67h

Para conclusão

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Cursos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Conhecer a proposta da Start para aprender Computação, Compreender a importância das tecnologias digitais no desenvolvimento de habilidades fundamentais no século XX, Reconhecer a programação como uma poderosa ferramenta para construção de projetos pessoais e coletivos, reconhecer que as tecnologias digitais podem ser utilizadas para facilitar a resolução de problemas do dia a dia;
  • Compreender conceitos de movimentação em plano cartesiano, utilizando-os para criar interações dinâmicas entre personagens, cenários e desenhos, conhecer e aplicar estruturas de controle, como condicionais (se senão), para implementar critérios de parada, compreender conceitos de velocidade de movimento de personagens e aplicar através de variáveis, relacionar posições do plano cartesiano com pontos inversamente proporcionais e simétricos, conhecer extensões da linguagem de blocos, em especifico os efeitos de caneta, para criar efeitos visuais entre cenários e desenhos.
  • Compreender a estrutura de listas e sua aplicação na organização e manipulação de dados, compreender a diferença entre variáveis e listas, utilizar comandos condicionais para alterar ações baseadas em eventos, aplicar conceitos de aleatoriedade para criar dinâmicas interativas;
  • Manipular listas em um algoritmo, propor soluções computacionais para resolução de um problema, relembrar e aplicar o conceito de funções, utilizar eventos para gerar interações entre os personagens;
  • Utilizar a IA como ferramenta de auxílio na ideação, planejamento e elaboração de um projeto, praticar a comunicação em grupo através de uma apresentação com slides, refletir sobre a precisão dos resultados obtidos pela IA, identificando relevâncias e possíveis limitações, compreender o objetivo da disseminação da informação e o impaOcto ao divulgar notícias falsas (fake news) no ambiente digital, elaborar uma apresentação para o projeto através das ferramentas Google Documentos e Apresentações;
  • Reconhecer as dimensões e coordenadas do plano cartesiano, esboçar formas geométricas simples, identificar dimensionamento das figuras geométricas, recordar sobre variáveis e ângulos nos sentidos horário e anti-horário, interpretar e aplicar o método de recursão;
  • Reconhecer as dimensões e coordenadas do plano cartesiano, esboçar formas geométricas simples, identificar dimensionamento das figuras geométricas, recordar sobre variáveis e ângulos nos sentidos horário e anti-horário, interpretar e aplicar o método de recursão;
  • Aplicar o pensamento computacional na resolução de problemas práticos, compreender e aplicar o conceito de recursão em algoritmos, manipular listas e entender a importância de sua estruturação em projetos, desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações no mundo digital.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

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Com quem você vai aprender?

  • Monique Caldeira

  • Monique Caldeira

  • Gabriel Barreto

    Pedagogo que gosta de programação. Mestrando em Inovações em Tecnologias Educacionais. Potiguar e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de praia, música e cozinhar para as pessoas que amo!

  • Gabriel Barreto

    Pedagogo que gosta de programação. Mestrando em Inovações em Tecnologias Educacionais. Potiguar e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de praia, música e cozinhar para as pessoas que amo!

  • Marcelo Paludetto Rodrigues

    Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

  • Marcelo Paludetto Rodrigues

    Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

  • Guilherme Silveira

    Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

  • Guilherme Silveira

    Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

  • Jéssica Tambor

    Sou formadora na Start, atuando na capacitação de professores em pensamento computacional e programação. Minha formação interdisciplinar inclui Ciências Biológicas, Artes Visuais e um Mestrado em Ciências Farmacêuticas, unindo educação e inovação. Possuo ampla experiência em tecnologias educacionais e metodologias ativas.

  • Jéssica Tambor

    Sou formadora na Start, atuando na capacitação de professores em pensamento computacional e programação. Minha formação interdisciplinar inclui Ciências Biológicas, Artes Visuais e um Mestrado em Ciências Farmacêuticas, unindo educação e inovação. Possuo ampla experiência em tecnologias educacionais e metodologias ativas.

  • JULIENE SANTOSTASI DE OLIVEIRA

    Sou designer com paixão por programação e educação, dedicada a formar professores e tornar o ensino de computação e pensamento computacional mais acessível e relevante na Educação Básica. No meu tempo livre, gosto de viajar, realizar projetos de reforma ou construção em casa, maratonar séries e aproveitar a companhia dos meus pets.

  • JULIENE SANTOSTASI DE OLIVEIRA

    Sou designer com paixão por programação e educação, dedicada a formar professores e tornar o ensino de computação e pensamento computacional mais acessível e relevante na Educação Básica. No meu tempo livre, gosto de viajar, realizar projetos de reforma ou construção em casa, maratonar séries e aproveitar a companhia dos meus pets.

Passo a passo
  1. 1 Pensamento computacional e Programação: 8º ano 1ª Edição/2025

    • Curso [Formação docente] Programação: criando por meio da tecnologia

      02h
    • Curso Programação: criando por meio da tecnologia

      02h
      • Compreenda o que é tecnologia.
      • Conheça exemplos de projetos que você poderá criar com os conteúdos da Start.
      • Idealize e esboce um projeto que pode ser desenvolvido através da programação.
    • Curso [Formação docente] Listas: lógica e magia na programação

      02h
    • Curso Listas: lógica e magia na programação

      08h
      • Descubra como as listas podem organizar seus personagens e cenários.
      • Explore como criar sua própria lista de ações para que o personagem faça o que você imaginar
      • Descubra como a programação pode parecer mágica com truques escondidos!
      • Aprenda a embaralhar e mudar as posições de uma lista
    • Curso [Formação docente] Listas: construindo um jogo de cobrança de pênalti (parte 1 e 2)

      02h
    • Curso Listas: construindo um jogo de cobrança de pênalti (pt. 1)

      04h
      • Crie um jogo de cobrança de pênalti
      • Aprenda a manipular listas no Startlab
      • Construa soluções computacionais para resolver um problema
      • Relembre o conceito de funções
    • Curso Listas: construindo um jogo de cobrança de pênalti (pt. 2)

      05h
      • Crie um jogo de cobrança de pênalti
      • Aprenda a manipular listas no Startlab
      • Construa soluções computacionais para resolver um problema
      • Relembre o conceito de funções
      • Utilize eventos para gerar interações entre os personagens
    • Curso [Unidade em Construção] [Formação Docente] Cyberbullying: questionando comportamentos para promover empatia

      02h
      • Curso [Unidade em Construção] Cyberbullying: questionando comportamentos para promover empatia

        09h
        • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Inteligência Artificial: estratégias para resolução de problemas

          02h
          • Curso [Unidade em Construção] Inteligência Artificial: estratégias para resolução de problemas

            09h
            • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Recursão: desenvolvendo arte geométrica com programação (partes 1 e 2)

              02h
              • Curso [Unidade em Construção] Recursão: desenvolvendo arte geométrica com programação (pt. 1)

                04h
                • Curso [Unidade em Construção] Recursão: desenvolvendo arte geométrica com programação (pt. 2)

                  03h
                  • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Lista e Recursão: criando um projeto de fusão de personagem

                    01h
                    • Curso [Unidade em Construção] Lista e Recursão: criando um projeto de fusão de personagens

                      10h

                    Escola

                    Programação

                    Além dessa, a categoria Programação conta com cursos de Lógica, Python, PHP, Java, .NET, Node JS, C, Computação, Jogos, IoT,e mais...

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