65h

Para conclusão

16
Cursos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Conhecer a proposta da Start para aprender Computação, Compreender a importância das tecnologias digitais no desenvolvimento de habilidades fundamentais no século XX, Reconhecer a programação como uma poderosa ferramenta para construção de projetos pessoais e coletivos, reconhecer que as tecnologias digitais podem ser utilizadas para facilitar a resolução de problemas do dia a dia;
  • Criar o seu próprio jogo de labirinto no StartLab, compreender como funcionam os eventos de movimento e aparência de atores, utilizar coordenadas no plano cartesiano para criar cenários, implementar blocos de repetição para executar o código de forma contínua;
  • Criar um jogo interativo usando a linguagem de blocos, programar a interação entre atores utilizando evento de toque, aplicar conceitos de porcentagem na composição dos pontos de vida do personagem, utilizar variáveis para exibir a coleta de itens e a vida restante;
  • Criar um jogo interativo usando a linguagem de blocos, programar a interação entre atores utilizando evento de toque, aplicar conceitos de porcentagem na composição dos pontos de vida do personagem, utilizar variáveis para exibir a coleta de itens e a vida restante;
  • Diferenciar as características do bullying e do cyberbullying, refletir criticamente sobre soluções para o combate ao bullying e do cyberbullying; explorar estratégias de reuso de código no StartLab, utilizar estruturas condicionais para criar verificações no projeto;
  • Compreender as funcionalidades básicas do Google Planilha, utilizar o Google Planilha para criar uma tabela, organizar dados em colunas e linhas usando o Google Planilhas, utilizar operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e fórmulas utilizando Google Planilha, gerar gráficos utilizando o Google Planilha;
  • Compreender a estrutura de listas e sua aplicação na organização e manipulação de dados, compreender a diferença entre variáveis e listas, utilizar comandos condicionais para alterar ações baseadas em eventos, aplicar conceitos de aleatoriedade para criar dinâmicas interativas;
  • Compreender a estrutura de listas e sua aplicação na organização e manipulação de dados, compreender a diferença entre variáveis e listas, utilizar comandos condicionais para alterar ações baseadas em eventos, aplicar conceitos de aleatoriedade para criar dinâmicas interativas.
  • Desenvolver um jogo de coleta de lixo, utilizando a queda de atores e comandos de aparência, identificar os impactos ambientais do descarte de peças de computadores e eletrônicos, implementar um algoritmo de pontuação, utilizando variáveis, sensores e condições lógicas, aprimorar a dificuldade do jogo ao programar a criação de clones e variação de fantasias, criar uma nova funcionalidade no jogo que represente o impacto ambiental do lixo acumulado.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

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Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Gabriel Barreto

    Pedagogo que gosta de programação. Mestrando em Inovações em Tecnologias Educacionais. Potiguar e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de praia, música e cozinhar para as pessoas que amo!

  • Gabriel Barreto

    Pedagogo que gosta de programação. Mestrando em Inovações em Tecnologias Educacionais. Potiguar e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de praia, música e cozinhar para as pessoas que amo!

  • Isabela Soares

    Sou Bióloga, professora e encontrei na programação um espacinho todo especial! Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de bordar, ler e estar com as pessoas que eu amo!

  • Isabela Soares

    Sou Bióloga, professora e encontrei na programação um espacinho todo especial! Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de bordar, ler e estar com as pessoas que eu amo!

  • Camila Pessôa

    Oi oi, sou a Camila ! Ingressei na área de tecnologia por meio da robótica educacional e comecei os estudos em programação com desenvolvimento web e foco Back-end com Node.js. Adoro ler, assistir séries/filmes, animes, jogar e passear ao ar livre com minha filhota.Tenho tenho grande paixão por educação e tecnologia, pois acredito que essa combinação é transformadora! :)

  • Camila Pessôa

    Oi oi, sou a Camila ! Ingressei na área de tecnologia por meio da robótica educacional e comecei os estudos em programação com desenvolvimento web e foco Back-end com Node.js. Adoro ler, assistir séries/filmes, animes, jogar e passear ao ar livre com minha filhota.Tenho tenho grande paixão por educação e tecnologia, pois acredito que essa combinação é transformadora! :)

  • Marcelo Paludetto Rodrigues

    Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

  • Marcelo Paludetto Rodrigues

    Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

  • JULIENE SANTOSTASI DE OLIVEIRA

    Sou designer com paixão por programação e educação, dedicada a formar professores e tornar o ensino de computação e pensamento computacional mais acessível e relevante na Educação Básica. No meu tempo livre, gosto de viajar, realizar projetos de reforma ou construção em casa, maratonar séries e aproveitar a companhia dos meus pets.

  • JULIENE SANTOSTASI DE OLIVEIRA

    Sou designer com paixão por programação e educação, dedicada a formar professores e tornar o ensino de computação e pensamento computacional mais acessível e relevante na Educação Básica. No meu tempo livre, gosto de viajar, realizar projetos de reforma ou construção em casa, maratonar séries e aproveitar a companhia dos meus pets.

  • Monique Caldeira

  • Monique Caldeira

  • Fernanda Mascheti

    Oi, pode me chamar de Fe *_* Sou de São Paulo e amo tudo que envolve computação, por isso me formei em Engenharia de Computação. Também sou pedagoga o que me dá um título de professora. No meu tempo livre to lendo um livro e ouvindo música. E ai, vamos aprender a programar juntos?

  • Fernanda Mascheti

    Oi, pode me chamar de Fe *_* Sou de São Paulo e amo tudo que envolve computação, por isso me formei em Engenharia de Computação. Também sou pedagoga o que me dá um título de professora. No meu tempo livre to lendo um livro e ouvindo música. E ai, vamos aprender a programar juntos?

  • Jéssica Tambor

    Sou formadora na Start, atuando na capacitação de professores em pensamento computacional e programação. Minha formação interdisciplinar inclui Ciências Biológicas, Artes Visuais e um Mestrado em Ciências Farmacêuticas, unindo educação e inovação. Possuo ampla experiência em tecnologias educacionais e metodologias ativas.

  • Jéssica Tambor

    Sou formadora na Start, atuando na capacitação de professores em pensamento computacional e programação. Minha formação interdisciplinar inclui Ciências Biológicas, Artes Visuais e um Mestrado em Ciências Farmacêuticas, unindo educação e inovação. Possuo ampla experiência em tecnologias educacionais e metodologias ativas.

Passo a passo
  1. 1 Pensamento computacional e Programação: 7º ano 1ª Edição/2025

    • Curso [Formação docente] Programação: criando por meio da tecnologia

      02h
    • Curso Programação: criando por meio da tecnologia

      02h
      • Compreenda o que é tecnologia.
      • Conheça exemplos de projetos que você poderá criar com os conteúdos da Start.
      • Idealize e esboce um projeto que pode ser desenvolvido através da programação.
    • Curso [Formação docente] Lógica de programação: desenvolvendo a missão labirinto

      02h
    • Curso Lógica de programação: desenvolvendo a missão labirinto

      08h
      • Crie o seu próprio jogo de labirinto no StartLab
      • Compreenda como funcionam os eventos de movimento e aparência de atores
      • Utilize coordenadas no plano cartesiano para criar cenários
      • Implemente blocos de repetição para executar o código de forma contínua
    • Curso [Formação docente] Estrutura de dados: programando a aventura do tesouro perdido (parte 1 e 2)

      02h
    • Curso Estruturas de dados: programando a aventura do tesouro perdido (pt. 1)

      04h
      • Crie um jogo interativo usando a linguagem de blocos;
      • Programe a interação entre atores utilizando evento de toque;
      • Aplique conceitos de porcentagem na composição dos pontos de vida do personagem;
      • Utilize variáveis para exibir a coleta de itens e a vida restante.
    • Curso [Unidade em Construção] Estruturas de dados: programando a aventura do tesouro perdido (pt. 2)

      04h
      • Curso [Unidade em Construção] [Formação Docente] Cyberbullying: questionando comportamentos para promover empatia

        02h
        • Curso [Unidade em Construção] Cyberbullying: questionando comportamentos para promover empatia

          09h
          • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Listas: lógica e magia na programação (parte 1 e 2)

            02h
            • Curso [Unidade em Construção] Listas: lógica e magia na programação (pt. 1)

              04h
              • Curso [Unidade em Construção] Listas: lógica e magia na programação (pt. 2)

                04h
                • Curso [Unidade em Construção] [Formação Docente] Análise de dados: uma aventura com planilhas

                  02h
                  • Curso [Unidade em Construção] Análise de dados: uma aventura com planilhas

                    08h
                    • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Algoritmos: refletindo sobre o lixo eletrônico e a sua coleta

                      01h
                      • Curso [Unidade em Construção] Algoritmos: refletindo sobre o lixo eletrônico e a sua coleta

                        09h

                      Escola

                      Programação

                      Além dessa, a categoria Programação conta com cursos de Lógica, Python, PHP, Java, .NET, Node JS, C, Computação, Jogos, IoT,e mais...

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