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Marketing para E-commerce

Por onde começar quando você cria um e-commerce ou cuida do e-commerce de um cliente? Um negócio online funciona de forma bem parecida a um negócio físico. Você precisa estar presente, separar estoque, ter um bom atendimento, entender e se relacionar com seu público e, principalmente, planejar estratégias para vender e divulgar sua marca. O marketing para e-commerce vai te auxiliar a definir esse planejamento de estratégias, e a colocar em prática todos os seus planos de ações.

MAS O QUE É MARKETING PARA E-COMMERCE?

O marketing é fundamental para e-commerces por diversas razões. Em primeiro lugar, ele ajuda a atrair e fidelizar clientes, por meio de estratégias como publicidade online, SEO e marketing de conteúdo. Além disso, o marketing também permite que a empresa conheça melhor o seu público-alvo, identificando suas necessidades e desejos, o que possibilita o desenvolvimento de produtos e serviços mais adequados. Por fim, o marketing é importante para aumentar a visibilidade da marca, o que pode levar a um aumento nas vendas e na lucratividade. Por essas razões, investir em marketing é essencial para o sucesso de qualquer e-commerce.

COMO APLICAR AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SEU E-COMMERCE?

Existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas em um e-commerce. Algumas delas incluem: otimização para motores de busca (SEO), publicidade online (como Google Ads e Facebook Ads), marketing de conteúdo, email marketing, remarketing e redes sociais. Para aplicar essas estratégias, é necessário entender o público-alvo do e-commerce e escolher as táticas mais adequadas para atingi-lo. Também é importante realizar testes e medir os resultados das campanhas para ajustar e melhorar continuamente as estratégias de marketing digital.

Por que estudar esta formação?

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  • Do básico ao avançado

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Com quem você vai aprender?

  • Amandha Moreira

  • Amandha Moreira

  • Tayná Carvalho

    Especialista em Marketing e Comunicação. Apaixonada por trabalhar com pessoas e para pessoas. Motivada pela educação e por compartilhar conhecimento.

  • Tayná Carvalho

    Especialista em Marketing e Comunicação. Apaixonada por trabalhar com pessoas e para pessoas. Motivada pela educação e por compartilhar conhecimento.

  • Felipe de Castro Barbosa

    Felipe é especialista em marketing digital, com foco em tráfego pago e gestão de anúncios no Google Ads. Com ampla experiência no mercado de agências de publicidade, ele agora ajuda novos entusiastas do tráfego pago a darem seus primeiros e certeiros passos na criação e configuração de novas campanhas ministrando cursos sobre as plataformas.

  • Felipe de Castro Barbosa

    Felipe é especialista em marketing digital, com foco em tráfego pago e gestão de anúncios no Google Ads. Com ampla experiência no mercado de agências de publicidade, ele agora ajuda novos entusiastas do tráfego pago a darem seus primeiros e certeiros passos na criação e configuração de novas campanhas ministrando cursos sobre as plataformas.

  • Janaina Oliveira

    Janaina é estrategista de marketing digital e especialista em tráfego pago há 5 anos, formada em gestão em marketing pela Universidade Católica de Brasília. Já atuou em grandes contas de diversos segmentos, em campanhas que vão desde anúncios para negócios locais e captação de leads a grandes marcas de e-commerce com objetivo de venda direta. Hoje ela ajuda estudantes e profissionais que querem aprofundar seus conhecimentos na área de tráfego pago em veículos diversos, criando e otimizando campanhas.

  • Janaina Oliveira

    Janaina é estrategista de marketing digital e especialista em tráfego pago há 5 anos, formada em gestão em marketing pela Universidade Católica de Brasília. Já atuou em grandes contas de diversos segmentos, em campanhas que vão desde anúncios para negócios locais e captação de leads a grandes marcas de e-commerce com objetivo de venda direta. Hoje ela ajuda estudantes e profissionais que querem aprofundar seus conhecimentos na área de tráfego pago em veículos diversos, criando e otimizando campanhas.

  • Bruna Amaral

    Instrutora na Escola de Inovação e Gestão. Bruna Amaral é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e pós graduanda em Digital Product Manager pela FIAP. Já atuou como educadora de raciocínio lógico e product owner em uma empresa de solução tecnológica. Produz conteúdos que façam interseção entre dados, pessoas e tecnologia, sendo eles: Produtividade, Data Driven Marketing, Marketing Analytics, People Analytics.

  • Bruna Amaral

    Instrutora na Escola de Inovação e Gestão. Bruna Amaral é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e pós graduanda em Digital Product Manager pela FIAP. Já atuou como educadora de raciocínio lógico e product owner em uma empresa de solução tecnológica. Produz conteúdos que façam interseção entre dados, pessoas e tecnologia, sendo eles: Produtividade, Data Driven Marketing, Marketing Analytics, People Analytics.

Passo a passo
  1. 1 Os primeiros passos do seu e-commerce

    Para garantir um bom volume de vendas por um e-commerce, não basta apenas investir em um layout bonito e atrativo e uma boa plataforma de hospedagem, é preciso se programar e traçar as estratégias de divulgação mais alinhadas ao seu público e interesses do mesmo. Neste primeiro passo, vamos entender como utilizar as redes sociais para alavancar suas vendas no e-commerce e também vamos explorar as principais estratégias de otimização de SEO para a sua página comercial.

    • Curso Social Commerce: como alavancar suas vendas nas redes sociais

      10h
      • Aprenda a importância em utilizar as redes sociais para gerar leads
      • Compreenda a evolução do e-commerce e como se adaptar a esse mercado virtual
      • Entenda as estratégias de marketing aplicadas ao e-commerce
      • Configure as sacolinhas no Instagram
      • Entenda os recursos e boas práticas para postagem de anúncios
      • Aprenda como utilizar Influencers em suas campanhas
      • Saiba as melhores formas para fazer Lives Shop
      • Aprenda a analisar suas métricas e resultados
    • Artigo E-commerce e Marketplace: saiba as principais diferenças e qual utilizar | Alura

    • Curso SEO para e-commerce: estratégias para alcançar um bom posicionamento nos sites de busca

      12h
      • Entenda quais são as recomendações do Google para deixar o seu site otimizado
      • Aplique técnicas de SEO para que o seu e-commerce fique bem posicionado nos sites de pesquisa
      • Compreenda a importância de adotar práticas de acessibilidade e o que tem a ver com SEO
      • Conheça e use plataformas e ferramentas que auxiliam no processo de rastreamento de SEO
      • Conheça as principais métricas e saiba como analisá-las para melhorar a perfomance do seu e-commerce
  2. 2 Indo além do e-commerce

    É possível vender na internet sem necessariamente ter um e-commerce, sabia disso? Neste passo, vamos explorar as possibilidades de divulgar produtos dentro de marketplaces, um tipo de plataforma de e-commerce bem difundida no mercado atualmente. Além disso, vamos entender um pouco mais sobre relacionamento com o cliente falando sobre as melhores estratégias de atendimento dentro do WhatsApp Business.

    • Curso Marketplace: estratégias de vendas

      06h
      • Saiba o que é marketplace e quais vantagens e desvantagens em se utilizar este tipo de plataforma de e-commerce
      • Entenda quais são os principais marketplaces que existem e qual se encaixa melhor para o seu modelo de negócio
      • Aprenda o que diferencia um marketplace de nicho para um tradicional
      • Conheça as principais diferenças entre um e-commerce próprio e o marketplace
      • Saiba se existe um momento adequado para entrar em um marketplace e como ficaria a loja própria neste cenário
      • Compreenda como utilizar palavras-chave no título, descrição e meta description de forma estratégica
      • Conheça cases de sucesso do mundo real como forma de analisar suas trajetórias nos marketplaces
    • Curso WhatsApp Business: estratégias e funcionalidades para alavancar o seu negócio

      10h
      • Aprenda sobre a estratégia de WhatsApp Marketing
      • Conheça os principais recursos e funcionalidades do WhatsApp Business
      • Utilize estratégias assertivas para melhorar seus resultados nas vendas
      • Desenvolva uma comunicação efetiva e otimizada com seu público
      • Entenda a importância de uma presença digital sólida e como construí-la
    • Alura+ ChatGPT para alavancar suas vendas em e-commerce

  3. 3 Promovendo o crescimento

    Neste módulo vamos explorar as principais técnicas de análise de dados para e-commerce, entendendo os principais conceitos e como tirar insights a partir deles. Também vamos aprender a divulgar os nossos produtos do e-commerce dentro de campanhas de mídia paga dentro do Google Ads.

    • Curso Análise de métricas para e-commerce: explorando conceitos

      08h
      • Entenda a importância das métricas
      • Identifique a necessidade de se ter um planejamento estratégico e defina objetivos claros
      • Conheça métricas aplicáveis em diferentes etapas do funil de vendas
      • Aprenda sobre o conceito de business inteligence e cultura data driven marketing
      • Diferencie Web Analytics de Google Analytics
      • Analise os dados coletados de diferentes formas e os transforme em execução
    • Curso Google Ads: campanha de Shopping

      08h
      • Aprenda o que é o Google Shopping
      • Saiba como criar campanhas de Shopping
      • Aprenda estratégias para anunciar produtos dentro do Google
      • Entenda como segmentar sua campanha para trazer melhores resultados
      • Conheça e plataforma Google Merchant Center e saiba como vincular ao Google Ads
    • Curso Facebook Ads: campanhas para e-commerce

      10h
      • Domine as estratégias para criar campanhas de publicidade eficazes no Facebook
      • Aprenda a configurar e otimizar o pixel do Facebook para rastrear conversões em seu site de e-commerce
      • Descubra como criar e gerenciar conjuntos de anúncios segmentados para alcançar seu público-alvo
      • Aprofunde seus conhecimentos sobre as configurações de orçamento e programação para maximizar o impacto de suas campanhas
      • Saiba como criar públicos personalizados de catálogo, site e compras para direcionar suas campanhas de forma mais eficaz

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