos, a pessoa deve saber dar feedbacks, seja ele corretivo ou motivacional.
A capacidade de adaptação, controle emocional e empatia, podem melhorar significativamente o trabalho, produtividade, melhorar a habilidade de comunicação do time e incentivar ainda mais a cultura de colaboração dentro da empresa.
Respeito
Como já enfatizamos aqui nesse artigo, todas as pessoas são diferentes, cada uma possui suas próprias características, hábitos, valores e crenças. Uma empresa/time que respeita essas diferenças, faz com que os(as) colaboradores(as) trabalhem com mais eficiência, criatividade e consequentemente colaboração.
Inserir a cultura colaborativa no ambiente empresarial traz diversas vantagens. Além de os empregadores se beneficiarem com equipes engajadas e mais colaborativas, os funcionários(as) também se beneficiam.
Identifiquei 3 principais vantagens de uma empresa ser colaborativa, são elas:
O trabalho colaborativo contribui para realizar os objetivos da empresa: realizar esses objetivos exige esforço e trabalho de cada colaborador(a). Uma empresa colaborativa respeita a individualidade dos membros, valoriza as ideias dos funcionários, estimula o potencial de cada pessoa, compartilha os riscos e coopera com os outros para atingir as metas e objetivos.
Mais ideias: a colaboração entre as pessoas do time, juntando o conhecimento e perspectiva de cada pessoa, aumenta a probabilidade de surgirem ideias/ abordagens melhores e inovadoras.
Ajuda no crescimento e desenvolvimento profissional: quando a equipe é colaborativa, todas as pessoas fazem parte do processo. Acreditando que o aprendizado é realizado de forma prática, quanto mais engajados(as) os colaboradores(as) estiverem no projeto, mais estarão preparados(as) para assumirem mais responsabilidades e progredirem em suas carreiras.
Promover a colaboração nem sempre será fácil. As dificuldades podem surgir ao construir um ambiente colaborativo por conta das expectativas não estarem claras e bem alinhadas.
Por isso, eu listei algumas dicas para implementação da cultura colaborativa em uma empresa com sucesso:
Priorize os relacionamentos:
É mais provável que as pessoas colaborem de forma eficaz com quem elas conhecem e confiam, portanto, se você lidera a equipe ou faz a gestão da empresa, procure maneiras de ter relacionamentos sólidos e incentivar isso entre os membros do time, porque os funcionários que constroem relacionamentos valiosos no trabalho são mais engajados e mais motivados.
A liderança pode incentivar o relacionamento entre as pessoas promovendo conversas casuais, realizando reuniões presenciais (ou não) regularmente e agendando atividades divertidas para fazer com que as pessoas do time se conheçam melhor de forma descontraída.
Use as ferramentas certas
Usar a tecnologia pode tornar a colaboração entre a equipe mais fácil e prática. E para construir uma cultura colaborativa, é preciso de um software que permita com que os funcionários trabalhem juntos, tenham uma comunicação ativa e evitem os atrasos na comunicação.
Se existirem barreiras na forma em que as equipes planejam, dividem e colaboram as tarefas, a chave é encontrar também uma solução de software que resolva esses obstáculos de colaboração da organização do time.
Promova uma mentalidade de liderança
A liderança que deseja ter uma equipe que trabalhe junta e de forma eficaz deve dar o exemplo em valorizar uma cultura colaborativa. Ou seja, os superiores devem se comunicar com os colaboradores, pedindo e mostrando que se importam com as diferentes opiniões e ideias que surgirem.
E em vez de trabalhar sempre sozinho(a), é importante que a liderança também trabalhe e colabore com outras pessoas do time. Além disso, quem lidera deve recuar e permitir que as pessoas tenham espaço para colaborar.
Identifique as funções
Uma organização que implementa a cultura de colaboração deve ter uma estratégia clara, tendo objetivos específicos e funções definidas. Veja se os funcionários compreendem quais são suas responsabilidades em trabalhar juntos e como deve ser o seu papel na colaboração.
Nem todas as ideias podem ser implementadas e as decisões finais são de quem lidera cada equipe, mas deixe claro que todos serão ouvidos igualmente. E lembre-se de que a colaboração no trabalho deve vir de todas as pessoas, não importa o cargo e os níveis hierárquicos.
Recompense
Utilize o método da recompensa para valorizar e reconhecer a colaboração e o trabalho da equipe. Por exemplo: concentre-se em recompensar as equipes que trabalham bem juntas e que estão se esforçando para manter uma boa colaboração entre elas.
Incentive o feedback
Reserve um tempo para conversar com os colaboradores e entender como estão os seus esforços colaborativos, contribua com ideias de atividades de equipe e outros reforços para garantir com que essas pessoas tenham as ferramentas e informações necessárias para colaborar de forma eficaz e contínua.
Não esqueça de dar feedbacks, sejam corretivos ou para elogiar alguma atitude. Também saiba ouvir e receber feedbacks, além de quando e como dar feedback. Isso ajudará a construir uma cultura de colaboração.
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