Formações Inovação & Gestão Data Driven Marketing
Formação Data Driven Marketing
Aprenda a gerar valor com marketing baseado em dados estratégicos
* Esta formação faz parte dos nossos cursos de Inovação & Gestão
Quero Estudar na AluraAo longo dos anos, pessoas e negócios evoluíram de tal maneira que já não tomam decisões baseadas em suas próprias opiniões pessoais, muito menos baseado no que uma ou outra pessoa diz. No cenário atual de imperativo tecnológico, o grande GPS para a tomada de decisões nas empresas são os dados. Sejam eles de usuários, de redes sociais, de performance dos produtos ou de negócios. São os dados que direcionam a rota estratégica das grandes e pequenas empresas. Por isso mesmo, ter um letramento em dados de marketing é fundamental para um sólido desenvolvimento na área.
Sabendo disso, preparamos uma formação cuidadosamente pensada para desenvolver seus conhecimentos práticos em dados para marketing. Composta por três cursos, essa formação pretende iniciar com uma ampla informação sobre a jornada data-driven, desde a cultura de empresas que trabalham dessa forma, até a demonstração prática de como aplicar o uso de dados em campanhas de marketing digital, passando por uma breve explicação de estatística para métricas de marketing. Além de todo o conteúdo, contamos com a participação do gerente de governança de dados na MAPFRE e professor da FIAP Allan Henrique, que traz traz sólidas experiências reais de data-driven nos negócios.
O projeto prático da formação envolve uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas que permeiam os três cursos. No primeiro curso, você começará com desafios de baixa complexidade, equivalentes aos que pessoas em início de carreira vivenciam em empresas nos setores de marketing. Ao finalizar o primeiro passo e iniciar o segundo, você começará a receber desafios mais complexos, correspondentes aos que uma pessoa com senioridade pleno começaria a resolver em seu time de marketing. Já no terceiro e último passo, você deverá ser capaz de aplicar tudo o que aprendeu com mais autoridade e domínio do assunto. As situações problemas serão mais desafiadoras e seu aprendizado será concreto.
Mas afinal, o que é data driven marketing e qual sua importância?
Em sua essência, o Data-Driven Marketing é a prática de coletar, analisar e interpretar dados para tomar decisões estratégicas de marketing. É ir além das métricas superficiais e mergulhar na riqueza de informações que os dados oferecem, desvendando padrões, tendências e comportamentos do público-alvo, uma vez que o acesso aos dados em volume massivo são uma realidade atual, o que chamamos "big-data".
Conteúdos pensados para facilitar seu estudo
Formação completa para o mercado
Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse
Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!
Conheça os planosInstrutora na Escola de Inovação e Gestão. Bruna Amaral é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e pós graduanda em Digital Product Manager pela FIAP. Já atuou como educadora de raciocínio lógico e product owner em uma empresa de solução tecnológica. Produz conteúdos que façam interseção entre dados, pessoas e tecnologia, sendo eles: Produtividade, Data Driven Marketing, Marketing Analytics, People Analytics.
Instrutora na Escola de Inovação e Gestão. Bruna Amaral é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e pós graduanda em Digital Product Manager pela FIAP. Já atuou como educadora de raciocínio lógico e product owner em uma empresa de solução tecnológica. Produz conteúdos que façam interseção entre dados, pessoas e tecnologia, sendo eles: Produtividade, Data Driven Marketing, Marketing Analytics, People Analytics.
Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.
Ana é publicitária, especialista em marketing digital, e cursa Mestrado em Comunicação e Mídias. Trabalha com redes sociais, produção de conteúdo, mídia paga e performance desde 2014, onde começou sua carreira na área de criação de uma agência. Hoje é instrutora na Alura, e além de ensinar, aprende cada vez mais com as infinitas novidades e possibilidades do universo online.
Sólida experiência em marketing empresarial e agências de publicidade nos setores financeiro, tecnológico e varejo. Tenho vasta experiência em publicidade e propaganda, comunicação estratégica e marketing analytics.Atualmente, expandi o meu âmbito profissional para além do setor empresarial. Tornei-me instrutora na Alura Escola de Tecnologia com o objetivo de fornecer conhecimentos práticos sobre temas relacionados ao marketing e a análise de dados.
Sólida experiência em marketing empresarial e agências de publicidade nos setores financeiro, tecnológico e varejo. Tenho vasta experiência em publicidade e propaganda, comunicação estratégica e marketing analytics.Atualmente, expandi o meu âmbito profissional para além do setor empresarial. Tornei-me instrutora na Alura Escola de Tecnologia com o objetivo de fornecer conhecimentos práticos sobre temas relacionados ao marketing e a análise de dados.
Esse primeiro passo ensina conceitos básicos de data driven marketing, oferecendo uma visão abrangente do dado ao longo do tempo e convergindo seu estudo para compreensão sobre como se coletam dados, estatística para dados de marketing, quais são as principais ferramentas analíticas no big-data, como qualificar os dados e quais as principais métricas de campanhas de marketing digital.
Curso Data Driven Marketing: aplique dados ao marketing
08hArtigo Data-Driven Marketing: construindo estratégias de marketing guiadas por dados | Alura
Podcast Product Marketing Manager – Hipsters Ponto Tech #282
O segundo passo ensina como você pode utilizar dados do seu produto e do seu público-alvo para segmentar campanhas de marketing digital. Aqui você aprenderá como compreender mais sobre o comportamento da pessoa consumidora e como segmentar e extrair insights do seu público. Além disso, nesta etapa você aprenderá um pouco mais sobre a importância da segurança no uso dos dados.
Curso Data driven marketing: analise dados e segmente audiências
08hA terceira e última etapa se propõe a ensinar sobre como otimizar suas campanhas de marketing digital. Por isso, seus estudos focarão em métodos de teste de hipóteses, como testes A/B, análises de métricas de campanhas como retorno sobre investimento, além de estratégias de marketing digital em diferentes canais de comunicação.
Curso Data Driven Marketing: otimize campanhas
08hPodcast TechGuide: Storytelling com dados – Hipsters Ponto Tech #368
Escola
Além dessa, a categoria Inovação & Gestão conta com cursos de Métodos Ágeis, Softskills, Liderança e Gestão, Startups, Vendas,e mais...
Conheça a EscolaImpulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.