Especial na Alura

Como a conexão 5G vai afetar os jogos mobile e o desenvolvimento deles?

Paulo Silveira
Paulo Silveira

Quem gosta de tecnologia, design e programação tem um problema sério com conexões lentas. Mas quem trabalha com isso e ainda gosta de games fica ainda mais apavorado com o limite da banda de dados dos nossos celulares. Eu já precisei jogar Destiny e Overwatch online através de uma conexão compartilhada de celular, e até que a experiência não foi ruim.

Mas aí chega a notícia da tal 5G. Quando ela for largamente adotada pelas operadores e os nossos smartphones forem capazes de lidar com ela, o que vai mudar na prática para quem gosta de jogar? O que vai mudar para quem desenvolve os jogos? Pode parecer um simples upgrade de banda, mas é muito mais que isso. Vai possibilitar algo muito mais significativo: o streaming de jogos.

Tem também os benefícios mais óbvios, como o que o tech radar lista aqui:

1 - Downloads mais rápidos

Alguns jogos, mobile ou não, possuem gigas de conteúdo para serem baixados. Em uma conexão 5G, 1 giga de download pode acontecer em alguns segundos. Isso mesmo, menos de um minuto.

Para se ter uma ideia, o download da 1a temporada inteira de Stranger Things aconteceu em 38.78 segundos em Chicago!

2 - Latência e ping menor

Sabe quando você está jogado e a rede congestionada faz com que seu personagem encontre um lag em vez de um headshot? Ping entre você e os servidores, mesmo internacionais, serão muito menores. Esqueça aqueles 90 milissegundos entre o seu clique e o servidor, estamos falando de pings que podem chegar a uma única casa decimal, apesar de alguns testes reais terem chegado a "só" 17ms em Chicago.

3 - Streaming de jogos

Já é possível jogar um game de PS4 no nosso celular, através do PS4 Remote. O Steam também tem serviços parecidos e o Google Stadia já nasce com essa proposta, como o xCloud do XBox. Isso é, o jogo não estará rodando no seu PC ou celular, e sim em um cloud com centenas de computadores muito mais potentes. Tudo que você faz no seu controle será enviado para o servidor, que responde de volta com as imagens em 4k e 60fps.

cachorro cheio de pintas pretas

Já seria um desafio enorme para a banda que temos hoje, mas o ping é ainda um limitante maior. Com o 5G, a promessa é de jogarmos com qualidade idêntica a que jogamos em casa. Assim como vemos filmes no netflix sem perceber que o Bluray/download nao está no computador, o mesmo passa para games. O modelo de assinatura passa a ser uma realidade: pagar X reais por mês para ter acesso a uma biblioteca de games virtual, que não está no seu computador!

3 - Adeus placa de vídeo de última geração

Com o streaming de games funcionando muito melhor, passa a não ser necessário ter a última GForce ou o celular com super hardware e memória ram. Assim como quase qualquer celular consegue fazer streaming de video, o mesmo deve acontecer para os games, que precisariam apenas capturar o nosso input e repassar para o servidor, devolvendo um simples video de 60fps!

As mudanças serão grandes e o desenvolvimento de jogos pode mudar bastante. Passaremos a pensar menos nos problemas de performance do celular, já que, caso você eteja online, quase todo hardware será apenas um cliente de video. Podemos focar em criar jogos mais poderosos só dependendo do servidor onde rodará!

Quer aprender a programar, a desenhar jogos e criar seus personagens? Estude online com a gente com 10% de desconto!

Conheça os Planos para Empresas
Especial na Alura